Cumari

Cumari-GO
banner

Bem-vindo a Cumari!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Cumari e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Cumari.

A cidade de Cumari, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 692m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.222 habitantes. A área total de Cumari é de 573,6km², e sua densidade demográfica é de 5,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cumari-GO é 75760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cumari

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Originou-se do povoado de Samambaia, surgido em 1908 com a construção da Estrada de Ferro Goyás e a instalação de uma estação, onde hoje está localizada a cidade. São considerados fundadores do povoado, Marcolino Martins Pereira, Francisco Dias da Silva e Sidnei Afonso (fonte: "Dossiê de Goiás", 1996).
Com a inauguração da estação ferroviária em 1913 o povoado ganhou grande impulso. Em 24 de setembro de 1927, Samambaia ganhou a condição de distrito de Catalão, mudando o nome para Cumari. Em 10 de dezembro de 1947 tornou-se Município autônomo, desmembrando-se de Goiandira, de cuja área passara a fazer parte desde março de 1931. O nome Cumari é um termo indígena originário de uma planta nativa da região, a pimenta Cumari.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

10 de Dezembro

Gentílico:

cumarino

População:

2.961 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cultura do Arroz e a produção de leite e Gado de corte são a base da economia local.

Clima:


Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sul Goiano

Limites:

Goiandira, Nova Aurora, Anhanguera e Catalão

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

275 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUMARI

E-mail:

Telefones: (64) 3440-1140

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS DE TÍTULOS E REGISTROS DE CONTRATOS MARITIMOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3440-1139

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cumari

Cumari é um município brasileiro do estado de Goiás. Originou-se do povoado de Samambaia, surgido em 1908 com a construção da Estrada de Ferro Goyás e a instalação de uma estação, onde hoje está localizada a cidade. O nome é um termo indígena originário de uma planta nativa da região, a pimenta Cumari. Acontecem três grandes festas religiosas: Janeiro a Festa de São Sebastião atraindo a atenção de todos os fazendeiros da região - Em Julho a Festa de Nossa Senhora do Rosário tendo como momento forte a procissão com a presença de ternos de Congos atraíndo mais de dois mil turistas e em setembro a festa de São Miguel. Cumari está entre dois grandes Rios: Rio Veríssimo e Rio Paranaíba que na temporada há grandes pescados.
Por: Pe. Borges

Fotos de muitobom gosto com arte e sensibilidade. Bela iniciativa a de mostrar fotos de Cumari, sou filho daí, ví estas fotos com muita saudade! Parabens.
Por: JOSÉ RAIMUNDO DIAS FILHO

gosto mto de cumari e uma cidade pacata e muito sussegada.
Por: izabelde souza silva

eu adoro cumari gosto das festas motocros estava muito bom. mais que eu gosto mais e da praça,das festas mais importante mesmo e que eu adoro cumari.
Por: angelica

Passei uma curta temporada de dez dias, e gostei bastante da cidade.Um lugarzinho muito agradável e acolhedor!
Por: Jéssica

Não conheço, tenho um amigo que a familia dele mora em Cumari, ele fala tanto que resolvi ver fotos e achei uma cidade linda encantadoura, pretendo um dia conhecer, vocês estão de parabens em morar em uma cidade organizada e limpa, parabens.
Por: selma

Conheci a muito tempo enquanto fazia uns trabalhos na cidade. Além da cidade pude conhecer alguns moradores, pessoas simples mas de bom coração, cinceras e honestas e com destaque para a festa que acontece na igreja e reune uma multidão. Me diverti nessa festa e tenho saudade principalmente dos olhos de uma moreninha linda. Obrigado Cumari por fazer parte do meu passado e ser bem lembrada.
Por: Marildo

Sou filha de cumari e por forças maiores tive que mudar pra corumbaiba,mas o meu amor por esta cidade se orna maior no mes de julho quando acontece a festa de n.s.do rosario.Torço muito pra que esta festa nao reduza a penas 5 dias.
Por: kenia raimundo

Estive em Cumari, e me apaxonei por seus abitantes um povo ospitaleiros amigos e especias. parabeniso os governantes por cuidarem tão bem da cidade de Cumari.
Por: Manoel

É uma ciodade encantadora, com habitantes hospitaleiros e felizes...amei conhecer Cumari, quem sabe moro lá um dia!!!
Por: nany

Nasci em Cumari de onde me mudei aos 17 anos. Gosto muito da vista panoramica da cidade, mas especialmente adoro a boa comida e os deliciosos doces que degustam os cumarinos.
Por: Heber M. Papin

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cumari
Fundação:
1947
Altitude:
692m
População:
3.222 habitantes
Área:
573,6km²
Densidade Demográfica:
5,62hab/km²
CEP:
75760-000

Envie seu comentário sobre Cumari

banner