Codajs

Codajs-AM
banner

Bem-vindo a Codajs!

banner

Comece planejando a sua viagem para Codajs utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opo de hospedagem. Temos diversas pousadas em Codajs e hotis separados por categoria. Voc tambm vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Codajs.

A cidade de Codajs, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1875. A localidade est em uma altitude de 47m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 16.016 habitantes. A rea total de Codajs de 18.988,4km, e sua densidade demogrfica de 0,84hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Codajs-AM 69450-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Codajs

Roteiros do Brasil

Terra do Açaí 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Da aldeia dos índios Cudaiás, primitivos habitantes da região, originou-se a atual cidade de Codajás, fundada em 1892, por José da Rocha Turi, um dos mais famosos pioneiros do povoamento do Solimões. (“História do Amazonas” – A C. Ferreira Reis).
Em 30.06.1862, pela Lei Provincial nº 175, é criada a freguesia de Nossa Senhora das Graças de Codajás.
Em 01.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, dá-se a elevação a vila, sendo o município instalado em 05.08.1975.
Em 10.04.1891, pelo Decreto Estadual nº 95-A, é criado o termo judiciário de Codajás, subordinado à comarca de Coari.
Posteriormente, foi o município dividido em quatro distritos: Codajás, Badajós, Anori e Anumã.
Em 27.09.1911, pela Lei Estadual nº 682, é criada a comarca de Codajás, que se instala em 25.01.1912.
Em 30.10.1913, pela Lei Estadual nº 141, é extinta a comarca.
Em 25.11.1921, pela Lei nº 1.126, ocorreu a instalação de Manacapuru, o termo de Codajás passou a subordinar-se o termo de Coari.
Em 07.02.1922, pela Lei nº 1.133, foi restaurada a comarca de Manacapuru a qual foi novamente anexado o termo de Codajás.
Em 10.03.1924, pela Lei nº 1.220, passou o termo de Codajás a subordinar-se novamente à comarca de Coari.
Em 04.01.1926, pela Lei nº 1.223, voltou mais uma vez o termo de Codajás a integrar a comarca de Manacapuru.
Em 28.11.1930, por Força do Ato Estadual nº 45, foi suprimido o município de Codajás, cujo território foi anexado ao de Coari.
Em 14.09.1931, pelo Ato Estadual nº 33, foi restaurado, ficando o termo judiciário subordinado a comarca de Manacapuru, e o município constituído de um só distrito.
Na divisão judiciária de 1937, figura Codajás como termo único de comarca do mesmo nome.
Em 30.03.1938, pela Lei Estadual nº 68, a sede municipal recebe foros de cidade.
Na divisão administrativa, fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº 176, de 1º de Dezembro de 1938, figura o Município de Codajás com três distritos: Codajás, Anamã e Anori. Os dois últimos foram criados pelo mesmo decreto citado, com território desmembrado do distrito-sede, mantendo até 1956 a mesma composição distrital e é sede da comarca do mesmo nome. 

Significado do Nome:

Nome de tribo indígena que ocupava a região

Aniversário da Cidade:

05 de Agosto 

Gentílico:

codajaense

População:

24.067 habitantes - censo IBGE/2011 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

• Setor Primário
- Agricultura: baseada no cultivo de produtos como mandioca de várzea e de terra firme, milho e feijão (culturas temporárias). A agricultura também se baseia nas espécies: açaí, mandioca, banana, maracujá, mamão, milho e feijão.
- Pecuária: o criatório no município consiste no desenvolvimento de espécies como: bufalinos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos.
- Extrativismo Vegetal: a extração de madeira era uma atividade tradicional no município. As principais espécies exploradas eram Jacareúba e Louro inhamuí. No extrativismo vegetal as principais espécies exploradas são o açaí, castanha, borracha, sorva, óleo de copaíba e várias espécies de cipó. A seringueira tem ampla distribuição na área enfocada, com maior freqüência na planície aluvial, onde se concentram as atividades relacionadas à extração do látex. Onde o relevo é ondulado, ocorrem as maiores concentrações de castanheira-do-pará. Estão nas planícies aluviais a principal fonte de recursos naturais de grande expressão econômica.
- Pesca: na época da fartura de peixes, que se verifica no período de maio à setembro, ocorre uma grande abundância de pescado que é comercializado nos mercados e feiras. A pesca é feita no rio Solimões e nos grandes lagos altamente piscosos, tais como: Miuá, Badajós, Acará, Piorini, Salsa e Mureru. A fiscalização desses lagos é feita pelos próprios moradores e pescadores das áreas citadas. Principais espécies de pescado são tambaqui, jaraqui, curimatá, branquinha, pirarucu, bodó, tucunaré, matrinxã e outros.
- Avicultura: existem criatórios doméstico, voltado para o consumo alimentar das famílias.
- Hortifruticultura: atividade pouco desenvolvida, voltada somente para o consumo doméstico e explorada de forma empírica, através do cultivo de verduras e legumes, tais como: tomate, pimentão, pepino, abóbora, quiabo, feijão de vagem, pimenta-cheirosa, coentro e de frutas regionais como melancia, mamão, banana, cupuaçu, lima, tangeria, maracujá, marimari e a maçaranduba, que surgem de acordo com a respectiva época e são muito apreciados pela população local.
• Setor Secundário
- Indústrias: madeira, tijolo, gelo, mobiliário e produtos alimentares.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: oficina mecânica, oficina de refrigeração, cabeleireiro, costureira, protético, pintor de parede, fotógrafo, agências bancárias, hotéis, pensões, mercado municipal, matadouro e feira do produtor.

Clima:

Equatorial 

Temperatura Média:

31,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Embarcação:

Segunda-Feira Princesa Laura Lindo Amanhecer

Terça-Feira Comandante Natal Maresia Comandante Keneay

Quarta-Feira Cidade de Codajás Manoel Fernandes Maresia II

Quinta-Feira Monte Muriá Elyon Fernandes Leão de Judá

Sexta-Feira Monte Sinai II Carlos Alberto

Sábado Almirante Marreiros Rei Davi Ludome Celani Comandante Pantoja Neto Silva

 

Localização:

Região do Rio Negro – Solimões 

Limites:

Anamã, Anori, Coari, Barcelos, Novo Airão, Caapiranga, Codajás e Badajós.

Acesso:

Não existem vias de acesso ao interior do município ou a capital do estado, Manaus, que não sejam as águas dos rios, lagos, "furos", "igarapés", "paranás",etc. Assim sendo, os meios de transportes são vias fluvias; em bascos regionais, recreios, voadeiras e até canoas de motor rabeta O município é dividido pelo Rio Solimões, possuindo inúmeros lagos interiores, alguns de grande porte: Badajós, Piorini, Miuá, Onças, Jamacanã, Urucuri, Acará, Chico Paulo e outros. Todos esses lagos deságuam suas águas através dos "paranás" e "furos" no Rio Solimões e, quando da época da "cheia", ocorre à inversão desse processo.

Distâncias:

Da Capital:

240 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A fauna e a flora são de grande importância para o município. Na primeira se destacam pelo valor econômico as seringueiras, a castanha-do-pará. Na segunda grande variedade de animais silvestres: onças, antas, queixadas, caititus e etc, e muitas espécies de peixes: tambaqui, jaraqui, pirarucu e etc.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

O município possui nos tempos da seca grandes praias ao longo do rio Solimões, que constituem belezas capazes de atrair o visitante. 

O açaí

É o principal produtor exportador do município.Açaí é o fruto bacáceo roxo que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia e Acre), assim como em Trinidad e Tobago e nas bacías do Pacífico na Colômbia e no Ecuador.
O açaí é um alimento muito importante na dieta dos habitantes da Amazônia, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festejos religiososNossa Senhora das Graças (Maio)

- São Sebastião (Janeiro)

- São Francisco (Outubro)

- Santa Lúzia (Dezembro)

 -Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro (Julho)

- Aniversário da Cidade de Codajás - No 31 de março é comemorado o aniversário do município de Codajás. Apesar de ter sido povoada em 1875, foi apenas em 1938 que a área foi desmembrada e reconhecida como município.

- Todos os anos a cidade prepara os festejos para comemorar tal data e receber os visitantes, que v6em desfrutar as atrações culturais, musicais e gatronômicas.

- 28 à 30 - Festa do Açaí - Ocorre todos os anos no final do mês de abril, e conta como principais atrações a desgutação do fruto, atrações musicais e o desfile das candidatas à Rainha do Açaí em trajes típicos.

- Carnaçaí - Ocorre no domingo de carnaval, e sua primeira edição aconteceu em 2009. São apresentadas atrações musicais e desfile de blocos de rua.

- Marcha Cívica - Ocorre no dia 5 de setembro, quando comemora-se a elevação do Amazonas a categoria de Província. Neste evento celebramos a cidadania, onde escolas, associações e demais organizações provem uma parada (desfile) para população como maior demonstração democrática.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CODAJÁS

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3353-1275

Sites: http://www.codajas.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3353-1190

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

 

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3353-1747

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentrios de Codajs

Adoro esse municipio,afinal,morei la muitos anos e o que se tem de melhor a festa do aa que no deixa nada a desejar a outras festas por ai.
Por: suely

Sou filho de codajs, s que nasci em codajs e fui criado em manaus, preciso ver mais fotos, um dia se Deus quiser vou conhecer minha terra natal, eu tenho muita vontade de visitar.
Por: carlos

Sou do Rio de Janeiro, trabalhei no gasoduto, e nos fins de semana ia a Codajs, cidade onde fiz muitas amizades, um povo bom e hospitaleiro e que recebe muito bem seus visitantes, hoje sinto saudades de Codajs, onde espero um dia voltar para matar as saudades.
Por: Jos Carlos de Oliveira

minha linda terra natal amo de paixo tudo otimo pessoas hospitaleiras, e o aai ento nem se fala uma maravilhaaa.
Por: valdete veiga

codajs, tem um banho na estrada chamado retiro que muito bonito no meio da mata onde o pessoal se reune para se refrescar e se divertir.
Por: salin de araujo oliveirta

terra do ai. terra boa de se morar,porque neste lugar,cada dia vivim uma aventura.
Por: tania

terra muito boa...adoro codajs a melhor data pra se ir l abril festa do aa carval e final do ano mais ontem dia 15 deagosto houve o 1 festival amazonas de dana em codajs e como atrao o corpo de bal CDA como espetaculo o grito verde que ja foi apresentado ate na frana no ano do brasil na frana em 2005.
Por: joeDuarte

Vivi meus primeiros 14 anos da minha vida nessa cidade. Que saldade! Vamos divulgar Codajs. Abraos.
Por: marcelo auzier

Sem dvida uma das melhores cidade para se viver. Codaj um lugar maravilhoso, onde os moradores vivem em pleno contato com a natureza, terra de povo hospitaleiro e educado, um lugar de muitas belezas naturais, alm do aa claro, uma maravilha!
Por: Kevin Peres

Eu sou completamente apaixonada por codajs mais no moro l.acho uma cidade bastante alegre, bonita.Eu tenho f em Deus que um dia eu vouterei a morar l.
Por: nazar silva

Codajs terra espetacular, as pessoas so maravilhosas, alegres, com o sorriso sempre estampado no rosto.O aa nem se fala pra l de gostoso muuuuuuuuuuito booooooooooom.bjsssssssssssssss
Por: [email protected]@r S!lv@

codajas terra querida te amo e te amarei por toda vida aqui o meu lugar aqui ei de viver vamos prosperar juntos pode crer e vamos vencer, esta nossa terra querida terrra de gente hospitaleira mulheres guerreiras. venham visitar codajas !!!!!!!!!
Por: SIRLIANA CARVALHO

Codajs uma cidade situada as margens do rio Solimes, seu tranporte fluvial a regio muito rica em peixes, existe a tradicional Festa do Aai, a qual atrai turistas de varias regies do Brasil.
Por: francisco cunha

codajas e a cidade q eu amo faz muito tempo q nao vou ai.
Por: Daniel santana Bezerra

Sou Daniel santana Bezerra, e falo pra vcs, nao deixe de ir a codajas, cidade linda, do meu coracao,ja faz 15 anos q sai de la, mas nunca me esqueci, dessa cidade linda. G12 Celulas
Por: Daniel santana bezerra

como diz uma certa musica, codajs minha casa, codajs o pedao do jardim do edn que muita gente ainda no conchece.
Por: wellington adan

codajs e as pessoas del so bastante acolhedoras.jamais esqueci desta cidade e desta gente que me acolheu como a um filho! Amo de paixo Codajs.Saudades dos amigos e amores que l deixei!!
Por: FRANK DINIZ

codajas continua evoluindo e cada vez ficara mais linda e sera a verdadeira princesa do solimoes.
Por: esmael farias de freitas

faz dois anos que eu estou longe dessa cidade. codajas minha vida, estou com muita saudade dessa terra de gente,querida.mas se DEUS permite etarei ai na festa do aa.... amo codajas aguarde-me ate breve fui valeu....................
Por: ELTON DA SIVA VIEIRA

eu morava em codajs,eu agora estou em manaus.Codajs uma cidade muito bacana de morar e muito calmo sem muita violncia as pessoa so muito educado,quem nunca foi pode e conferir que muito legal>
Por: enos dos santos abreu

trabalhei ai e morei gosto muito da cidade e tambem fiz muita amizade comlheco muita gente ai
Por: gilmar colhecido como pitbulll trabalhei na obra do amazonas gais

municipio maravilhoso de se viver cultura lazer cumidas tipicas da regio e no esquecendo que tem o melhor aai do amazonas,amo minha terra sempre terei orgulho de ser codajaense thau.
Por: raimundo mario ribeiro lima

sou codajaense com muito orgulho sempre passo minhas ferias nessa cidade maravilhosa onde mora meus avos e minhas tias estou indo me aguarde
Por: caren magno

H, terra querida que hoje tenho saudades,saudades de minha infancia, saudade de minha adolescencia, pssos dados mos que brincaram com a terra que hj tenho saudades,pra mim foi td de bom.Sou Codajaense e no nego, adorooooooo
Por: Rilcia Magno

Ol! gostei muito deste municipio, apesar de nunca ter ido at a. Conheci pessoas marcante no 5 Confest da PJ em Anam, e acabei me apaixonando por uma garota que mora a em Codajas. Wlew..
Por: Emerson Santos

estive em codajas no ultimo fim de semana e foi fantastico pois ja esperava por isso a muito tempo, nao vejo a hora de pode voltar.
Por: FRAN

oi gente?bom pra quem no conhece o municpio de codajs , um lugar muito bom para quem no gosta muito de barulho e gosta de um lugar calmo...ento ta a um otimo lugar pra morar...'espero ter ajudado um pouquinho'bjs...xau
Por: marcia cristynah

meu pais morram ai eu fui passa o natal ai adorei vir que a cidade se mordenizou esta otima com certeza vai ficar melhor minha filha gostou muito e fala que nas ferias vamos de novo
Por: geane ramos lopes

faz mais de 25 anos q eu no vou ai vejos a cidade do alto quando eu vou para urucu onde eu trbalho na perfurao de petroleo na enpreza queiroz galvao quero fotos da cidade mande para mim
Por: manoel messias carlos de souza

amo codaj a terra do aa.moro em codajs e amo minha cidade.
Por: marlucia

apesas de no ser codajaense nata..mas me considero pois moro nessa cidade a 20 anos..vim do par-santarm e aqui estou at hoje...tenho meus filhos que nasceram aqui e assim fui ficando..trabalho- fao faculdade e tenho um carinho muito especial por essa cidade que ja me sinto codajaense....codajs hospitaleira e muita bonita...apesar dos pesares que codajas vem sofrendo...ainda sim uma cidade bonota e calma...EU AMO CODAJS!
Por: ana neri

SOU FILHA DESSA CIDADE Q NAO SAI DO MEU CORAAO E NEM DA MINHA CABEA QUANDO FECHO OS OLHOS IMAGINO ESTAR NA PRAA OBSERVANDO AS PESSOA LINDAS E HOSPITALEIRA DE NATUREZA UMILDE MAIS ALEGRE!!!
Por: VANUZA DOS SANTOS

O QUE TEM DE MELHOR NESSA TERRA ALEM DO AAI QUE E O SEU CARTAO POSTAL SEM DUVIDAS SAO AS SEUS HOTEIS E SEU RIO MARAVILHOSO COM SEUS PEIXEIS DELICIOSOS!!!
Por: VANUZASOUZA DOS SANTOS

Muito bom mesmo codajs no tenho o que falar , familia de meu amigos so todos de codajs ,festa do aa.fis bastante amigos e todos ano eu vou duas vezes no ano na festa e final de Ano.Tirando o aca que no tem outro melhor. Me aguardem no Final de Ano 2011. Ass:Danilson
Por: Danilson

Codajas com certeza a melhor em relao ao bom aai que s tem l.E no tem coisa melhor do a tima festa do aai,que a todo ano vem inovando para melhorar ainda mais.
Por: ezequias

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Codajs
Fundao:
1875
Altitude:
47m
Populao:
16.016 habitantes
rea:
18.988,4km
Densidade Demogrfica:
0,84hab/km
CEP:
69450-000

Envie seu comentrio sobre Codajs