Porangatu

Porangatu-GO
banner

Bem-vindo a Porangatu!

banner

As melhores pousadas em Porangatu podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Porangatu, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 396m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 39.011 habitantes. A área total de Porangatu é de 4.838,6km², e sua densidade demográfica é de 8,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porangatu-GO é 76550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Porangatu

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo alguns moradores de Porangatu, a fé católica foi um dos motivos que influenciaram o surgimento do município. Isso vem dos tempos mais remotos, e as atividades folclóricas marcaram o início das devoções ao templo da Piedade. Fala-se em dois fatores que influenciaram o início da formação de Porangatu. Na época do ciclo do ouro – que teve seu apogeu entre 1750 e 1770 –, chegaram na região alguns padres para colonizar os índios, e resolveram se fixar na Fazenda Pindobeira. Essa fazenda pertencia ao bandeirante João Leite, que veio em busca do minério tão precioso, e foi onde fundaram a Igrejinha Nossa Senhora da Piedade. Outro fator foi a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1865 a 1870, que também influenciou na formação de inúmeras vilas, povoados e arraiais em Goiás, pois muitos dos convocados fugiram com suas famílias, indo morar em pequenas glebas de terras, constituindo, assim, pequenos lugarejos, que depois viraram cidades, como foi o caso do Descoberto da Piedade, hoje Porangatu.
Conta-se também que muitos dos soldados não tiveram condições de regressar aos seus lares, motivo que fez com que viessem morar em terras goianas, às margens do Araguaia e depois expandindo-se por outras terras. Na divisão administrativa de 1911, o Povoado de Descoberto da Piedade foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Pilar de Goiás, e na divisão de 1933, o Distrito passou a pertencer ao município de Santana – hoje Uruaçu. Em 31 de dezembro de 1943, passou a denominar-se Porangatu, o mesmo distrito de Uruaçu e em 25 de agosto de 1948 o Distrito de Porangatu passou à categoria de município. No dia 14 de novembro de 1952 o município foi emancipado e elevado à categoria de Comarca.

Gentílico.

porangatuense

Significado do Nome

Contam os antigos que em tempos idos, que exitia uma tribo dos índios Canoeiros; tinha uma índia muito bela, esposa de um dos futuros chefes da tribo.
O tempo passou e chegou João Leite e seus bandeirantes e entre eles um cativou o coração da jovem índia, o forte e valente Antônio. Começaram entre os arvoredos um lindo romance.
Não tardou, esse romance veio a ser descoberto e proibido, como também proibido seus encontros.
Angatu e o jovem apaixonado não pensaram nos perigos que corriam e começaram, a se encontrar ás escondidas,e tudo ia bem para ambos, apesar de todas as pressões ao romance.
Um dia porém, os dois são levados à presença do chefe da tribo como castigo o moço é condenado a morrer flechado e o corpo queimado em uma enorme fogueira no meio da mata e ela seria obrigada a vê-lo morrer sem nada pode fazer, presa e cercada por guerreiros da tribo.
O jovem bandeirante amarrado a um tronco de árvore ao receber as flechadas mortíferas expira,e, suas últimas palavras são dirigidas à amada ¨Morro Por Angatu¨. Assim aquele lugar passou a chamar-se Porangatu em memória do amor proibido entre Angatu e Antônio.

Aniversário da Cidade

25 de Agosto.

População

421.356 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

PORANGATU é uma cidade muita bonita com pesssoas maravilhosas, ótimos lugares para passeio e curtir a natureza!

Clima  

Tropical úmido

Temperatura Média 


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Goiano 

Limites

Novo Planalto, Araguaçu, Santa Teresa, Mutunópolis, Bonópolis.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

426 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Centro de Tradições
 
O casarão, foi restaurado pela prefeitura e voltou a funcionar como centro de artes de divulgação das manifestações culturais do município. 
 
Igrejinha Nossa Senhora da Piedade. 

Monumento tombado pelo patrimônio Histórico por sua importância na formação da cidade. 
 
Lagoa Grande 

Sua orla acontece o mais antigo e animado carnaval de rua de Goiás, uma tradição com mais de 20 anos. A Lagoa Grande é reduto dos adeptos do jet-ski, futebol de areia e skate.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGATU

E-mail:

Telefones: (62) 3362-5089

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail:

Telefones: (62) 3367-1765   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Porangatu

que cidade maravilhosa como eu amo o estado de goias principalmente a cidade de Porangatu um abraço para voces
Por: wagner pimentel nunes

não vou falar o que tem de bom em Porangatu ,vou falar o que tem de bom no estado de Goias que é esta maravilhosa cidade me considero filho de Porangatu porquê morei nela desde de pequeno até o ano de 1994 quando mudei pra Palmas mas gosto muito de Porangatu e mando um abraço a todos Porangatuenses.
Por: Hailton Juscelino De Araujo

PORANGATU e uma cidade muita bonita com pesssoas maravilhosas , otimos lugares para passeio e essa linda cidade faz parte da minha vida e da minha familia.Moro em ANAPOLIS ,mas AMO PORANGATU.
Por: KENYA GOMES DE FARIA

SOU MAIS UMA PORANGATUENSE PERDIDA PELO MUNDO E APAIXONADA POR ESTÁ CIDADE. SEMPRE QUE SINTO SAUDADE ENTRO NA INTERNET PARA VIAJAR A PROCURA DE INFORMAÇÕES DESTA CIDADE QUE EU AMO.A MELHOR COISA EM PORANGATU SINCERAMENTE E O CARNAVAL....PROCURO A MINHA AMIGA ALDA QUE MORAVA PERTO DO QUARTEL.QUEM LER ESTE FAVOR CONSEGUE O EMAIL DELA PARA MIM SINTO SAUDADES DELA.UM SUPER BEIJO PRA TODOS DESTA CIDADE MARAVILHOSA QUE NÃO PERDE O TITULO DE MELHOR PARA NENHUMA NESTE MUNDO.BJOS THAUUU...
Por: DEUSENI

Moro em Rib. Preto-sp e tenho parentes que mora ai, e vou quase todo fim de ano passar ferias e fui final 2008, é realmente uma linda cidade, mulheres lindas, povo gentil, o lago que lindo, p/ passear, tirei muitas fotos c/ meus parentes
Por: Vaides Soares de Souza

por ser filho de porangatu não poderia deixar de homenagear esta mais linda cidade do estado de goiás,dizer que a distancia e a saudade q me separa de ti me sufoca e me faz ter mais orgulho de ser porangatuense.
Por: valderi frades( tuti)

vçesestao de parabem. porangatu e uma cidade linda. abraços a todos marcos minas gerais poços de caldas
Por: marcos.deassis.ramos

ë uma cidade de 50.000 habitantes aproximadamente, tem universidades,bons colégios,tem uma infraestrutura de uma cidade de médio porte,hospitais ,bancos e com certesa tem o melhor carnaval de goiás...além da mostra nacional de teatro a TENPO...muito bem apresentada todos os anos
Por: Rubens Tenório Cavalcanti

Sou capixaba morei em porangatu há uns anos atrás, mas sinto tanta saudades do povo de lá e daquela terra quente, porém prazeirosa de viver. Alda onde anda você?
Por: Ana Cristina N. Cabral

de todas as cidades q visitei porangatu e a melhor em divertimento todo ano passo as festas d carnaval em porangatu por q as pessoas sabem se divertir ja comprei uma casa na parça velha perto da igreja e ja pensso em mudar para porangatu a cidade e d+
Por: ricardobsb

Amo Porangatu, é a terrinha onde me criei e tenho todos os meus amigos, te amo Porangatu....
Por: katya

cidade, linda, maravilhosa e tranquila de se morar.Todos porangatuenses estao de parabéns!!!
Por: fleidsom

ja fui uma moradora dessa linda cidade,hoje ela esta mais maravilhosa. beijos para minhas amigas simone;lorena.
Por: maria cecilia de lima campos

me parece que está cidade e linda. em breve vou conhecela pessoalmente.........
Por: juilson

soi español adoro porangatu y conozco la ciudad y amo atoda su jente
Por: manuel martinez

AMO ESSA CIDADE, SOU FILHA DE PORANGATU E HÁ MUITOS ANOS NÃO VOLTO PRA REVE-LA, MAS ESTE ANO VOLTAREI, SE DEUS QUISER!
Por: TEREZINHA GOMES DE LIMA

essa cidade e minha cidade do coracao eu amo essa cidade. um abraço a todos que moram ai
Por: willians da silva sobrinho

amo de coração Porangatu essa cidade e maravilhosa tenho bastante saudedes da minha Porangatu querida
Por: vagner pimentel unes

Recentemente, um amigo meu se mudou para Porangatu GO. Está encantado com a cidade. Moro no Rio de Janeiro, e tenho vontade de me mudar para o interior. Acho que terei melhor qualidade de vida.
Por: Mauricio de Souza Lima

Amo o meu Poranga!!!!!! Morei lá muito tempo. Tem 7 anos que me mudei pra Brasília, mas tenho muitos familiares e amigos que ainda continuam lá. Todo ano eu vou visitar minha terrinha. Morro de saudades!!!!!!! Porangatu é uma cidade maravilhosa!!!!!!!!!!!!!
Por: Lenynha

VIVI AI TODA MINHA INFANCIA E JUVENTUDE. FOI UM GRANDE APRENDIZADO, ME ORGULHO DEMAIS DESSA CIDADE LINDA. HOJE PELA TECNOLOGIA MODERNA DOS TEMPOS ATUAIS ACOMPANHO PELA "NET". POSSO DIZER QUE MINA CIDADE maravilhosa!!!! parabens porangatuenses. um grande abraço.
Por: eliane cavalcante

nossa cidadedlinda estou aqui atraves de um amigo q tenho ai ele me falou muito bem da cidade dele realmente preciso conheser bjs.
Por: katy

gostaria de saber sobre a descoberta da vale do rio doce sobre minerios em porangatu..deus ilumine essa terra e que tenha uma grnde jazida mineral... para que ela tenha o progresso que merece... e que seus filhos não precisem buscar outras terras. cait
Por: caitano celedonio

Vim de Itumbiara e com o tempo a prendi a amar Porangatu tenho muitos amigos que eu amo e alem de tudo é uma cidade muito tranquila pra se viver e criar os filhos!!!
Por: andressa salazar

Amo de coração, me recebeu-me de braços abertos ainda Bebë, fui criado e educado e tenho orgulho de meus terem uma otima qualidade de vida em Porangatu...há que saudades do rio canabrava, dos serrados vermelho da capelinha com seus pequizais, dos causos e das Folias de Reis.
Por: Reges F. Ribeiro

Oi, eu já morei em Porangatu, fui criada lá. Amo muito esta cidade estudei na escola Presbiteriana, for no Colegio Pedro Segundo, n~sei se existe esses aí.Há voltando em Julho desse ano.amo muitoeste lugar. tenho uma Historia linda da aí.
Por: marcia helena rezende roque fiuza

Por Angatu!kkCidade linda e quente.Sou Porangatuense com muito orgulho!Melhor carnaval de Goias, e por ai vai!Bjo bjo a todos os Porangatuenses que fazem dessa cidade uma das melhores pra se viver!
Por: Mileyde Araújo Lima

oi eu sou dai de porangatu e uma cidade maravilhosa quem eu amo muito eu adoro ir ai em minha cidade
Por: landilayla coelho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porangatu
Fundação:
1948
Altitude:
396m
População:
39.011 habitantes
Área:
4.838,6km²
Densidade Demográfica:
8,06hab/km²
CEP:
76550-000

Envie seu comentário sobre Porangatu

banner