Jandaia

Jandaia-GO
banner

Bem-vindo a Jandaia!

banner

As melhores pousadas em Jandaia podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Jandaia, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 637m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.847 habitantes. A área total de Jandaia é de 867,0km², e sua densidade demográfica é de 7,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jandaia-GO é 75950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jandaia

Roteiros do Brasil

Região Nascentes do Oeste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da fundação de Jandaia relaciona-se com a devoção a Nossa Senhora da Abadia e Santa Luzia. O fazendeiro baiano Bernardino Vivaldo dos Santos, que adquiriu terras na região, doou, em 1927, cinco alqueires para a construção de uma capela. Outros dez alqueires foram comprados por Francisco José de Moura, com dinheiro arrecadado em festividade religiosa. Bernardino e outros fazendeiros prometeram erguer templo para as duas figuras religiosas, caso os revoltosos da Coluna Prestes, que, na ocasião devassavam o Estado de Goiás, passassem por suas fazendas sem saqueá-las.
Em 1929, a promessa foi cumprida. Aos poucos, diversas construções foram surgindo em volta da capela, formando, desta maneira, o povoado que também ganhou o nome da Água Limpa. Graças ao esforço de Daniel Gomes, a localidade foi elevada à categoria de distrito pelo Decreto-Lei nº 113, de 4 de janeiro de 1935, ocorrendo a instalação em 6 de março do mesmo ano. A construção da rodovia ligando Goiânia a Rio Verde, passando por Água Limpa, impulsionou o desenvolvimento do distrito. Pelo Decreto-Lei estadual nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, a localidade recebeu o nome de Jandaia. O município foi criado pela Lei nº 791, de 5 de outubro de 1953, desmembrado de Palmeiras de Goiás. O primeiro prefeito foi João Leonor de Oliveira.

Gentílico

jandaiense

Significado do Nome

A origem do nome da cidade (Jandaia) vem de uma espécie de piriquito do género Aratinga que vive na região.

Aniversário da Cidade

05 de Outubro

População

6.164 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia se baseia basicamente na agricultura e pecuária, que cerca de 80% da arrecadação do município provém da produção de álcool pela Destilaria Nova União S.A., e recentemente Jandaia foi agraciada com mais uma frente de trabalho, o segmento de confecção em moda íntima, que tem gerado novos empregos e novas divisas para o município, produzindo moda de qualidade, pronta para exportação.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Acreúna, Indiara, Palmeiras de Goiás, Palminópolis e Paraúna.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

120 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Rios

Capivari, Galheiros   
 
Serras

Paiol Queimado, Cana Brava, Lajeado, Sumidouro

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDÁIA

E-mail:

Telefones: (64) 3563-1129

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (62) 3563-1222

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jandaia

jandaia uma cidade eXELENTE adorei morar em jandaia,uma cidade calma,bonita,com muitos lugaes imprecionantes como:o lago,abiquinha na entranda da cidade que e muito famosa a pousada,o corrego agua limpa a cahoeirinha enfim e tanta coisa bonita que nao tem como espressar a unica coisa e que jandaia e PERFEITA.
Por: yasmin

jandaia precisa mais de festas nos finais de semanas mais tirando isso jandaia e 10
Por: patricia vieira magalhaes

Sou nativo dessas terras. Iniciei como bancário por ali. Alcei voo rumo à Capital ainda jovem(18 anos). Vale a pena pescar nos rios Turvo e Capivari. Acampar no lago Lampari. Bater papo naquelas pracinhas. Fazer amizade.
Por: Gabriel Mendes

O local tem rios bons para pescarias e descansos, como o Capivari e o Turvo. Piaus, lambaris, papa-terra, etc... bem fritinhos e com acompanhamento em um acampamento improvisado é muito bom.
Por: Gabriel Mendes

Arualmente resido em Goiânia, mas sempre que da passo o final de semana em Jandaia, pois la é um lugar de descanso. Deixamos o trânsito de lado, toda correria de trabalho trocamos por dias melhores sem poluição.
Por: Maria Cândida Rosa

Jandaia é uma cidade linda maravilhosa tranquilla e bem animada.
Por: Bianca

essa cidade é maravilhosa, tem varias opções de lazer, se vc vier para conhecer nossa cidade vc n vai esquecer dela nunca mais é muito bonita esta cidade
Por: welisson

amooo muiito jandaia ela e meia parada mas e muiiito bou de se viver
Por: Belkiss

eu sou jandaience de nascimento e coração.amo minha terra natal,defendo e divulgo minha cidade com todas as minhas forças
Por: marluz g de jesus

Nus Jandaia city é a melhor cidade q tem. Varias Festas,varios lugares pra vc Pesca,acampa,muitas praças pra vc bate um bom papo com seus amigos,cidadizinha execelente pra vc passa suas ferias,passa carnaval o trem Bão rsrsrs.. Amo Jandaia de Coração.
Por: Nádia Lorrainy

Jandaia é uma cidade ótima. o carnaval é muito bom. e vou aí ssempre que posso, por que os meus avós moram aí...parabéns Jandaia continue crescendo..
Por: natane barros esteves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jandaia
Fundação:
1953
Altitude:
637m
População:
6.847 habitantes
Área:
867,0km²
Densidade Demográfica:
7,90hab/km²
CEP:
75950-000

Envie seu comentário sobre Jandaia

banner