Água Fria de Goiás

Água Fria de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Água Fria de Goiás!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Água Fria de Goiás, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Água Fria de Goiás. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Água Fria de Goiás para programar a sua viagem.

Informações de Água Fria de Goiás

Roteiros do Brasil

Região da Reserva da Biosfera Goyaz

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Água Fria de Goiás foi criado em 1989 desmembrado do município de Planaltina de Goiás (fig. 34). Distando 156 km da Capital Federal e localizado na porção norte do Entorno, a sede do município de Água Fria de Goiás guarda características de um pacato povoado rural mantendo-se afastado dos fenômenos que são comuns aos municípios que estão mais próximos de Brasília.
Seus traços mais marcantes - movimento reduzido nas ruas, comércio restrito ao atendimento das necessidades imediatas da população, ausência de estabelecimentos bancários - revelam seu estrito contacto com a área rural.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Águas Frias de Goiás, pela lei estadual nº 12779, de 27-12-1995, desmembrado de Planaltina. Sede no atual distrito de Água Fria de Goiás, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Teve a sua origem na "Fazenda Beco" que posteriormente foi denominada "Fazenda da Água Fria", devido à existência de um pequeno riacho que possuía água muito fria.
Segundo informações da Secretaria da Educação do Município, Água Fria de Goiás teve seu início com a chegada de posseiros, vindos das fazendas vizinhas, na década de 1940. Os primeiros habitantes foram os senhores João Cabrito e família, Sebastião Paiva, Dona Senhorinha, Sinhana e Esposo, Tomás Batista, Vicente Ribeiro, Rufino e Agripina, Gerônimo Ribeiro e Pedro Antônio, dentre outros que fizeram parte da formação do Povoado.
Devido a grande facilidade para a produção de algodão, desenvolveram-se largamente as produções artesanais de tecidos, utilizando para isto instrumentos rudimentares como rodas, fusos, cardas, descaroçadores e teares de madeira, tornando-se auto-suficientes neste artigo.
Nesta época, como não havia comércio local, e com a escassez da moeda oficial, os habitantes praticavam o escambo e se organizavam em caravanas compostas por cargueiros em lombo de burros, cavalos e por carros de bois, com destino à cidades mais adiantadas, como Catalão, Uberaba, Corumbá, Pirenópolis, Planaltina, Formosa e Santa Luzia (hoje Luziânia), levando açúcar e toucinho para vender e obter dinheiro para comprar sal, café, tecidos finos, ferramentas e remédios.
Estas caravanas eram compostas por 10 a 12 homens que na maioria das vezes levavam de 15 a 20 dias para chegarem aos destinos. Como não havia pontes, ficavam, muitas vezes, à beira de algum rio, esperando as águas baixarem para seguir a viagem.
A religião que predominava, nesta época, era a católica. Logo veio a criação da paróquia "Nossa Senhora de Fátima", atual padroeira do município, onde, desde então são feitas as novenas com nome "Pouso de Padre", devido ao padre vir uma vez no ano.
Na década de 1950, foi fundada, pelo Professor Erasmo de Castro, a Escola Reunida do Povoado de Água Fria, hoje Colégio Estadual de Água Fria.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico:


População:

5.095 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Seus traços mais marcantes: movimento reduzido nas ruas, comércio restrito ao atendimento das necessidades imediatas da população, ausência de estabelecimentos bancários, revelam seu estrito contacto com a área rural. Venha conhecer!

Clima 


 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Goiano

Limites

Planaltina; Formosa; São João d'Aliança; Niquelândia; Padre Bernardo e Mimoso de Goiás.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

286 km

Outras:

 


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA FRIA DE GOIÁS

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3464-1138 / 1327 / 1140

Sites: http://www.aguafriadegoias.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (61) 9653-5859

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Água Fria de Goiás

Agua Fria,cidade maravilhosa.Eu adoro morar aqui.Te Adoro...
Por: lucia guimaraes

No ano de 2000 tive a felicidade de conhecer Água Fira de Goiás, tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente o Sr. Fernando Câmara, proprietário da Fazenda Várzea da Jacuba e frequentador do Bar "Zóio do Lobo". Eita barzinho arretado... Um dia ainda volto por lá...
Por: JOAO BATISTA TOMAZ

meu irmão mora em agua fria nome dele e wlises matei minha saldade olhondo as fotos pena que são pocas
Por: Já conhesso muito boa calma linpa povo ospitaleiro eu amo agua fria de goias

E UM LUGAR MARAVILHOSO, SOU FILHA DE AGUA FRIA MORO EM BRASILIA MAIS TODO FINAL DE SEMANA TO LA.
Por: taionara vieira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Água Fria de Goiás

Envie seu comentário sobre Água Fria de Goiás