Ecoporanga

Ecoporanga-ES
banner

Bem-vindo a Ecoporanga!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ecoporanga, fotos, informações, os principais hotéis de Ecoporanga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ecoporanga, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 260m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.348 habitantes. A área total de Ecoporanga é de 2.290km², e sua densidade demográfica é de 9,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ecoporanga-ES é 29850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ecoporanga

Roteiros do Brasil

Região Turística Extremo Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história de Ecoporanga começa em 1934, quando Jacinto Antônio Dias, um pioneiro, vem das terras de Minas Gerais, saindo de Conselheiro Pena, trazendo junto nesta caminhada de migrante a mulher Guilhermina Joana de Jesus e seus doze filhos. A região era coberta de matas, não havia estradas, meios de transporte e nem energia elétrica. Neste tempo as pessoas andavam a pé ou a cavalo para percorrer as terras do município. Quando Jacinto Antônio Dias chegou, ele não se limitou a tomar posse de uma nova terra, nela plantando e erguendo um rancho. Fez mais, criou um núcleo de desbravamento. Ante as possibilidades que vislumbra no lugar, reclama reforços, convoca mais braços para o trabalho comum, traz gente de Minas Gerais. Assim começa a formar um núcleo urbano. Naquela época já havia chegado à região o Frei Inocêncio de Comiso da ordem dos Capuchinhos, e então à pedido do frei, Jacinto Antônio Dias faz a doação de 28 hectares de terra, em 1937 destinados à fundação de um patrimônio em honra de Nossa Senhora do Monte Serrat. A presença do frei, no Alto São Mateus, estava ligada a ação missionária que esses religiosos, desde a década de setenta do século XIX exerceram nas selvas entre os rios Mucuri e Doce, na catequese dos índios e na pregação de missões ambulantes. A partir da doação desta terra de 28 hectares foi formado o núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, posteriormente Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga.
Formação do Município de Ecoporanga
Na década de 40 toda a região fazia parte do Município de Barra de São Francisco. O Sr. Tolentino Xavier Ribeiro candidatou-se a vereador por aquele município, percorreu por esses arredores em busca de voto. Sensibilizado com tanta dificuldade enfrentada pelo povo em percorrer a pé ou a cavalo para fazer suas compras e todo tipo de negócio em Barra de São Francisco, prometeu ao povo que se eleito fosse lutaria pela emancipação política deste lugar. Elegeu-se e lutou junto às autoridades estaduais para conseguir cumprir sua promessa.
No dia 29 de dezembro de 1953, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, Jefferson de Aguiar, através da lei N° 776 de 1953, Art. 6º, que passou a vigorar no dia 1º de janeiro de 1954, transfere a sede do distrito de Ribeirãozinho para o povoado de Rubinópolis, passando a chamá-lo de Ecoporanga. No Art. 7º da mesma lei, a região que se encontra o recém criado Distrito de Ecoporanga é desmembrada do Município de Barra de São Francisco-ES e passa a fazer parte do Município de Joeirana (atual Ataléia-MG).
Toda esta região estava no chamado “Contestado”, disputa de terras entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No início de 1955 a sede do Município de Joeirana estava ocupada por autoridades do Estado vizinho, então o Presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, o mesmo Jefferson de Aguiar que a pouco mais de um ano antes havia tornado Ecoporanga distrito de Joeirana, fez no dia 12 de janeiro de 1955 a lei N° 897, que autorizava a instalação da sede do Município de Joeirana no Distrito de Ecoporanga. O Presidente autorizou ainda que o Governador nomeasse o Prefeito Municipal de Joeirana, que foi Tolentino Xavier Ribeiro, até que o Egrégio Tribunal Eleitoral determinasse a realização de eleições para prefeito e vereadores. O Município de Joeirana ficou assim dividido: Ecoporanga (sede) e os distritos de Cotaxé, Novo Horizonte, Joassuba e Joeirana Esta transferência de sede do Município foi autorizada até que Minas Gerais devolvesse a sede original para o Estado do Espírito Santo, fato que nunca ocorreu.
O Município de Joeirana com sede em Ecoporanga foi efetivamente instalado em 9 de abril de 1955, data que é comemorada até hoje como a fundação do município.
Pela lei estadual nº 1.121, de 16 de outubro de 1956, assinada pelo Governador Francisco Lacerda de Aguiar, o Município de Joeirana passa a denominar-se Ecoporanga.
Pela lei N° 1.158 de 27 de novembro de 1956 fica criada a Comarca de Ecoporanga, que antes era servida pela Comarca de Barra de São Francisco-ES
Pelo decreto estadual nº 264, de 15 de setembro de 1963, do Estado do Espírito Santo e decreto estadual nº 7166, de 15 de setembro de 1963, do Estado de Minas Gerais, o distrito de Joeirana passou a integrar difinitivamente ao Estado de Minas Gerais se transformando em Município de Ataléia.
Pela lei estadual nº 3046, de 14 de maio de 1976, são criados os distritos de Imburana e Santa Luzia do Norte e anexados ao município de Ecoporanga.
Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1979, o município é constituído de sede e 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte e Santa Luzia do Norte.
Pela lei nº 473, de 25 de outubro de 1990, é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Ecoporanga.
Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1995, o município é constituído de sede e 6 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. 

Significado do Nome:

Até hoje não se sabe ao certo qual a origem do nome Ecoporanga, mas há duas versões mais difundidas. Na primeira levá-se em conta a origem indígena do nome, que significaria Terra de Prosperidade em língua Tupi. O dicionarista Luis Carlos Tibiriçá, no seu Dicionário Tupi-Português, registra com significado de Ecoporanga beleza e virtude, termos que se aproximam da tradução inicial. A outra, mais verossímil, foi dado segundo a tradição local como sendo a junção das palavras Eco e Poranga, pois, na época da colonização se ouvia o eco do nhambu, ave chamada pelos indígenas de poranga. Qualquer que seja a explicação, o fato é que o nhambu se incorporou às tradições da cidade, consagrando-se ao ser incluído no brasão de armas do município, onde se destaca em negro contra o fundo branco da parte inferior. 

Aniversário da Cidade:

09 de Abril 

Gentílico:

ecoporanguense

População: 

29.891 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Tropical Úmido 

Temperatura Média

    

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Espírito-santense

Limites

Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia, Mucurici, Ponto Belo, Ataléia (MG), Nanuque (MG), Carlos Chagas (MG). 

Acesso Rodoviário 

 

Distâncias
 
Da Capital

320 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ECOPORANGA

E-mail:

Telefones: (27) 3755-2900   

Sites: http://www.ecoporanga.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3755-1005

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Ecoporanga

NASCI EM ECPORANGA AO CASAR TIVE QUE SAIR MAS TENHO O SONHO DE VOLTAR UM ,TENHO IDO LA PARA VER MEUS PAIS ROZINHA ROAS DE SOUZA E JOSÉ VIEIRA DE SOUZA RAZÃO DA MINHA VIDA OS AMO DE PAIXÃO ASSIM COMO A MINHA CIDADE: <1h>[ violet]
Por: MARINALVA ROAS

amo essa cidade minha terra natal onde ainda vive meu papai com 83 anos e mamãe com 80 isso fruto de morar bem quem mora nela mora muito bem ela é linda , maravilhosa toda pessoa que vai la me diz que cidade gostosa ,delicia aquilo la e olha que trabalho na empresa de onibus que faz aquela linha.kkkkum abraço
Por: marinalva vieira roas

minha cidade maravilhosa e por isso que eu amo!!!!!!!!!!! so acho que o prefeito deve investir mais em relação a turismo....
Por: CIDA SOARES

Ecoporanga cidade maravilhosa... cheia de encantos,com as suas belas cachoeiras e com sua população acolhedora,repleta e pessoas agradabilíssimas todo o conforto necessário para umas boas férias
Por: Sérgio Sancho Silva

muitas cachoeiras bonitas povo maravilhoso, ar puro,
Por: rosany pinheiro da r. silva

sou capixaba de coração,nasci neste estado maravilhoso moro na cidade de umuarama,est.do paraná,tenho meu primo em ecoporanga o sebastião trindede de ssouza queria notícias até breve.
Por: edson pompilio da silva

Oi Nasci em Ecoporanga, em 1966, e sai dai com 2 anos de idade, mas agora quero visitar minha cidade natal, a cidade eh linda, vou em breve conhece-la.
Por: Elizete Costa

Nasci, em Ecoporanga, deste meus 18 anos sai,de Ecoporanga,hoje tenho 41 anos vou muito raramente lá , mas sinto saudade, moro numa cidade linda, maravilhosa, mas mesmo assim sinto saudades...meus familiares mora lá.
Por: ana miguel

Nasci em ecoporanga,estive la em 82 ñ voltei mais: em breve voltarei a minha cidade querida de lindas paisagens, a todos os aventureiros como eu garanto q é só diversão.
Por: adanari

Pretendo conhecer essa bela cidade com suas riquezas naturais em setembro.Gostaria de saber se a cachoeira bonita tem bom acesso e se e perto do centro da cidade.
Por: JAIR CANTELE DE OLIVEIRA

Ahhh, saudades dessa cidade que me viu crescer. Nem sei se os amigos que alí deixei ainda estão lá. Faz tantos anos. Mas pelas fotos está muito bonita.
Por: João Paulino da Silva-

nasci em ecoporanga ond me criei onde as paisagens sao desnubrante eu amo essa terra de toda minha alma . o q me doi e de nao poder participar pessoalmente dessa paixao .onde eu me criei raiz ond foi oponto de partida da minha vida , terra boa onde as arvores geram bons frutos, Deus abençoe esta terra.
Por: zaqueu de souza

ola adorei a cidade apessa de esta tão longe a cd e mesmo linda e so saudades
Por: eliene lopes

meus pais sao de ecoporanga moro em vi toria adoro essa cidade as cachoeira sao lindas gosto tambem de santa terezinha minha cunha e cantora mora ai mirian
Por: patricia lucas de oliveira

Saudades de minha querida terra, onde vivi até 1981. Quando tiver uma oportunidade, irei rever esta bela cidade e poder encontrar os amigos que aí deixei. Josimar ( Mazinho do posto telefônico)
Por: Josimar José de Oliveira

ecoporanga é uma cidade ótima ,,cheia de paz amor .muita cidadania ,,os povos são acolhedores..visita e vcs irão gostar ..
Por: ezequiel vieira

adoro ecoporanga porque minha familia mora ai em santa terezinha.abraços
Por: patricia lucas de oliveira

gostaria muito de conhecer ecoporanga pois parece ser muito bunita a cidade,linda cachueiras,e uma bela paissagens
Por: leandra

quero conhecerrrr ecopopranga
Por: denilson

adoro esta cidade morei ai durante 15anos . agora moro em vitoria .mas sonho em voltar para ver amigos que jamais vou esquecer
Por: willys gonçalves da rocha

eu amo ecop´s é minha terra natal sempre vou lá nas férias é muito massa!
Por: mirely

CONHECI ECOPORANGA ATRAVÉS DE MINHA EX ,NAMORADA QUE MAIS AMEI NA VIDA GOSTEI MUITO DA CIDADE E VALE A PENA CONHECER QUERO DEIXAR UM ABRAÇO PARA SUA FAMILIA .MARCKIORI
Por: I. R

Já morei 15 anos em imburana !!!19 km de ecoporanga...são lugares exelentes pra se conhecer principais pontos turisticos são as cachoeiras!!!! é muitoooo bomm vale a pena conhecer!!!!!!!!!!!!!
Por: Edilson

Gosto muito desta Cidade,pois ai eu estudei,brinquei com os colegas dai. eu nasci em Santa Terezinha. Eu sou sobrinho do Carmo Costa já falecido, morei ai em 1960 até 1975. Eu adoro esta linda Ecoporanga.Vai um abraço a todos que moram ai. Vitor de Cuiabá MT.
Por: José Vitor da Costa

é simplesmente o melhor lugar do mundo ok. um lugar de gente boa ,de pessoas legais e boms amigos
Por: reginaldo p. s.

Sou filha dessa cidade, atualmente estou em Rondônia,mas minha infância e Juventude, vivi muito aí, se fosse voltar o tempo, não exitaria,viveria tudo novamente!!!!
Por: Marli Pereira da Silva

QUE POVO HOSTITALEIRO E AGRADÁVEL, AMEI. SE QUERES UM BOM LUGAR PARA CURTIR TODA TRANQUILIDADE DO INTERIOR COM SABOR DE CIDADE. ESSE LUGAR É ECOPORANGA
Por: SHIRLEY ROSA AMORIM

nasci em Ecoporanga,saí da cidade ha 16 anos...sinto muita saudade,pois além de ser uma bela cidade,deixei grandes amigos...alguns já estão com Deus...
Por: Edileuza

Linda cidade. A simplicidae de sua gente é a marca registrada, além de beleza é claro. Naci e vivi até meus 19 anos, nesse município, no patrimônio de Prata dos Baianos.
Por: Genezio Lemos de Castro

já morei nessa cidade inclusiveestudei na escola polivalente tenho uma historia muito bonita o pessoal muito carismático amei morar ai
Por: leide reis

nasci,e fui criado em ecoporanga,a 18 anos vivo em bh mais é uma cidade legal!
Por: edmar caldas de freitas

eu saidesta bela cidadi comdoera criança egostaria de ver a mia cidadi pelomenos por foto ecoporanga cidadi bela do meu coraçao
Por: Devair Lopes Da Silva

sou nascido em ecoporanga moro em tucurui estado do para estou com 26 anos no para e 25 na policia militar do para estive ai 2007 e achei muito diferente de quando sair dsi o que tenho muita saudade e dessas cachoeiras lindas que tem ai e outras belezas naturais um abraço a todos os meus conterraneos ecoporanguensses
Por: joao de almeida pimenta

Cara que saudades de minha cidade,tenho primos e amigos ai...ja fazem 15 anos que sai dai..hoje moro em rondonia....lembro que em cima de uma pedra tem uma torre que transmite tudo que aconteceu ou ira acontecer noa cidade....beijo povo de ecoporanga...um dia eu volto ai!!!!!!!
Por: Sara Peixoto

nasci em e fui criado em ecoporanga.cidade pequena ótima para um descanso pra gente que hoje ta morando em metrópole como belo horizonte, em breve estarei ai mim aguarde ecoporanguenses...
Por: edmar caldas

linda cidade eu gostei muito de ecoporanga espero vim mas vez em ecoporana.
Por: ludimila

AMO ESTA CIDADE SOU NASCIDA E VIVO EM VITORIA MAS PASSEI MINHA INFANCIA E ADOLECENCIA NELA FICOU MEIO QUE CIDADE NATAL..EU A .AMO DE PAIXAO.
Por: MONICA

nasci em ecoporanga....moro eim outro estado....mas gosto de ecoporanga.
Por: ronilton

eu nasci en ecoporanga. hoje morro en outra cidade,mais eu amo aquele lugar
Por: loiana almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ecoporanga
Fundação:
1953
Altitude:
260m
População:
21.348 habitantes
Área:
2.290km²
Densidade Demográfica:
9,32hab/km²
CEP:
29850-000

Envie seu comentário sobre Ecoporanga

banner