Rio Verde

Rio Verde-GO
banner

Bem-vindo a Rio Verde!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Rio Verde e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Rio Verde.

A cidade de Rio Verde, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1854. A localidade está em uma altitude de 715m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 107.755 habitantes. A área total de Rio Verde é de 8.415,4km², e sua densidade demográfica é de 12,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Verde-GO é 75900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Em Rio Verde, cidade localizada no estado de Goiás, o agronegócio e as grandes indústrias instaladas no local são responsáveis por boa parte da economia. A Sudoexpo, a Exposição Agropecuária, o encontro dos Nômades Motoclube e a Festa Junina são os principais eventos que acontecem em Rio Verde. O Rodeio de Touros é outra festividade que movimenta o município. Tradicionalmente realizado no mês de julho, o rodeio trouxe para a cidade o título de tetracampeã do troféu Arena de Ouro como melhor rodeiro em touro do Brasil. Os principais peões do país se apresentam no evento.

Os turistas encontrarão passeios históricos e culturais, de lazer, aventura e rural. Entre os atrativos de interesse arquitetônico estão a Praça Joaquim da Silveira Leão, a Praça dos Coqueiros, a Igreja São Sebastião, a Praça Rodrigues de Mendonça, a Casa da Dona Ambrósia, o Casarão Gonzaga, a Igrejinha da Caiera e o Palácio da Intendência. Os casarões mais antigos são tombados como patrimônios históricos. Os monumentos Córrego Barriga, dos Desbravadores de Rio Verde e o Cristo Redentor também são pontos de visitação.

Cachoeiras e trilhas conquistam turistas.

Para quem gosta de diversão, o Thermas Park é o local certo. O parque aquático possui nove piscinas, lagos nos quais são feitos passeios de barcos, playground, área de preservação ambiental na qual são feitos safáris fotográficos, quadras de esportes, trilha e prática de pesca. Os aventureiros podem desfrutar da Cachoeira Cabeleira, com a prática de rapel e trilhas. Um bom banho também pode ser tomado nas Cachoeiras de Ouroana, com trilhas sinalizadas e ponto de apoio com espaço para camping, banheiro e loja de artesanatos.

O turismo rural pode ser feito em pousadas, que têm acesso às cachoeiras e locais que oferecem a pesca esportiva e pesque-pague. O contato com a vida do campo e as belezas naturais de Rio Verde são garantias de descanso e tranquilidade para aqueles que querem fugir da agitação urbana. Já o centro da cidade oferece aos visitantes vasto comércio, galerias, calçadões e shopping, sem perder o charme de um lugar que une o antigo e o moderno, o urbano e o rural.

Informações de Rio Verde

ROTEIROS DO BRASIL

Região Agroecológica

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No início do século XIX, quando Goiás era constituído ainda de muitos espaços vazios e de latifúndios improdutivos, José Rodrigues de Mendonça e sua família transferiram-se de Casa Branca, São Paulo, para terras às margens do rio São Tomás, onde tomaram posse delas e, assim, começaram a escrever a história de Rio Verde. Este desbravamento tornou-se o embrião do Município de hoje.

Anos depois, juntaram-se a José Rodrigues de Mendonça outros proprietários rurais, cujas fazendas deram origem à Vila de Nossa Senhora das Dores de Rio Verde. Em 5 de agosto de 1848 o povoado foi elevado à categoria de freguesia, data em que se comemora o aniversário da cidade.

No século passado, Rio Verde desponta entre as demais cidades tanto na economia como na infraestrutura, sendo a primeira cidade do Estado a possuir rede de água encanada.

Em 1915, no Município foi instalada uma usina de geração de energia. Cinco anos depois foi ligada a primeira linha de telefone e na segunda metade da década de 30 foi construída uma rodovia que ligava Rio Verde à nova capital, Goiânia.

O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu em 1970. Com a abertura dos cerrados, a agricultura começou a florescer e atraiu agricultores de São Paulo e da região Sul. Eles trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município no maior produtor de grãos de Goiás e um dos destaques do país.

Em 1998, Rio Verde comemorou seu Sesquicentenário, e hoje, aos 157 anos de existência, Rio Verde registrou em sua história gloriosas páginas de luta, de trabalho e de talento para vencer. Se seu passado foi grandioso, o futuro se apresenta confirmando a vocação da cidade em crescer em todos os sentidos.

Cada vez mais o Município é atrativo para novas empresas e grandes indústrias, sem abandonar a atividade que deu início à sua história de sucesso: a agropecuária, cada vez mais moderna e tecnificada.

A população de Rio Verde é formada por pessoas de várias procedências. Às famílias pioneiras se juntaram as migrantes de diversas regiões do Brasil e imigrantes de vários países.

Pela vocação e bom desempenho da agropecuária na região, a Cidade atraiu grande número de brasileiros de todas as partes do país. O município possui também colônias de estrangeiros. Dentre elas, estão a de holandeses, russos e norte-americanos.

Segundo o IBGE (Censo 2000), a população do município é de 134.211 habitantes, sendo que 91%  reside na zona urbana e 9% na zona rural.

Significado do Nome:

O município surgiu às margens do Rio Verde.

Aniversário da Cidade:

05 de Agosto

Gentílico:

rioverdense

População:

202.221 habitantes - censo IBGE/2014

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município do Sudoeste goiano, Rio Verde é um dos principais centros comerciais da região, mantendo relações com os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Destaca-se na produção agropecuária. Atualmente está investindo no turismo rural. Seu Padroeiro é São Sebastião. Cidade da hospitalidade, das lindas praças e do crscimento econômico e cultural.

Clima:

Tropical Úmido

Temperatura Média:

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia BR- 153

Localização:

Sudoeste do Estado de Goiás

Limites:

Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Caiapônia, Castelândia, Jataí, Maurilândia, Montividiu, Paraúna, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Santo Antônio da Barra.

Distâncias:

-Brasília/DF - 438 km

-Goiânia/GO - 231 km

-São Paulo/SP - 926 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Impulsionado pelo agronegócio, o crescimento de Rio Verde tem gerado o desenvolvimento de um setor em expansão em Goiás e no país, o turismo de negócios, responsável por gerar inúmeras divisas. No município, essa modalidade de turismo tem promovido a circulação de milhões de reais. Foi criada, no início de 2005, a Superintendência de Turismo, com o objetivo de fomentar projetos e programas no segmento do Turismo e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento do setor.
Além das feiras e eventos ligados ao agronegócio e que movimentam as ruas e as finanças da cidade, a instalação de indústrias em Rio Verde é a grande responsável pelo crescimento do turismo. O município abriga grandes indústrias, a exemplo da Perdigão, Cargill, Grupo Orsa, Videplast, Kowalsky Alimentos e Comigo que atraem semanalmente a visita de grupos de empresários brasileiros e estrangeiros que querem fechar negócios, buscam parcerias ou que já são clientes das empresas localizadas em Rio Verde.
Para atender a demanda do turismo, Rio Verde possui 31 hotéis, com mais de mil e quinhentos leitos com uma taxa de ocupação mensal acima dos 60%. O município também conta com uma secretaria específica para gerir e apoiar as iniciativas deste setor: a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Tamanha vocação para os negócios acabou demandando a formação de uma mão-de-obra especializada, capaz de atender com qualidade os milhares de turistas que, a cada ano, passam por Rio Verde. Essa formação de profissionais qualificados e capacitados chegou com a implantação do curso de Turismo pelo Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo, que formou a primeira turma no início de 2005 e que é o único curso nesta área na região Sudoeste de Goiás.

Além destas potencialidades, Rio Verde conta também com vários eventos de grande porte, como a Sudoexpo – Feira de Industria, Comércio e Prestação de Serviço – maior feira do interior de Goiás, que acontece de dois em dois anos, a Exposição Agropecuária (segunda maior Feira Nacional de Gado Nelore, que atrai cerca de 100 mil visitantes), o encontro dos Nômades Moto Clube – onde motociclistas de todo país se reúnem durante três dias na Cidade, a Festa Junina – que é organizada pela Secretaria de Comunicação do Município, onde durante cinco dias, tem concurso de quadrilhas ( estilizada e tradicional), e ainda barraquinhas com comidas típicas de Goiás e juninas. A Festa recebe grupos quadrilhas de todo país. Cerca de 50 mil pessoas passam pelos cinco dias de evento. 

O município possui ainda um rico patrimônio histórico, cultural e religioso na área urbana, construído em seus 157 anos de história.

Rio Verde conta também com belezas naturais, pousadas em fazendas, onde o turista, em contato direto com a natureza, pode usufruir de trilhas em mata, cachoeira e a vida do campo. O Município conta ainda com diversas cachoeiras.

O turismo religioso vem crescendo a cada ano através da tradicional festa do Divino Pai Eterno que acontece na Serra da Capa Branca, com sua igrejinha histórica, localizada a cinco quilômetros da Cidade, onde os romeiros rendem graças ao Divino.

Com essas potencialidades, Rio Verde já se encontra cadastrada junto à Embratur como sendo Município de Potencial Turístico.

Principais Pontos Turísticos:

-Rio Doce

  -Rio que oferece praias e cachoeiras. Nele se encontram as UHE Mumbuca, nos Municípios de Rio Verde e Aparecida do Rio Doce e a UHE lara, nos Municípios de Rio Verde e Jataí.

-Rio Verdão

  -Afluente do Rio Paranaíba, banha o Município. Nele encontra-se as UHT Santo Antônio, nos Municípios de Rio Verde e Paraúna; UHE Piteira, nos Municípios de Paraúna e Jandaia; UHE Volta Grande, nos Municípios de Santa Helena e Acreúna; e UHE São Tomas, nos Municípios de Santa Helena e Turvelândia.

-Rio do Peixe

  -Afluente do Rio Araguaia, nasce na serra de Cocalzinho, com águas claras e mornas. Possui diversas corredeiras. Nele encontra-se as UHE Taboão, no Município de Santa Cruz de Goiás; e as UHE Matoso e Rio do Peixe, no Município de Pires do Rio.

-Rio dos Bois

  -Rio que nasce na Serra do Congamé, Fazenda Quilombo, a 920m de altitude. É afluente do Rio Paranaíba. Possui uma extensão total de 528Km. Banha o perímetro urbano do Município, oferece cachoeiras e corredeiras. É propício à canoagem. Nele encontra-se as UHE Boa Esperança, nos Municípios de Turvelândia e Goiatuba; e de Água Vermelha, no Município de Pires do Rio.

-Ribeirão Abóbora

  -Rio que abastece a Cidade

-Ribeirão Lage

  -Rio que abastece a Cidade

-Cachoeiras do Rio Preto

  -Quedas com aproximadamente 50m de altura

-Cachoeira de Ouroana

  -Localização: Distrito de Ouroana  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  - Festa de São Sebastião

-Abril

  - Semana Santa

  - Encenação da Via- Sacra

  - Festa do Peão

-Maio
 
  - Festa da Colheita

  - Festa da Congada

-Junho/Julho

  - 25 a 06 - Festa do Divino Pai Eterno

-Julho

  -Exposição Agropecuária - 2015

    -A 57ª Exposição Agropecuária de Rio Verde acontece de 09 a 19 de julho e tem como lema “Aqui é o seu Lugar". Durante os 10 dias, o parque se transformará em uma vitrine de atrações, mas com o mesmo compromisso de sempre: garantir a segurança, diversão e conhecimento para o público que vier para o Parque de Exposições. A Exposição Agropecuária de Rio Verde é um evento que movimenta a cidade toda. Pelo parque, passam aproximadamente 250 mil pessoas, vindas de todas as regiões do Brasil. Os bares, restaurantes e hotéis tem um aumento de fluxo de cerca de 30%. Alguns hotéis por exemplo, chegam a ter taxa de ocupação de 70%. Só o Sindicato Rural hospeda uma média de 100 pessoas.

-Programação:

  -Dia 09 - 08 hs. - Chegada dos animais

              - 23 hs. - Show com Luan Santana

  -Dia 10 - 23 hs. - Show com Aviões do Forró

  -Dia 11 - 23 hs. - Show com Marogrosso e Mathias

  -Dia 12 - 23 hs. - Show com Zezé di Camargo & Luciano

- As vendas serão iniciadas a partir da segunda quinzena de março. Em breve iremos atualizar esta página com os pontos de venda.

-Agôsto

 -Dia 05 - Festa de aniversário da cidade

-Setembro

  - 07 - Desfile do Dia da Independência

  - 14 a 20 - Semana Farroupilha/ Festa do Grão

  - Festival Buritis de Músicas Popular e Sertaneja

-Dezembro

  - Folias de Reis

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3602-8000

Sites: http://www.rioverdegoias.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3621-0217

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.cidadesdegoias.com.br

-www.cnm.org.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rio Verde

Mais... O rio Verdão é afluente do Rio dos Bois no município de Maurilândia e não do Rio Paranaíba... Emilio
Por: emilio hanum filho

Já morei em Rio Verde, pouco tempo, mas o suficiente para me apaixonar pela cidade, da hospitalidade das pessoas, das lindas praças e do crescimento econômico e cultural constante. Estou terminando meus estudos e arrumando minha malas, pois voltarei a viver na melhor cidade de Goiás!
Por: Kenia Oliveira

Sou natural de Rio Verde, mas nao moro na cidade no momento.Mas amo Rio Verde de coraçao,esse ano irei visitar a cidade e irei tbm na expoagropecuaria,q e uma das melhores do Brasil.Recomendo a cidade pra quem nao conhece,e uma beleza natural.
Por: alessandra gomes da silva

eu nao moro em rio verde mas gosto muito de la e se DEUS quiser eu vou mudar para la , tambem ja visitei rio verde e sou apaixonada em rio verde e largaria qualquer coisa ´para mudar para LA
Por: nathalia cristina

Sou nascido e criado nesta maravilhosa cidade eu me orgulho de ser rio-verdense
Por: Marcelo

O Rio Verde e de mas....................oba vou passar minhas ferias ai. o delícia.
Por: Fabricio

Rio Verde é uma cidade ótima. Atualmente mora em minas mas vou mudar em breve pra rio verde. Já fui à cidade 4 vezes e gostei muito Parabens Rio Verde pela sua beleza.
Por: cirstiane

visitei essa maravilha de cidade nunca comheci tantas maravilhas entre a fauna e a flora . parabens continue nessa organizaçao.
Por: dagoberto moura da silva

vamos fazer mas passeio mounbike, encentivar a galera a andar mais de bike
Por: marcelo

eu adoro o rio verde e uma cidade maravilhosa! bjs!
Por: karita

sou de Bonfim do piaui e gostaria muito conhecer a cidade de Rio Verde
Por: Edirley Braz da Costa

rioverde e uma maravilha passei o feriado de 21 de abril de 2010 ai e ta coisa boa povo acolhedor muito bom voces estao de parabens o cristo perto da rodoviaria anoite c a iluminaçao fico lindo hotel gree villee perto da rodo muito bom pretendo voutar mais vezes pois sei que deixei muita coisa pa tras lanchonete que fica na praça perto da igreja nao me lenbro o nome o lanche e blz fiquem com DEUS e conserve a cidade voces estao de PARABENS MUITO ABRAÇO P TODOS QUE FAZ PARTE DESA BATALHA P CIDADE SER ASSIM
Por: rogerozone

Moro em cuiabá Mt, fui pra rio verde em dezembro passar minhas férias achei a cidade muito bonita...
Por: marcela talyta

Nascí e viví até minha adolescência. Vivo no Rio de Janeiro com saudades de minha terra, Rio Verde Goiás. Estive em janeiro de 2010 depois de 12 anos de ausência que doía na alma. Saudades de todos de minha família querida, meus amigos e minha terra.
Por: Eduacir Bonifacio da Silva

amooooo rio verde de coracao!!!!!nasci e morei ai toda minha infancia,mas hoje moro em araguari MG.Mas sou rioverdense com muito orgulho!!!!!!!!
Por: alessandra

QUEM MORRA AQUI COMO EU SABE O QUE E BOM CIDADE MARAVILHOSA;HOSPITALEIRA.SE VOÇE NÃO CONHECE VEM CONHECER RIO VERDE. PARABENS RIO VERDE PELO SEUS 162ANOS.
Por: SELMA ALMEIDA SANTOS

Me mudei para Rio Verde ha 1 ano e sinto como se vivesse aqui desde crianca..a cidade me adotou e eu estou amando Parabens Rio Verde
Por: Heloisa Navarrro

para mim é a melhor cidade do estado de goiás muito lugares bonitos e maravilhosos quem não conhece deve conhecer , eu não moro lá mas eu acho muito bom cheio de gente bonita e pessoas simpáticas VC DEVE CONHECER RIO VERDE
Por: nathalia cristina

eu estou indo morar em rio verde.ainda não conheço mas vejo dizer que é muito bonio..
Por: maria ivante doares

EU SOU MARANHENSE ADORO MEU LUGAR.MAS ME APIXONEI POR RIO VERDE.É MUITO BONITO, O CLIMA É OTMO.QUERO MORAR MAS UNS ANOS AQUI...BJOSSSSSSSSSS
Por: maria ivanete soares

Rio Verde sempre será minha cidade, pois nasci e vivi até meus 40 anos. Hoje estou longe, mas nunca esquecerei minha querida Rio Verde das Abóboras.
Por: VERA H S P D QUEIROZ

sou gaucha e moro em rio verde vai fazer 3anos e nunca vi uma beleza de cidade eu amo rio verde.
Por: raquel mendonça ramos

gostei muito e muito bonito esse lugar pretendo voltar outras vezes.
Por: Ester

sou mineiro e vivo fora do brasil,mais estou retornando para o brasil e quero viver em rio verde com minha familia,ja ouvir falar muito bem de la alguns amigos de rio verde me contaram,cidade bonita e acolhedora.
Por: nelio pereira

Nossa eu amu Rio Verde é uma maravilha eternamente minha cidadeeeee
Por: Allyne

É um lugar muito bonito, rico na paisagem, o verde predomina o ambiente na harmonia com a beleza das vegetação e a tranquilidade. Beleza impar no todo.
Por: Edilceia Oliveira

Eu gosto muito de Rio Verde. Inclusive estarei indo morar ai
Por: Lu Moraes

Não conheço mais o meu esposo é de Rio Verde. Tenho vontade de conhecer e pois minha sogra e meus cunhados vivem la e meu esposo diz que é lindo o lugar..
Por: leuza guedes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Verde
Fundação:
1854
Altitude:
715m
População:
107.755 habitantes
Área:
8.415,4km²
Densidade Demográfica:
12,80hab/km²
CEP:
75900-000

Envie seu comentário sobre Rio Verde