Adelândia

Adelândia-GO
banner

Bem-vindo a Adelândia!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Adelândia, informações atualizadas sobre a cidade Adelândia, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Adelândia.

A cidade de Adelândia, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 649m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.990 habitantes. A área total de Adelândia é de 115,7km², e sua densidade demográfica é de 25,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Adelândia-GO é 76155-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Adelândia

Roteiros do Brasil

Região Nascente do Oeste

"Capital do Feijão"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Primeiro a capela em louvor de São Sebastião. Depois uma pequena escola que servia aos moradores das fazendas da região de Mossâmedes, próxima ao Rio Turvo. A perspectiva de trabalho na pecuária e agricultura atraía cada vez mais pessoas. Assim, em 1962, surgiu Adelândia. A denominação é uma homenagem à dona Adélia, mulher do fazendeiro Domingos Alves Sobrinho, que doou as terras onde se formou o núcleo populacional.
A população era constituída essencialmente de trabalhadores rurais. Ainda em 1962, o povoado foi elevado à condição de distrito de Mossâmedes. Em 30 de dezembro de 1987, com a Lei nº 10.396, finalmente foi emancipado, tornando-se município.
O hino do município de Adelândia foi escolhido através de concurso público, tendo sido eleito o de autoria da então professora na época a Sr.ª Waldir da Silva Avelar.
Adelândia ainda, em meados dos anos 80 em razão da fertilidade de suas terras e grande produção de feijão foi denominada de "Capital do Feijão", tendo essa marca historica presente em sua bandeira municipal.
Na primeira eleição direta de Adelândia, foram eleitos para Prefeito Lourival Lobô e Vice-Prefeito Francisco Quintiliano de Avelar Filho.
A economia de adelândia e formada basicamente da agropecuaria e de pequenas empresas, tendo um potencial muito grande na bacia leiteira e na produçao ceramica mas basicamente produçao de tijolos sendo uma empresa do genero de ceramica instalada a varios anos e na área de laticínios consta uma empresa uma das mais prospera da região, as duas geram direta e indiretamente cerca de 150 empregos, nos próximos meses devem serem instaladas mais duas cerâmicas, na área comercial destaca se empresas de eletrodomesticos. Há também uma grande concetração de pequenas propiedades rurais com isso fixando a economia na região, há tambem a usina de alcool e açúcar estabelecida em anicuns a 25km revertindo cerca de 180 empregos p/ a populaçao adelandense.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

1º Julho

Gentílico:

adelandense

População:

2.483 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade que cativa pela simplicidade do seu povo hospitaleiro.

Clima 


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano

Limites

Anicuns, Americano do Brasil, Turvânia, São Luís de Montes Belos, Sanclerlândia e Mossâmedes.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

109 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADELÂNDIA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (64) 3695-1219

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Adelândia

Cidade que eu vivier toda á minha inflância,fiço do pré ao insino médio do segundo grau.Cidade que eu espero á ficar melhor,mais lazer e com uma administração do prefeito para melhor.Muito lugar da cidade está sem cuidar,principalmente as calçadas,praça,quadra de esporte está muita feia.Temos mais crítica é elógio da cidade,lugar que espero terminar o final da minha vida.Moro em Goiânia
Por: Márcio F.de Morais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Adelândia
Fundação:
1989
Altitude:
649m
População:
2.990 habitantes
Área:
115,7km²
Densidade Demográfica:
25,84hab/km²
CEP:
76155-000

Envie seu comentário sobre Adelândia

banner