São João d'Aliança

São João d'Aliança-GO
banner

Bem-vindo a São João d'Aliança!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São João d'Aliança, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São João d'Aliança

Roteiros do Brasil

                                                                 Regiãoda Reserva da Biosfera Goyaz

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de São João D’Aliança teve sua origem vinculada à Fazenda Olhos D’Água, às margens do Córrego Capetinga, em Forte. Em 1910, era o Arraial Capetinga, constituído por algumas casas de capim, duas casas de telha e uma capela dedicada a São João Batista. Posteriormente, o arraial foi conhecido por São João da Capetinga. Em 1930, o povoado foi elevado à categoria de Vila e o nome foi substituído por São João D’Aliança. Pela Lei Estadual nº 793, de 6 de março de 1931, a sede do município de Forte foi transferida para a Vila de São João D’Aliança. 
Em 1939, o município de São João D’Aliança foi extinto, anexando-se ao território de Formosa na qualidade de distrito, conservando, porém, a mesma denominação. Finalmente, 15 anos depois, pela Lei nº 954, de 13 de novembro de 1953, foi restaurada a sua categoria de município, instalado em 1º de janeiro de 1954. Após este período de transição, o município foi pouco a pouco reconduzido às suas atividades produtivas, alicerçadas no desenvolvimento da agropecuária e extração de manganês e, mais recentemente, pela grande concorrência de novos compradores de terra. Em 1944, a administração do município estava sob o comando de Francisco Magalhães Filho.

Significado do Nome

Supõe-se que o nome seja em homenagem à Aliança Liberal, que triunfou em 1930.

Aniversário da Cidade


Gentílico

são joanense

População

10.254 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Pense em um lugar que é tudo de bom, muita água, cachoeiras, esportes radicais, ciadade pequena e acolhedora, muitas festas tradicionais.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Goiano

Limites

Alto Paraíso (N), Água Fria e Formosa (S), Flores de Goiás (L), Niquelândia (O).

Acesso Rodoviário

GO-118

 

Distâncias:

Da Capital:

331 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira das Andorinhas

A Cachoeira das Andorinhas fica na região do Córrego Rodeador, na Serra Geral do Paranã. São 26 km da sede de São João d’Aliança, sendo 10 km de trecho pavimentado e 12 km de trecho não pavimentado além de uma trilha de 4 km, às vezes escorregadia, cuja caminhada leva, em média, uma hora para se realizar, com nível médio de dificuldade. A queda possui grande beleza e, em determinadas épocas do ano, as andorinhas, com seus ninhos por detrás da queda d’água, atravessam a cachoeira e a sobrevoam, justificando seu nome. Há um poço ideal para o banho na parte superior da cachoeira, antes da queda. De lá, a 997 m de altitude em relação ao nível do mar, tem-se uma bela vista.

Cachoeira São Cristóvão


É também conhecida como Cachoeira do Pastor e está localizada na região do Chico do Morro, na Serra Geral do Paranã. O acesso se dá por via não pavimentada, 14 km distante da sede de São João d’Aliança. Do rancho para as cachoeiras do Córrego Veadeiros há uma pequena trilha interna de 800 m, que é realizada em cerca de 30 minutos, com nível médio de dificuldade. São duas quedas d’água, uma com 33 m e outra com 55 m. É possível tomar banho no poço da primeira queda. Alguns metros adiante, justamente onde começa a segunda queda, tem-se um belo mirante do Vale do Paranã. No rancho são servidas refeições típicas da culinária goiana feitas em fogão à lenha, ideal para arrematar um dia de caminhada.
  
Cachoeiras São Pedro

Localizadas na Fazenda Bela Vista, no Vale do São Pedro, na Serra Geral do Paranã, estas cachoeiras fazem parte da microbacia do córrego São Pedro. São 19 km de trecho não-pavimentado até a trilha. Para a Cachoeira São Pedro I, são 1,5 km de trilha, que leva em média 40 min para serem feitos. Já para a cachoeira São Pedro II (de 37 m de altura), a trilha tem 2 km, que levam em média 1h de caminhada para serem completados, e tem um trecho com alto grau de dificuldade.
   
Cachoeira do Label

A cachoeira do Label é a mais alta do município, com aproximadamente 120 m de altura. Está localizada na Serra Geral do Paranã e é formada pelo córrego Extrema. O acesso é feito por 26 km de carro na estrada municipal não pavimentada. A trilha interna tem 2,5 km com médio grau de dificuldade. Há um rancho e área de camping para quem quiser pernoitar em barracas ou redes.
   
Cachoeira do Cantinho

O Cantinho é a cachoeira com o maior volume de água, e um dos poços mais fundos do município, localizada a uma distância de 45 km da cidade, sendo 2 km de asfalto e 43 km de terra. É feita uma caminhada de 1 hora em trilha com médio grau de dificuldade. A cachoeira do Cantinho, com seus 30 m de altura, despenca entre as rochas e forma um acortinado de beleza ímpar escolhendo o rio Cachoeirinha como seu leito eterno.

Balanço do Mário

Bem pertinho de São João d’Aliança, a apenas 10 km de asfalto, 1,2 km de terra e 100 m de trilha, o Balanço do Mário tem banheiro, comida e rancho de apoio. O balanço e o trampolim ficam sobre o Rio das Brancas, onde com medo, coragem e determinação, o visitante se lança num frenesi, passando momentos inesquecíveis.

Bocaina do Farias

Também conhecida como Buraco do Farias (ou Cânion do Farias pelos praticantes do canionismo), a região leva o nome de dois rios que ali nascem: Faria e Farinha. É uma área peculiar da Serra Geral do Paranã, abrigando cachoeiras, canyons, rios e piscinas naturais. Está localizada a uma distância de 65 km da sede do município de São João d’Aliança, sendo 35 km pavimentados e 30 km em estradas de terra. Depois do trajeto de carro, caminha-se em uma trilha de aproximadamente 6 km, com médio grau de dificuldade e alguns trechos bastante íngremes.

Fazenda Boa Esperança

Localiza-se na Serra Geral do Paranã, ao norte do córrego Extrema, distante 25 km da sede do município de São João d’Aliança. Para chegar até a fazenda é necessário cavalgar por aproximadamente 6 horas, em um caminho muito acidentado que corta a Serra Geral. O esforço é recompensado quando se chega à fazenda onde estão localizadas três cachoeiras espetaculares. A primeira leva o nome da fazenda e se encontra a aproximadamente 20 minutos de caminhada da sede da propriedade. Tem 10 m de queda d’água e é extremamente bela e intocada. A segunda queda d’água se chama Cachoeira do Quintal, tem por volta de 8 m de altura e é um ótimo local para se refrescar sem ter que se deslocar muito. A terceira cachoeira, intitulada Véu de Noiva, é a maior delas, com 72 m de altura e duas quedas d’água, uma ao lado da outra.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO D'ALIANÇA

E-mail:

Telefones: (62) 3377-6500

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São João d'Aliança

Olá, sou Marcelo Rezende Radialista moro em São João d´Aliança cidade de altos relevos,lindas cachoeiras,gente bonita e muitas festas.
Por: Marcelo Moreira Rezende

morei durante 7 anos nesta cidade. Lá é maravilhoso...clima, povo, belezas naturais, etc. Lá tem um enorme atrativo turístico, pouco conhecido - O DISTRITO DO FORTE. tanto como patrimonio cultural quanto ambiental.
Por: tertuliano pereira neto

é uma excelente cidade..parabéns meus conteranos,tbm sou de goiás..
Por: rosaia luciana f.de lacerda

amo muito essa cidade tenho muitos amigos e parentes q moram lá ha muitos anos e ja tem história nessa cidade e um lugar calmo e tranquilo pra se viver!!!
Por: adriana gonçalves

OUÇO AQUI EM CURITIBA A RADIO RURAL FM, PELA INTERNET MUITO BOA POR SINAL, UM ABRAÇO A TODOS DE GO, ESTADO QUE EU NAO CONHEÇO.
Por: JOSE DOMINGUES DE FARIA

conheci varias cachoeiras,super desumbrantes,maravilhosas,incrosive uma que tem proximo a cidade,a cachoeira do p.a mingau
Por: denivaldoduarte de lima

Que soudade desta cidade maravilhosa que aprendir a amar de todo do meu coraçao,em breve estarei visitanto para matar a soudade desta terra.um forte abraço do Pastor Ediram.
Por: Ediram Rodrigues Quaresmae

Cidade Linda!!!!Lugares aconhegantes!!povo acolhedor!!!AMOOO de PAIXÃO!!!!
Por: Lúcia de Fátima de Sousa

eu amo esta cidade pois morei aí por muito tempo e tenho amigos que gostaria de encontralos de novo.quando estava nessa cidade foi um périodo mais feliz da minha vida e eu ñ sabia.hoje moro em Goiânia e estou bem graças a deus.
Por: roberta

MUITO LINDA SUA CIDADE PARECE TÁO CALMINHA VOU CONHECER MORO NA DIVISA DE TOCANTINS COM O MARANHÁO ONDE ESTÁ SENDO CONSTRUIDA A HIDRELETRÍCA DE ESTREITO -MA UM FORTE ABRAÇO ATODOS E ATÉ LÁ........
Por: NELSINHO FONSECA

Moro em São Jõao à 23 anos conheço como a palma da mão, municipio de rara beleza cenica, portal da Chapada Dos Veadeiros portadora de lindas cachoeiras uma das mais altas da chapada 120m de altura com mirante de 440m. um cenário de tirar o folego bem selvagem, más com trilha bem natural vale a pena visitar. Sou guia local se quizer meus serviços é só ligar. 62 96694729 [email protected]
Por: Geraldo Hermes Bertelli

Muito interesante os chales sua casa achamos que depois vamos ai tchau !!!!!!!!!!!
Por: Poliana Talarico Bertelli

pensa em um lugar que é tudo de bom,muita agua cachoeiras, esportes radicais, ciadade pequena e acolhedora, muitas festas tradicionais.
Por: berthie dornelas

Queridos leitores, eu tive o prazer de conhecer esse pedaço do nosso país maravilhoso, cidade essa aonde encontrei muitos amigos, bater papo do lado de fora da casa, tomar sorvete, cidade típica de interior, pessoas acolhedora, felicidade completa. Sou de Minas Gerais do interior, agradeço aos amigos que fiz e pretendo voltar. Recomendo a visita. Abraços
Por: Sheila

Gostei muito, fui muito bem recebido pelo corretor de imoveis Betrhie pretendo voltar mais vezes.
Por: Acy cidade

cidade pagata ,tranquila eotima para descansar.sou nascido em sao joao d aliança mas a doze anos moro em brasilia sempre que posso vou passear e repor as energia em sao joao.
Por: itamar carvalho da silva

cidade pagata ,tranquila eotima para descansar.sou nascido em sao joao d aliança mas a doze anos moro em brasilia sempre que posso vou passear e repor as energia em sao joao.
Por: itamar carvalho da silva

cidade maravilhosa. nasci la e moro em brasilia ha 6 anos vou sempre que posso. pois e ideal para descançar. recomendo as cachoeiras.
Por: joeci ferreira

nossa eu ja morei nessa cidade no a no de 2010 hj moro em unai mg to morrendo de saudade de sao joao te amo
Por: raysse

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João d'Aliança

Envie seu comentário sobre São João d'Aliança

banner