Montes Claros de Goiás

Montes Claros de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Montes Claros de Goiás!

banner

As melhores pousadas em Montes Claros de Goiás podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Montes Claros de Goiás

Roteiros do Brasil

Região do Vale do Araguaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação iniciou-se em 1956, quando o advogado Afonso Borges doou oito alqueires da fazenda Salobinha ao senhor Neemias Lino de Oliveira. O novo dono da terra reuniu um grupo formado por Francisco Calixto, Joaquim Benício, Domingos Rodrigues e Francisco Sampaio para que fosse feita uma picada onde seria aberta a primeira rua do povoado. O povoamento foi estimulado graças a uma mina de água tida como milagrosa.
Os primeiros habitantes, atraídos pelo poder medicinal da fonte, visitavam a região e, aos poucos, foram se fixando. O loteamento foi feito por Joaquim Modesto da Silva, a pedido de Neemias Lino. Salobinha, como foi designado o povoado, pertencia originalmente a Registro do Araguaia, distrito da Cidade de Goiás desde 1902.
Em 30 de janeiro de 1958, a localidade foi elevada a distrito. A emancipação aconteceu em 23 de outubro de 1963, pela Lei nº 4.717, que mudou o nome do povoamento para Montes Claros de Goiás. O município foi instalado, de fato, em 1º de janeiro de 1964. 

Significado do Nome

O nome remete-se aos montes que circundam a cidade e ao rio que banha o município.

Aniversário da Cidade

23 de Outubro

Gentílico:

 

montesclarense de goiás

 

População:

 

7.987 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Montes Claros de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 7.756 habitantes. Produção agrícola e pecuária. Segmento industrial em expansão.

Clima 

 

O clima de Montes Claros de Goiás é temperado, com temperatura mínima de 16 graus, a máxima de 35 graus e a média de 28 graus centígrados, e sua altitude é de 400 metros acima do nível do mar.

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Montes Claros de Goiás é servido pela GO-174 e GO-060 (rodovias estaduais), pela BR-070 (rodovia federal); além de várias outras municipais, como por exemplo:
* A rodovia que liga Ponte Alta do Araguaia ao Registro do Araguaia;
* que liga Ponte Alta do Araguaia ao Rio Caiapó, no município de Diorama;
* que liga o lugar denominado Sete Placas à Macaúba, passando pelo Morro do Engenho até a margem direita do Rio Araguaia;
* que liga Montes Claros de Goiás à Matrinchã;
* que liga o Distrito de Lucilândia à GO - 060, na altura do Campo Redondo e passando pelas regiões do Lambari e Serra Negra;
* que liga Montes Claros de Goiás ao Rio dos Bois, neste município.
Apesar dos rios do município serem totalmente navegáveis por embarcações de pequeno e médio portes, não se faz uso de transportes fluviais com linhas específicas. Servem, no entanto, para uso das pessoas que habitam às margens dos rios.

Localização

Noroeste Goiano

Limites

Jussara, Fazenda Nova, Jaúpaci, Diorama, Arenópolis, Bom Jardim e Aragarças.

Acesso Rodoviário

 

 


Distâncias:

Da Capital:

287 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Fonte de Água Sulforosa 

Localizada no morro próximo a sede do município, a fonte nasce de uma laje, com propriedades medicinais. 
 
Rios: Caiapó; Claro; Araguaia 

Caiapó-É marco natural na divisa do município que desemboca no Rio Araguaia. Claro-Nasce na serra do Caiapó, percorre o município a Sudeste, Leste e Norte, desaguando no Rio Araguaia. Nos meses de maio a novembro são inúmeras e belíssimas praias.
Araguaia-Desliza-se num grande vale, com sua beleza e a navegabilidade, é facilitada pela instalação de bóias de sinalização, para implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins. A sua piscosidade é famosa em todo o País, nos meses de maio a outubro. o Porto principal do município ao rio Araguaia é através do distrito de registro do Araguaia, o mais antigo da região.

hspace=0 EVENTOS

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS DE GOIÁS

E-mail:

Telefones: (62) 3370-1122

Sites: http://www.montesclarosdegoias.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO

Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (62) 3457-1290

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Montes Claros de Goiás

q cidade linda, sem muita opcao e lazer, porem muito tranquila e uma otima hospitalidade, vale a pena.
Por: case

bom dia...! eu sou pr.jose carlos pereira. morei em montes claros 10 anos mudei + sinto muita saudades de vcs, esta cidade é muita acolhedoura, povo simples humilde e trabalhador. amo esta cidade...
Por: jose carlos pereira

sou de ponte alta , atualmente moro em ap. de goiania. mas sempre q. posso vo pra ponte alta, aproveita as belezas dos corregos e rios do municipio de montes claros.
Por: Jose lioson

entre as coisas boas de montes claros a feira do produtor nas qintas-feira é otima pedida produtos de otima qualidade local de descontraçao ver amigos e deliciar com delicias ali oferecidas
Por: MARLUCIA BATISTA DE FREITAS

É a cidade dos meus sonhos.filho desta amada terra de muitos sonhos e paixões, utopias, lendas, iluzões, desejos e grandes amizades, nasceu,cresceu e sonha um dia voltar e adormecer nestas terras profundas de belas paissagens. Longe em distância mas perto de alma e paixão.
Por: valdivino da silva

È esta é uma cidade que me trás à memória muitas lembranças, algumas tristes, mas várias felizes, afinal trata-se do lugar onde cresci, aprendi muitas coisas, umas delas a ser uma pessoa melhor. Por isso Montes Claros pra mim é a cidade das das boas lembranças!!!!!
Por: Joana Darc Rosa

JA MOREI NA CIDADE 3 ANOS SINTO SALDADE A 20ANOS SI PASSARAM
Por: gilberto simois de sousa

Terra abençoado, tem pequi, tem pamonha, tem murici e tem manga, tem araguaia e tem também praia !!!!!
Por: Jonas Joaquim Tavares

sou de montes claros ir gortaria de conhecer montes claros de goiais-go
Por: amarildo walber s.oliveira

eu sou de montes claros de minas gerais gostaria de conhecer montes claros de goiais alguma pessoa que queira se comunicar com migo estou a esperar
Por: amarildo walber s.oliveira

eu estudo na francisco modesto no segundo ano e vou se goleiro da seleção de futsal. eu sou o kiabão gente boa.
Por: herick rodriges

Hum, que saudade desse lugar tranquilo, hoje sei a falta que faz está pequena cidade.Lugar abençoado por Deus com pessoas maravilhosas...Amo por d+ a Salobinha!
Por: Cristianny

olá.eu tenho orgulho de ter nascido nesta cidade. uma cidade com localização privilegiada com pontos turisticos.um povo hospitaleiros e trabalhadores. sempre que posso vou descansar em montes claros. sou de uma familia tradicional que cheqou por estas terras nos anos 50 e por encontrarem terras fértil aprofundaram suas raizes neste paraiso e jamais sairão deste lugar.
Por: wilton silva de brito

montes claros e uma cidade que futuramente vai crecer; e eu espero que sim;ela tem tudo pra isso ne e so invertir na melhoria para montes claros ;
Por: rosangela amanso

morro no distrito de betania municipio de jussara goias; mas conheço montes claro muito bem e uma cidade que eu acredito que vai crescer muito; ela tem tudo pra isso alias ja ta ne ,crecendo com o novo loteamento e isso ai montes claro de goias cidade de gente boa ;
Por: rosangela amanso

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Montes Claros de Goiás

Envie seu comentário sobre Montes Claros de Goiás