Benjamin Constant

Benjamin Constant-AM
banner

Bem-vindo a Benjamin Constant!

banner

Voc vai encontrar muitas opes de hotis em Benjamin Constant, informaes e fotos da maravilhosa Benjamin Constant. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Benjamin Constant, recomendadas por internautas.

A cidade de Benjamin Constant, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1931. A localidade est em uma altitude de 65m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 27.211 habitantes. A rea total de Benjamin Constant de 8.742,6km, e sua densidade demogrfica de 3,11hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Benjamin Constant-AM 69630-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Benjamin Constant

Roteiros do Brasil

Região Pólo Alto Solimões

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O povoamento do município de Benjamim Constant deve ter-se iniciado nas primeiras décadas do Século XVIII. Por volta de 1750 já existia nas proximidades da foz do Javari, no Solimões, a aldeia do Javari, onde viviam os índios Ticunas, fundadas pelos jesuítas. Nessa aldeia, seria instalada a Sede da Capitania, segundo a Carta Régia de 18 de Julho de 1755 do governo português, dirigida ao governador do Grão-Pará, Mendonça Furtado. Este, todavia, por motivos expostos à Metrópole e por ela aceitos, resolveu sediar a capitania na Aldeia de Mariuá, no rio Negro. Em São José do Javari eram sediados então um destacamento militar e um posto fiscal (registro). O local, entretanto, não oferecia as condições necessárias ao fim a que estava servindo.
Tabatinga, lugar próximo de São José do Javari, à margem esquerda do Solimões, numa pequena elevação de terra, oferecia excelentes condições para os dois fins, isto é, posto militar e fiscal. O local foi então em 1766 ocupado pelo Sargento-Mor Domingos (ou Francisco) Franco, que aí fundou no mesmo ano a povoação de São Francisco Xavier de Tabatinga. Construiu-se então um forte para onde foi transferido o destacamento militar de São José do Javari. Tabatinga era, então, como ainda o é, ponto avançado nas fronteiras do Brasil com o Peru.
Em 1780 – 81, Tabatinga hospedou Dom Francisco Requena e sua pomposa comitiva, que vinha representando a Espanha na demarcação das fronteiras brasileiras com as colônias espanholas. Veio ao encontro de Requena em Tabatinga o Tenente-Coronel Teodósio Constantino Chermont, substituto legal do chefe da Comissão Portuguesa – General Pereira Caldas.
Em 1854, já não existia a antiga aldeia de São José do Javari; era apenas uma tapera.
Em 1866 – 74, Tabatinga hospedou outras comissões de limites. A primeira era chefiada por parte do Brasil pelo Capitão-Tenente da Marinha Imperial José da Costa Azevedo, depois Barão de Ladário e por parte do Peru por Dom Manuel Raunaud y Paz Galdan. Nessa ocasião foram fixados no dia 28 de Julho de 1866 os marcos de limites entre o Brasil e o Peru, nas proximidades de Tabatinga. Quando essa comissão subiu o Javari afim de verificar suas nascentes, foi morto numa das emboscadas dos índios o Capitão-Tenente José Soares Pinto, geógrafo da comissão.
A segunda Comissão, a de 1874 era chefiada por parte do Brasil, pelo Capitão de Fragata Antonio Luiz Hoonholtz, depois Barão de Tefé, e por parte do Peru, por Dom Guilherme Black. Quando essa comissão já terminava os seus trabalhos, descendo o Javari, faleceu o irmão do Barão de Tefé, Carlos Von Hoonholtz, que também fazia parte da comissão.
Esperança, que mais tarde seria a sede do Município, foi fundada em 1880 pelo comerciante Antônio José dos Remédios, que ali instalara um estabelecimento comercial.
Em 1890, surgiu o Remate de Males, que foi a primeira sede do município. O nome foi-lhe dado pelo maranhense Alfredo Bastos, que havendo passado por várias vicissitudes em sua vida, um tanto aventureira, ali se estabeleceu, vindo do Peru, naquele ano, onde encontrara alguns moradores. Dera-se bem no lugar, e então “resolveu nele fixar-se, como um remate aos seus males”. Colocou na fachada do seu barracão o letreiro “Remate de Males”, designação que se estendeu a todo o lugar.
Em 29.01.1898, pela Lei Estadual nº 191, é criado o município de Benjamim Constant por desmembramento do território do município de São Paulo de Olivença.
Em 1901, por efeito da Lei nº 328, de 4 de Janeiro, foi suprimido o município de Benjamim Constant, cujo território foi anexado ao de São Paulo de Olivença.
Em 1904, deu-se a restauração do município de Benjamim Constant, pela Lei nº 446. Em 12 de outubro do mesmo ano, ocorreu a reinstalação do município de Benjamim Constant e a restauração do termo judiciário.
Remate de Males não oferecia as condições necessárias e desejadas para continuar como sede do município. Situada em local baixo, na foz do rio Itecoai, inundava-se todos os anos por ocasião das enchentes. As casas eram edificadas sobre esteios.
Atendendo a essa situação, é determinada pela Lei nº 759, de 5 de agosto de 1909, a transferência da sede municipal para o povoado de Santo Antônio. Essa transferência, todavia, não chegou a realizar-se.
Em 1920, nos quadros de apuração do recenseamento, figura o município de Benjamim Constant com cinco distritos a saber: o de Sede, e os de Campo Alegre, Calon, Curuçá e Sentinela.
Em 04.01.1928, pela Lei Estadual nº 1.375, a sede do município é transferida para o povoado de Esperança, elevado, então, à Categoria de Vila.
Em 28.02.1930 pelo Ato Estadual nº 45, é suprimido o município, que é restaurado em 14.09.1931 pelo Ato Estadual nº 33.
Em 1933, na divisão administrativa, aparece o município de Benjamim Constant com um só distrito, e a sede municipal mantém ainda o nome de Esperança.
Em 31.12.1934, por força do Ato Estadual nº 4.344, a denominação de Esperança foi mudada para Benjamim Constant.
Em 1938, passa a denominar-se Comarca de Fonte Boa a Comarca do Alto Solimões e no mesmo ano, pelo Decreto Estadual nº 68, Benjamim Constant é elevado à Categoria de Cidade. Também em 1938, foi determinada pelo Decreto-Lei Estadual nº 97 a indenização dos terrenos desapropriados em Esperança, para que nele fosse instalada a sede do município. Ainda em 1938, deu-se a criação do distrito de Remate de Males, por força do Decreto-Lei Estadual nº 176, de 1º de Dezembro.
Em 24.12.1952, pela Lei Estadual nº 226, é criada a comarca de Benjamim Constant.
Em 19.12.1955, pela Lei nº 96 perdeu o município de Remate dos Males, que passou a constituir o novo município de Atalaia do Norte.
Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 5.449, o município é enquadrado como “Área de Segurança Nacional”.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de seu território o distrito de Tabatinga, que passa constituir município autônomo.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

24 de Dezembro 

Gentílico:

benjamin-constantense, benjaminense

População:

33.391 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: caracterizada pelas culturas de ciclo temporário onde se destaca a mandioca, com registros para: abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, feijão, milho, tomate, banana, cacau e côco.
- Pecuária: com pouco significado econômico o setor é representado pela criação de bovinos, bufalinos, suínos e ovinos.
- Pesca: Benjamim Constant destaca-se como um dos principais entrepostos pesqueiros do estado.
- Avicultura: sem expressão econômica valendo contudo destacar a experiência do Campus Avançado, e registrar a existência de duas outras granjas de iniciativa particular.
- Extrativismo Vegetal: através da exportação da madeira, borracha e goma não elástica.

Setor Secundário
- Indústria: serrarias, usina de beneficiamento de borracha (desativada), olaria, mercenárias, usinas de beneficiamento de arroz e estaleiros.
Setor Terciário
- Comércio: serrarias, oficinas mecânicas, oficina de refrigeração, posto de derivados de petróleo, restaurantes, casa lotérica, barbearias, salões de beleza, oficina de conserto de relógios, estabelecimentos industriais, estabelecimentos comerciais, varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, pensões, supermercado e bancos.

Clima:

Equatorial 

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

1º Sub-Região – Região do Alto Solimões 

Limites:

Município de Tabatinga
Município de São Paulo de Olivença
Município de Jutaí
Município de Eirunepé
Município de Ipixuna
Município de Atalaia do Norte
República do Peru  

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial 

Distâncias:

Da Capital:

Em linha reta entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.116 Km

Por via fluvial entre Benjamim Constant e a Capital do Estado, 1.628 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Solimões

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Santo Antônio

- São João

Fim de Maio ou princípio de Junho

- Espírito Santo 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENJAMIN CONSTANT

E-mail:

Telefones: (97) 3415-5369 / 5293 / 5179

Sites: http://www.benjamimconstant.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
 
Av. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805
E-mail: [email protected]

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3415-5895

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentrios de Benjamin Constant

Bom dia .. eu professor universitrio. dentista, estarei na cidade.. voces conhece a hospedaria da senhora venancio... telefone.??
Por: jose

minha cidade meu lugar,vivo e gosto,ela tranquila,pequena boa de si viver com pessoas maravilhosa
Por: flavio alves da silva

sou amazonense com mt orgulho,porem moro ak em belm,mais logo,logo retornarei pra minha cidade querida,sinto mtmtmmmtmttmtmtmtmtmttmtm,soudades,gostaria de receber algumas fotografias novas.
Por: maria aparecida maciel firmino

Morei a de 1979-1984, inicialmente como Diretor Administrativo do Campus Avanado PUC/Rondon e posteriormente com outras atividades. Tenho muita saudade do povo hospilairo e amigo desta cidade, estou planejando voltar em visita no final dete ano, me aguardem.
Por: Remi Jose Carniel

Benjamain e uma cidade maravilhoza de agente viver visitar parabens.
Por: jackson

tem de bom as paisagens do rio solimoes e muitos mais tc...
Por: jackson

Particularmente acho uma cidade fantstica; sempre estar no meu corao, porque foi l que iniciei toda a minha vida. Sou nascido no alto do Bode fui muito feliz quando menino nesta cidade maravilhosa
Por: Adm. Francisco Rodrigues Filho

Benjamin Constant,tem belezas inacreditveis, uma exuberante natureza, no entendo o porque de to pouca foto.Nasci nesta terra linda e adorvel, atualmente moro em Natal-RN e quando visito esse portal como estar de volta, Sinto muitas saudades da minha cidade, frutas, peixes e tambm de minha familia.
Por: Miscilene da Silva Caellas

Nasci neste maravilhoso municipio ha26 anos,hoje moro em manaus e tem muita saudade deste lugar onde guardo apenas boas lembrancas,desde de ja pretendo conhecer conterraneos que estao espalhados por este brasil um grande abraco a todos os benjaminenses !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Eli ArevaloRodrigues

Conheci Benjamin h muitos anos atrs e o meu sonho voltar. A receptividade dos moradores, o sorvete de cupuau o passeio de canoa so inesquecveis. Cleusa gomes
Por: cleusa maria machado gomes

ESSA CIDADE E MARAVILHOSA TENHO ORGUNHO DE FALAR DELA MINHA CIDADE .ESTOU COM QUESE 12 ANOS QUE SAI DAI MAIS CINTO MUITA FALTA. BC E UMA CIDADE CALOROSA,TEM MUITA GENE BOA AI.
Por: angela

so tenho uma palavra gostei de tudo, alem de ser uma cidade pequena e uma cidade bem organizada, e sobre tudo um povo muito meigo e simpatico ate a proxima benjamin constant.
Por: samuel

a cidade que tem tudo de bom ja vizitei varias vezes e costo muito as prasas os banhos tudo e legau as festas a pessoas sao educadas
Por: adriana

Sou Medico Vetrinrio,morei em BC de 1980-84 fazendo parte da diretoria do Campus Avanado PUCRS/RONDON, fui professor no Colegio Imaculada Conceio,Inspetor de carnes pela prefeitura e Chefe do posto de Vigilancia Sanitaria Animal c/ convnio de fronteiras de Brasil,Colombia e Peru. Moro atualmente em MT e estou pretendendo fazer uma visita a esta cidade em breve para rever meus amigos que la residem.
Por: Remi Jose Carniel

adoro essa cidade estou com saudade ............. mais logo estou chegando...
Por: alciley de oliveira

saudade benjamin constant terrinha linda. um abrao para todos benjaminense.
Por: maxiara

viver em benjamin constant uma grande aventura. como se cada pessoa vivesse entrasse em experiencia nova . vale apena conhcer, na verdade conhcer pessoas novas, com cultura diferente , ser diferente . e eu to com muita saudade da familia que mora ai como de amigos .um abrao para todos benjaminense .se vc ainda no conhece benjamin vale apena conhcer, maxiara
Por: maxiara

nasci e me criei nesta cidade que amo tanto infelismente fazem 9 anos que nao a visitam, mais se DEUS quiser final de 2010 estarei la para matar um pouco da saudade
Por: edson freitas dos santos

Nasci, vivi at os 17 anos e voltei trabalho nos anos 90. Sou suspeito para falar, mas BC situa-se numa rea de trplice fronteira (Brasil, Peru e Colmbia) onde desenvolve-se uma cultura interessantssima resultante de diferentes culturas que l interagem. O municpio em s acanhado mas a localidade onde se insere interessantissima. Apesar da Extenso territorial, rapidamente voc pode acessar as cidades de Tabatinga (Antigo Distrito de BC), Atalaia do Norte, Letcia na Colmbia e Santa Rosa no Per. L se diz que em BC comea o Brasil. A culinria interessantssima com forte influncia indgena. Quando eu vivia l, a alimentao era muito rica incluindo produtos da agricultura tradicional e produtos do extrativismo animal e vegetal. Hoje, apesar das restries ambientais, procurando acha-se carnes exticas de aves e mamferos, etc, como mutum, veado, jabuti, tracaj, tartaruga, porco do mato, paca, jabuti, dentre outros muitos saborosos. Mas tem que saber os canais, de incio o pessoal fica muito desconfiado com estranhos. O povo de l muito hospitaleiro.
Por: Fidel Matos

EU SOU FILHO DESSA TERRA LINDA CHAMADA DE BENJAMIN CONSTANT FAZ DEZ ANOS Q NAO VOU NESSA CIDADE TENHO SAUDADE DE TUDO AMIGOS FAMILARES SOU DA FAMILIA MACIEL UM GRANDE ANBRAO PARA TODOS BENJAMINESE DE TEU FILHO MARCELO MACIEL
Por: marcelo souza maciel

Conheci B.Constant na poca do Campus Avanado Da PUCRS/Projeto Rondon em 1974. Cidade pequena e acolhedora, iniciando seu processo de desenvolvimento. Poucas casas, escolas, comrcios e Hospital com muita carncia. O melhor em minhas visitas a BC foi conhecer seu povo, sua cultura cabocla e indigena e sua belezas naturais. Valeu a pena conhecer B.Constant.
Por: Edgar Eduardo Erdmann

Bc cidade maravilhosa 0tima para si vive.quem nunca foi la e bom comprova garanto que nao vai si arepender,um abrasso para todos benjaminense.
Por: Rosalina caldas

Tenho muita saudades desta cidade, pois em moro Belo horizonte a 23 anos, mas nasci ai, como tenho saudades, pois ainda tenho familiares, ainda volto de ferias. abrao
Por: newm ipuchima guimares

Sou conterrano desta linda cidade, onde tenho prenti que moram ai, atualmenti morro na cidade de Juiz de Fora MG, ficou muito feliz em saber que esta cidade posso saber sua historia. Voce estam de parabens.
Por: Jose Carlos Reis da Silva

gosto muito de BC pois e uma cidade maravilhosa praci viver um dia eu vou volta pr minha cidade
Por: alexandro de Souza guida

sou filho desta maravilhosa cidade e amor as minhas raizes ,sou um caboclo e tenho orgulho de ser de Bc
Por: alexandro de Souza guida

minha cidade emuito legal amo minha cidade la e um lugar bom de se morar pq la tem muito peixe muitos animais lindos
Por: walcelia

Sem dvida um municpio muito bonito,com vrios pontos turisticos, e foi desse maravilhoso municpio que nasceu minha esposa,obrigado JESUS.
Por: Eliandro Farias

uma cidade maravilhosa sinto muitas saudes....sai de B.C. com 15 no ano de 2001,hoje moro em manaus...assim que der voltarei.......bjosss
Por: Ray Cavalcante

conheo e muito, nasci l.. saudades dessa terra! To, to distante de benjamin constant minha cidade natal... Um dia eu volto em nome de Jesus....
Por: karen lopes

eu amo essa cidade nao tem lugar melhor para morar
Por: maria viana

NASCI EM B C MAS ESTOU MORANDO A 22 ANOS EM MANAUS. E NAO VOLTEI MAIS LA. LEMBRO MUITO DE UM BANHO DA EPOCA CHAMADO PALHAU LINDAS LEMBRANAS
Por: alcimar viana da silva

eu morei a nessa cidade maravilhosa 17anos atras foi o lugar mas lindo que ja vivi at hoje
Por: maria ivanilde rocha alves

MOREI NESSA CIDADE H 18 ANOS ATRAS MAS VIVI MUITO FELIZ VOU VOLTAR AGORA NA PROSSOMA TERA FEIRA
Por: NILDE

CRESCI NESSA CIDADE MARAVILHOSA AT OS MES 17 ANOS VOU VOLTAR AGORA L ESTOU MUITA ANCIOSA PARA REVER MINHA FAMILIA QUE MORA A DIZEM QUE BENJAMIM J MUDOU MUITO, EU VOU VER AGORA,EU GOSTARIA DE VER ALGUMAS FOTOS RECENTE DA VALEU
Por: NILDE

gostei axei legal ! + poderia ser muito melhor!+ ja um progresso a cidade ta cresendo e se deus k kiser vai ficar muito linda essa cidade to recepitiva!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: isonete costa

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Benjamin Constant
Fundao:
1931
Altitude:
65m
Populao:
27.211 habitantes
rea:
8.742,6km
Densidade Demogrfica:
3,11hab/km
CEP:
69630-000

Envie seu comentrio sobre Benjamin Constant