Santa Cruz de Goiás

Santa Cruz de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Santa Cruz de Goiás!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santa Cruz de Goiás, informações e fotos da maravilhosa Santa Cruz de Goiás. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santa Cruz de Goiás, recomendadas por internautas.

Informações de Santa Cruz de Goiás

Roteiros do Brasil

Região dos Engenhos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1721 Governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, ordenou a Manoel Dias da Silva que se deslocasse até as minas de Cuiabá em busca de ouro. Seguindo o itinerário e rumo ao local desejado, Dias da Silva resolveu parar em um sítio para descanso de sua tropa. Pesquisando o que era comum na época, constatou que havia ouro no local e de grande valia. Em agradecimento a Deus - era um homem muito religioso- ergueu uma cruz de madeira, e nela escreveu “VIVA EL REI DE PORTUGAL” surgiu daí o Arraial por nome de Santa Cruz, em 7 de agosto de 1729. 
De acordo com dados da prefeitura, através da carta régia de 1809 foi criado o Julgado de Santa Cruz. Nesse mesmo ano, a Capitania de Goiás é dividida em duas comarcas: a do Norte e a do Sul. A Comarca do Sul, com sede em Vila Boa, recebe o nome de Comarca de Goiás e compõe-se de seis julgados, entre eles a de Santa Cruz. Já a Comarca do Norte compreendia oito julgados. O território do Julgado de Santa Cruz era quase do tamanho de Portugal, limitando-se com a Comarca de Paracatu, na Província de Minas Gerais, e com a Província de São Paulo. Era uma área totalmente desconhecida. Em 1º de outubro de 1833, o julgado é elevado à categoria de vila. E em 6 de julho de 1850, pela Lei nº 19, o Termo de Santa Luzia, que desde a sua fundação pertencia a Vila Boa, é incorporado à Comarca de Santa Cruz. No dia 10 de junho de 1861, a Lei nº 323 passa o Termo de Santa Cruz para a Comarca do Rio Paranaíba. As vilas e povoados foram se desenvolvendo, a população aumentando e vários municípios tornaram-se independentes. Assim aconteceu com povoações que pertenciam a Santa Cruz. Entre elas, Catalão, Bonfim (Silvânia), Campo Formoso (Orizona), Vila Bela de Morrinhos, Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara), Pouso Alto (Piracanjuba) e Caldas Novas. Em 23 de junho de 1873 a Resolução Provincial nº 506 criou a Comarca de Santa Cruz e o Ato nº 4.683 designou as vilas de Santa Cruz e São José do Tocantins para sede das respectivas comarcas.Em 1º de janeiro de 1874 é instalada a Comarca de Santa Cruz. Finalmente, em 1º de abril de 1833 passa a município , juntamente com Arraias e Santa Luzia. A Lei Provincial nº 735 eleva o município a Vila. Em 1914, os trilhos da Estrada de Ferro Goiás chegaram às margens do Rio Corumbá e município de Santa Cruz. A estação ferroviária recebeu o nome de Roncador. Quando o assentamento dos trilhos atingiu o quilômetro 218, dentro do município, mas distante 24 quilômetros da sede, levou o nome de Pires do Rio. Essa estação obteve um grande progresso, e a partir da Lei nº 66 da Intendência, de 23 de agosto de 1924, passou a categoria de distrito de Santa Cruz.Mais tarde foi elevado à categoria de município de Pires do Rio. A Comarca de Santa Cruz foi criada através da Lei nº 804, de 9 de julho de 1926. Em 31 de dezembro de 1943, Santa Cruz passa a ter uma nova denominação: Corumbalina.No dia 25 de agosto de 1948, através da Lei nº 119, foi criado o município de Santa Cruz. A instalação solene aconteceu em 1º de janeiro de 1949. Fato triste os moradores lamentam até hoje:a falta de empenho de seus feitores do início do século para a inclusão do município na linha da estrada de ferro, motivo que atrasou seu desenvolvimento e crescimento. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Agosto

Gentílico


População

3.142 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia geral do Municipio baseia-se, fundamentalmente, na agropecuária.
Criação de Gado de raça, Leieitro e de Engorda para abate.
Possui exelentes invernadas; as terras são ricas em húmus, fosfatadas pelas rochas que se decompuseram, tornando-as férteis

Clima 

Tropical Úmido

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Regiãos do Engenhos do Estado de Goiás

Limites

Pires do rio, Palmelo, Cristianópolis, Caldas Novas e Piracanjuba.

Acesso Rodoviário

GO-020 e estradas Municipais ligando a Caldas Novas e Piracanjuba.

 

Distâncias:

Da Capital:

130 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Parques naturais, reservas da biosfera, lindas pedras esculpidas ao longo do tempo pela natureza, grandes áreas de preservação ambiental, serras e diversas cachoeiras que encantam qualquer turista.
As águas dos rios e os saltos das pequenas, médias e grandes cachoeiras são os maiores atrativos da região.

Com saltos de 30 metros de altura, localizada na Fazenda Abadia, a 5 quilômetros da cidade, a Cachoeira do Lo chama atenção do turista com suas águas cristalinas.
O lugar é propício para descanso, meditação e banhos refrescantes. Para os mais aventureiros, que gostam de esportes radicais, o rapel é uma boa pedida.

Na Fazenda Matinha, a 26 quilômetros do Município, encontra-se a primeira Cachoeira Taboão (Rio do Peixe), com quedas que chegam a seis metros.
À beira do muro de pedra esculpido de forma natural descem pequenas ondas perenes sobre extensa vala de formações rochosas.
O lugar já foi todo coberto por água em tempos passados.
No paredão de pedra (até 15 metros de altura) é possível ver em detalhes a obra criada pela mãe-natureza.
Após uma descida de aproximadamente de 260 metros chega-se na segunda queda d’água de Taboão, que dá acesso à represa das cachoeiras.
A natureza se encarregou de construir um trampolim de pedra de quase quatro metros de altura para banhistas se refrescarem.

Aos amantes da pescaria que não dispõem de tempo para ir ao Araguaia, a Praia do Travessão, a cerca de 29 quilômetros do centro da cidade, na Fazenda Laginha, é o lugar adequado. Nas proximidades encontra-se ainda o Pesqueiro do Areião, a Praia da Barra e o Rancho da Carvoeira.

Mas as águas de Santa Cruz não param por aí.

As terras de Santa Cruz são banhadas pelo Rio do Peixe, córregos Muquém, Caiapó, Piratininga, Fundo, Mato Virgem, Água Suja, Pedra de Amolar, Brumadinho, São Benedito, Sapé, Dantas, Ribeirão Brumado, Manoel Duarte e outros cursos d’água que atraem os visitantes.

Há também casarões antigos, praças, igreja... Lugares que preservam a história da região.
Sempre há um lugar como alternativa para o visitante se divertir.

O turista interessado nestas raras belezas de Santa Cruz deve procurar a Secretaria de Turismo da cidade, que disponibilizará guia para orientar e informar sobre os locais e pontos turísticos mais visitados.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Ló

Cachoeiras do Taboão

Praia Travessão

Praia da Barra

Pesqueiro do Areião

Rancho da Carvoeira

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DE GOIÁS

E-mail:

Telefones: (64) 3472-1130

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.santacruzdegoias.net/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE NOTAS, IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Cruz de Goiás

NOSSA SANTA CRUZ DE GOIAS UM LUGAR OTIMO PRA PASSA R AS FERIAS ÓÓÓÓÓ 10
Por: KALEBE FAVORITO BERNARDO L.

Conheço e recomendo a Pousada Imperial onde já estive hospedado, alem de um lugar aconchegante pode-se ainda desfrutar da elegancia e a hospitalidade de uma pessoa maravilhosa que é a proprietaria do local. Minha amiga do coração a popular "Graçona" Um beijo amiga Graça Alberto
Por: Alberto Jeronimo Pereira

melhor cidade q conheci em toda minha vida nao tem coisa melhor,sou morador ha 13 anos,mais atualmente nao moro mas minha intençao e voltar,pois minha mae,irma e sobrinhos moram todos ai espero q essa cidade continue assim bonita e com novos planejamentos para o futuro parabens santa cruz por mais um aniversario
Por: adriano

Tenho muito orgulho de ter nascido neste municipio,cidade hospitaleira.O que eu mais gosto:são as cavalhadas e a banda de música, me lembro que quando criança morria de mêdo dos palhaços.
Por: HELENA BORGES DIAS

Com seus 278 anos, a Cidade de sta. Cruz, tem muitas historias para contar. Você pode saber um pouco dessa historia com meu tio sr. alberto da Paz . Estou ancioso para chegar em Março quando começa a cavalhada.
Por: Francisco Berilho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz de Goiás

Envie seu comentário sobre Santa Cruz de Goiás