São Francisco do Brejão

São Francisco do Brejão-MA
banner

Bem-vindo a São Francisco do Brejão!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Francisco do Brejão, informações e fotos da maravilhosa São Francisco do Brejão. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Francisco do Brejão, recomendadas por internautas.

Informações de São Francisco do Brejão

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Francisco do Brejão era primitivamente conhecido por Brejão, nome este dado pelo agricultor Sr. Clemente, vindo da Bahia, que foi a primeira pessoa a desbravar essa terra por volta de 1967, com uma lavoura de arroz a 6 km da atual sede. Posteriormente, essa mesma área veio a pertencer ao Sr. Tinô, que hoje tem como proprietário o Sr. José Osvaldo Damião.
O Sr. Clemente, ainda, recém-chegado, foi assassinado por seu próprio companheiro de migração, de nome não identificado por nossa pesquisa. Esse episódio ocorreu numa “varêda de acesso Brejão-João Lisboa, por volta de 1968.

Seu povoamento iniciou em 1969, quando os lavradores Srs. Claudino e André, vindos da Bahia, atraídos pela fertilidade do solo, fixaram residência em suas terras. Mas o armamento só veio acontecer de fato com o Sr. Luiz Neco, que construiu a primeira casa de onde originou-se a atual Avenida Castelo Branco, sendo demarcado inclusive outras ruas, que dariam prosseguimento mais tarde.

Foi ainda o Sr. Luís Neco que denominou o lugar de São Francisco do Brejão, sendo confirmado 23 (vinte e três) anos depois, através da Lei Estadual n.º 6.139 publicada no Diário Oficial do Estado n.º 21 S de 10/1 1/94, no então Governo do Dr. José de Ribamar Fiquene. Construiu a primeira Igreja Católica e fez doação das áreas para as construções do Colégio Raimundo de Morais, Tobias Barreto e a antiga feira, hoje, atual praça.

Esta nova unidade administrativa fazia parte dos municípios de Açailândia e Imperatriz-MA, de onde fora desmembrado e de cujas sedes distante 30 Km para Açailândia e 70 Km para Imperatriz – via férrea.

Politicamente, a primeira eleição ocorreu em 03 de outubro de 1996, com a eleição da Sra. Francisca Sônia Araújo dos Santos como Prefeita. Já em 01 de janeiro de 2001 foi empossado o Prefeito Francisco Santos Soares, o Franciscano, que foi reeleito em 2004 para administrar o município até 2008.

Origem do Nome

O nome “Brejão” ganhou reforço após o afloramento das águas do atual brejo que margeia a cidade, em conseqüência de uma cacimba, cavada pelo saudoso Luís Teles de Meneses, mais conhecido por Luís Neco nas proximidades do início da atual Avenida Castelo Branco, no ano de 1971 e, em 1973, houve o alagamento e expansão rumo a montante.

Aniversário da Cidade

10 de Novembro

Gerntílico

brejonense

População

10.266 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município conta com abastecimento de água potável, energia elétrica, telefonia fixa, estrada pavimentada. Bem servido de estradas vicinais, em excelente estado de conservação, permitindo o transporte escolar e o escoamento da produção em qualquer época do ano, o que assegura o desenvolvimento do município numa escala crescente.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

22°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de São Luís: MA-125

Localização

Oeste Maranhense 

Limites

Ao Norte com o município de Açailândia; a Leste com o município de João Lisboa;a Oeste com o município de Imperatriz e ao Sul com o município de Imperatriz.

Acesso Rodoviário

 

MA-125, BR-010

Distâncias:

Da Capital:

447 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

E-mail:

Telefones: (99) 3587-1042

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (99) 3538-1366

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Francisco do Brejão

tive nessa cidade na vaqueijada de 2008, conhecie varias pessoas legais e sai com boa impresão da cidade que é de pessoas hulmides e hospedeiras pretendo voltar mais vezes . me aguardem.
Por: mauricio da silva pinto

As vaquejadas são muito boas, quem não conhece deve conhecer.
Por: ivan

nao nao tem nada nesti mundo igual a nossa terra natal eu sou dai sou conhersido como pedim estou chegando graças a deus
Por: albertolencarquimarais

Balneários: Águas Rasas Ilha do Amor Pantanal Pacarú
Por: São Francisco do Brejão

Sao francisco do brejao alem de ser uma cidade bem urbanizada Temos prazer de abrir portas para Turista..
Por: Genylson Monteiro

Eu sou de imperatriz , ms essa foi a primeira vez e sera muitas e outras vezes sempre virei aqui nesta cidade maravilhosa que é sao francisco do brejao .
Por: Maylan sousa

residí durante oito anos em s. fco. brej. ainda hoje sinto saudades daqueles tempos da minha infancia,os amigos que seguiram outros caminhos,minhas profªs;enfim; tudo.e para amenizar a saudade vejo sempre o site da cidade.
Por: antonio dos santos rodriguês

cida onde fui criado e que nunca vou esquecer tenho bastante amigos e que eu posso vou pasiar
Por: francisco martins costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco do Brejão

Envie seu comentário sobre São Francisco do Brejão