Parnarama

Parnarama-MA
banner

Bem-vindo a Parnarama!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Parnarama, informações e fotos da maravilhosa Parnarama. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Parnarama, recomendadas por internautas.

A cidade de Parnarama, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 89m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.113 habitantes. A área total de Parnarama é de 3.604,7km², e sua densidade demográfica é de 8,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Parnarama-MA é 65640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Parnarama

 Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Parnarama foi criado pela Lei Nº 128, de 17 de setembro de 1948, como resultado das pressões políticas feitas pelo fazendeiro e comerciante Lauro Barbosa Ribeiro e seus vizinhos da ribeira do Parnaíba, no município de Matões, que então foi extinto. Como a lei não permitisse a existência de município com nome diferente do da sede, Lauro Barbosa Ribeiro, unindo-se a José Torres Assunção, conseguiu que o engenheiro Mauro Sá Mota fizesse a planta da cidade que viria a ser a atual Parnarama. Depois de construir uma casa, para onde se mudou com sua família, levantou também moradias para todos os funcionários municipais, estaduais e federais que serviam em Matões, assim como todos os prédios da administração pública. Pôde, portanto, transferir a sede do município, do qual foi o primeiro prefeito eleito, muito contribuindo para seu desenvolvimento. Matões, que havia ficado na condição de simples povoado, voltou a ser município em 1952.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

Gentílico

parnaramense

População

34.613 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Parnarama é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 33.052 habitantes.

Clima 

Cerrado - Caatinga

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

 

 

Acesso Rodoviário


 

Distâncias:

Da Capital:

373 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Acontece o maior carnaval da região dos cocais maranhenses, que neste ano teve 04 bandas da Bahia, este carnaval teve de presentes no último dia 10.000 pessoas.

 Junho

- Não perca, a oportunidade de visitar Parnarama, festas juninas.

 Setembro


- Festas típicas - Nosso arraial é proclamado por todos como um dos melhores do Maranhão, nossa Vaquejada, que acontece no mês e atrai muitas pessoas.

- Vaquejada

 Novembro

- Festejo de Nossa Senhora das Graças.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNARAMA

E-mail:

Telefones: (99) 3577-1144  

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (99 ) 3577-1504

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

 www.municipionline.com.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Parnarama

eu amo um pessoa de parnarama der esse recado para ela o nome dela é michele bjoos thiago
Por: thiago de jesus

Oi, eu gostaria muito de conhecer Parnarama, pois eu nasci aí. Mais falta informaçoes, divulguem mais. Obrigado
Por: Carlos

curti muito no carnaval 2009 de parnarama amei foi demais curti pra valer com minha namorada pena que ela me deixou depois que a gente chegou de volta aqui em teresina por problemas de familia ala nao me aceita mais como eu quero so do jeito dela mais valeu e o proximo carnaval eu vou novamente e até lá valeu.
Por: sergio borges santos filho

eu sou de parnarama tenho muito orgulho minha sidade e a melhor do mundo q pena q eu nao estou la tivi q sai pra trabalhar hoje esto no rj mais morro de saudade da minha sidade
Por: antonio francisco

adoro parnarama morei ai minha familia mora ai pow e uma delicia este lugar
Por: aline

minha querida parnaramaeu te amo.beijos para minha mamãe, iraci ,moradora da rua codó.batista-rj
Por: joão batista

a cidade e show de bola pra quem nao comhece vale a pena eusou da comunidade do bar da chica panta eu tive ai em 2007
Por: francisco campos

estive recentimente no ultimo dia 23/05/09,apos 25 anos,cresceu bastante principalmente na região da agrovema é minha terra de origem, nasci no interior no cajueiro. atualmente moro em Brasíla/DF,na cidade de taguatinga norte.sou licenciado em ciencias geográficas pala faculdade de brasília a upis.na minha visão relacionado a cidade de parnarama-Ma,deveria haver mais investimentos dos representantes politicos,juntamente com a comunidade para capacitação de profissionais na aréa de tecnologia da informação,criar programas de incentivos a gestão ambiental e politicas voltadas as temas transversais de consumo conciente em que estamos vivenciando em nosso cotidiano. atencisamente: clemiton
Por: clemilton de assunção moura

parnarama e minha terra natal,que eu numca esqueço.
Por: luciano

estou procunrando minha mae biologica; que se encontra em parnarama ;nome dela e antonia( conhecida na cidade como toinha) a 27 anos que a gente nao se encontra.por favor quem soube entre em contato comigo moro em brasilia-df quero muito encontra-la.
Por: gerlaine carvalho lima verde

ja morei nesta cidade sou natural hoje moro em peixoto de azevedo mt ja faz 17 anos que deixei esta cidade mas tenho muitas saldades quero vizitala no procimo ano rever amigos e mata a saldade me lembro desta maravilha de praia que existe air quero tomar um belo banho e me recordar do que a de bom nesta maravilha de cidade
Por: jaldo pereira da silva

parnarama e uma cidade muito ospitaleira costei muito . um aprasso p/r todos os parnaramenses valeu
Por: ronlton da silva lima

para mim esta cidade é maravilhosa porque naci e me criei tenho muito amor por ela agora esto em Brazilia mais pretendo mora nela com minha familha,um abraso para todos que cuida derta cidade maravilhoza ok.
Por: gilberto

olha morei em parnarama muinto tempo cidade muinto boa de se mora pretendo voutar em breve......
Por: mauricio batista da costa

Conheco e ja vivi em Parnarama, uma pequena e linda cidade do maranhão. Em relação a diversão pelas festas que são promovidas, é muito fantasticas, vale a pena participar das festividades da cidade, aproveite a sua maneira elas são belissimas. Conheça vale a pena...não existe palavras para definir esta cidade...maravilhosa.
Por: Corinta Abreu Teixeira

Parnarama, minha terra esquecer-te nem pensar! a travessia do rio teu povo me acolhendo a subida da ladeira a praça bem forida as casas antigas e belas a igreja da matriz e o conhecido pé de figueira prefeitura, fórum, hospital eacolas, secretarias e o velho mercado central tudo pertinho um do outro o banco lá da esquina e a venda do outro lado do rio a maior riqueza o cheiro bom do pescado não dá pra esquecer-me de ti Parnarama meu torrão de todas a mais bela cartão postal do Maranhão Luis Pereira de Sousa
Por: luis pereira de sousa

Estive nessa cidade quando era criança, de passagem. Me lembro que o rio era muito limpo e o pessoal tomava banhos maravilhosos. Espero que ainda continue assim. Sou do Rio de Janeiro.
Por: JOSEMILER

EU ADORO ESTA CIDADE MAS O QUE E LINDO MESMO E O RIO PARNAIBA
Por: maria francisca

ADOREI CONHESER É MA CIDADE LINDA, E AS PESSOAS MARAVILHOSAS.
Por: ROSENIRA DA SILVA PEREIRA

lugar para se viver feliz e onde mora o nosso coraçao e o meu mora em parnarama terra feliz
Por: elimarcos

conheço parnarama,cheia de mangueira, sua principal av: começa na igreja termina no rio parnaiba.te amo parnarama.
Por: adilson gusmao nunes

parnarama é linda um lugar margico. onde minha familia mora. beijos para todos os parnarameses
Por: francisco dias

sou filha de Parnarama! mais hoje moro em Tucuruí, sinto suadades da minha terra e aqui deixo o meu abraço para todos os conterraneo.
Por: maria

cidade muito bonita eu já morei ai e muito bom o rio e muito bom
Por: enzojordao

Saudades !!!!!!!!!! Tudo se resume nesta simples palavra. Saudades,das amigas da escola Mestre Tibério,saudade do Carnaval,saudades da coroa a beira do Rio...Saudades de vc Parnarama !!!!!!!!!
Por: Lázara

Olá, Meu nome é Lázara,sou filha de Parnarama.Me apaixonei po um Gaucho,e hoje moro em Caxias do Sul-RS. Vi,nos comentarios,o Apelo de Gerlaine Carvalho Lima Verde,gostaria de receber seu e-mail,pois acho que posso ajuda-la,só gostaria de confirmar com ela algumas informações pois não tenho certeza de que ela é a pessa que eu acho que é. Desde já,grata pela Atenção!!!!!!!!
Por: Lázara

Trabalho nessa cidade, que me adotou (sou médico) há 17 anos. Minha relaçao com seu povo é muito grande, acho que é o respeito que eu tenho para com ela. Adoro suas ruas e avenidas em forma de leque (Parnarama foi planejada no final da década de 40), seus hospitais, a Matriz de nossa Sra das Graças (saudade do Cônego Jesus), e o melhor de tudo, o lindo velho monge (Rio Parnaíba) Sinto-me honrado em ser lembrado para receber o título de "Cidadão Parnaramense". Uma abraço a todos os seus cidadãos.
Por: SAUL VIEIRA

eita cidade maravilhosa... adoro muitoo tou com saudades
Por: daiany

Moro em parnama e adoro esse lugar lugar de pessoas humiudes gentis, acolhedoras.Parnarama lugar de gente feliz!!!!!!!!!!!!
Por: viviane

ja morei nesta cidade tenho muita saudade dela pasei minha infancia inteira ai hoje estou em sao paulo cidade a gitada um dia eu voto sou filha do luiz a norio morava na rua coelho neto 104 bela cidade saudades
Por: lucelia de andrade costa

Passei uma boa parte de minha vida em Parnarama, gosto da cidade, deixei familiares e amigos queridos. um grande abraço.
Por: Marta Diana Carvalho

PARNARAMA, berso da minha terra, cidade onde nasci e me criei, onde eu estude enslino fundamental ginasio bandeirannte, cidade maravilhosa eu amo parnarama.
Por: R.Lima

parnarama tem uma dais melhor festa juninas tem um rio maravilhoso que aida não esta poluido e otimo.tinha maravilhosa uma praia de agua doce hoje moro em são paulo mais ja mim divestir muito nesta cidade maravilhosa que mim emsinou muitas coisa boas
Por: wanderley barbosa da silva

que bom ver as foto de minha cidade e matar a saudade obrigado companheiro por divulga e sá cidade que um pouco esquecida pela nossa autoridades em breve vou retorna a morar em parnarama porque e a cidade melhor do mundo pra si viver e um dois pouco lugar que ainda si respirar ar puro. abraço a todos os leitor e meus comterraneo
Por: wanderley b silva

Trabalhei por muito tempo no BB, em Parnarama, guardo muita saudade da cidade e dos amigos. Um abraço aos amigos que la deixei.
Por: silvio lira

morei em parnarama hoje moro em sao paulo emuuuuiiitooooo bonito parnarama
Por: francisco

eu nasci ai sito muintas saudades dessa cidade linda que deus abençoo; sair dair com 7 anoos de idade minha ñ deixou eu esqeçe-la sempre me levou air vou pro csrnsvsl 2011
Por: angelo marcos o de freitas

Conheci Parnarama quando minha familia e eu fomos visitar parentes do meu marido Josemiler. Lá, moram Benildes, prima do meu marido, seu marido e filhos. Ela trabalha no hospital da cidade. Somos do Rio de Janeiro, mas gostei demais do acolhimento que as pessoas tiveram conosco. A cidade é muito bonita e tem um rio maravilhoso, lindo!!!!
Por: Elisabete

sou de parnarama mas estou morando em goias na cidadede campo alegre, estou com muita saudade da minha cidade queria, embreve pretendo visita-la.um abraço para todos a minha familha principalmente para minha avò lurdes e meu avò luiz onorio e meu pai milton.
Por: tião

parnarama e muito legal. sou parnaranese mas moro em manaus,,, mas sempre to indo la nas ferias... bjs
Por: vanessa

Eu gostaria muito de conhecer parnarama é minha terra natal. Moro em minas gerais
Por: Carlos

EU AMO ESSA CIDADE, POIS DELA VEM AS MINHAS MELHORES ALEGRIAS, EITA Q MINHA MÃE MORA LAR.OH MÃE! EU TE AMO.
Por: VZÃO

parnarama,minha terra natal gosto muito parnarama
Por: renildo de sousa ponres

Minha querida terra natal,cidade onde cresci e tenho orgulho,um dia voltarei para ficar.abç.
Por: jesivan

Minha querida terra natal,tenho orgulho de ser de Parnarama,hoje moro em luziânia-go,mas um dia voltarei pra ficar, saudades.
Por: jesivan

Abraço para meu avô, em Olho Dágua dos dereçados,oSR.Benedito sinoca.adoro parnarama meu sonho é morar em Parnarama.abrç.
Por: Wother

Uma cidade banhada pelo rio parnaíba, onde encontramos pessoas muitissimas hospitaleiras, com lindas paisagens á beira rio; Parnarama eu amo voçê, que Deus te abençoe, espero um dia poder visita-la de novo.
Por: Evangelista Eduardo

Parnarama, minha cidade natal, que amo de coração, ali eu nasci, hoje só visito, mas um dia quero voltar a morar lá. Um grande abraço a todos os meus conterrâneos e pricipalmente ao pessoal da PANIFICADORA MÃE IAIA, no bairro Agrovema, onde se pode encontrar o melhor pão e os melhores lanches da cidade.
Por: FLAVIO BONFIM

CONHEÇO PARNARAMA SÓ DE PASSAGEM, COISA MUITO RÁPD.... MAIS QUEM SABE! EM UM PERIODO FESTIVO EU E MINHA TCHURMA Ñ COMPARECEMOS AÍ!
Por: DADÁ GOMES

eu amo essa cidade. eu nasci aqui. pra melhorar so faltou mais um pouco de cuidado. com a nossa cidade. apesar de que estou com 3 anos sem visita-la. eu estou minas gerais. mais estou morrendo de soudade. mas embreve estarei AQUI B..J...S!!!!!!!!!!!
Por: genifran da silva sousa

ai é a melhor cidade do maranhão... vem converir pessoalmente no mnosso carnaval...
Por: maxciel

eu morava em parnarama atualmente estou em são paulo mas jamais esqueço a minha cidade sempre q dar no carnaval,festa junina ou vaquejada eu tó la matando saudades da cidade amigos é parentes. ñ tenho o q falar dessa cidade só q eu amo muito esse lugar abençoado por deus.
Por: erica

Parnarama é a única cidade do Estado do Maranhão, que nesceu fruto de um Projeto Urbanístico, o que pode ser constatado pelo pelo foto aérea acima, onde na parte mais antiga da cidade (Centro), as quadras possuem o formato de meia lua e o arruamento é todo padronizado com ruas largas e interligadas.
Por: FLÁVIO BONFIM

Parnarama é uma cidade maravilhosa , nunca quero esquecer , foram anos maravilhosos que vivi ai.
Por: Elzivan

um dia eu te visito minha ciade natal ! me aguarde
Por: jonas fernandes de oliveilra

e realmente uma cidade bem bonita.com varios ponto s de diversao gosto muito de parnarama.
Por: natan

eu moro em parnarama e posso dizer q e uma cidade maravilhosa pra passeio pq pra morar e uma negaçao nao tem do que viver so se for de roça quem quer,mas pra quem gosta de forro baiao e muita azaraçao esse eo lugar..
Por: antonia maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Parnarama
Fundação:
1870
Altitude:
89m
População:
29.113 habitantes
Área:
3.604,7km²
Densidade Demográfica:
8,08hab/km²
CEP:
65640-000

Envie seu comentário sobre Parnarama

banner