Goiatuba

Goiatuba-GO
banner

Bem-vindo a Goiatuba!

banner

As melhores pousadas em Goiatuba podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Goiatuba

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O surgimento de Goiatuba se confunde com a vinda de bandeirantes de São Paulo para o Oeste, em busca de ouro e outras pedras preciosas, na época muito abundantes nos sertões brasileiros. Mas, essa primeira viagem não teve muitos resultados. Apenas mais tarde, em 1860, habitantes de cidades de Minas Gerais, chegaram ao local e ali se fixaram, tomando posse de terras para a agricultura e produção de gado. A facilidade para se adquirir terras foi o que mais contribuiu para trazer os primeiros habitantes do município.
Em 1892, Manuel Vicente Rosa, Manoel Bernardo da Costa e Cândido Luiz de Castilho doaram ao padroeiro São Sebastião uma gleba de terras, destinadas à formação do povoado, que recebeu o nome de Bananeiras, devido à existência de uma moita de bananeiras em margens de rio próximo. No mesmo ano, Manoel Vicente fez celebrar a primeira missa, num rancho de palha, onde mais tarde foi construída uma capela. Com a aglomeração de casas em volta da capela, foi formado o povoado São Sebastião das Bananeiras.
Em 1900, o povoado foi elevado à categoria de distrito e em 1931, pelo decreto número 627 de 21 de Janeiro, elevado a município, tendo ainda a mesma denominação. Somente em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto Lei Estadual número 1233, passou a denominar-se Goiatuba. Quem sugeriu o nome Goiatuba foi o andarilho Manoel Espósito Espositel, conhecido por Gabinatte, que sempre visitava a cidade em meados de 1937. Muito querido por todos no local.

Significado do Nome

Gabinatte dizia que Goiatuba era derivado do nome Goiás. Mas, os entendidos explicam: Goia vem dos índios Goia e Tuba significava instrumento musical ou grande. Então, Goia deriva-se da língua Tupi e tuba quer dizer grande. Assim, Goiatuba é igual a Goiás grande.

Aniversário da Cidade

21 de Janeiro

Gentílico:

goiatubense

População:

32.481 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cachoeiras lindas bem perto da cidade com trilhas e lugares esuberantes com uma vista maravilhosa da Serra em direção ao rio Meia Ponte, um calçadão em um lago maravilhoso na cidade e com um povo acolhedor!

Clima 

Tropical, Quente e Úmido.

Temperatura Média

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano

Limites

(N)Joviânia, Vicentinópolis, Edéia e Morrinhos (S)Itumbiara, Panamá, Bom Jesus, Castelândia e Maurilândia (L)Buriti Alegre (O)Porteirão e Acreúna.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

178 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

 

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIATUBA

E-mail:

Telefones: (64) 3495-0000

Sites: http://www.goiatuba.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária Nacional Expresso: (64) 3495-1265

Rodoviária Viação Extrela: (64) 3495-1264

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3495-3187

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (64) 3495-0067

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (64) 3495-2690

CONSELHO TUTELAR: (64) 3495-0029

CORREIOS:
(64) 3495-1685

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Goiatuba

Sou Luciano e morei nesta cidade por dois anos junto com meu tio, frei Ari, que foi Pároco da Paróquia São Sebastião Até 2000. tenho muita saudades desta cidade e dos amigos que deixei nesta cidade.
Por: do Carmo

Goiatuba é a minha cidade maravilhosa. Não entendi porque não colocaram endereço e telefone de hotel.É cidade simples, do interior, acolhedora, calorosa, apaixonante.
Por: DENUBES ALVES BONIFACIO E GOMES

EU NASCI NESTA CIDADE MAS NAO A CONHEÇO, MORO EM GOIANIA, GOSTARI DE VER MAIS FOTOS DE GOIATUBA QUE AMO MUIIITO.
Por: ROSELENA MARIA J PAIVA

Minha terra natal de onde saí em 1973, tenho muitas saudeades da terrinha e dos amigos que aí deixei.
Por: Maurício Rubens Chaves

cachoeiras lindas bem perto da cidade com trilhas e lugares esuberantes com uma vista maravilhosa na serra em direção ao rio meia ponte um calçadão num lago maravilhoso na cidade e com um povo maravilhoso e acolhedor
Por: Lucas nascimento

goiatuba e uma das cidades mais maravilhosa que eu conheço se eu tivesse uma chance de compra um pedaço de chao ai seria bom nigue me tiraria dai o dia em que eu morrer quero ser seputado ai beijos minha goiatuba querida um abraço a todos moradores dai do MAGNO de GOIANIA
Por: magno alves

Uma delícia de cidade!! gente acolhedora, comida gostosa
Por: Donizetti

Obrigado por dar os devidos créditos as minhas matérias, parabéns pela iniciativa da edição desse novo espaço para a pesquisa! Aplausos.
Por: WOLNEY TAVARES

tenho orgulho por ter nascido nesta cidade maravilhosa!!!!!!!
Por: enilucia

cidade linda, de gente de fibra paranbéns goiatubenses.
Por: Aparecida Fátima Silva Marques

Moro em SBCampo-SP, já conheço Goiatuba, acho linda, pacata e adoro sua geografia,os chapadões e os rios, população muito hospitaleira, adoraria morar neste cantinho. Estarei aí em Dezembro de 2009.
Por: Tadeu Benevides Brito

Sou de Morrinhos que fica bem pertinho de Goiatuba. Gosto muito desta cidade e tenho muitos conhecidos ali. É uma linda cidade de um povo muito hospitaleiro e trabalhador. Morrinhos, Goiatuba e Itumbiara estão entrelaçadas pela amizade de seu povo e unidas pela BR-153. Abraços amigos Goiatuba!
Por: Ercílio Barros

GOIATUBA LOCAL PREVILIGIADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA MAIS QUE BELEZA.
Por: GESMAR MARQUES

sou filha de goiatuba amo demais essa cidade.. moro em uberlandia hoje + jamais esquecerei essa cidade maravilhosa....
Por: Elcivane de Assis Dias

Sou filho de Goiatuba, e estou fora dessa linda cidade há 6 anos, quando vejo esses recados e alguns por pessoas conhecidas, sinto me orgulhoso também, amo essa linda cidade, a princesinha do sul. Carlos Humberto
Por: Carlos Humberto

ESSA CIDADE AINDA NÃO CONHEÇO MAS VOU CONHECER EM BREVE, POIS ACHEI LINDA.
Por: lucimar

Não vejo a hora de me aposentar e voltar a morar em Goiatuba.. QUero curtir muito, sua geografia exuberante, minha família, meu povo.. Estou contando os dias.
Por: Donizetti Mendonça

amo muito minha cidade de ruas calmas como de todas as cidades do interior do Brasil sim Goiatuba é onde Goiás é grande terra de solo fertil e geografia esoberante Jesus Cristo é o Senhor de Goiatuba.
Por: jose roberto martins costa

a pamonharia de goiatuba faz delicias com milho verde e o sorvete do cerrado é uma delicia
Por: gilberto

Minha terra, minha gente, Goiatuba, cidade natal, ausente desde 1991, por força maior. Em breve voltarei para agregar valor a comunidade. Que chegue o dia.
Por: GUTO RODRIGUES

para mim á melhor cidade do mundo morei ai dos 9 aos 12 anos e nunca á esqueci. minha avo mora ai meus tios primos e amigos esta cidade é realmente maravilhosa pelo menos para mim.
Por: Athos

sou baiana,mas ha 15 anos moro na cidade de goiatuba,amo de paixao essa cidade ,nao vou embora daki nunca mais;kem nao conhece prescisa conhecer,sejam bem vindos,,
Por: edilma

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goiatuba

Envie seu comentário sobre Goiatuba