Gonçalves Dias

Gonçalves Dias-MA
banner

Bem-vindo a Gonçalves Dias!

banner

Comece planejando a sua viagem para Gonçalves Dias utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Gonçalves Dias e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Gonçalves Dias.

A cidade de Gonçalves Dias, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 140m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.092 habitantes. A área total de Gonçalves Dias é de 1.118,0km², e sua densidade demográfica é de 15,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gonçalves Dias-MA é 65775-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Gonçalves Dias

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento desse município é atribuído a Luís de Sena Leal, mais conhecido como Luís “cantuário”, Raimundo Almiro e aos irmãos Raimundo, Pedro e Antônio Pedrosa, que para lá se dirigiram, partindo de Cupins, em Caxias.
O povoado por eles fundado tomou o nome de Centro dos Pedrosa, tornando-se movimentado centro de produção agrícola, onde as atividades comerciais também passaram a ter significativa importância. Com o crescimento econômico e demográfico de Centro dos Pedrosa, seus habitantes iniciaram, a partir de 1950, intensas gestões políticas com objetivo de conseguir sua emancipação.
Pelo Decreto-Lei Nº 1715, de 31 de dezembro de 1958, o povoado foi elevado à categoria de município, com denominação de Gonçalves Dias.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

gonçalvino

População

17.485 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Povo simples e acolhedor, cidade calma, ideal para quem busca tranquilidade. Confira!

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Maranhense 

Limites

 

Acesso Rodoviário

Distâncias:

Da Capital:

291 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 Açude 

O ambiente descontraido e agradavel, são verdadeiros prazeres dos fins de tarde.
Balneário Nonatão tem um bar e restaurante, com saborosos drinks e uma cerveja estupidamente gelada.

Rio Codozinho

Como atrativo natural o município oferece o rio Codozinho(localizado no povoado de Chapadinha) e alguns açudes que se transformam em balneários para o lazer das pessoas.

Culinária

- Na culinária os principais pratos são maria-isabel e o baião-de-dois.
Artesanato

Também está na cultura a fabricação artesanal de jacá, paraca, tapati e outros utensílios que são confeccionados com a utilização de taboca, palha de babaçu e tucum.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A principal manifestação folclórica do município é o dia Santo Reis, Festa do Divino

- O município comemora a festa de sua padroeira, Nossa Senhora das Graças. com um grande festejo, que reúne milhares de pessoas, inclusive de outras cidades vizinhas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GONÇALVES DIAS

E-mail:

Telefones:  (99) 3562-1808  

Sites: http://www.goncalvesdias.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: fatima_hotmail.com

Telefones: (99) 3562-1232

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gonçalves Dias

Gostei de ver as fotos da cidade que nasci parabens a prefeitura de Gonçaves dias.
Por: jose de ribamar pereira de sousa

Fiquei emocionada ao rever através das fotos Gonçalves Dias, cidade em que morei por muitos anos e que agora estou distante. Aproveito o momento para parabenizar a equipe pelo portal.
Por: Caira Barbosa

uma cidade que sempre passo as férias. Em que seus habitantes acolhe muito bem os visitantes!!! aconselho a quem querer em passear em um bom lugar e ser bem recebida!!!
Por: francisco aristófanes

poxa a cidade de vcsé muito bonita nas fotos. mas q pena q ainda nao pega sinal de celular.. nao entendo pq uma cidade como esta o prefeito ainda nao disponibilizou uma torre de celulares.. mas é legal esta cidade
Por: josé antonio

eu conheço gonçalves dias,sou de brasilia df é me casei ai em agosto de 2005 pois a minha esposa e dai,os pais dela mora ai. depois que fui ai em 2005 para me casar ja voutei ai (3) vezes,gosto muito dai e uma cidade maravilhosa muito aconchegante,agora em abril estarei de ferias,é irrei passar as minhas ferias ai em gonçalves dias a cidade a qual comecei a amar desde a primeira vez em que eu a visitei.logo breve se deus assim permitir estarei morando ai,valeu gonçalves dias amo muito você!!!
Por: gileno

HA MUITOS ANOS NÃO VISITO GONÇALVES DIAS, LUGAR ONDE NASCI. MAS HOJE ME SENTI ESTANDO AÍ, VENDO TANTAS FOTOS DA MINHA CIDADE. QUANTA SAUDADE... SOU FILHA DAÍ. EU SOU ANA MARIA LAMAR MORO EM BRASILIA. GOSTARIA DE REVER ALGUNS PONTOS DA CIDADE TAIS COMO: A IGREJINHA, A CASA ONDE NASCI, A ESCOLAS E TANTOS OUTROS LUGARES - FICARIA MUITO GRATA SE PUDESSE REVER TODOS ESSE LUGARES. GRATA ANA LAMAR
Por: ANA MARIA LAMAR ASSIS

Nossa como é bom rever a cidade de onde eu nasci e fui criada até meus 16 anos, hoje estou um pouco longe dessa cidade, mas em breve estarei de volta para matar as saudades dos familiares e amigos q deixei.
Por: Jardânia Lima

Que saudades... minha pequena cidade linda e tranquila...que paz!
Por: Luzinete Rodrigues Bezerra

teho amigos aqui no rj que sao desta cidade. e que falam muito das praças que sao lindas.um abraço
Por: jair pereira chagas

Conheço, e sou de lá, hoje moro em São Paulo, eu adoro minha Cidade, natureza ,respira ar puro,etc.
Por: Cleide

eu ja morei ai sou neto do finado jozé da rua rui barbosa ai e muito bom!!!
Por: pedro henrique

Eu fiu uma só vez em Gonçalves Dias meu Amado q foi criadado ai me levou pra conhecer, inclusive o sobrenome de é Rodrigues Gonçalves , pois meu sogro foi um dos fundadores... eu Amei de paixao o clim desta cidade. E sinto muiiiiiiiiiiita saudades, espero q o urbanismo e o desmatamento ñ afetem nunk este lugar. abraços p todos dai.
Por: janaina laran...

conheço esta cidade é muito aconchegante, aí morei a muito tempo hoje moro em são paulo,mas pretendo a qualquer momemto rever este povo simpático ok?
Por: milson alves

to muito feliz por ver minha cidade que tanto amo aqui pela net!!!!
Por: islana

gonçalves dias é uma cidade mais que maravilhosa , e tudo de bom por isso amo demais a minha cidade.hoje não vivo mais em gonçalves dias mais a guardo em meu coração.amo e sempre amarei a minha terra querida......
Por: raicleide sobreiro de andrade

Ao ver essas fotos de Gonçalves Dias, o meu coração chora de saudades. Nasci em Gonçalves dias, sair ao 11 anos e fou morar em Timon, de onde saír aos 15 anos, para Rio Branco-ACRE, onde moro até hoje. Sou Sgt do Exército e sempre nas minhas férias visita Gonçalves Dias, pra matar a saudade, mas desde a minha últina visita (1998) não voltei mais. Tenho muita sauddade de todos os meus amigos de infãncia. Sou o Naldo, morava na Rua da Igreja, ou seja Av Newton Belo. Abraço a todos vocês gonçalvinos.
Por: Francinaldo Nunes Morais

Tenho muirtas saudades dessa cidade linda. Meu coração palpita de tanta emoçã ao ver fotos desse lugar onde vivir por muirtas anos. Hoje estou no Acre, bem distante. Sou o Naldo.
Por: Francinaldo Nunes Morais

OLAR ,SOU FILHAR DE ,GONÇALVES DIAS NACIE E ME CRIEI AI AMO .MINHA TERRA O MEU SONHO E UM DIA VOLTAR . MEU PAI SE CHAMA JUVENAL .BEIJOS PARA TODOS DAI ADOREI AS FOTOS
Por: eliny da silva gomes

estou com muita saudade desta cidade do meu coraçao, passei minha infancia toda .Agora estou morando em marabá no pará "como esta cidade cresceu "! Que lindo lago breve irei ver este lago alciannee!
Por: alciannee

gonçalves dias cidade que naci, como esta diferente, tive o prazer de voltar ai no mês de julho, amei minha cidade natal, que saudade, que povo maravilhoso e hospitaleiro. um dia voltarei
Por: maria dalva rodrigues

eu moro em gonçalves dias e gosto muito desta cidade
Por: Ivonildo lima de sousa

eu moro em Gonçalves Dias e gosto muito desta cidade uma cidade linda e maravilhosa e não pretendo ir embora
Por: Ivonildo lima de sousa

É uma belícima cidade já morei ai, hoje estou no rio de janeiro,mas com muita saudades desta cidade linda.
Por: alexsandro de oliveira chaves

Uma cidade maravilhosa do qual gostei muito, pessoas amigáveis e de muito caráter, maravilhosa.
Por: francyericadamascenofernandes

Cidade que tenho saudades e que guardo na memória o tempo em que estive de passeio...Com Fé em Deus um dia voltarei a essa Cidade abençoado.
Por: Vagner Duarte de Araújo

eu nauh conheço ai nao mas eu tenho uma irmar que mora ai sempre minha familia vao passar ferias ai menos eu mas nesse final de ano eu quero ir eu quero cnhecer de perto as maravilhas dai.............. adorei eesa pagina de ferias.............. que deus abençoe vcs sempre........
Por: raquel martins

MINHA MÃE MUDOU PARA AI, SAIU DAQUI DE PALMAS-TO, MAIS SEU MARIDO, ESTOU CURIOSISSIMA PARA CONHECER A CIDADE.MINHA MÃE SE CHAMA OSMARINA RODRIGUES E MEU PADRASTO JOSÉ PEREIRA,SAUDADE DEMAIS!!!
Por: ELIANE

e uma cidades muito linda minha cidade natal faz tempo q sair de la... mais ela sempre via fica em meu coracao....amor essa cidades........bjoss sinto muita saudades dessa cidade maravilhosa
Por: maurilene maria brito

sou gonçalvina de coração,amo minha querida terra g.dias terra de gente boa cidade acolhedouda amo vç. bjs;
Por: maria de jesus fernandes de sousa

gonçalves dias e uma cidade muito linda,tenho muitos parentes la eu amo muito gonçalves dias-maranhao*
Por: josyelly

nossa como eu fiquei emocionado ao ver as fotos e as ruas.mudei de gonçalves dias em 1970 as 16 anos o prefeito era balthazar barros marinho como faz tempo um dia voltarei para matar a saudade e rever os amigos.
Por: bento araujo de sousa

eu morei ai 26 anos e. meus pais ainda mora nosta bela e umilde cidade. eu gosto muito de g. dias e senpre que posso vou ai. o povo e muito acolhedor e esso e muito importante em saber que ai tem muitas pessoas de otima indoli eu torco muito que gonçalves dias prospere ainda mais. um grade abraco de seu conteranio. obs. eu hoje morro em açailandia e uma cidade que crese muito a cada ano.
Por: adonillton alves

Estudei nessa cidade durante dois anos, nos idos dos anos 1970 e 1971. Como alguém já disse, na época o prefeito era o "Seo" Balthazar. Naquele tempo o melhor colégio era o Bandeirantes, onde estudei e fiz inúmeros amigos, como o César (grande goleiro), o Xerém, Evangelista, Neguinho do "Seo" Tuna, o Bau irmão dele, Zeca Felismino, o Antonio irmão dele, Adailton, meu colega de volei, Walter, Custódio, "Seo" Zé do Frio (grande sapateiro), Antonio Filho (hoje empresário em Brasília) e muitos outros e algumas amigas, como a Lúcia e Odorica (irmãs), Yardeley e tantas outras. É muita saudade! Felizmente posso visitar a cidade com frequência, mesmo que não encontre os amigos daquele tempo. Tenho um amigo que mora aí e está sempre em evidência: o Raimundo José, o popular Raimundão, que já foi prefeito da cidade. Enfim, GD, como diz meu amigo Paulo Afonso (gonçalvino por adoção e de coração e grande advogado em s. Luís), faz parte da minha história.
Por: Francisco Leal

morava ai essa cidade e legal EU GOTO MUITO DAI EM BREVE ESTOU PENSANDO EM PASSEAR AI
Por: OSVALDO

É muito bon rever minha cidade, mesmo q seja por fotos, sou filha desta linda cidade, moro fora a alguns anos, ver essas fotos me deu uma vontade enorme de rever minha cidade, sinto tanta falta desse povo simple acolhedor e simpatico. Beijos a todos de Gonçalves Dias, e p/ q ñ conhesse eu recomendo vcs iram gostar.
Por: Railene Vieira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gonçalves Dias
Fundação:
1958
Altitude:
140m
População:
17.092 habitantes
Área:
1.118,0km²
Densidade Demográfica:
15,29hab/km²
CEP:
65775-000

Envie seu comentário sobre Gonçalves Dias

banner