Goianira

Goianira-GO
banner

Bem-vindo a Goianira!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Goianira, fotos, informações, os principais hotéis de Goianira, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Goianira, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 757m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.336 habitantes. A área total de Goianira é de 201,1km², e sua densidade demográfica é de 86,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Goianira-GO é 75370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Goianira

Roteiros do Brasil

Região dos Negócios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Goianira começa em Trindade, onde havia um vigário com o nome de Padre Pelágio Sauter¹. De seis em seis meses ele montava em seu burrico e visitava vária s fazendas da redondeza como a Pinguela Preta, São Domingos, Boa Vista e Meia Ponte. Foi desses encontros de Padre Pelário com os fazendeiros que surgiu a idéia de montar um povoado.
As terras foram doadas e construiu-se uma capela em louvor a São Geraldo². Em torno dessa capela surgiu o Povoado de São Geraldo, futuramente a cidade de Goianira. A comissão para formar o povoado foi organizada por Padre Pelágio, Philadelphio Peres de Souza, João de Assis Pereira, José Antônio Gabriel e Joaquim Bento da Costa.
O primeiro terreno escolhido, próximo a um cemitério, ficava nas terras do Senhor Philadelphio. Como nesse local a existência de água era precária, a construção da capela foi tranferido para as terras de João Augusto Gonçalves, proprietário da Fazenda Boa Vista. A primeira capela foi feita de Pau-a-pique e sapê. No dia 25 de março de 1922, foi realizado a primeira missa, procissão e distribuição de santinhos de São Geraldo Magela. No verso da imagem estava escrito lembrança do levantamento do cruzeiro no largo de São Geraldo, 25 de Março de 1922. A igreja ficou pronta em 16 de outubro de 1930. Em 1935 foi criado o distrito de São Geraldo.
A partir de 1940, São Geraldo passou a ser uma das bases de apoio para a construção de Goiânia. Uma serraria foi montada na Fazenda Boca da Mata, servindo para a fabricação de tacos e forros paulista usados na construção do Grande Hotel, Teatro Goiânia e outras obras. Aos poucos, a região também foi se especializando na produção de produtos alimenticios como banha de porco, fubá e outros utensílios que eram transportados de carro de boi para Goiânia, No mesmo ano, o distrito teve seu nome alterado para Latim, depois para Itaitê (em tupi quer dizere Pedra Feia) e posteriormente para Itaim (em tupi significa Pedra Grande). Nenhum desses nomes deu certo, e os padroeiros do local pediram a volta do nome São Geraldo. A construção da matriz de São Geraldo teve início em 1949.
Dez anos depois o município foi criado pela lei estadual nº 2.363. A instalação se deu a 4 de janeiro de 1959. O nome foi novamente alterado de São Geraldo para Goianira.

Significado do Nome

Homenagem a filha da primeira professora da Escola Estadual São Geraldo.

Aniversário da Cidade

25 de Março

Gentílico

goianirense

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Goiás é grande produtor de couro bovino, pois conta com o terceiro maior rebanho do País, totalizando cerca de 20 milhões de cabeças. Com as fábricas e calçados em Goianira, o Estado de Goiás deu um salto de qualidade na cadeia produtiva do couro bovino. O Pólo calçadista de Goianira possui 15 galpões que variam de 570 a 1360 m². Cada um possui tratamento de esgoto individualizado com sistema de fossa séptica sumidouro. Desse modo, o Distrito Agroindustrial de Goianira encontra-se com infra-estrutura preparada para o recebimento de qualquer qualquer grande industria de calçados do Brasil.
Goiás possui cerca de 300 industrias de calçados, bolsas, chinelos, cintos e outros acessórios. Ao todo, o setor produz mais de 400 mil pares por mês, dos quais 20% abastecem o mercado interno e o restante é comercializado para outros estados brasileiros. O destaque fica com os calçados femininos, no estilo modinha, seguidos de bolsa, pastas, carteiras e cintos. As botinhas e chinelos são vendidos principalmente nas regiões norte e nordeste do país. De 1985 a 1989, 51 empresas se instalaram em Goianira.
De 1990 a 1994, foram mais de 126 empresas e de 1995 até 2001, foram mais de 330 empresas. Outras atividades, no setor agropecuário tem destaque e intensificam o nome do município de Goianira em ambito nacional, uma delas e a criação de avestruz e da tilápia vermelha conhecida como Saint Peter, que vem chamando atenção de outras regiões. Goianira emplacou a idéia e está produzindo alevinos e importando matrizes de Israel, com mais de oito tanques é o maior produtor de alevinos de tilápia Saint Peter do Estado e um dos poucos do Brasil.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

22 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

 

16 - Festa de São Geraldo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANIRA

E-mail:

Telefones: (62) 3516-7025

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3516-1162

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.wikipédia.com.br

www.municipionline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Goianira

Otimo dia a todos! Gstaria de deixar registrado que a cidade e um lugar tranquilo e muito gostoso de se morar gente educada e passiva porem arrojada gosto muito da cidade e pretendo mudar pra la novamente. caso aja possibilidade gostaria q a prefeitura enrtasse em contato comigo preciso de uma planta popular sera que ha possibiidade de um retorno? 062 32112254 ou 84837052 sem mais um abraço a todos; Visitem a cidade tem muitos lugares a serem conhecidos e muita gente interessante. OBRIGADO!!!
Por: alberto de sao jose

Eu moro em Goianira, é um lugar bom de se viver... venha pra cá tb.
Por: Leonarlley Rodrigo

Amo Goianira de paixão estou fora do pais, mais essa pequena cidade onde passei td a minha infancia,e td a minha vida não me sai da cabeça,sinto muita saudades de minha terrinha goianira,a antiga são geraldo amo-te muito
Por: Edileusa Chaveiro de Sousa

Moro em Palmas, conheco Goianira, mas já faz algum tempo que não visito a cidade, quero retornar em breve.
Por: Iza Ma da Costa

goianira essa cidade tye tudo de bom quem ver fala adoro as pessooaaaaaaaaassssssss
Por: alexandra

Goianira e a cidade do meu coraçao nesmo morrando na Esdpanha tenho meu filhos morrando em Goianira e estudando ai minha familia morra quasi todas ai por isso amo Goianira e uma cidade tranquila
Por: rosana do carmo mendes

já morrei ai por 07 anos, gostei muito desta cidade, mudei em 1996, mas voltei varias vezes, tenho um irmão que mora ai e muitos parentes. espero que os administradores desta cidade trabalhe em prol desta bela cidade goiana e gosto muito. um abraço à todos ai, si precisar de mim estou a disposição de vcs.sucesso no progresso desta cidade...
Por: ELSO GERALDO BASILIO

Moro na cidade de Goianira-Go à oito anos e gosto bastante,por ter várias opções de se jogar um bom futebol,tanto de campo oficial,socite ou salão,a variedade é boa.O povo da cidade me acolheu muito bem e não pretendo mudar da cidade.
Por: Josimar Rodrigues dos Anjos

Goinira,minha mavilhosa cidade,aqui naci e creci pla vida que deus min deu. senhor do ceu olhai pela a populaçao de goinira, dai a elas amor,felicidade,e muita prosperidade.deus cuida da nossa prefeitura,da sabedoria aos que nela trabalha...qui os quardioes do ceu guardi goianira...amen.jose m. s.
Por: jose m. silva.

Não sou natural de goianira, mas com a amizade que aí construi, quando por aí passei, me sinto também filho da terra, faz parte de minha história.
Por: Joao Batista do Carmo Lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goianira
Fundação:
1958
Altitude:
757m
População:
17.336 habitantes
Área:
201,1km²
Densidade Demográfica:
86,21hab/km²
CEP:
75370-000

Envie seu comentário sobre Goianira

banner