Senador Canedo

Senador Canedo-GO
banner

Bem-vindo a Senador Canedo!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Senador Canedo, informações e fotos da maravilhosa Senador Canedo. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Senador Canedo, recomendadas por internautas.

Informações de Senador Canedo

Roteiros do Brasil

Região dos Negócios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Senador Canedo está relacionada com a estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal S/A. O crescimento do município se deu juntamente com a construção da ferrovia, e as primeiras famílias de trabalhadores eram oriundas dos Estados de Minas Gerais e Bahia. A Fazenda Vargem Bonita, do senador Antônio Amaro da Silva Canedo, foi o local onde foram montados os acampamentos dos trabalhadores, que deram início à construção da ferrovia e das primeiras moradias. Na década de 30, inicia-se, em torno da Estação Ferroviária, a zona central e os primeiros estabelecimentos comerciais. Coube à igreja intensificar o processo de ocupação, através da atuação dos padres locais. Os lotes eram doados ou vendidos a baixos preços, para promover a intensificação do povoamento, surgindo os primeiros loteamentos. O nome do povoado Senador Canedo, que antes era denominado Esplanada, foi em homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo, primeiro representante de Goiás junto ao Senado Federal.
Em 31 de março de 1953, o povoado foi elevado à condição de distrito, pertencendo a Goiânia. Em 1988, a Assembléia Legislativa aprovou a emancipação do município, e passou a denominar-se Senador Canedo. A instalação foi efetivada em 1º de junho de 1989.  

Significado do Nome

Homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo. 

Aniversário da Cidade

19 de Janeiro

Gentílico

canedense

População:

84.443 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A principal atividade econômica da cidade é o complexo petroquímico da Petrobras e indústrias relacionadas. Além do pólo petroquímico, destaca-se ainda o setor comercial em ampla ascensão,bem como a expansão dos empreendimentos imobiliários.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Caldazinha, Bonfinopolis, Goianápolis.

Acesso Rodoviário

GO-020 e GO-403 e GO 010

 

Distâncias:

Da Capital:

18 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária (nova)

V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SENADOR CANEDO-NOVA
Município de Senador Canedo, GO
Linha-tronco - km    GO-3832
Inauguração: c.1980
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1980  
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: Há hoje duas estações com o nome de Senador Canedo, a velha (original de 1950) e a nova. O pátio da estação de Goiânia foi desativado nos anos 1980 e por isso foi construído um pátio e a estação nova de Senador Canedo, que na verdade foi construído parcialmente, isto é, apenas as linhas. As demais construções (silos, oficinas e docas) nunca saíram do papel, assim como a maior parte da grande área central do antigo pátio de Goiânia. Os últimos trens de passageiros para Goiânia, parece que em março de 1986, chegaram na verdade somente até Senador Canedo-nova, pois, daí para a frente, já estava na época tudo desativado. A estação nova situa-se a cerca de 3 km da velha, sentido Goiânia: depois da velha, entre elas existem diversos terminais de combustíveis, sendo o principal o da Petrobrás. Portanto, estão em pátios diferentes; apesar da velha possuir um imenso pátio porém sem desvios e em completo abandono. Já a nova possui um grande pátio , é estaçao da FCA, apesar de estar semi-abandonada, pois nota-se que algumas partes depredadas e no dia da foto não encontrei ninguém na estação. Possui um imenso pátio com diversos desvios com grande quantidade de vagões estacionados (Roberto Fonseca Dias, 11/2006). Em março de 2008, o matagal tomava conta de boa parte do pátio. (Fontes: Domingos Tiveron Filho, 05/2006; Reney, de Goiânia; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979; Roberto Fonseca Dias, 11/2006). 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO

E-mail:

Telefones: (62) 3275-3010

Sites: http://www.senadorcanedo.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GOTelefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (62) 3512-6511

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Senador Canedo

parabens Senador Canedo e toda sua administraçao. Eu agradeço por todo o beneficio que tenho na cidade. A cada dia que passa me encanto mais com esta cidade. Eu morava em goiania, vim a passeio, me encantei com a cidade. Agora sou canedense de coraçao.
Por: jocimar de souza pires

Seanador Canedo é uma cidade que devido a sua proximidade a Goiânia e a sua altitude possui mirantes maravilhosos como o do Morro Santo Antonio na entrada da cidade que proporciona uma visão vislumbrante de toda Goiãnia e Senador Caendo. Por ser Polo Petro-químico de distribuição de combustíveis da PETROBRAS é uma cidade promissora uma vez que possui uma das maiores arrecadação de impostos de Goiás. Além de contar com o ÓLEODUTO também contará um ALCOOLDUTO. Seus pontos turísticos e sua elevação do nível do mar a torna uma cidade bastante pitoresca e acolhedora!!
Por: welton

amo esta cidade,onde nasci,e apredi amar,estou longe mais em breve voltarei.
Por: william borges de souza

Moro no RJ, porem fui visitar Goiânia, onde moram alguns parentes meu e conheci a cidade de Senador Canedo. Pretendo um dia quem sabe, morar nesta cidade. Parece ser muito tranquila. Quem não a conhece deveria conhecer, eu me apaixonei por ela.
Por: vera

A cidade e linda e muita acolhedora passei a virada do ano LA e concerteza foi inesquecivel, acoselho a quem nunca foi procura-la pois e uma cidade maravilhosa, pretendo em breve retorna ate o senador canedo. beijsss a essas pessoas e paisagens lindas.vanessa-bahia
Por: vanessa alves

O Bom da cidade e que ela vem crecendo a cada dia,lazer,segurança, a cidade estar ficado viva. Eu adoro Senador Canedo.
Por: Divino Silva

Senador Canedo melhorou muito no últimos 8 anos, em relação a saúde, pelo menos, não me falta atendimento médico em Senador Canedo,os meus remédios eles buscam de graça na farmácia popular e deixam na minha casa, tudo de graça, ela é muito perto de Goiânia, pode-se viver nela e ter a impressão de estar na capital!
Por: Vanderson

Estive em Senador Canedo em dezembro de 2009, é uma cidade muito bonita, aconchegante,tem uma temperatura muito agradável.
Por: cristi

amo esta cidade,morei em senador canedo de 1996 a 2004.mas infelizmente não tive o prazer de acompanhar este crescimento.Voltei em 2008 e achei a cidade espetecular,meus parabêns esta tudo muito lindo tenho vontade de poder voltar.se Deus permitir.E q nosso Senhor Jesus continue a abençoar aqueles q nesta cidade habitam,um grade abraço.Kelen Patricia.
Por: kelen patricia lima maciel

Essa cidade e maravilhosa cidade que eu fui criada eu sou apaixanada por senador canedo e sou feliz por morrar na cidade que mas crece no estado de Goiás. Parabens pelo credimento.
Por: Ana Paula Xavier dos Santos

eu amo senador canedo, minha cidade, tenho o maior orgulho de ser canedense...
Por: noedna

minha cidade a mais bonita e gostosa p/se viver pertinho da capital de goias e bem segura,venham conhecer vcs vão adorar.
Por: marcivon cesar miranda

SEM DUVIDAS A CIDADE E MUITA BONITA E NAO PARA DE CRESCER. TENHO ORGULHO DE DIZER QUE SOU MORADOR DE SENADOR CANEDO, A CIDADE QUE MAIS CRESCE EM QUALIDADE DE VIDA PRINCIPALMENTE!!!
Por: GILSON SANTOS

É um lugar marravilhoso de se viver,muitas opcões de emprego,é uma cidade bem estruturada e bastante movimentada,hoje senador canedo possui várias empresas de auto padrão,programas sociais,bastante patrulhamneto de policiais...
Por: kaio césa lopes felipe

Sou de Arujá, SP e passei um mes em Canedo; gostei muito, meus filhos se divertiram demais e querem voltar . Cidade tranquila, otima comida especialmente a pamonha super queijo!!!!!!!!!!!! Até breve Canedo...
Por: helia

Oi, Boa tarde gostaria de dizer que achei essa cidade maravilhosa só vi falar dela só de ver, por internet me deu vontade de ir embora pra morar ai, mas tem tudo pra eu ir, pois tenho uma pessoa que eu amo de coração que ja faz 15 anos que ele mora ai, se ele me levar pra SENADOR CANEDO serei muito feliz. Eu tenho certeza Sou do Maranhão um abraço a todos
Por: naza

mora nessa cidade maravilhosa foi dez e hoje resta saudades desse lugar fantastisco
Por: rogerio

Oi sou nazaré moro no maranhão, tenho uma pessoa que mora ai já faz quinze anos, conheço Senador Canedo só por internet mas achei muito bonita tenho vontade de ir morar nessa Cidade maravilhosa um abraço a todos.
Por: nazaré

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Senador Canedo

Envie seu comentário sobre Senador Canedo

banner