Itarumã

Itarumã-GO
banner

Bem-vindo a Itarumã!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Itarumã, informações atualizadas sobre a cidade Itarumã, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Itarumã.

A cidade de Itarumã, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 474m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.050 habitantes. A área total de Itarumã é de 3.444,4km², e sua densidade demográfica é de 1,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itarumã-GO é 75810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itarumã

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1874, dona Rita Soares doou a São Sebastião, por uma graça alcançada, um terreno de boa qualidade. Após a morte daquela senhora, Heitor Severino trocou-o por outro de qualidade inferior e construiu, em maio do mesmo ano, a primeira casa, coberta de capim e com parede de pau a pique. Teve início, assim o povoado, que recebeu o nome de São Sebastião da Pimenta, em homenagem a São Sebastião e a Dona Francisca Pimenta, abastada fazendeira da região. Primeiros habitantes: Heitor Severino, Francisco Severino, Francisca Pimenta, Osória Pimenta, Maria Soares, Domingos da Costa e Maria Juliana. Em 1883 construiu-se a Igreja de São Sebastião, hoje em ruínas. Segundo dados do Cartório do Registro Civil, o distrito foi criado em 1901, figurando como tal na divisão administrativa do Brasil em 1911. Em data ignorada o Distrito de São Sebastião da Pimenta passa-se a chamar-se Pimenta.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Jataí o distrito com a denominação de São Sebastião da Pimenta.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no Município de Jataí o Distrito denominado Pimenta.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de São Sebastião da Pimenta volta a figurar no Município de Jataí.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 557, de 30-03-1938, o distrito já denominado de Pimenta(antigo São Sebastião de Pimenta), permanece no Município de Jataí.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de 31-12-1943, o Distrito de Pimenta passou a denominar-se Itarumã.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944/1948, o Distrito de Itarumã permanece no Município de Jataí.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itarumã, pela Lei Estadual nº 754, de 21-07-1953, desmembrado de Jataí. Sede no antigo Distrito de Itarumã.

Significado do Nome:

A origem do nome vem da beleza das árvores conhecidas pela região Tarumã, pela abundância de serras e montanhas rochosas.[ITA] - pedra [TARUMÃ] árvores encontradas na região.

Aniversário da Cidade:

21 de Julho

Gentílico:

itarumaense

População:

6.300 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Lugar bom de se viver. A comunidade é hospitaleira, humilde e solidária. A cidade tem se desenvolvido notoriamente. Venha fazer uma visita!

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano

Limites

Itajá, Aporé, Serranópolis, Jataí, Caçu, Santa Vitória (MG) e Limeira do Oeste(MG).

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

416 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

No decorrer do ano o município de Itarumã promove várias festas, algumas delas promovidas pela prefeitura, como o carnaval que completará a 2ª edição,também a pescaria no lago municipal e o reveillon a beira do lago com queima de fogos. Há também as festas religiosas dos padroeiros da cidade: São Sebastião (20 de janeiro) e Nossa Senhora da Abadia (15 de agosto). Na segunda quinzena de julho o Sindicato Rural de Itarumã realiza a Festa do Peão de Boiadeiro - regionalmente conhecida como EXPOÍTA - um evento tradicional no município e região, teve sua primeira edição em 1998, sob a presidência de Marcelo Gonçalves Rodrigues, que na época acumulava o cargo de presidente do Sindicato Rural e Secretário da Agricultura do Município. Em 2013, a 15ª EXPOÍTA, será realizada nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho, sob a presidência de Elson Freitas. A festa recebe a visita de milhares de visitantes, e tem como ponto alto o desfile de comitivas, exposição de animais, torneio leiteiro, leilões e tradicional rodeio em touros.

Aniversário do Município

Data: 21 de Julho

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARUMÃ

Site Oficial:www.itaruma.go.gov.br

E-mail:

 

Telefones: (64) 3659-1701

 

Sites:

 

SUB-PREFEITURA:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (64) 3659-1813 / 8421-2866 / 9244-454

 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

 

E-mail:

 

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

 

HOSPITAIS:

 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

 

OUTROS:

 

E-mails e telefones:

 

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Itarumã

quero conhecer itarumã!!! o meu pai mora ai mais nunca tive chanse de falar com ele xau na epoca q eu fui ai em itaruma a cidade era linda e continua cendo viu!!!
Por: vanessa giliane

FUI NO CARNAVAL AI , TAVA BAUM D ++ , A MÃE DE MEU AMIGO MORAVA AI :))) SOU DE SACRAMENTO MG
Por: EDUARDO BERTULUCI

Nasci, cresci e vivo aqui. É um lugar abençoado por Deus, bom de se viver. Nossa comunidade é hospitaleira, humilde e solidária. A cidade tem se desenvolvido notoriamente. Venha fazer uma visita. Você será bem-vindo(a).
Por: Valdivino Barbosa Santos

Sou morador de Itaruma, posso garantir tem um dos melhores qualidade de vida é uma cidade muito linda muito bem cuidada é com certeza uma das cidades melhor pra se viver venha conhecer. somos muito acolhedores e precisamos ser reconhecidos.
Por: Aparecido Donizeti Leme

Itaruma esta na região do extremo sudoeste goiano com uma população aproximando 8.000 hab. Esta quase na divisa com o MS, possui uma pecuaria forte hoje ela é a 8ª potencia na produção do boi ce corte do Estado de Goiás. Seus santos padroeiros é São Sebastião e Nossa Senhora da Abadia. tem festas tradicionais como todo o Brasil. mas nosso forte é na virada do ano, carnaval, aniversárioda cidade, no mes de julho. possui uma natureza ezuberante um lindo lago artificial proximo da cidade onde se realiza os eventos.
Por: Aparecido Donizeti Leme

Venha visitar nossa querida cidade de Itaruma no sudoeste do Estado de Goias, povo simples mas bastante hospitaleiro. Cidade limpa e bem cuidada.
Por: Elson Freitas

A cidade esta cada vez melhor e mais bonita parabens cidadaos por fazerem parte desse desenvolvimento.
Por: weder martins

esta cidade e muito linda e calma gostei estive em visita de familiares gostei muito
Por: zenildo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itarumã
Fundação:
1953
Altitude:
474m
População:
6.050 habitantes
Área:
3.444,4km²
Densidade Demográfica:
1,76hab/km²
CEP:
75810-000

Envie seu comentário sobre Itarumã

banner