Itaúnas

Itaúnas-ES
banner

Bem-vindo a Itaúnas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Itaúnas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Itaúnas.


Itaunas é um distrito do município de Conceição da Barra, situada no Espirito Santo. O significado do nome é 'pedra negra', esse termo lhe foi dado pelas pedras negras do Rio Itaúnas. Ela possui belas praias, lindas paisagens como Dunas de Itaúnas, além da dança tradicional da região, o famoso pé-de-serra.

Este é um distrito muito bucólico, que tem em sua construção casas simples e ruas ainda de barros, mas muito preservada. A região tem iluminação pública e água encanada. A população é bastante receptiva, muitos fazem questão de ensinar aos visitantes os passos da tão famosa dança da região, o forró.

Para quem adora paisagens naturais, a cidade tem formação de Dunas, cenários que fazem da região um excelente atrativo do turismo e aos poucos os turistas iniciaram as visitaa a Itaúnas. Há no local muitas pousadas e áreas de camping, mas atualmente outras redes de hoteis estão proibidas de serem construidas para poder preservar a imagem da vila.

Chegar à região não é fácil, pois o acesso somente pode ser realizado por uma estrada de barro, mesmo assim a estrada está conservada podendo se locomover com segurança. Não é a toa que o lugar é frequentado o ano todo por turistas de vários lugares do país e do mundo.

Itaúnas também é famosa pela dança, que faz parte da história da região. Muitos forrozeiros de outros locais visitam a região para praticar o autentico pé-de-serra. Para quem curte o forró, este é o lugar ideal para visitar especialmente nos meses de julho quando é realizado o ' Festival Nacional de Forró de Itaúnas'. Nesse período a região é invadida pelos visitantes de todo o Brasil e partes do mundo, que se espalham pelas hospedagens da cidade.

Há diversos pontos espalhados pela região como Buraco do Tatu e Bar do Forró. Muitos visitantes de Itaúnas adoram esses locais pela ótima hospitalidade e pelo ambiente musical de excelente gosto.

A praia de Itaúnas é um dos locais preferidos pelos visitantes, pois ela tem águas limpas e morninhas. As praias oferecem quiosque com infraestrutura que disponibiliza conforto para todos que frequenta o espaço, para quem não curte praia, eles podem banhar-se no rio de itaúnas.

Os contrastes atuais como as vilas simples junto à modernidade de hóteis, pousadas e restaurantes transformam o local em uma cidade turistica marcante. Defina a sua trilha turistica na cidade, faça as malas e vá até Itaúnas com toda a família para passar as melhores férias!

Informações de Itaúnas

Roteiros do Brasil

Região Turística do Verde e das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A vila de Itaúnas surgiu por volta do século XVIII em decorrência da derrubada da mata nativa, abundante na época. Algumas pequenas casas foram construídas do lado direito do Rio Itaúnas, que deu nome a vila.
A vila possuía uma pequena faixa de mata que a separava do mar. Era essa vegetação que segurava o avanço do lençol de areia que se movimenta constantemente com a ação do vento Noroeste, muito comum no norte do Espírito Santo. Com a derrubada dessa faixa de mata, entre as décadas de 1950 e 1970, a areia avançou sobre a vila, soterrando-a. Hoje restam apenas algumas ruínas que podem ainda ser observadas de tempos em tempos.
Enquanto a vila era encoberta pela ação da natureza, a prefeitura de Conceição da Barra adquiriu terras do outro lado do rio, pertencentes a Teófilo Cabral da Silva. Ali uma nova vila foi erguida e lá se encontra até hoje.
A Vila de Itaúnas é um local extremamente bucólico, com ruas de barro e casas simples, mas muito conservadas. Há iluminação pública e água tratada e encanada, servindo toda a vila. O povo é hospitaleiro e receptivo, sendo bastante comum se deparar com "nativos" ensinando passos de forró a turistas de todo o mundo, especialmente na alta temporada (verão e mês de julho).  

Significado do Nome:

O nome Itaúnas é de origem indígena, significa literalmente Pedra Escura, e foi atribuido em alusão as pedras negras do fundo do Rio Itaúnas, que margeia a vila. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Distrito de Conceição da Barra, é um vilarejo com casas de pau-a-pique e ruas de terra. É separado da praia por um paredão de dunas de areia clara, com 5 Km de extensão, mais de 30 m de altura e 1 Km de largura, umas das maiores atrações turísticas do Norte do Estado. A região virou Parque Estadual em 1991 e, atualmente, além das dunas de areia, tem como atração turística, o Forró, tocado e dançado em várias casas e bares.

Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

O município de Conceição da Barra está localizado ao norte do Estado do Espírito Santo.

Limites

Pedro canário, São Mateus, Pinheiros, Mucuri (BA) e Ocenano Atlantico.

Acesso Rodoviário

Pode-se chegar a Conceição da Barra pela BR 101 norte. 

Distâncias

Da Capital

256 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Itaúnas é conhecida por suas lindas dunas e o forró contagiante que envolve toda Vila. As dunas atingem até 30 m de altura e são de areia dourada e finíssima. Em Itaúnas está presente também o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas da região. Sem dúvida, um lugar encantador, com muita natureza, forró e cultura local. Na cidade não há postos de gasolina, hospital, nem rodoviária, portanto abasteça o carro e leve seu próprio medicamento. Conceição da Barra fica a 29 km de Itaúnas.

Principais Pontos Turísticos:

Parque Estadual de Itaúnas

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) é uma unidade de conservação que se estende pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas, na Cidade de Conceição da Barra, até a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce. Foi criado em 8 de novembro de 1991 e em 1992 foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Possui 3.200 hectares e uma gama variada de ecossistemas, como praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rio e dunas, um dos mais belos locais do Espírito Santo.

Buraco do Bicho

São 4 km de trilha num terreno arenoso e plano. Devido ao sol forte as saídas para esse passeio são feitas, geralmente às 7h da manhã. A caminhada passa por áreas de restingas e dunas, além de apresentar muitas pitangueiras, mangabeiras e cajueiros. 

Ruínas

Esse passeio leva às ruínas da primeira Vila de Itaúnas, que foi coberta pelas dunas na década de 60. O percurso todo tem um total de 2 km. 

Tamandaré

Tamandaré é na verdade Carlos Bonelá, um antigo morador da Vila que plantou cerca de 700 coqueiros do outro lado do rio Itaúnas. O passeio tem um total de 3 km. 

Passeios de canoa pelo Rio Itaúnas

São, aproximadamente, duas horas de passeio pelo Rio Itaúnas. Durante o passeio é feita uma parada numa pequena ilha, própria para mergulho. 

Atividades Noturnas

Sem dúvida, a atividade noturna mais popular de Itaúnas é o forró. Presente em quase todas as noites da cidade, o forró começa bem tarde e vai até o sol raiar. Durante as férias são comuns shows ao vivo de bandas de forró.  

Parque Estadual de Itaúnas 

Está localizado no extremo Norte do Espírito Santo, no município de Conceição da Barra. Criado em 1991, possui características únicas, hoje protegidas por Lei. É um santuário ecológico de 38km de praia, margeando o rio Itaúnas, com 7 ecosistemas: Praia, Rio, Alagado, Manguezal, Restinga e Mata Atlântica de Tabuleiro. Abriga diversas espécies da fauna brasileira, muitas ameaçadas de extinção como Preguiças, Capivaras, Jacarés-do-papo-amarelo, Lontras, Papagaios, Periquitos, Maritacas, Jacupengas, etc. A equipe do IBAMA promove passeios pelas trilhas ecológicas.

Praia de Itaúnas 

Possui dunas de até 30m de altura e piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Riacho Doce 

Na fronteira do Espírito Santo com a Bahia, possui um rio limpo que deságua na praia. Um Paraíso!

Praia Costa Dourada

Já na Bahia mas com acesso por Itaúnas. São 3 praias lindíssimas, com formação de Falésias e rios na praia.

Trilhas do Parque

Dentro do parque encontram-se varias trilhas. As principáis são: Trilha do Buraco do Bicho, Trilha do Tamandaré, Trilha do Rio, Trilha das Borboletas, Trilha das Ruínas, Trilha dos Pescadores e Trilha da Alméscar. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Ticumbi é uma festa de fé que se repete todos os anos em Itaúnas (ES) em Janeiro, organizada pelos negros devotos para homenagear seu santo padroeiro e protetor, São Benedito. Cantando, brincando e dançando, homens, mulheres e crianças, pretos e brancos se misturam num ambiente de fé e emoção. Durante horas seguidas acompanham os personagens principais da festa, Reis Bamba, Reis Congos e os Secretários, que travam decisivas batalhas usando como armas a música e a coreografia.

- Forró de Itaúnas - A tradição vem de longe, desde os tempos da turma dos antigos nativos até hoje o forró é uma grande atração para todos. A cultura da dança dos nativos enfeitiça os turistas que acabam caindo na festa. As casas de forró da vila Forró de Itaúnas e Buraco do Tatu promovem durante toda temporada, vários shows com bandas famosas reveladas nestes palcos como o Fala Mansa e bandas que nasceram da terra e agora levam o forró de Itaúnas para todo o Brasil como Chama Chuva e Filhos de Itaúnas. Quando você vier a Itaúnas não pode deixar de conhecer e dançar o Forró, pois além de uma dança o Forró já faz parte da cultura da vila. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA - DISTRITO DE ITAÚNAS

E-mail:

Telefones: (27) 3762-0200 

Sites: http://www.conceicaodabarra.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO

Águia Branca

SAC: 0800 725 1211

Site: www.aguiabranca.com.br 

Gontijo

SAC: 0800 311 312

Site: www.gontijo.com.br 

São Geraldo

SAC: 0800 311 312

Site: www.saogeraldo.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3762-1187

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Itaúnas

Itaúnas é um lugar mágico ! Já fui 3 vezes (Carnaval,Reveillon e Festival).Fiz grandes amigos do Brasil todo, sem falar nos nativos , pessoas q carrego no meu coração ! 24 horas de forró...Muito bom !!!
Por: Quel

meu sonho é ir para itaunas adoro tudo isso amo
Por: juliano santiago

itaúnas é um dos melhores lugares para se curtir férias, finais e semana e feriados, pois é uma cidade historico do ES, com belas prais, forrós e muita gente bonita. Devido ao movimento das duans a antiga vila foi soterrada e dependendo do momento podemos ver partes da antiga cidade. o forró é a dança tipica da região.
Por: thalita

Itaunas.. quem vai prepare-se pra voltar em breve, rsrs impossivel visitar Itaunas uma vez só.
Por: Valeria

lugar maravilhoso e descontraido como Itaunas não tem igual,vcs moradores estâo de parabens.
Por: wilma feitosa

itaúnas é um dos lugares mais lindos do mundo!!!!
Por: aline roberta dos santos

esse lugar é afrodisíaco... Mas só para os descolados... Totalmente sem frescuras
Por: silvia

ja fui la e muito massa as dunas eas festas vai la e vc vai se diverti de maiss!!
Por: larissa

ñ aconheço a cidade so por televisão mais tenho muita vontade de conhecer vi numa reportage e fiquei encantada
Por: joselia clarindo

fui itaunas eamei vizitei varios pontos so nao atriha
Por: maruza salomao alecrim

Eu tive a oportunidade de conhecer Itaúnas este ano, o lugar é realmente lindo...encantador!! Os moradores são bastante receptivos, nos fazem sentir como se estivéssemos em casa. Conheci pessoas muito bacanas lá. Voltarei assim q eu puder... já estou com saudade de tudo...
Por: Lú

Itaunas!!! lugar lindo de uma calma inexplicavel, beleza natural, praias lindas, tem lagos de aguas calmas, cristalinas, hospitalidade acolhedora, pousadas ótimas, festivais... enfim venha pra itaunas, voce vai se apaixonar ... assim como eu.
Por: poliana

eu fui e adorei passei 21 dias la e predendu passar as ferias la de novo
Por: eduarda

BOM FALAR DE ITAÚNAS PARA MIM É MUITO DIFICIL SEM ME EMOCIONAR DE SAUDADES POIS VIVI 10 ANOS AI COM MINHA FAMILIA NÓS MORÁVAMOS NO CAMPING BOUGANVILE NA ENTRADA DA VILA NEM SEI SE EXISTE AINDA , MAS PARA TODOS SABEREM, NÃO EXISTE NO BRASIL VILA MAIS ACONCHEGANTE E LINDA COMO LÁ E FORRÓ COMO ESTE NÃO TEM IGUAL QUEM FOR NÃO VAI SE ARREPENDER TORÇO PARA BREVE VOLTAR AI POIS JÁ TEM 11 ANOS QUE SAI DE LÁ E NÃO VOLTEI,MAS VOLTAREI, EM BREVE...........
Por: CAROLINA FIORINI LIMA COSTA

Infelizmente não a conheço pessoalmente. Mais fiquei encantado com a reportagem apresentada pela record news., espero em um dia conhece-la pessoalmente.
Por: Moacir - Recife-PE.

esse lugar e muito bom!quero voltar mais vez para conhençer outros lugares dessa cidade maravilhosa eu gostei muito
Por: fagner

Lugar de paz e encantamento.belas praias,ótimas hospedagens e comida boa.Vale a pena conhecer....
Por: Eliane germana da silva cibien

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaúnas

Envie seu comentário sobre Itaúnas