São Domingos

São Domingos-GO
banner

Bem-vindo a São Domingos!

banner

Comece planejando a sua viagem para São Domingos utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Domingos e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Domingos.

Informações de São Domingos

Roteiros do Brasil

Região da Reserva da Biosfera Goyaz

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Domingos é uma das cidades antigas e históricas do Estado de Goiás. Ainda com uma arquitetura colonial, o município tem origem datada de fins do século XVIII. Segundo consta, Arraial Velho, que fica a 2 Km da atual cidade, foi o primeiro povoado existente no local. Domingos permaneceu ali como um dos primeiros colonizadores. Após a decadência da mineração, passou a se dedicar à lavoura e à pecuária - esta, base da economia atual.
São Domingos tem quase cinquenta anos de emancipação. Seu primeiro prefeito foi Domingos Jacinto Pinheiro, que nasceu na cidade em 29 de abril de 1896 e morreu em 28 de agosto de 1971. Filho do coronel Jacinto Honorato Pinheiro, um dos maiores chefes políticos do nordeste goiano, com Joaquina Alexandrino de Oliveira Pinheiro, foi promotor público e deputado estadual em 1947. Prefeito por amor à terra, e não, ao dinheiro, esteve à frente na luta pela emancipação da cidade.

Significado do Nome

Moradores mais tradicionais contam que, na época, o mineiro Domingos José Valente transferiu-se para o local, vindo da Bahia, em busca de ouro. Como forma de proteger-se, levou uma imagem de São Domingos de Gusmão. Chegando ao local, o pioneiro construiu um altar para a imagem, que deu origem ao nome do município e do rio que cerca a cidade.

Aniversário da Cidade

14 de Outubro

Gentílico

dominicano

População

11.236 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade muito tranquila!

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Goiano 

Limites

Campos Belos, Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Iaciara, Guarani de Goiás, Correntina (BA) e São Desidério (BA).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

600 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira de Gericó 

Exuberante característica particular formado pelo Rio Galheiros, local para uma bela caminhada. 
 
Cachoeira de Palmeira 

Incrível beleza com três quedas consecutivas. 
 
Cachoeira de Pedra Talhada 

Totalmente preservada, cujo nome se refere a uma formação ocorrida na rocha calcária, que mais parece ser esculpida. 
 
Cachoeira do Rio São Bernardo
 
Com águas límpidas, e com uma praia de areia no pé da cachoeira apropriada para banho. 
 
Caverna Angélica, Bezerra 

Uma das maiores e mais belas do parque Estadual Terra Ronca, muito rica em Espeleotemas. 
 
Caverna de São Bernardo 

Formada principalmente pelo Rio São Bernardo o qual dá nome a caverna e possui uma beleza singular. 
 
Gruta Terra Ronca 

Deslumbrante é penetrar no reino dessa formação geológica singular, cortada pelo Ribeirão da Lapa, com suas águas cristalinas resplandecentes. Sua boca com 100 metros de altura e mais de 100 metros de largura é considerada uma das 03 maiores bocas de cavernas do mundo. 
 
Lago de São Domingos 

Formado através da Usina Hidrelétrica que gera energia para a região do nordeste goiano, o lago tem toda a orla iluminada. 
 
Pico do Moleque 

(Morro do Moleque)-Próximo a cidade cravado na Serra Geral (espigão mestre), o qual proporciona uma vista de paisagem ímpar do nordeste goiano. 
 
Sumidouro
 

Lugar onde o rio entra no chão e reaparece a mais ou menos quatrocentos metros adiante, também de uma beleza única.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.saodomingos.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DO REGISTRO DE TÍT,. E DOC. E PESSOAS JURÍDICAS

E-mail:

Telefones: (61) 3655-1155

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Domingos

Em breve irei com meu esposo e meus amigos visitar São Domingos no reveilon, achei a cidade muito interessante e linda..
Por: luzia cicero martins

SOU NASCIDO NESSA CIDADE MAIS INFELISMENTE FAZEM MUITOS ANOS QUE NAO A VISITO MAIS SEI PELO POUCO QUE ME RECORDO QUE E UMA CIDADE MAGNIFICA ADORARIA CONTACTAR PARENTES RESIDENDES AI
Por: dilson ferreira leitão

sou natural dessa maravilhosa cidade a minha familia tem ramificaçoes no povoado de sao vicente sou da familia ferreira leitao gostaria de contactar parentes que ainda moram ai em sao domingos sei que ainda tenho tios tias e primos so que nao os conhecos
Por: dilson ferreira leitao

são domingos o que dizer,ha muito tempo que sai de lá, minha terra natal,mas meu coração ficou por lá ,uma cidade maravilhosa,finalizando eu amo são domingos,saudades s2.
Por: vanderlúcia

É uma cidade muito tranquila, onde morou meus avós e onde nasceu minha mãe. Fui lá algumas vezes e adorei a prainha, o lago... Tenho tios e primos que moram lá, então logo, logo irei visitá-los.
Por: João Victor

OLah.. conheço sim!inclusive minha familia e toda de lah!! e uma cidade maravilhosa..onde ha pontos turisticos inacreditavel!!Algo de Deus mesmo! passei um pouco da minha infancia.. muitas recordaçoes!!! Saudades!! logo..logoo!! vou visitar novamente!!!
Por: Emilly

cidade maravilhosa, ja morei na vila da celg em 1992, atualmente moro em goiania desde 92, nunca mais tive a oportunidade d voltar a cidade, mas ainda voltarei pra visita-la, lugar otimo tranquilo natureza bella.
Por: WELTON CHAVES

ESTOU ACHANDO LINDO PORQUE SEMPLE EU ESTOU AQUI OBRIGADO DEUS MARAVILHOSO POR NÓS DAR ESSA OPURTUNIDADE UM ABRAÇO DO AMANTE DA NATURESA....
Por: WASHINGTON CARDOSO DE SOUZA

SAO DOMINGOS SE RESUME EM UMA UNICA PALAVRA "EXUBERANTE". AMO A MINHA CIDADE,ALEM DE POSSUIR RUAS QUE CONTAM A SUA PROPRIA HISTORIA,E PRIVILEGIADA COM UMA FAUNA E FLORA MARAVILHOSA.
Por: STEPHANY LAYLA

SAO DOMINGOS E UMA CIDADE MARAVILHOSA PRINCIPALMENTE O RIO ANGELICA
Por: LAILA CARDOSO DOS SANTOS

Não, más gostaria de conhcer um dia está cidade, fica aqui um grande abraço, Eu adoro a natuireza e ai parece muito prazeroso.
Por: miguel leite

Moro em goiania e vou a são domingos trabalhar. Lugar que me prende devido a belezas naturais. Caverna Angelica: passeio imperdivel.
Por: Janes Jose Bragança

fico ate sem palavras p dize sobre esta cidade maravilhosa,quando penso em são domingos e como encontra uma pesso muito querida;são domingos cidade onde eu naici, jamais te esquecerei mesmo morando tão lonje.
Por: Neusete Gualberto Ribeiro

Nossa essa cidade é maravilhosa estive nela em 2008 adorei essa cidade recomendo a todos.
Por: Johnny

Sem comentários.... Maravilhossssss................D+. Irei até visitar.
Por: Mirian

Eu amo esta cidade, um dia voltarei para somar com seus habitantes.
Por: florisvaldo

É tudo de bom ja morei e gosto muito da cidade. Maria JOAQUINA
Por: maria joaquina da conceição

Minha Terra Natal! Mas não é por isso que digo bem dela, mas sim, por possuir grandes riquezas Naturais que fascinam qualquer pessoa, deixando a apaixonada pelo lugar. Não percam tempo, dê uma passadinha que vale a pena.
Por: Loyanne Oliveira

bom dia amigos, eu e um grupo de amigos passaremos este proximo feriado nesta cidade, ainda não conheço mais gostei do que vi nas fotos, só gostaria de ter visto um mapa mais detalhado de como chegar nesta cidade, tipo, nome da br, quais cidades proximas, kms de distancia de brasilia ou formosa, etc, um grande abraço e até breve.
Por: joao

cidade melhor do que essa no brasil não há já fui varias vezes la e recomendo para quem quiser conhecer o paraizo e só ir para lá
Por: tiago jesus nascimento

Acho São Domingos uma delícia de cidade, principalmente para passar uns dias, pois tem um povo muito hospitaleiro e camarada.Gosto do clima, do lago,da gruta,enfim, de tudo, além do mais tenho excelentes amigos nesta cidade, dos quais inclusive, estou com saudades,quero ir a São Domingos o mais breve possível.
Por: Ivan A. Ramos

é uma cidade pacata,mais é de gente muita hospitaleira,alem de ser linda.sou dominicana ,porem vivo em mt ha 12 anos,mas tenho saudades daí.
Por: marly silva

sou filha de são domingos adoro esta cidade sinto muita saudade do rio antes da repesa.Atualmente moro em rondonia á mais de 20 anos que saudade!
Por: maria da conceição maximo barbosa

ainda nao conheço a cidade; porem na primeira oportunidade irei conhce- la. ja vi um encarte mostrando as belezas e maravilhas do lugar e achei muito interessante. ate breve.
Por: adailton

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Domingos

Envie seu comentário sobre São Domingos

banner