Alexânia

Alexânia-GO
banner

Bem-vindo a Alexânia!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Alexânia, informações e fotos da maravilhosa Alexânia. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Alexânia, recomendadas por internautas.

A cidade de Alexânia, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 1.096m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.248 habitantes. A área total de Alexânia é de 850,8km², e sua densidade demográfica é de 24,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alexânia-GO é 72920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Alexânia é um exemplo de como a boa localização pode alavancar a economia de um município. Localizada às margens da BR-060, praticamente no meio do caminho entre Brasília e Goiânia, Alexânia foi criada e cresceu praticamente lado a lado com a capital federal. A verdade é que o início do município só aconteceu devido à construção de Brasília.

Todo o processo para a criação do povoado foi planejado, desde o estudo geológico do local até o loteamento para a chegada dos novos cidadãos. Isso fez com que Alexânia começasse sua vida de forma bem correta e organizada, fato que faz com que a cidade seja até hoje um exemplo de organização e planejamento, assim como é Brasília.

Alexânia e o turismo

Por estar localizada exatamente entre duas importantes capitais cosmopolitas (Brasília e Goiânia), Alexânia se aproveitou da sua condição de cidade mais tranquila, já que possui apenas pouco mais de 25 mil habitantes, e passou a criar estâncias e hotéis-fazenda especiais para que os turistas das duas cidades grandes “fugissem” para este local calmo e tranquilo durante os feriados e períodos de férias.

O resultado é a grande quantidade de propriedades rurais que são transformadas em estabelecimentos de hospedagem, com várias opções de entretenimento para quem não quer só ficar descansando na rede e observando as paisagens. É possível realizar caminhas pelas várias trilhas do local, fazer passeios a cavalo, apreciar a culinária do local, entre outras coisas.

O lago da represa Corumbá IV

Outro grande atrativo para quem visita Alexânia para turismo é o lago formado pela represa Corumbá IV. Ali são praticados esportes aquáticos, passeios de barco, pesca, entre outras atividades que farão com que todos possam desfrutar da beleza do local.

Em resumo, Alexânia é um destino para relaxar e, portanto, se é isso que você busca, o local é perfeito. Para quem chega de avião, tanto faz ir até Brasília ou até Goiânia. Para quem chega de carro a BR-060 é o único acesso ao município. Independente da forma como você vai chegar, esteja preparado para atividades de relaxamento e apreciação de paisagens únicas no cenário do Cerrado brasileiro.

Informações de Alexânia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta do ano de 1939, no então município de Olhos D´Água, uma ex-escrava, de nome Francisca dos Anjos, fez um voto a Santo Antônio. Se seu pedido fosse atendido, ela mandaria construir uma capela para cultuar aquele santo junto a um olho d´água onde era comum pararem boiadeiros e viajantes para matar a sede e descansar.
Sabedor dessa promessa, o padre salesiano Luiz Maria Zeferino procurou fazendeiros da região incentivando-os para que fosse erguida, não uma capela, e sim uma igreja junto àquela mina de água.
Atendendo ao apelo do padre, dois deles - João Parente e Geminiano Queiroz, doaram 15 alqueires de terra na região para que as famílias que se transferissem para aquele município ali se instalassem.
Com a inauguração da igreja, cuja primeira missa foi celebrada em 13 de julho de 1941, e com a realização das festas em louvor ao santo padroeiro, veio o crescimento lento e gradual do povoado.
Em 1955, uma notícia alvissareira veio acelerar ainda mais o progresso na região. Iria ser iniciada a construção de uma grande cidade não muito longe dali, e que seria a nova sede do governo federal: Brasília.
Daí para frente, muda totalmente a história do povoado.
Sua emancipação se deu no ano de 1958, ocasião em que foi desmembrado do município de Corumbá de Goiás.
No ano de 1959, já na condição de município, teve como prefeitos João Alves Magalhães Divino e José Leal de Fontes, este último em mandato-tampão, nomeado pelo então governador de Goiás José Feliciano.
Em 1960 foi realizada a primeira eleição local, saindo vencedor Alex Abdallah, empossado em 31 de janeiro de 1961. Por sua iniciativa, e contando com a aprovação de 2/3 de votos da  Câmara Municipal, transferiu a sede do município para o já florescente povoado de Alexânia, localizado às margens da rodovia em fase de construção – a BR-060, empreendimento que havia trazido levas de trabalhadores que ali acampavam, gerando grande movimentação no comércio local. Com pouco mais de dois anos de fundação, já contava com o dobro da população de Olhos D´Água, sobrepondo-se na vida social, política e econômica.
Essa transferência se processou pacificamente.
Em 14 de novembro de 1961, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, pela Lei nº 4.919, criou o município de Alexânia.
Em 1990, Olhos D`Água foi elevado à condição de Distrito de Alexânia.
A sua principal atração turística é a tradicional Feira de Trocas, criada pelos professores Armando Faria Neves e Laís Aderne, no ano de 1974, com a concepção de garantir um mercado para os pequenos agricultores e artesãos locais, e o reencontro com as suas raízes culturais, tais como a Dança da Catira, Lundu, Folia do Divino, Mutirão, Boi D`Água, afora a troca de artesanatos por roupas, cobertores, utensílios domésticos, artigos de primeira necessidade e de outros produtos da região com os turistas.
A mais recente atração turística de Alexânia, fora o clube Nova Flórida, é o lago formado pela Hidrelétrica Corumbá IV, com aproximadamente 60 quilômetros de extensão nos seus 173km² de abrangência.              

Significado do Nome

Por que o nome Alexânia: é voz corrente que ele se originou do nome de seu fundador, Alex Abdallah, e de sua mãe, Ana.

Aniversário da Cidade:

30 de Setembro

Gentílico:

alexaniense

População:

43.828 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pacata e acolhedora de um povo humilde e hospotaleiro.

Clima 

Seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Goiano

Limites

Corumbá de Goiás (N), Santo Antônio do Descoberto (L), Abadiânia (SO), Luziânia (S).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

114 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEXÂNIA

E-mail:

Telefones:  (62) 3336-4216 / 4233

Sites: http://www.alexania.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (61) 3613-5877

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alexânia

Eu nasci aqui Eu amo aqui È SUPER tranquilo NAO SAIRIA daqui pra nada è uma cidade iluminada Gostoso de ficar Bom de passiar Tem boates mara! tem pessoas legais Tem gatos gatas Tem respeito Bom se eu foce vc Hummm vinah pra ca quem vem nao volta! Olha eu conheço pessoas assim!
Por: Daiane

Ainda nao conheço Alexânia, mas em breve vou estar morando ai, com meu esposo, por isso gostaria de fazer amizade com alguns dos moradores dessa cidade que já amo de coraçao
Por: marcia ap vaccaro satiro

ja morei em alexania. tem quase 30 anos que sai dai. confessoque nunca esqueci dessa bela cidade. foi uma parte da minha joventude. ate namoradaeu tive ai .olha nunca esqueci dai.
Por: tadeu

tem uns 20 anos que morei ai...pense numa adolescencia maravilhosa que tive nesta cidade amada. que saudades dos amigos do colegio 31 de março.................. valeud+
Por: rosemary

cidade boa de mora aí e a melhor cidade que conhecer um 5 anos que foi aí...
Por: lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alexânia
Fundação:
1958
Altitude:
1.096m
População:
21.248 habitantes
Área:
850,8km²
Densidade Demográfica:
24,97hab/km²
CEP:
72920-000

Envie seu comentário sobre Alexânia