São Mateus

São Mateus-ES
banner

Bem-vindo a São Mateus!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Mateus e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Mateus. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Mateus.

A cidade de São Mateus, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1764. A localidade está em uma altitude de 36m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 88.695 habitantes. A área total de São Mateus é de 2.327,4km², e sua densidade demográfica é de 38,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Mateus-ES é 29930-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


São Mateus, no Espírito Santo, é uma das cidades mais antigas do Brasil, recheada de arquitetura do século XVIII e XIX, como grandes casarios e igrejas erguidas por jesuítas. Além disso, também é um dos principais destinos do país no setor do Ecoturismo, já que dispõe de belíssimas praias e atividades como passeios a cavalo e trilhas ecológicas.

Remetendo ao passado mais antigo, dos tempos de colonização, em São Mateus é possível visitar o casario do Porto, um patrimônio arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1976, e a Igreja Velha, que é o cartão-postal da cidade e trata-se de um projeto dos jesuítas, iniciado ainda no século XIX, além de outros pontos culturais de interesse.

Quando o assunto é as praias de São Mateus, aí parece ser o ponto forte do local. A Praia de Guriri é a mais conhecida da região e, todos os anos, fica cheia no Carnaval, enquanto Barra Nova, que fica a pouco mais de 20 quilômetros de Guriri, é um pouco mais reservada e o acesso se dá somente através de estrada de terra.

A Praia de Urussuquara é outro destaque, apresentando ao turista áreas preservadas da Mata Atlântica, dunas e mar ideal para pegar onda e praticar outros esportes radicais na água, como o kitesurf, bodyboard e jet ski, entre outros. E para quem acha que acabou por aí, tem mais: São Mateus tem belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira do Inferno e a Cachoeira da Jararaca, que merecem a visita de qualquer pessoa.

Com excelentes hotéis e pousadas, inclusive próximas às praias locais, São Mateus é um município que dispõe de infraestrutura para o Ecoturismo, com todos os tipos de serviço que o turista necessita enquanto passa dias de descanso e lazer por lá. Com excelentes opções de lanchonetes, bares e restaurantes, a gastronomia local da cidade dispõe de iguarias, como a tapioca, que é o forte local, e o cururu, além de outros peixes da região.

São Mateus é uma cidade que encanta quem passa por lá. A vasta área natural bem preservada e as praias de areia amarela e fina são perfeitas para o banho e as pousadas são muito elogiadas. O município do Espírito Santo é o segundo mais antigo do país.

Informações de São Mateus

Roteiros do Brasil

Região Turística do Verde e das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A criação de Vila de São Mateus foi necessária e importante para Portugal, pois se sabia que o Rio Cricaré, que atravessa o município, nascia em Minas Gerais e que por ele se poderia alcançar as minas de ouro na região de Ouro Preto em Minas Gerais.
São Mateus foi o primeiro centro de desenvolvimento do Estado, com recursos próprios suficientes para levar uma vida completamente independente do restante da Província.

Significado do Nome:

 

Aniversário da cidade:

21 de Setembro

Gentílico:

mateense

População: 

109.097 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Quente e Úmido

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Norte Espírito-santense

Limites

Conceição da Barra, Pinheiros, Linhares, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Jaguaré e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

ES 313 - ES 315 - ES 356 - ES 418 - ES 42 - ES 381
BR 101

Distâncias:

Da Capital:

219 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Balneário de Guriri (Distrito)

Guriri é uma praia famosa do município de São Mateus. É uma ilha, cujas praias sediam uma dos carnavais mais animados do Estado. Suas praias alcançam 12 quilômetros de extensão, com águas limpas e mornas, e uma beira-mar urbanizada de coqueiros. Guriri fica a 12 quilômetros da sede de São Mateus e a 230 quilômetros de Vitória. Atrações de Guriri: Base do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas), situada em Guriri, com o objetivo de proteger as espécies de tartaruga existentes no litoral capixaba.

Praia de Barra Nova

Praticamente deserta, é habitada por algumas famílias de caboclos. Característica peculiar é a formação rochosa, que favorece a produção de sururu. Vila de pescadores sem luz elétrica, oferece ao visitante beleza e tranqüilidade. Passeios em barcos de pesca.
Ao sul de Guriri, com mar, rio e dunas, apropriada para pescaria e mergulhos, localizada a 23 quilômetros da sede.

Praia de Uruçuquara

Localiza-se em um dos trechos mais isolados do litoral capixaba. Local freqüentado por surfistas e gente que deseja encontrar repouso e tranqüilidade. Lugar tranqüilo de incomparável beleza de águas claras e mornas. De mar aberto, situada a 58 quilômetros da sede, conhecida como o paraíso dos surfistas.

Farinheiras

Quitungos, a 20 Km de São Mateus. Introduzidos pelos escravos africanos, persistem mantendo vivas todas as tradições.

Biquinha

Data de 1880 e durante muito tempo serviu à comunidade, fornecendo-lhe água potável. Integra o Patrimônio Histórico de São Mateus. Localiza-se na Avenida Cricaré.

Sítio Histórico do Porto de São Mateus


Localizado na cidade baixa, a 500m do centro. È composto por casarões do século passado, tombados pelo patrimônio histórico. No local existe um dos poucos pelourinhos do país. Os antigos sobrados, que ainda hoje podem ser vistos, começaram a ser construídos por volta de 1736, com o início do ciclo da farinha. Os mais belos sobrados, com telha canal e gradil de ferro, no entanto, só surgiram por volta de 1870, na fase dos barões.

Igreja de São Benedito


Construída a mais de um século, ocupa lugar de destaque no cenário cultural mateense.

Igreja de São Mateus (Matriz)


Elevada a paróquia em 1751.

Igreja Velha

Considerada o cartão de visita de São Mateus, foi construída em 1596 e é o que há de mais belo na arquitetura primitiva do Brasil. Situada na Praça Anchieta, exemplo de arquitetura primitiva. Foi construída por jesuítas, escravos e índios, com as pedras que formavam o lastro das embarcações que chegavam ao porto.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Verão Guriri - eventos esportivos na orla.

- Festa dos Reis de Bois - corresponde ao bumba-meu-boi do Nordeste.

 Fevereiro

- Carnaval - nas ruas e na Praia de Guriri, com trio elétrico

 Julho

26 - Marujada

 Agosto

- Festival Nacional de Teatro - FENATE

 Setembro

18 à 21 - Festa de São Mateus

- Exposição Agropecuária de São Mateus

21 - Festa da Fundação da Cidade

 Outubro

- Semana de Arte

 Dezembro

27 - Festa de São Benedito - realizada pelos negros e iniciada com a puxada de mastro, conta com a participação de grupos folclóricos, Congo de São Benedito e Jesus de Braga.

31 - Festa de Iemanjá - rituais, cânticos, danças e preces dos devotos, nas areias de Guriri. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3761-4850

Sites: http://www.saomateus.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3763-2697 / 2806

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de São Mateus

Gostaria de saber telefones de imobiliarias de São Mateus/ES, pois gostamosw muito do lugar.Grata
Por: Eloisa Mari da Cunha

um otimo lugar pra se viver, adorei essa cidade.. tem tudo que vc procura, um comercio forte, sem falar nos lugares históricos como o porto, a igreja velha.. lindo! E a praia de Guriri que fica pertinho. Vale a pena conheçer São Mateus
Por: valeria

eu conheço,e sou de são mateus,amo de paixão essa cidade pena q moro em macaé rj,meu marido é daqui mas esta doido p/ chegar as férias,para irmos ai vizitar meus amigos e parentes,ainda mas agora que estou grávida,tenho que levar minha filha, para conheçer são mateus terra amada e querida te amo são mateus....beijos e um grande abraço meus queridos mateense....
Por: kesia martins de almeida

muito linda a cida de de sao mateus em breve vou ai sou do estado sunidos
Por: paulo

são mateus e um lugar lindo de morar naõ tem muita bangunsas eu amo sã mateus
Por: laisa

Eu moro em São Mateus e,posso comfirmar pra vcs que é uma cidade meravilhosa. Dia 21 é aniv. dela vai ter festa de "arromba".
Por: Sara De Jesus

Eu moro nessa cidade maravilhosa!!!adoro ela!aqui tem varias coisas para fazer
Por: Lo

sao mateus e a melhor cidade em que eu ja visitei como morrei tambem
Por: jaqueline soares de abreu

ola tudo bem com vcs ai, olha so eu conheso sao mateus espirito santo sim, e é muito maravilhosso morar aqui em sao mateus , muito bom mesmo obrigada ffffffuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiii
Por: lidinei silva

conhceco nacido e criado neste paraiso ,tem anos que vivo na america estou com muita saudade desse nosso acochegante lugar parabens sao mateus.
Por: adeildo de almeida

Amo São Mateus, Aqui tem tudo de bom:praia linda, em uma bela ilha(Guriri);Lagoas maravilhosas e incríveis cachoeiras (Km); Além de belezas historicas.Quer lugar mais abençoado pela natureza? não existe.
Por: Neilde Moraes Gomes

eu morro aki em sao mateus eu adoro essa cidade o musel municipal a biquinha a igreja velha a praia barra nova o porto eu adoro essa cidade. bjs,xau
Por: tamires

bom Sao Mateus e uma das cidades quase mais fequentada por turistas que apresiar a beleza de SÃO MATEUS,e com isso e uma cidade otima de se morar.
Por: Mauriceia de Araujo Trindade

vivo em São Mateus há 25 anos, adoro esta cidade,pela sua tranquilidade e beleza. Mas desejo vê muitas mudanças,para que ela se torne umas das melhores de se viver no Espirito Santo.
Por: cleidimar

Que saudade de Sao Mateus.Eu joguei em dois teme ai.na associacao e no Mateense.Forte abraço para todos mateense.
Por: Ediram Rodrigues Quaresma

São Mateus muito legal pois é uma cidade de bom emprego de muita qualidade.
Por: kerolayne

Adoro São Mateus,a minha casa é ai,porém estou em SP a trabalho... Estou com muitas saudades do clima daí,pois aqui é frio d+.ha visitem SM pois vcs vão gostar.bjs...
Por: juelita

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Mateus
Fundação:
1764
Altitude:
36m
População:
88.695 habitantes
Área:
2.327,4km²
Densidade Demográfica:
38,11hab/km²
CEP:
29930-000

Envie seu comentário sobre São Mateus