São João dos Patos

São João dos Patos-MA
banner

Bem-vindo a São João dos Patos!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São João dos Patos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São João dos Patos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São João dos Patos para programar a sua viagem.

Informações de São João dos Patos

Roteiros do Brasil

"A Capital dos Bordados"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes vieram de Passagem Franca, cuja jurisdição ficou de 1838 a 1892, depois se tornou independente, por força do Decreto-Lei nº 130.
São João dos Patos, no dia 22 de abril de 1931, pelo Decreto nº 75, teve o território anexado ao município de Barão de Grajaú, mas conseguiu recuperar sua autonomia nesse mesmo ano. Sua elevação à categoria de cidade ocorreu no dia 2 de março de 1938, por força do Decreto nº 311.
Na história do município destaca-se a figura de Joana Rocha Santos, mais conhecida como Noca Santos, que dominou a política local por várias décadas.

Significado do Nome

O lugar teve a denominação de Lagoa dos Patos. Mais tarde, em razão da existência da Lagoa São João em seu território, passou a dotar topônimo que fazia referência a dois acidentes geográficos.

Aniversário da Cidade

 

12 de Junho 

Gentílico

patoense

População

 

24.193 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia da cidade é bastante variada se destaca a indústria de bebidas e texteis. Possui uma grande produção de arroz e cana-de-açucar para a produção da Garapa. Cada vez mais a cidade cresce tendo apoio dos produtores da região e sendo o Polo do Sertão Maranhense. A cada dia cresce o número de bancos,escolas de caráter universitario,instituiçoes publicas e privadas. O que faz crescer as expectativas de desenvolvimento da cidade o comercio da região também é o melhor.

Clima 

Tropical continental

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Paraibano, Sucupiura do Richão, Nova Iorque

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

 

Da Capital:

 

445 km

Outras:


 

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos 

Atrativos Naturais

O município possui belos rios próximos e algumas cachoeiras no povoado de Lajes o açude Grande visto de cima do morro tem um bela vista e No morro do chapeú encontrado no povoado Giló desperta bastante curiosidade por sua forma, realmente é um espetáculo natural.
Destacando os banhos no rio Parnaíba (represa de Boa Esperança) como o Pequi e Mandacaru.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

- Durante os festejos de São João e São Francisco o município recebe diversos romeiros. Por causa da produção de Artesanto a cidade recebeu o título de Capital dos Bordados e também aparecem vários visitantes do Brasil e Exterior interessados nessas mercadorias.

 Setembro

- É a cidade mais bem visitada da região do Sertão Maranhense, muito festeira. Destaca-se a EXPORSETÃO e agora com o Festejo de São Francisco, após a contrução da Estátua de São Francisco.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3551-2924

Sites:  www.saojoaodospatos.com

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 2º OFÍCIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS:

 

E-mail:

Telefones: (99) 3551-2260

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

Sites: www.famem.org.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São João dos Patos

Tenho grande carinho por São João dos Patos, ai residi e estudei meu segundo grau no ginasio patoense, amo esta cidade, seu povo, deixei amisades de infancia, e, sinto muitas saudades.Ainda tenho amigas que amo, Isabel Cristina Coelho, Valdene Coelho, mendes, Soraya que hoje reside em São Luis/Ma, Edna do Bk, jandite e judite,aparecida do doquinha, minervina, maria do amparo, minha tia dora lice, tia quita ja falecida, deocleciano queiros, agamenom silva sá, e tantos outros... enfim saudades, é pena que o tempo a distancia faça com que so sinta saudades, hoje resido e moro em caxias/ma, sou advogada militante nesta cidade de caxias/ma, mas acompanho tudo dai, amo esta terra senti muito pelo falecimento daquele jovem Aldebasto Junior de quem fui colega de infancia do seu pai e de suas tias Jurema e Olivia, na infancia. Lamentei, demais sou amiga da familia de Dr. Miguel pai de isabela,também falecida aqui em caxias/ma, no 1 dia do ano.
Por: ieda maria morais

- mora em sao jose dos campos-s, nascir nesta cidade maravilhosa, a qual passei minha infancia e sempre que posso vou visitar,parente e amigos,e uma cidade de um povo hospitaleiro e de um coracao imenso,amo essa cidade e tenho o maior respeito por TODO O POVO PATOENSE.Obrigado
Por: roberval da silva

estive recente nesta cidade ouver muitas mundaça boa . apesa que o momento no qual eu estiver ai foi um momento de muita dor para minha familia.perdemos uma pessoa muito amada por todos nós.
Por: maria aparecida .s. g

nasci nesta cidade sair com tres anos e nunca a visitei; hoje moro em são paulo talvez passarei minhas ferias em peritoro e pretedo visitar a minha cidade natal.
Por: soneide guimsraes de sousa ferreira

Nascir nesta maravilhosa cidade,hoje resido em sao jose dos campos-sp, e recomendo essa cidade para quem gosta de um lugar tranqulo de um povo hospitaleiro e de uma bondade espetacular, e tambem temos entre outras coisas, banho do pequir,temos o nosso acude, o clubes las vegas que tradicional a muito tempo, o laguna outro otimo clube,e se vce gosta de futebol e so assistir a um jogo no celsao que vce ira amar....amooooooo essa cidade
Por: roberval da silva

Amo esta cidade e todos os seus arredores.Sou nascida no Povoado de Lagoa Grande e a 10 anos não tenho mais voltado.Todas as fotos que vejo me doe de saudades de tudo: da minha família nolêto e Silva, dos clubes Laguna e outros que não me recordo e que provavelmente já hove modernização. Lembro do Asa Delta, da Boit Las Vegas, do Açude Grande, saudades de Sucupira da Riação, das festas de Bom Jesus e resumindo é só saudades, também do carnaval, do povo acolhedor e de coração saudável e bondoso. PAZ e AMOR para São João dos Patos
Por: Meirinalva Ferreira Noleto

Salve! Essa é a palavra mágica, a qual devemos sempre iniciar algum comentário sobre esta cidade. São João dos Patos, dos sonhos mil, das riquezas incalculáveis, principalmente as humanas. Desde o princípio, de Dona Noca e Seu Pompílio, à Celsinho e José Mário. Incomparavel nas animações, vale lembrar a Escola de Samba Unidos da ASCULT, nascida da bravura de Das Dores Melo e Verinha Cipriano dentre outros tão importantes quanto. A hospitalidade que a poucos compete, nossa terra, nosso povo, nossa história. As lembranças afloram e a saudade torna-se um devaneio em meio as dificuldades que surgem. Destarte, nossa cidade é(e sempre será) a PRINCESINHA DO SERTÃO.
Por: Josimeydson Pereira

sou de patos e gosto das noticias. vou ai sempre. é uma cidade hospitaleira.
Por: jjoao luiz silva

NOSSA ESSA E UMA DAS MAIS BONITA CIDADE MARANHESE eu amo essa terrerinha te amo de mais .
Por: KAROL

Cidade maravilhosa, nasci la. Não percam são joao, carnaval, patos folia. Os moradores são muitos receptivos.
Por: Maria Hortencia

nossa terria e maravilhoza principalmente as festas beijos a todos
Por: izaara vieira lima

gosto muito da minha terra morava no bairro do lider com minha mae maria eugenia um abraço atodos
Por: raimundo costa

nossa terria e maravilhoza principalmente as festas beijos a todos
Por: izaara vieira lima

gosto muito da minha terrinha moro no df mis odoro tudo em s,j. beijos a todos pricipalmente todos do bairro sao francisco andresa josy marta cleia david furtunato madalena amo todos
Por: izaara vieira lima

estive nesta cidade ha muitos anos atras e gostei muito dai
Por: joziel da silva

São João dos patos,quem bebe desta àgua se facina.Minha terra natal.
Por: jeanne correa

so tenho a falar bem dessa cidade sou nacida la lugar de gento humilde e hospitaleira trabalhadores e cinceras minha paixão e voltar nessa linda cidade grande abraço a todos conterranos saudades....!!!!
Por: maria de lourdes lima de rezende

Esta cidade maravilhosa quero conhecer um dia um grande beijos para todos os irmãos dai. Eu sou de São Jose do Rio Preto São Paulo.
Por: RosmarL.de Freitas

adoro esta cidade o carnaval é o melhor do medio sertão quem vem uma vez quer vim sepre pois não rem comparação só vc vendo para crer .
Por: claudia santos

adoro a minha terrinha um grande abraço a todos .............luga de festa boa.........principalmente.......o festejo de sao francisco.........amo esse lugar............um final de ano feliz para todos
Por: izaara

Sou Patoense e com muito orgulho, mas por questões de sobrevivencia vivo desde 1986 ausente dessa terra que tanto amo. São J dos Patos uma das cidades mais linda do medio sertão maranhense. Conheça e jamais esquecerá!
Por: LUIZ CARVALHO DA SILVA - EM PORTO FRANCO-MA

cara amo muito este lugar...eu nasci em são joão ds patos,mas a 10 anos moro no rio,,,mas esta cidade nunca vai sair da minha cabeça,,amo muito este lugar..e um paraiso no nordeste brasileiroo.muita saudades..
Por: jairo

essa cidade e uma das cidades melhores que eu ja morrei e sao joao dos patos e maravilhoso demais adoro essa cidade infelizmente eu agora resido em brasilia mais amo minha cidade ela morar no meu coracao
Por: mara layany de sousa goncalves

naõ conheço o maranhaõ mais iria adorar conhecer parece ser uma cidade boa para se viver muito em breve vou conhe la
Por: debora savi

essa cidade e a razao do meu viver,e nela onde moram minha familia é´uma das cidades mais belas que eu ja visitei. adoro o carnaval dessa cidade. nao encontrei melhor. um grande abraço para todos. beijos,,, alesandra
Por: sandra

a10 anos que nao vou ai agora pela internet vir quanto essa cidade creseu ta linda sergio ,olimpio campo grande mato groso do su brasil meus pais moran em sao joaquim municipio de pasto bons maranhao
Por: sergio olimpio

TO COM MUITA SAUDADE DESSA CIDADE PRINCIPALMENTE DO CARNAVAL DA PRESIDENTE VAEGAS TCHUL sergio campo grande ms brasil
Por: sergio olimpio

JÁ CONHEÇO S J DOS PATOS TÁ COM DOIS ANOS Q VOU PASSAR O CARNAL AI PENSSE NUMA FESTA PORRETA PROCIMO ANO VOU LEVAR UMA GALERA
Por: DOMINGUINHO DE TIMON

eu francisco sou de sucupira do riachaõ, mas eu moro no rio de janeiro mas eu naõ esquesso da minha terra vizinha que e saõ joaõ dos patos uma cidade linda!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: francisco das chagas sousa dos santos

sem comentarios sjp é tudo de bom....carnaval nem se fala...
Por: liciane guimaraes

EU SOU DESSA CIDADE MARAVILHOSA TO MORENDO DE SAUDADES .LOUCA PRA VOLTAR.AMO NOSSA CIDADE
Por: maria raimunda fernandes

Sou bastante suspeito para falar de São João dos Patos, porém é dificil não imaginar a época do cine Soraya, do bar São João, lembrar do "véio" dôla todo vestido de linho branco, aquele bem amassadinho a observar seus negócios prosperando; a luz apagava às 22:00h; imagine eu uma criança com 9 anos usando tamanco naquele paralelepípedo que ainda hoje está lá; olha demorei 20 anos para curar uma saudade que me consumia; hoje estou melhor, porém ainda surge. Tudo é muito vivo na minha mente, lembro-me perfeitamente do Temístocles Teixeira discursando em frente a prefeitura,"elogiando" o prefeito, e o cabo do 38 aparecia no bolso, naquele tempo não tinha conversa, escreveu não leu, é...todo ano sempre ainda visito tudo aquilo lá. experimentem o festejo em junho(15 à 24), faz bastante frio e tem bastante movimento, dá até para encontrar os velhos conterrâneos,tem muitas opções, é como digo sou suspeito.
Por: Olindo Pereria de Castro Sá

estou muito longe da minha terra natal q eu amo muito nu troco essa cidade por nada nessa vida estou passando os tempo em gurupi mais volto pra minha terra longo...........
Por: kesia

Nasci nesta em São J. dos Patos aos 07/09/1975, e ali vivi até os 11 anos quando mudamos, toda a família, para a cidade de Estreito, em seguida para Imperatriz, posteriomente para Araguaína/To., e finalmennte para onde, hoje, não deixa de ser, também, meu lar, Marabá/Pa., onde vivo há 23 anos, onde casei e onde tive três filhas lindas, enfim... Tenho muita saudade da minha SJP, das brincadeiras (banhos no açude grande, "nas cacimbas", subidas ao morro, passarinhadas no Bacuri, entre outras tantas aventuras) e dos amigos que nem sei se ainda moram ali. Ouço que SJP é uma cidade agradável e que mudou muito; morro de saudade e vontade de voltar ali, onde pela primeira vez me vi e senti como ser existencial. Gostaria de encontrar amigos de minha época e, porque não, que possa trazer alguma lembrança de minha cidade e infancia.
Por: GENILDO JOEL DE SOUSA SILVA

Sou conteranéo dessa terra amo de coração e em breve estou air..
Por: alberto

Moro em... Patos/MA tem orgulho de ser patoense, cidade linda de SE morrar e viver
Por: Darlan Francisco

cidade emcantadora,onde deixei belas historias,grandes aveturas.minha terra querida.mesmo tao longe ainda respiro o ar mais profundo,deste imensso povo patoensse.muitos beijoss para todos que os patoenses.[fran]Brasilia.DF
Por: francileia

adorei as fotografias, relembro imagens gravadas na memória pelos 11 primeiros anos de minha vida quando morei na minha cidade Natal, SJP, sinto quase a sensação de respirar novamente o ar desta cidade, coisa que a fiz a 24| anos atrás. Parabenizo os fotógrafos e agradeço por possibilitar este prazer de ver nem que em fotografias a minha cidade.
Por: genildo joel de sousa

sou patoense amo essa cidade mais estou ha dezesseis anos ou mais sem vissitar essa cidade sou filho do raimundo couco pedreiro edona maria da rua do acude ntrinta e nove morro de sauldade de tomar banho no acude e tomar um gole de maranhense
Por: francisco

sou filho da cidade ja faz alguns anos que nao posso ir eu amo essa terrinha de verdade logo q puder retornarei cm muinta aleguia um abraco forte em cada um dos moradores dai beijos !!!! ok
Por: beto stefanny a. de aquino

tenho nem palavras para descrever a imensa saudades que sinto de sjp......hj resido em BRASILIA-DF..mas levo essa cidade no meu coração pra onde que quer eu vá...
Por: paulinha

eu sou desa cidade maravilhosa adoro de coraçao muito lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Por: arnaldo

Um dia ainda amerriso de ultraleve no açude grande em São João dos Patos. eu sou Olindo Sá ! turma vamos tentar esse contato para interagir-mos
Por: Olindo Pereria de Castro Sá

pow adoro esta teera,faz 11 anos que moro no rio,mas esta e minha terra.são joão dos patos no coração...março estarei ai,bejaum a todos ptoenses...
Por: jairo

eu,sou dai mas moro em goiania 10 anos e todo ano eu passo minhas ferias ai, quando eu vou é tão bom mais, quando é pra mim vir é tão ruimmm.beijão pra todos
Por: francivana reis dos santos

essa é a melhor cidade do mundo saudades!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por: alison sousa

E uma cidade 100% legal, Fria confortavel a noite e uma delicia amo muito... Trabalho la nas quintas e sexta feiras.
Por: Claudia Miranda

ESTIVE RECENTIMENTO EM SÃO JOÃO DOS PATOS-MA, TENHO FAMILIA NESTA BELA CIDADE E GOSTEI MUITO DE TER CONHECIDO ESSA CIDADE DE PESSOAS HOSPITALEIRAS E DE UM POVO MAGNIFICO!!! GOSTARIA MUITO DE RESIDIR AI MAIS INFELIZMENTE TENHO MEU COMERCIO E Ñ POSSO!!!UM DIA QUEM SABE
Por: DERIVALDO ALVES DE FREITAS JÚNIOR

Morei em São João Patos a minha infância e juventude, tenho muitas saudades de todas as pessoas q conheci lá. Estudei no ginasio patoense e morei com a professora Ivonilde Moura da Silva, minhas amigas que nuna esqueci são Maria Dina, Maria Alice,Raimunda Filha da madrinha Quita que já faleceu, e também da minha outra madrinha DeDê e familia. Morei com minha tia querida professora Ivonildes Moura já falecida que aprendi muitas lições. Tenho grande saudades desse lugar onde vivi. Hoje moro em Mato Grosso do Sul com minha Familia em Ribas do rio Pardo. Sinto saudades do Cine Soraia também enfim são muitas recordações...........
Por: Maria Francisca Ramos da Silva

EU AMO SAO JOAO DOS PATOS MAIS A COISA MELHOR SAO AS DATAS FESTIVAS E A AVENIDA A NOITE NADA MAIS EU MORO EM LONDRES A DOIS ANOS MAIS MINHA MAE FALA QUE ESTA A MESMA COISA
Por: lissandra

Olha adorei as fotos mas eu gostaria de ver fotos dos bairros da cidade valeu.
Por: ketley

Eu amo minha cidade,que cidade linda!Como ta crecendo esta cidade olha ta ficando cada vez mais linda.
Por: Luiz

essa cidade tem muitas lembraças muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas saudades de mamae epapai e airmas
Por: odair(sinha)

O cidade boa sinto saudades da minha terrinha morava no bairro são francisco estudei no lobão são muitas recordaçoes. não tem como esquecer da galera patoense....
Por: ana julia

o melhor ainda e o carnaval.mas tem muitas outras coisas, bares, boates , etc...
Por: cicerabarrobarbosa

eu adoro sao joao dos patos é uma cidade muito bonita e muito legal
Por: edivania

euamo são joão dos patos o melhor carnaval do marnhão estar em são joão dos patos
Por: wellington evangelista

Meu nome é renildo nasci em São João dos patos Bairro do lider,esto morando em guarulhos SP há 10anos,mas sinto muita saudade dessa cidade maravilhosa,saudades dos meus amigos de infância de bairro do lider,é uma cidade muito calma bonita e em breve esto aí para matar a saudade dos meus amigos e familiares.
Por: renildo de alencar sousa

nossa amo sao joao dos patos meus avos moram la todo ano eu vou.e otimo.
Por: william gomes .

quero ver minha querida mais bonita k nunca.... gilvane de são luis.
Por: gilvane e myllena

cidade linda, maravilhosa e muito acolhedora e mas lá tem o melhor carnaval fora de época do maranhão...
Por: ane vilanova

e tudo lindo,moro em sao paulo ms nunca esquecerei dessa cidade maravilhosa q m resebeu super bem eu quero mto mora ai....q linnnda essa cidade.bjos para todos
Por: luana de almeida

eu conheso muito bem essa cidade muito querida. minha terra natal.
Por: francivalda silva sousa

EU ESTOU AFASTADA DA CIDADE A MAIS DE 18 ANOS , MAS AMO CADA M² DESSA CIDADE......MINHA FAMILIA MORA EM SAO JOÃO DOS PATOS...... E DURANTE EESES 28 ANOS QUE ESTOU MORANDO EM SAO PAULO SÓ VISITEI MINHA CIDADE DO CORAÇÃO POR DUAS VEZES.... MAS EM BREVE VOLTAREI..
Por: ELZA

eu tive o prazer de conhecer são joão dos patos,muito legal amei,parece um pouquinho com a europa,adorei o frio que faz lá.obrigado zé mário por me leva.
Por: Caio Montteiro(CANTOR)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João dos Patos

Envie seu comentário sobre São João dos Patos