Novo Aripuan

Novo Aripuan-AM
banner

Bem-vindo a Novo Aripuan!

banner

Aqui voc vai encontrar inmeras pousadas em Novo Aripuan, opes de hospedagem em hotis, campings e muito mais. Informaes atualizadas e fotos enviadas por usurios do site esto disponveis no menu lateral.

A cidade de Novo Aripuan, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1955. A localidade est em uma altitude de 20m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 15.905 habitantes. A rea total de Novo Aripuan de 41.571,3km, e sua densidade demogrfica de 0,38hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Novo Aripuan-AM 69260-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Novo Aripuan

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo Madeira

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Novo Aripuanã é constituído de território desmembrado de Borba e Manicoré, por isso está sua historia ligada estreitamente à desses municípios.
O rio Madeira é a principal via de acesso de toda a zona a que dá o nome. Datam de 1637 os registros das primeiras penetrações no rio Madeira, em seqüência á expedição de Pedro Teixeira, ligando Belém do Pará a Quito, no Equador.
Habitavam primitivamente os índios: Toras, Barés, Muras, Urupás, Araras e outros.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, criou o município de Novo Aripuanã, desmembrado dos municípios de Borba e Manicoré, e constituído pelo território dos distritos de Foz do Aripuanã e Sumaúma, do primeiro e dos Sub-distritos de Alvorada, Manicorezinho e Itapinima do segundo, tendo como sede a Vila de Foz do Aripuanã, elevada à categoria de Cidade.
Em 10.02.1956, ocorreu a instalação do município, sendo seu primeiro prefeito, nomeado pelo Governador do Estado, o sr. Wilson Paula de Sá.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, Novo Aripuanã perde parte de seu território, em favor do novo município de Apuí. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

19 de dezembro 

Gentílico:

novo-aripuanense

População:

21.389 habintantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: possui um peso significativo na formação do setor, a maior parte da produção provém das culturas temporárias, com a mandioca em primeiro plano, seguindo-se: abacaxi, arroz, feijão, cana-de-açúcar, juta, melancia, melão e milho. Entre as permanentes: abacate, banana, cacau, laranja, limão, manga e tangerina.
- Pecuária: não é muito representativa para a formação econômica do setor, porém encontra-se em franco desenvolvimento com inúmeros investidores voltados para esta área. Está representada pela criação de bovinos e suínos.
- Pesca: é praticada em moldes artesanais, voltada para a subsistência das famílias locais.
- Avicultura: é representada principalmente pela criação de galinhas, havendo também patos, perus e marrecos. Desenvolvida, em moldes domésticos para o consumo familiar.
- Extrativismo Vegetal: desponta como o suporte da economia local, voltado a exploração de castanha, seguindo-se borracha, gomas não elásticas, madeira, óleo de copaíba e essência de pau-rosa.

Setor Secundário
- Indústrias: usina de essência de pau-rosa, estaleiro, olarias, marcenarias e padarias.

Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, restaurantes, agências bancárias e oficina mecânica.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

5º Sub-Região - Região do Madeira 

Limites:

Município de Borba
Estado do Mato Grosso
Município de Manicoré 

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial  

Distâncias:

Da Capital:

227 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Setembro

25 à 27 - Festival de Música de Novo Aripuanã – FEMUNA.
 
 Novembro à Dezembro

29 à 09 - Festejos de Nossa Senhora da Conceição.

 Dezembro

19 - Aniversário do Município 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO ARIPUANÃ

E-mail:

Telefones: (97) 3379-1900

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
 
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 1º OFÍCIO DO JUDICIAL:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3379-1834

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentrios de Novo Aripuan

Parabens por ter este portal de divulgao. Assim que tiver mandarei algumas fotos de minha querida e amada cidade de Novo Aripuan, a terra das Palmeiras.
Por: Svio Colares

Eu adoro N.Aripuan a cidade linda,desde a minha infncia fui criada aqui j morei fora durantes anos,mas N.A aripuan e mina terra querida.. uma cidade abenoada por Deus..aqui termos um grande encontro das aguas e por do sol....maravilhoso...
Por: Regina Cardoso

novo aripuan Terra boa de se viver .minha cidade linda com muitas paisagem maravilhosas eu amo novo aripuan visitem novo aripuan .
Por: taiana da silva alfon

Novo Aripuan, uma terra com grandes riquezas, com pessoas maravilhosas e acolhedoras; com inumeros pontos turisticos e varias formas de diverso e passeio, com grandes expectativas de crescimento em busca de um futuro melhor; parabns a todos os habitantes, visitantes e ex-habitantes desta terra amada e abenoada.
Por: Mrcia Meteles

Nasce em Novo Aripuan, mais moro em outra cidade, volto sempre nas frias, e a cidade tem um encontro das guas que simplismente lindo, alm de ser muito acolhedora, se tiver oportunidade conhea... vale pena!!!
Por: glaciney Alves da Silva

Bom, so muitas as belezas de Novo Aripuan a algum tempo passei um final de semana, achei muito bom, o contato com a natureza la otimo nao tem transito congestionado,pude acordar com o canto dos passaros alem de ter um outro encontro das aguas e uma vista linda. La o por-do-sol simplesmente maravilhoso. E claro como qualquer outra cidade tem os seus probleminhas... mas... voce precisa conhece-la
Por: Bene-Zoete Ramos

cidade muito gostosa aaadddoooreiiinas minhas ferias vou de novo prai
Por: castelo

para comear, a cidade e maravilhosa, desde do momento em qw chegamos nela a vista dos encontros das agua preta e barrenta faz com qwe fiqwe explendida, ja fui a ferias e gostei mas qwe pena qwe nao tive a oportunudade de passar muito tempo, mas o pouco qw passei curti muito, adorei a comid, a praia eos club. foi demais, beijaos e obrigada pela hospitalidade.
Por: nayara carmo brasil

Apesar de no residir mais em Novo Aripuan gosto muito desta pequena cidade,onde cresci e vivi os melhores momentos da minha vida. A nossa cultura mui rica. Sinto saudades...
Por: Maria de Ftima Mar

ola!!!! estou em breve conhecendo, esta cidade......sou de borba beijooos.
Por: juciane

sou do paran e morei pouco tempo nesta cidade,mas passo por aqui pra dizer que a guardo em meu corao.
Por: melyssa

Sou filho desta terra querida, e tenho orgulho de ser. uma cidade muito hospitaleira e tem uma populao amvel. S queria que as pessoas eleitas amassem mais essa cidade e fizesse dela um local de muitas esperanas para melhorar nas suas estruturas gerais.
Por: Manoel Santana

essa foi a minha cidade adoro ela, so espero ver ela um dia linda e desenvolvida com o futuro promissor ..
Por: vilmar

Sou padre, filho desta querida terra, tenho um orgulho muito grande de ser da. Vivi toda minha infncia e juventude a. Morei 8 anos fora do Amazonas, mas Novo Aripuan estava sempre presente em meu corao. Tive a alegria de, sendo padre trabalhar dois anos a. Te amo, querida cidade. Tenho f que irs prosperar.
Por: Padre Manoel

ja passei 1 ano em novo aripuan, uma cidade bacana,um pouco pacata,toca muito forro e bolero,fiz muitos amigos l,gostei dos momentos que estive l,quem sabe um dia voltarei l,pra matar as saudades,bjssss.
Por: jacira farias

Pescar no encontro das guas do Rio Madeira e Rio Aripuan, tendo frente a beleza panormica da cidade de Novo aripuan, simplesmente um momento fantstico. Mas, se o visitante/turista quiser uma verdadeira emoo de tirar o flego, basta subir o rio Aripuan, e fazer uma pescaria de tucunar no Rio Aracu.
Por: getulio de paula

Nasci em Novo Aripuan e sou filho de Francisco de Paula e S, o primeiro educador do Municpio. Estudei com meu pai e terminei meus estudos em Manaus. Sempre passei minhas frias na minha cidade querida. Como era gostoso curtir a praia na "ponta da ilha". A Festa da Padroeira, em dezembro (01 a 08/12), nunca me sai da lembrana. A festa de "gamb", do "seu Ber". Meu deus, toda minha infncia! Hoje, advogado/aposentado do Banco do Brasil, a tua lembrana chama viva no meu corao! Eu teamo, Aripuan! Getlio Severo de Paula
Por: Getlio Severo de Paula

Essa a minha cidade Maravilhoosa!!Frias animadas em novo aripun..muitas histrias..muitas curties.Cidade acolhedora de corao enorme..Quem ainda no visitou que a visite porque muito booom :) Beijos e saudades de todos os amigos (as) Suellen/Porto velho-Ro
Por: Suellen

Morei neste municipio por 11 anos,conheci pessoas maravilhosas,conquistei amizade e foi onde conheci minha esposa,que me deu um filho lindo tenho muitas saudades dos meus colegas de trabalho FUNASA um abrao a todos.
Por: Junior Dutra

eu fikei no municipio de novo aripuan somente um dia. + eu senti ke essa cidade e d+. recomendo a todos.
Por: kennedy

JA MOREI PROXIMO A NOVO ARIPUAN E UMA CIDADE MARAVILHOSA COM PONTO TURISTICO A ORLA, RIOS.
Por: S OCORRO MONTEIRO

novo aripuan e uma bela cidade egostei muito dela
Por: joaquim

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Novo Aripuan
Fundao:
1955
Altitude:
20m
Populao:
15.905 habitantes
rea:
41.571,3km
Densidade Demogrfica:
0,38hab/km
CEP:
69260-000

Envie seu comentrio sobre Novo Aripuan