Aragarças

Aragarças-GO
banner

Bem-vindo a Aragarças!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Aragarças, fotos, informações, os principais hotéis de Aragarças, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Aragarças, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 310m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.205 habitantes. A área total de Aragarças é de 714,0km², e sua densidade demográfica é de 25,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aragarças-GO é 76240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aragarças

Roteiros do Brasil

Regiãodo Vale do Araguaia

"CIDADE DO PEIXE"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Aragarças, Estado de Goiás, está localizado à margem direita do Rio Araguaia. Em 1872, recebeu seu primeiro grupo de garimpeiros, proveniente da também histórica Araguaiana, no Estado de Mato Grosso.
Em 1921, a família Carol fixou-se na região. Foi em 1933 que o morador Joaquim Mendes encontrou, casualmente, a primeira pedra de diamante da região. A notícia se espalhou e atraiu grande número de garimpeiros ao local, então batizado de Barra Goiana.
Em 1943, dez anos depois, a Fundação Brasil Central assentou em Aragarças o Marco Zero da Expedição Roncador-Xingu, dando origem a tradicional Marcha para o Oeste, preconizada pelo então Presidente Getúlio Vargas.
Sede dos escritórios da Fundação Brasil Central, o povoado de Barra Goiana foi rebatizado de Aragarças. Após a criação do município, a cidade já possuía seu plano diretor de urbanização, que compreendia um conjunto de 50 casas, o Hospital Regional Getúlio Vargas, o Grande Hotel e o Aeroporto Salgado Filho, que consta em todas as cartas aéreas do mundo.
O município possui quilômetros de praias que, nas férias de julho, atraem milhares de pessoas de todas as regiões do país. Separada dos municípios mato-grossense de Pontal do Araguaia e Barra do Garças por apenas um Rio, Aragarças, que têm no turismo sua grande fonte de renda, é o mais atraente convite para aqueles que gostam de apreciar as belezas da natureza. 

Significado do Nome


Gentílico

Aragarcense 

Aniversário da Cidade

03 de Outubro

População:

18.310 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

No extremo oeste do estado, a 412 km de Goiânia, encontra-se a cidade de Aragarças, com 18 mil habitantes. Às margens do Rio Araguaia, que oferece uma das mais lindas praias urbanas onde milhares de pessoas vindas de todas as regiões e até de outros estados se concentram para curtirem o sol de julho com toda estrutura logística de barracas, banheiros químicos, palco, sonorização, tudo com muita segurança que garante descontração para quem escolhe Aragarças para o descanso e lazer, ou mesmo para apreciar shows musicais e apresentações culturais de qualidade nacional e regional, na Avenida Beira Rio, durante as noites julinas que estão mais frias. Durante o dia, várias modalidades esportivas, inclusive dança aeróbicas estão a disposição dos visitantes que também votam para a escolha da “Garota Praia”.
A cidade é dotada de vários hotéis e pousadas, bons supermercados, drogarias, agências bancárias, caixas eletrônicos; valendo ressaltar que hospedagem e fazer compras em Aragarças tem orçamento para todos os gostos e que cabem no bolso do turista que vai. O visitante ainda pode desfrutar do cardápio local, saboreando pratos e caldos de peixes, sendo uma das maiores atrações da gastronomia aragarcense. O povo simples e hospitaleiro deixa todos a vontade para viver Aragarças, ouvir histórias pelos pioneiros sobre a fundação da cidade pela então “Marcha para o Oeste”, do presidente Getúlio Vargas, depois transformada em “Fundação Brasil Central”. É possível em Aragarças se fazer uma viagem ao passado, visitando o bairro “Base Velha”, com algumas construções antigas; ao motor que gerava a iluminação da cidade. Visitar o antigo “Grande Hotel” que hospedou Getúlio Vargas, e o local do “porto” que o presidente usava para descer o Araguaia, quando de seu descanso, fazendo se passar por homem comum para não ser notado.
Aragarças tem um dos melhores e bem estruturado aeroporto da região do Vale do Araguaia, que no dia 2 de dezembro de 1959 foi palco para o pouso do primeiro avião seqüestrado no mundo por alguns militares rebeldes ao governo de Juscelino Kubitschek. Movimento denominado de “A Revolta Veloso” que foi debelado em 72 horas pelas forças leais ao governo. Maiores informações sobre o município, podem ser obtidas no CAT (Centro de Atendimento ao Turista 64 3638-7030) que funciona na Praça do Travessia (Complexo Turístico Beira Rio).
Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, Aragarças também é uma boa opção com seus córregos, a exemplo do Córrego Areia, de paisagem rústica e preservada. A região ao redor do município também é encontrada belíssimas cachoeiras. O prazer do visitante é completado com as águas quentes (Água Santa) distante da sede do município, 25 km, ótimo local para o contato direto com a natureza, bem ao lado do Rio Araguaia. Outra atração que até já foi matéria em rede nacional é a “Arrancada de Carroça”. O artesanato local e regional também destaque na cidade, podendo o visitante levar lembranças da cidade e do Rio Araguaia. Vale a pena conhecer e viver Aragarças, a ‘Cidade do Peixe’.

Clima 

Típico Cerrado

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Goiano

Limites

Bom Jardim de Goias, Barra do Garças, Pontal do araguaia, Baliza.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

400 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Área de Camping 

Ao lado direito da cidade, o visitante pode escolher o local para acampar, são oito áreas fechadas com boxes, banheiros, água encanada, bosques e áreas para estacionamentos. 
 
Esportes Aquáticos 

Os turistas divertem-se com seus jet-skis, lanchas e canoas motorizadas. 
 
Rio Araguaia 

É o nosso orgulho maior, possui 15 km de praias e atraem milhares de turistas de todo o Brasil, nas férias, temos de tudo para todos os gostos, barracas,comidas, bebidas,shows,aeróbicas, diversas modalidades esportivas. A pesca pode ser praticada ao longo do Rio Araguaia e de seus afluentes dentro do território municipal.

hspace=0 EVENTOS

 Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGARÇAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3638-7000 - Fax: (64) 3638-3143

Sites: http://www.aragarcas.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:  (64) 3638-1218

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Aragarças

eu nao so conheço como moro na bela cidade de aragarças no bairro nova esperança abaixo da igreja sao sebatiao
Por: Allana victor de matos

MOREI EM ARAGARÇAS NO ANO DE 1975 NO QUARTEL DO EXERCITO 58 B I QUANDO TIREI O TEMPO DO SERVIÇO MILITAR GOSTEI MUITO DA CIDADE DE ARAGARÇAS AINDA PRETENDO VOLTAR PARA REVELA TODAS AS MARAVILHAS DA CIDADE A MINHA CIDADE E TAO MARAVILHOSA QUANTO ARAGARÇAS - GOSTARIA DE COMUNICAR COM OS ANTIGOS COMPANHEIROS DE FARDA DA TURMA DE 1975 SOU O CABO P A Z
Por: PEDRO RIBEIRO DA PAZ

amo aragarcas e o rio araguaia e isto ai macao. continua trabalhando
Por: cida

NASCI EM ARAGARÇA SOU ENCATADA POR ESS CIDADE MAI VIVO NO ESTADO DE MT SINTO MUITA SAUDADE
Por: fernanda de souza mendonça

aragarcas e uma cidade pacata acolhedora so quem e aragarcense e que sabe o quanto nos temos uma cidade maravilhosa venha conhecer so quando rstamos longe e que sabemos o quanto aragarcas e bela,
Por: luzia dos santos,

essa cidade é muito interesante ela é pequena + tem tudo de bom nas temporadas de praias atrai muitas gente de todas as cidade tambem tem varios tipos de atraçoes venha e confira vc vai gostar muito.
Por: rafaella moreira gomes

sou morador desde quando nasci....não existe cidade melhor para se morar.lugar lindo ,aconchegante,familiar ..
Por: danylo alves batista

nascida em 15 junho de 1959 , em aragaças cidade maravillhoza Deus abençoa todos aragarçensses agua boa mt 1 do6 20010 15para meia noite
Por: MARILEUZA MACHADO ALVES

eu sou de aragarças, a melhor cidade para curtir a vida
Por: antonio ferreira

ARAGARÇAS É MELHOR CIDADE DE MUAGEM DO BRASIL...EU AMO ARAGARÇAS....
Por: MAICON

tenho um orgulho de ter parte do 58 bimtz,sentinela do araguaia de sua fundacao ate 1990,parabens aragarcas e meu muito obrigado
Por: joao jose do nascimento

sou desta cidade e linda e maravilhosa,no momento estou do outro lado do atlantico,mas a saudade desse paraiso e mto grande. amo aragarças..
Por: ivonete

nasçi e vivi ate os 15 anos de idade em aragarças hoje moro em brasilia sempre que posso viajo pra terra querida com minha familia temos verdadeira paixao por essa terra maravilhosa
Por: wilson

Sou filho de Aragarças. Amo mto essa cidade, é uma das cidades do país que tem uma das praias de água doce mais linda!! Eu gosto mto de passar minhas ferias em Aragarças no mês de julho para poder curtir a temporada de paraia!!!
Por: Evaildo Mendes

O acesso à cidade de Aragarças é mto fácil, pois ela se situa práticamente no centro de nosso país. Ficando a mais ou menos à 400 KM da capital goiana e à mais ou menos 450 KM da capital matogrossense. As vias que dão acesso a Aragarças são todas com pavimentação asfaltica.
Por: Evaildo Mendes

vou conhecer este mes espero gostar. quero conhece tambem o mato grosso.
Por: ednap santana

Quando você muda para melhor, o mundo também muda para melhor.
Por: antonio ferreira

eu conheço araguaça vou passar minhas ferias lá pk a praia e tud de bom..... vá e confira!!!!!!!!!!
Por: edna p santana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aragarças
Fundação:
1953
Altitude:
310m
População:
18.205 habitantes
Área:
714,0km²
Densidade Demográfica:
25,50hab/km²
CEP:
76240-000

Envie seu comentário sobre Aragarças