Barreirinha

Barreirinha-AM
banner

Bem-vindo a Barreirinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barreirinha, fotos, informações, os principais hotéis de Barreirinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Barreirinha, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 19m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.128 habitantes. A área total de Barreirinha é de 5.749,8km², e sua densidade demográfica é de 3,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barreirinha-AM é 69160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barreirinha

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sateré/Tucandeira

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O local ocupado hoje pela cidade de Barreirinha pertenceu primitivamente a Manuel da Silva Lisboa, “que não podendo suportar as tripolias do índio Crispim de Leão”, abandonou o estabelecimento afim de fugir aos sanguinários instintos daquele façanhudo índio, que tão célebre ali se tornou pelos crimes e atrocidades que perpetrava”. O incêndio da “nascente povoação” de Andirá foi a última bravata do bárbaro índio que nessa oportunidade, encontrou a morte, transpassado por uma bala.
Para Andirá com intuito de missionar essa povoação, veio o capuchinho Pedro de Ceriana, que ali instalou a Missão de Andirá, criada pela Resolução nº 76 de 02 de outubro de 1848, da Província do Pará.
Diz-se que a denominação de “Andirá”, provém da grande quantidade de morcegos de asas pretas e cabeça branca existentes no local, aos quais os índios denominavam “Andirá”. Essa denominação se estendeu ao rio e posteriormente à povoação que aí surgiu.
Em 27.10.1851 chega ao local o padre Manuel Justiniano de Seixas, da Companhia de Jesus. O povoado tinha então apenas de seis a oito barracas cobertas de palha. Com auxílio dos moradores, constrói uma capela sob a Invocação de Nossa Senhora do Bom Socorro.
Em 23.10.1852, pela Lei nº 06, a Missão de Andirá é elevada a Curato, com subordinação a vila Bela da Imperatriz.
Em 17.11.1853, pela Lei Provincial nº 14, é criado distrito no município de Parintins, com a denominação de Nossa Senhora do Bom Socorro de Andirá.
Em 09.11.1858, pela Lei provincial nº 92, o distrito passa a denominar-se simplesmente Andirá.
Em 13.05.1873, pela Lei nº 263, a sede do distrito é transferida para o local denominado Barreirinha, por desmembramento do Município de Parintins.
Em 04.11.1892, pela Lei Estadual nº 33, é criado o Termo Judiciário do Município.
Nos tempos que se seguiram à sua criação, a economia do município de Barreirinha atingiu franca expansão, devido, sobretudo, à exportação de produtos regionais – castanha, guaraná, borracha, cacau, pirarucu, cumaru e madeira. Em decorrência disto, recebeu Menção Honrosa na Exposição Universal de Bruxelas, em 1910, e participou da Exposição Internacional da Indústria de Lavoura, em Turim, na Itália (1911), onde recebeu medalha de bronze.
Nos anos de 1920, entretanto, ocorreram fatos lamentáveis que desestruturaram completamente sua economia, tais como invasões/saques; enchentes que devastaram plantações de juta e cacau. Isto levou a sua destituição.
Em 1922, o município sofreu grande prejuízo em sua economia quando a enchente dos rios que banham suas terras devastou cerca de 80% da sua lavoura cacaueira, uma das principais daquela época.
Pelos Atos Estaduais nº 45, de 1930 e nº 33, de 14.09.1931 é suprimido o Município de Barreirinha, que volta a fazer parte de Parintins, sob simples condição de Delegacia Municipal.
Em 1935, ressurge o município de Barreirinha. Na primeira eleição realizada após a restauração foi eleito seu prefeito o sr. Militão Soares Dutra.
O Termo Judiciário também foi restaurado, ficando subordinado a comarca de Parintins.
Em 31.03.1938, pelo Decreto-Lei Estadual nº 68, Barreirinha recebe Foros de Cidade. No mesmo ano, pelo Decreto-Lei nº 176, de 1º de Dezembro, foram criados os Distritos de Ariau, Andirá e Pedras passando, portanto, o município a ter quatro distritos inclusive o da sede.
Em 01.07.1940, pelo Decreto-Lei Estadual nº 441, o Termo Judiciário de Barreirinha é transferido para a jurisdição da Comarca de Maués.
Em 24.12.1952, pela Lei Estadual nº 226, é criada a comarca de Barreirinha.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, parte do território é desmembrada em favor do novo município de Boa Vista do Ramos. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

9 de junho de 1881

Gentílico:

barreirinhense ou ariramba

População:

27.361 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: destaca-se juntamente com a pecuária, com destaque para o plantio de mandioca, vindo a seguir abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, juta, malva, melancia, melão e tomate e mais as culturas permanentes como: abacate, cacau, laranja e outras.
- Pecuária: é bastante significativa para a formação econômica do setor primário. Concentra-se principalmente a criação de bovinos e suínos, com na produção de carne e leite destinada ao consumo local e à exportação para outras localidades.
- Pesca: praticada em moldes artesanais para o consumo local. Não é representativo para a formação econômica do setor.
- Avicultura: a criação é de característica doméstica e de subsistência. Não gera renda e nem concorre para a formação econômica do setor.
- Extrativismo Vegetal: com peso relativo pequeno para a formação do setor primário, é representado pela exploração de castanha, madeira e camaru.

Setor Secundário
- Indústria: usina de beneficiamento de arroz, olaria, marcenarias e padarias.

Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadistas.
- Serviço: hotel e pensões.

Clima:

Tropical chuvoso e úmido  

Temperatura Média:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

9º Sub-Região – Região do Baixo Amazonas 

Limites:

Município de Parintins
Estado do Pará
Município de Maués
Município de Boa Vista do Ramos
Município de Urucurituba
Distrito de Ariaú e Cametá
Distrito de Ariaú e Barreirinha
Distrito de Ariaú e Freguesia do Andirá
Distrito de Cametá e Pedras
Distrito de Cametá e Barreirinha
Distrito Pedras e Barreirinha
Distrito de Barreirinha e Freguesia do Andirá
 

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial 

Distâncias:

Da Capital:

Em linha reta entre Barreirinha e a Capital do Estado, 372 Km.
Por via fluvial entre Barreirinha e a Capital do Estado, 420 Km.  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Andirá

Águas esverdeadas, às vezes mansas, hora revoltas, que banham lindas praias de areias alvas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro à Fevereiro

- 30 à 01 - Exposição Agropecuária de Barreirinha – EXPOBAE.

 Junho

- 26 e 27- Festival Folclórico. 

 Agosto

- 05 à 15 - Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Socorro.

 Novembro

- Festa do Caju
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHA

E-mail:

Telefones: (92) 3531-7157

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
 
Av. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: valdea_cost[email protected]

Telefones: (92) 9159-1665

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Barreirinha

Barreirinha municipio para viver com tranquilidade.municipio de pessoas acolhedoras,venha conhecer barreirinha...
Por: rayden teixeira

A cidade de Barreirinha, fica situada a margem esquerda, no Paraná do Ramos, afluente do Rio amazonas. Tive oportunidade de visitá-la algumas vezes. Atrás da Cidade, após atravessar o igarapé do Pucu, está o Rio Andirá, onde estão os indigenas Satere-Mawe, com mais de 4.000 habitantes, dos quais 90% são falantes da lingua. A Aldeia Ponta Alegre , situada a margem esquerda do rio Andirá, tem aproximadadmente 800 habitantes indigenas. Entre agosto e março o Rio é farto em peixes de diversas espécies, ressantado-se o tucunaré como o mais pescado devido chegar até 12 kg e ser muito saboroso. A festa do caju realizada em setembro , também é uma atração do Mucipio. A festa tradionalmente mais festeja é dia 15 de agosto em honra de N. S. do Bom Socorro. A cidade possui aeroporto para avi~es de pequeno e médio porte. Barcos enterligam as cidades de Manaus e Parintins. em geral os barcos saem as 17 h de Manaus e chegam no outro dia as 12h. Entre Barreirinha e Parintins os barcos saem as 12h e chegam as 16h . A cidade conta hoje com 3 hoteis particulares e um hotel Municipal. Atualmente (2009) têm como Prefeito Messias Sateré que é indigena. e foi eleto em 2008.
Por: inafran da Silva Bastos

essa cidade eh maravilhosa, as pessoas de la sao hospitaleiras e bem divertidas...o que tem de melhor por loa sao as praias e o lindo por do sol...
Por: talia santana lopes

Ja morei em Barreirinha, pra quem curtir festas boas, la nao tem, agora pra quem curtir uma tranquilidade e gosta de praia é um otimo lugar vale a pena conhecer!!!
Por: Siumara

o melhor de nosso municipio sao as prais do rio andira,nao tem nem como explicar. venha e conheça .
Por: rosy

Bém, os cablocos de barreirinha sabe que no rio andirá tem a lenda da cobra Grande , mais não é só uma lendo é real já foi visto por muitos, aqueles olhos grande com enormes dentes que corre atrais das canoas dos nossos cablocos... p/ saber mais visite-nos
Por: Raimudo Rodrigues Conceição

vamos divugar barreirinha para o mundo e fazer dela um paraiso turistico,.....valeu
Por: Raimudo Rodrigues Conceição

conheçço barreirinhas e as praias do andirá, são lindas, assim como a cunhã que me apaixonei.
Por: rozemberg jose marques soares

Pretendo rever barreirinha pois tenho vagas lembracas da cidade , pois sai para morar em manaus aos 8 anos de idade, pretendo passar umas ferias nessa querida cidade e rever meus parentes que ai se encontram, abracos a todos dai. thau....
Por: marcelo assuncao da silva

Pretendo rever barreirinha pois tenho vagas lembracas da cidade , pois sai para morar em manaus aos 8 anos de idade, pretendo passar umas ferias nessa querida cidade e rever meus parentes que ai se encontram, abracos a todos dai. thau....
Por: marcelo assuncao da silva

moro em Barrerinha a mais de 20 anos, adoro minha cidade, meu povo suas crenças e principalmente o Rio Andirá. Sua beleza e seus misterios mi encantam. Quem conheçe nunca esquece.
Por: Paula

Barreirinha, cidade linda e maravilhosa de se viver. Venha conhecer nosso povo, nossa cultura e as praias do Rio Andirá.
Por: WELLINGTON BELEM DE OLIVEIRA

cidade acolhedora nos faz esquecer do tempo,com tantas maravilhas naturais.
Por: sulimara

Boa Noite! Ouvi falar muito bem sobre a cidade, a respeito de pontoa turísticos, a recepção da população. Bom, prestei assistência a um senhor que encontrava-se internado no Hospital o qual eu trabalhava, e ao conversar com o mesmo me falou sobre a cidade onde morava, me pareceu muito educado e gostar muito de sua cidade natal, isso já tem algum tempo. Então tive a curiosidade de agora entrar no site e, tentar conhecer a cidade mesmo que seja á distância. E que me pareceu muito linda. Sou Ac. de Enfermagem e, moro temporariamente em Manaus. Aguardo respostas...
Por: Marilda Franco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barreirinha
Fundação:
1935
Altitude:
19m
População:
22.128 habitantes
Área:
5.749,8km²
Densidade Demográfica:
3,85hab/km²
CEP:
69160-000

Envie seu comentário sobre Barreirinha

banner