Itapuranga

Itapuranga-GO
banner

Bem-vindo a Itapuranga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itapuranga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itapuranga.

Informações de Itapuranga

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itapuranga, que em tupi significa lugar de pedras bonitas, recebeu este nome, já que o nome anterior era Xixá, e emancipou-se pela Lei Estadual nº 748, de 3 de julho de 1953. A proposta foi do vereador Acilino Luiz Pereira, da Câmara Municipal de Goiás. Mas a instalação constitucional ocorreria em 6 de janeiro de 1954, desmembrado do município de Goiás.
A origem do povoamento teve início em 1932, quando Braz Camilo marcou com uma cruz o local onde seria construída a capela de São Sebastião. No ano seguinte, percorreu a região angariando donativos para a compra do terreno destinado ao futuro povoado. A primeira designação da cidade foi dado em decorrência de uma espécie de árvore abundante na região, o Xixá. Em 1934, a primeira missa foi celebrada à sombra de um xixazeiro, diante da capela de São Sebastião.
Com a instalação de uma loja de tecidos, por Joaquim Moreira da Silva, e a forte influência dos fazendeiros Salomão Clementino de Faria e Virgílio José de Barros, o processo de povoamento teve rápido impulso, acelerado com a vinda de Zaqueu Alves de Castro, que instalou a primeira escola pública e obteve o plano de uma estrada ligando o povoado à cidade de Goiás.
Ao longo de sua história de pouco mais de 53 anos, Itapuranga cresceu e modernizou-se, constituindo hoje uma boa cidade para se viver e investir. É uma cidade alegre, com muitas festividades e gente acolhedora. Possui muitos pontos turísticos, entre eles a serra do gigante adormecido, cachoeiras, pesque-pagues muito bem equipados, clubes sociais e outras atrações que tornam a vida dos itapuranguenses mais saudável e segura.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

06 de Janeiro

Gentílico:

itapuranguense

População:

26.085 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itapuranga caracteriza-se pelo desenvolvimento sustentável, pela boa qualidade de vida, cuja população conta com ampla gama de serviços públicos e privados, além de desfrutar de ambientes urbanizados com boa infra-estrutura. Para se ter idéia, Itapuranga possui 95% de toda sua área urbana pavimentada, 98% da população é abastecida com água tratada, 90% com esgoto sanitário e 98% com energia elétrica.
Além da população local, Itapuranga firma-se como pólo regional com influência sobre os municípios de Guaraíta, Heitoraí, Morro Agudo, Faina, Carmo do Rio Verde, São Patrício e partes dos municípios de Goiás e Uruana. A cidade possui comércio competitivo, com registro de 985 estabelecimentos, além de outras atividades industriais e de serviços.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale São Patrício, noroeste do Estado de Goiás

Limites

Carmo do Rio Verde, Faina, Cidade de Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Morro Agudo de Goiás, Uruana e Vila São Patrício.

Distâncias:

Da Capital:

155 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPURANGA

E-mail:

Telefones: (62) 3355-7200

Sites: http://itapuranga.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone:
(62) 3355-1314

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.itapuranga.net/ ou http://itapuranga-itapuranga.blogspot.com/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (62) 3355-1480

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (62) 3355-1285

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itapuranga

Naum só conheço .. como moro aqui! bela cidade! e convido a todos visitarem minha cidade. e conhecer os seus pontos turisticos.! :)
Por: Laiane

moro aqui ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´é uma cidade pequena mais e legal
Por: alice myrelle

conheço Itapuranga mas moro em Goiânia, mas adoro visitar sempre que posso estou aí sentada em uma das praças onde levo minhas crianças para respirar um ar mais puro, saúdável..minha sogra possui uma fazenda perto das Lages, até penso em me mudar para Itapuranga correr um pouco da violência da cidade Grande, mas ainda não conheço as oportunidades de trabalho em Itapuranga sou formada em Ciências Contábeis e acho que osite ainda possui uma deficiência em estar divulgando vagas de trabalho e concursos que estão em aberto na Cidade. Então por enquanto fico so ná espectativa, mas adoro neste carnaval mesmo estarei na cidade para respirar um pouco...
Por: luciana alves gonçalves

OLÁ PESSOAL EU NASCI EM ITAPURANGA AMO ESTÁ CIDADE DE CORAÇAO. HOJE MORO EM ANAPOLIS-GO POR MOTIVO DE TRABALHO VIVO COM MINHA ESPOSA E MINHAS DUAS FILHAS VOU A PASSEIO TODOS OS MESES NAO DA NEM VONTADE DE VOLTAR PARA TRAS.ABRAÇOS
Por: OBERDAN LUIZ BARBOSA

amo essa cidade!! morei nela p 7 anos. Pretendo residir definitivamente; dqui alguns anos.
Por: izabel cristina moura

gostaria muito de conhecer essa marailhosa cidade mais qualquer dias desses vou la mas quero ver foto
Por: luciana

Itapuranga,cidade do interior de goiaś, é uma das mais belas localidades da região do Vale São Patrício ( região que abrange cerca de 60 municípios goianos). Circundada pela Serra Dourada e vizinha da Cidade de Goiás, se destaca na agricultura,principalmente o maracujá,e também na agropecuária.Cidade de gente bonita e hospitaleira, é um refúgio para quem busca fugir das "selvas de pedra". Para o lazer dos turistas e da própria população, existem clubes de banho, clubes de pesca,bares e diversos outros atrativos. Já aqueles que buscam o contato direto com a natureza, podem se deliciar e resfrescarem-se nas águas dos inúmeros rios e riachos localizados nas proximidades da cidade, além das diversas cachoeiras. A cidade também conta com um belo cristo redentor e com belas praças públicas, em especial a Praça Castelo Branco, localizada no centro da cidade e próximo ao centro administrativo local. Para quem curte esportes, em especial o futebol e as trilhas de motocross e bike, não existe lugar melhor.Já para os amantes da cavalgada, também é um paraíso, visto que nas redondezas da cidade frequentemente se realizam cavalgadas, com ótimas trilhas e paisagens, além de excelente organização. Para os baladeiros, a Boite Space Hall oferece festas das mais variadas aos finais de semana e feriado. Cidade de fácil acesso, a 158 Km de Goiânia, todo o percurso asfaltado, é cidade que vale a pena ser conhecida. Cidade que conta com grandes recursos hídricos e , que por isso é um ótimo local para a instalação de empresas. ITAPURANGA, SUA CIDADE AMIGA. NAS PRÓXIMAS FÉRIAS OU FERIADOS, VENHA VISITÁ-LA!!!!!!!!!
Por: valter junior

essa cidade e a + bela de toda a regiao pq tem de tudo de q se prescisa nela eu mesma estou voltando para ela de novo !!ela e d+!!
Por: nayara ribeiro da silva

eu já morei la 23 anos e um dos melhores lugares para se viver tem muito lazer natural como corrego lavandeira, rribeirão das lages e rio canastra , muitos outros como rio uru.
Por: divino euripedes da silva

Itapuranga cidade maravilhosa e de um população muito carisma. A cidade tem muitas área de lazer só falta a propria população da valor no que tem. Exemplo tem dois pesque e pague, tem muitas cachoeira e diversa outras atividade para fazer durante as férias. Eu e meus irmão passamos todas as nossas férias em itapuranga. Cidade de muita histódia.
Por: Luis Carlos Ferreira de Freitas

Itapuranga é o melhor lugar do mundo, minha cidade natal que carrego com orgulho no meu coração!!!!!!!!! Um dia os bons filhos a casa retorna com certeza eu voltarei!!!!!!!!
Por: Ivani da Silva Alves

itapuranga e uma cidade otima e nao vejo a hora de voltar e rever a minha familia. coromandel mg
Por: Pablo e vitor

FUI MORADOR DE DIOLANDIA ADORO ESSA CIADADE, POIS TUDO DE BOM ESTA NELA, HOJE RESINDO EM GOIANIA,MAS JAMAIS DEIXO DE VISITAR,UM ABRACOS A TODOS ITAPURANGUESES.
Por: SANDRO

cade aIgreja Prebteriana?tanbemfaz parte
Por: glaucia

Sou filha de Itapuranga, nasci e cresci até meus 17 anos, tenho muito orgulho em dizer que esta é a minha Terra Natal. Hoje resido em Ceres, tenho minha familia e meu emprego que me dá suporte e seguranca, mas porém se pudesse escolher para terminar os meus dias, com certeza, Itapuranga seria a previlegiada à me receber! Parabéns por ser esse Paraíso, minha inesquecível!!!
Por: Saloni Fernandes Silva

MINHA CIDADE NATAL, ESTA LINDA QUE SALDADES A PRAÇA CASTELO BRANCO ONDE BRINCAVA NA MINHA INFACIA, QUANTAS VEZES SUBI AS ESCADAS DO CRISTO, NOSSA AINDA VOU PASSAR UMAS FERIAS AI, LEMBRAÇAS MUITO BOAS.
Por: BEATRIZ DA SILVA OLIVEIRA

PASSEI MINHAS FERIAS DE JULHO EM ITAPURANGA, AS PESSOAS DESSA PEQUENA CIDADE E MUITO ACOLHEDORAS, JA ESTOU COM SAUDADES E PROGRAMO VOLTAR LOGO,PARA VISITAR MINHA CUNHADA E CURTIR MAIS UM POUCO ESSA CIDADE.
Por: sidneia toscano

É a melhor cidade do Estado de Goiás. Com pessoas acolhedoras e felizes. Tenho orgulho de ter nascido nesta cidade. O q sou devo a ela. Abraço1 Saudade.
Por: Jeová Dimas Coelho

eu morei 15 anos no distrito de vila sao jose municipiu de itapuranga e conhesso essa bela cidade e muito linda .no momento moro em goiania pretendo volta em breve para itapuranga e retorna para minha vida de antes.na cidade que eu tanto amo. um abrasso todos itapuranguensse.
Por: werley teodoro rodrigues

Para mim Itapuranga é a melhor cidade do estado de Goias. uma cidade bela e bem evoluida em todos pontos.
Por: Daniel junior Tavares

Sou apaixonada por Itapuranga! Chorei muito ao chegar no alto do cristo redentor e olhar a cidade que nasci e cresci. Papai nos tirou dai mas o caraçao estará sempre ai. Cidade limpa, de pessoas simpaticas e bonitas. Percebi um pouco do ar um pouco poluido pela industria que vi nascer, mas mesmo assim amo muito e irei sempre que puder. Vi um pouco de coisas que nao me agradou pois ha mais de trinta anos que mudamos porem, sempre vou visitar parentes que amo muito. Participei de campeonato entre escolas que era muito bom e tranquilo na linda praça castelo branco, participei de desfiles nas escolas e tudo era maravilhoso. O que mais dizer para declarar meu amor pela cidade? ITAPURANGA COMO EU TE AMO!
Por: Marcelena Garcez P. Cardoso

ola tenho muito orgulho de dizer q sou desta cidade, amada e povo abençoado..estou morando fora do pais + um dia estou de volta saudadesss dessa cidade abraços
Por: ueder henrique duarte

sinto orgulho de ter nascido nessa cidade linda de itapurânga sou seu faannnnnnnn n: 01
Por: fidelis dos santos pacheco

Itapuranga cidade linda, maravilhosa e abençoada por DEUS minha linda ITAPURANGA.
Por: PATRICIA MANOELA

BOM EU SOU SUSPEITA PRA FALAR DE ITAPURANGA POS EU AMO DE PAIXAO ESTA CIDADE ,MAS UM DIA EU VOLTO A ESTA CIDADE .ESTOU LONGE MAS AO MESMO TEMPO PERTO DELA UMA CIDADE MARAVILHOSA PRA PASSIAR ,MORAR PRINCIPALMENTEEU MORO EM BRASILIA MAS MEU CORAÇAO E DE ITAPURANGA ESTA CIDADE LINDA E BEM ACOLHEDORA ....XAUDADE DESTE LUGAR!!!!!!!!
Por: cristiane regina ferreira

gostei......tem cheiro de mato molhado.....muitos lugares bonitos...........
Por: wilson

Sou filha desta cidade com muito orgulho. cidade linda.
Por: Noeme Rocha Ribeiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapuranga

Envie seu comentário sobre Itapuranga