São Francisco do Maranhão

São Francisco do Maranhão-MA
banner

Bem-vindo a São Francisco do Maranhão!

banner

As melhores pousadas em São Francisco do Maranhão podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de São Francisco do Maranhão

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em tempos remotos, São Francisco do Maranhão era uma área de densas matas às margens do rio Parnaíba conhecida como Porto Riachuelo, datando de 1700 as primeiras entradas em seu território. Anos mais tarde, lá se estabeleceram Eugênio Marques de Holanda e José Egídio Soares, dedicando-se esses pioneiros à agricultura e à pecuária. Em 1860, o povoado por eles fundado já apresentava condições para pleitear sua autonomia política e administrativa, o que levou José Egídio Soares, Francisco Rodrigues Filho e os irmãos João Afonso e Pedro Afonso Fonseca a fazer doação de terras para constituição do patrimônio da vila de São Francisco, que viria a ser criada a 14 de julho de 1870, pela Lei provincial Nº 902. Elevado à categoria de cidade e sede de município, com nome de São Francisco do Maranhão, 10 de maio de 1924, pela Lei Nº 1179, passou a chamar-se Iguaratinga, de acordo com o Decreto-Lei Nº 820, de 30 de dezembro de 1943, que reformulou a divisão administrativa e judiciária do Estado. Inconformados, seus habitantes lutaram para que o primitivo topônimo fosse restaurado, sendo atendidos com a edição da Lei Nº 203, de 17 de dezembro de 1948.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

10 de Maio

Gentílico


População

12.163 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Linda cidade do Maranhão. É uma cidade turistíca e no mês de Julho na prainha que se forma na orla do rio parnaiba é a diversão que faltava. Visite.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 


Distâncias:

Da Capital:

433 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Balneário Cachoeirinha

Prainha de São Francisco

Rio Parnaíba

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO

E-mail:

Telefones: (86) 3292-8172  

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3292-8261

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Francisco do Maranhão

estivee ai em 2007 adorei o lugar um forte abraço para o luiz de sena na prefeitura ele é meu cunhado
Por: joao cardoso

Eu já morei em são francisco do Maranhão, sou filho de palmeirais, e casado com uma filha de São francisco Jusara dos Leal, mas gosto muito de São Francisco, tenhos amigos como Cicero Ribeiro e outos, um grande abraço moro em Brasília DF.
Por: Marcos Noronha

Trata-se de uma cidade pequena e agradável situada entre as divisas dos Estados de MA E PI.Sou de SP, e tenho saudades dos ammigos e do povo local que sao muito receptivo.
Por: jairo

'linda cidade do maranhao . eu naci ai nas estou em caldas novas.go 'logo estare ai'
Por: nildimar s.dantas

Eu já morei em são francisco tomei muito banho neste rio parnaíba e isso já faz um tempinho foi em 1961 meu pai foi tranferido para esta cidade e ele era oficial do exército tenente Nogueira . Somos do tempo de Moacir do valle , Sr. Ananias, Negro piçarra, Sr. Geraldo do Valle, Chica do doce, Dna Gonçala, Zé Maria do motor de luz etc muitas saudades hoje moro no Rio de janeiro
Por: antonio coelho nogueira filho

morei dois anos nessa cidade maravilhosa, e se pudesse passsaria o resto da minha vida. Tomar banho no adique é um sonho,no na praia do rio nem se fala!!!se fosse vc faria uma visita com um grupo de amigos. As pessoas? ma-ra-vi-lho-sas.
Por: Edna Mara Medeiros

eu sou filho de sao francisco do maranhao moro en brasilia 35 anos mais tenho muita soldade da minha cidade maravilosa
Por: antonio luis oliveira

nossa eu amoooo essa cidade ela e´d+++++++++ morro de saudades dos tempos q eu morava ai bjsss.......
Por: joana

eiiita cidade baooo. essa cidade tem muitas histórias bonita, mais a mais linda era uns dos maiores bolo q tinha quando completava ano, eu morei ai em 1995 e foi umas das cidade q eu mais amei.. te amoo são francisco do maranhão. estou declarando o meu amor porque eu tenho sangue franciscoense e tenho muito orgulho ser dessa cidade maravilhosa...hji moro em rondonia , mais o meu coração fika ligado 24 hs em são fran... ma.. muito obrigado pela oportunidade de me expressar minhas palavras.. mx
Por: puro / mexicano

são francisco do maranhão e uma cidade linda e turistica nos mes de julho na prainha que se forma na orla do rio parnaiba. visite. eu o recomendo.
Por: miguel arcangelo

nossa que cidade linda,quando eu pegar as minhas ferias eu quero ir ai conhecer sao f do ma.ver de perto o morro da arara,meu namorado sempre fala bem dai,apesar q ele mora ai,diz q e muito bom principalmente o forro.
Por: juliana.

Oi são francisco, sou da siriema, essa terra de pessoas boas, de gente guereiras e felizes. minha são francisco jamais te esquecerei
Por: Francisco Gomes Barbosa Neto

morei em são chico 4 anos e seis meses,la e o melhor lugar de se viver tudo la e lindo ,as pessoas são legais, tudo de bom...
Por: joice

esta cidade é maravilhosa principalmente no mes de julho vale apena visitar.
Por: aldo da silva nepomuceno

eu gosto muito de sao francisco do maranhao pela linda cidade q ela é.............um abraçao para o guilherme marcus e crizante us grande amgos meus........
Por: renato moura

Eu sou de São Francisco do maranhão, mais do interior de um vilareijo chamado mimoso muito bom de se viver moro a 30 anos em São Paulo e sempre que posso vou fazer uma visita a este lindo lugar,
Por: Antonio pereira das neves

esta cidades pode ate ser pequena mas esconde grandes riquezas...como por exemplo o riacho adique...o balneario...o morro da santa cruz...entre outros......amo esta cidade!
Por: paula

gosto muito é a minha terra natal, gostaria de seta ai mas nao posso, minha familia mora ai (xixico) e muitos amigos, em breve estarei de ferias e vou visita-los,moro em Tefé Am, mais sinto muita saudades de tudo e de todos dai. Um abraço p a minha familia e pra o prefeito da cidade que nem mesmo conheso.
Por: edimilson fonseca

SOU DE SÃO RANCISCO MAIS PRECISAMENTE DO POV. MIMOSO,ATUALMENTE MORO EM BRASILIA, MAS NÃO PASSA UM DIA QUE NÃO PENSE NESSE LUGAR Q PARA MIM É O MELHOR PARA SE MOLHAR.
Por: TEYLANE

eu amo muito essa cidade,foi aonde cresce,e morrei por alguns anos,graças meu Deus minnha familia toda mora nessa belisissima cidade amo de coraçao esse lugar em breve estarei ai na coroa velha,a chamada de praia!! beijos a todos de sao francisco do maranhao!
Por: Solange Monteiro Reis

Sou de Mimoso,munícipio de sao francisco atualmente estou em brasília,mas meu coração está nessa cidade que eu gosto muito e recomendo!saudade do meu maranhão..
Por: junior

Minha pequena cidade mas nem por isso inferior,porque é linda por natureza.Amoo demais esse lugar!!!! vem visitar quem conheçe nunca esqueçe tenho certeza disso!!!!
Por: ROSANGELA CARVALHO

Muito linda a cidade São francisco do maranhão...tenho minha Vó e meus tios q moram ai ...cidademaravilhosa com sua bela paisagem de Morros e Serras ...naum a igual só são francisco tem... morei Dois anos em são francisco do maranhão... abração para todos em são francisco do maranhão
Por: Mael Barbosa

oi gente eu moro em sao francisco e tenho 16 anos senpre morei em saofrancisco essa cidade e muito bom sem cremis ou roubos tenho varios amigos e tem uma escolinha de futebol qui prometi se quizer mim conhecer melhor meumsn e [email protected] ou [email protected] beijao ate mais ?
Por: lucas rafael

Eu sou de são Francisco MA e moro em são paulo a 32 anos mas não esqueço esta cidade aconchegante, sempre que posso volto pra visitar os amigos e os lugareis onde passei a minha infância e rever as belezas naturais , as cachoeiras o rio parnaíba e as festas juninas do Mimoso que e uma maravilha,
Por: Antonio pereira das neves

Uma cidade pequena de povo humilde e hospitaleiro se tivesse tempo e dinheiro voltava para Moa na minha terra natal São Francisco do MA.
Por: PEDR ANTONIO DA COSTA NAZARIO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco do Maranhão

Envie seu comentário sobre São Francisco do Maranhão