Lago Sul

Lago Sul-DF
banner

Bem-vindo a Lago Sul!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Lago Sul, informações e fotos da maravilhosa Lago Sul. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Lago Sul, recomendadas por internautas.

Informações de Lago Sul

Roteiros do Brasil

Região Brasília - Patrimônio Cultural da Humanidade

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A construção de Brasília foi iniciada em 1956, no governo de Juscelino Kubitschek, tendo sido inaugurada em 21 de abril de 1960.
Com a finalidade de facilitar a administração do Distrito Federal, em 1964 o território foi subdividido em oito Regiões Administrativas(RAs): Brasília, Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá e Núcleo Bandeirante, cada uma delas com um administrador nomeado pelo então prefeito. Naquela ocasião o Lago Sul pertencia à Administração Regional de Brasília - RAI . Com a evolução da ocupação, por meio do Decreto 11.921/89, procedeu-se à uma nova divisão em 12 Ras, com a criação das RAs de Ceilândia, Guará, Cruzeiro e Samambaia. Em 1993 foram criadas mais quatro Ras, através do Decreto 14.604/93, Santa Maria - RA XIII e das Leis 467/93, São Sebastião RA - XIV, 510/93, Recanto das Emas - RA XV e 620/93, Riacho Fundo - RA XVII.
Já em 1994, outras três RAs foram criadas pelas Leis 641/94, Lago Norte - RA XVIII 643/94, Lago Sul - RA XVI e 658/94, Candangolândia - RA XIX e recentemente foram criadas mais sete Ras: Quatro pela Lei 3.153/03, Águas Claras - RA XX, Riacho Fundo II - RA XXI, Sudoeste/Octogonal - RA XXII, e Varjão - RA XXIII, e as outras três pela Lei.3.255/03, Park Way - RA XXIV, Lei 3.315/04, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento - RA XXV, Lei 3.314/04, Sobradinho II-RA XXVI, passando a totalizar as 26 RAs atuais. Cada RA tem um Administrador Regional, nomeado pelo Governador, responsável pela promoção e coordenação dos serviços públicos da região.
A implantação do Lago Sul teve início com a construção de casas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - NOVACAP, para servir de residência aos diretores da Companhia. Em 1959 foram construídas casas para os oficiais da Aeronáutica, devido à proximidade da Base Aérea passando depois a ser habitada em razão de atrativos urbanísticos tais como tamanho dos lotes, proximidade do Lago do Paranoá e visão aprazível, proporcionado pelo entorno imediato, na época, rodeado por diversos subsistemas do bioma do cerrado. 
 

Significado do Nome:

A denominação Lago Sul originou-se da própria posição geográfica da área - margem Sul do Lago Paranoá. Foi desmembrada da RA I - Brasília, continuando sujeita a diretrizes urbanísticas estabelecidas para Brasília, bem com normas e legislação, respeitando os limites dos setores censitários, integralmente, e conservando a série histórica dos dados estatísticos. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

24.406 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É sem dúvida, um dos cartões postais de maior expressão do Distrito Federal e porque não também do Brasil.Nesta cidade de grande poder aquisitivo, nos orgulha porque aí residem pessoas atenciosas e hospitaleiras. Venha visitar!

Clima:

.

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Brasília, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, São Sebastião, Paranoá   

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Aeroporto Internacional JK

Quando o Catetinho ficou pronto, em novembro de 1956, já havia sido iniciado o desmatamento para a construção do aeroporto definitivo. Em 02 de abril de 1957, o aeroporto recebeu o primeiro pouso da aeronave presidencial.
Foi em 1990 que o Aeroporto Internacional de Brasília começou a ganhar a forma atual: um corpo central e dois satélites para embarque e desembarque de passageiros, viaduto de acesso ao terminal de passageiros,  a cobertura, uma nova área de embarque e desembarque internacional, um terraço panorâmico, um finger, uma praça de alimentação 24h e salas de cinema. A reforma alcançou uma área de 17.285m² e deu mais beleza ao aeroporto com a instalação de uma galeria com fontes, jardinagem e espaço para exposições e cinemas.
O projeto atual deu ao aeroporto uma concepção moderna, dinâmica e alinhada com os traços da cidade.
Pelo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Brasília, circulam cerca de 570 mil pessoas por mês. Destes, estima-se que sejam 336 mil passageiros, 220 mil acompanhantes e 5.700 empregados da comunidade aeroportuária. Diariamente, são 22 mil pessoas.(WEBSITE DA INFRAERO). 

Ponte Presidente Médici ( das Graças)

Foi construída em poucos meses, de 29/6/73 a 14/1/74, como uma alternativa de ligação do Lago Sul à Asa Sul.
A ponte foi localizada nas proximidades do Centro Comercial Gilberto Salomão, aproveitando um trecho estreito e pouco profundo do lago, tendo sido a primeira a ser efetivamente utilizada pela população, tendo sido inaugurada em 14 de janeiro de 1974.
A ponte tem 300 m de comprimento, 18 m de largura, 4 pistas de rolamento, tendo utilizado 4.700 m3 de concreto, 460 toneladas de aço e empregado 250 operários em regime de 24 horas de trabalho.
A primeira ponte sobre as águas do Lago Paranoá pode ser considerada como a ponte da integração do Lago Sul ao tecido urbano de Brasília.(WEBSITE DA SEMARH). 

Ponte Costa e Silva

Iniciada durante os anos 60, na administração do Prefeito Wadjô Gomide, a ponte teve suas obras paralisadas durante vários anos, tendo sofrido alteração do projeto original, elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Os dois enormes pilares de concreto da ponte permaneceram por muitos anos isolados nas águas do lago. A ponte pôde ser inaugurada, em 6 de fevereiro de 1976. Entretanto, logo depois, sofreu modificações nas suas duas pistas de rolamento, inicialmente divididas por um canteiro central, passando a funcionar com 3 pistas de rolamento, sendo a central alternada de sentido com o horário de pico.
Apesar de todos os problemas do período da construção, a Ponte Costa e Silva transformou-se em um dos cartões postais da cidade, exibindo a leveza de seu arco, pousado, com suavidade, sobre as águas do Lago Paranoá. (WEBSITE DA SEMARH). 

Pontão do Lago Sul

O Projeto Orla teve o objetivo de aproximar a cidade de Brasília do Lago. Além de devolver a população um lago mais limpo, permitindo um melhoruso de suas águas e o acesso a toda comunidade, tornando-se um espaço atrativo para o turista. 
O Pontão do Lago Sul está numa área de 110.000 m², ao lado da Ponte Costa e Silva, já consagrada como área de lazer. Foram implantados restaurantes, bares, pequenos comércios, feiras de antiquários e artesanatos, equipamentos para esporte, assim como um atracadouro para barcos.(ASCOM - RA XVI). 

Administração Regional

A sede da Administração Regional do Lago Sul exibe um projeto arquitetônico funcional que não destoa da característica residencial do bairro, sendo semelhante às casas vizinhas.
Em frente à sede da Administração está um agradável jardim e uma praça com bancos que circulam a exótica escultura dinâmica Peixe Vivo, obra do artista plástico Marcos França Campos em homenagem aos 100 anos de Jk, uma iniciativa do Administrador Marcelo Amaral.
Neste  local se descortina  uma bonita vista do Lago Paranoá e do Anfiteatro Natural do Lago Sul, ponto de treino e aprendizagem dos que iniciam a prática de vôo livre.
Ao chegar na Administração o visitante se depara com uma das primeiras providências da Administradora Natanry Osorio para melhor atender a comunidade, que é a Praça da Bandeira, compondo um projeto de paisagismo do renomado arquiteto Ney Ururayh e construída em parceria com empresários do Lago Sul, sob a supervisão do eng. Dilson Rehen. 
O arquiteto Ney elaborou ainda um belíssimo projeto piloto para calçadas bucólicas, que se alargam tranformando  em praças de convivência, sombreadas por Ipês que vão do branco ao lilás serpentando as calçadas. A administradora Natanry recebeu, esta semana, a visita do Sr. Richard Stephen Maingot, representante da Brascan Brasil, que se emocionou com o projeto. Uma bela surpresa poderá vir por aí ainda este ano.  (ASCOM - RA XVI) 

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília é um santuário ecológico destinado à educação ambiental, à pesquisa científica e à conservação. Mais de quatro mil e quinhentos hectares preservam a vegetação e a fauna típica do cerrado. Deste total, quinhentos hectares estão abertos à visitação pública.
O espaço contribui para a preservação da mais alta biodiversidade em área de Savana no mundo. Conhecer e manter um lugar como este significa, na prática, assumir o compromisso com a história e a vida deste planeta. O passeio pelo Jardim Botânico, além de ser educativo e enriquecedor, traz aos visitantes paz e tranquilidade.(WEBSITE DO JARDIM BOTÂNICO). 

Ponte JK

Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira, projetada pelo arq. Alexandre Chan, ganhador do prêmio de a mais bela ponte do mundo 2003. Iniciando pela arquitetura, com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho dágua, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia, sob a execução da Via Engenharia sob a batuta do eng. Celso Gontijo. 
O Turismo brasileiro ganha mais força com o novo monumento, que reforça a Capital Federal brasileira como ícone mundial da arquitetura moderna. 
Além disso, diferente de todos os outros monumentos arquitetônicos da cidade, a Ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá, vizinha do Lago Sul e do Setor de Clubes Sul, bem próxima ao Palácio da Alvorada.(ASCOM - RA XVI). 

Instituto Israel Pinheiro

Localizado à altura da QI 29 do Lago Sul, ao lado da Ermida Dom Bosco, o Centro de Convenções Israel Pinheiro (CCIP) é mantido pela Inspetoria São João Bosco, sociedade civil, sem fins lucrativos, filantrópica, de assistência social e beneficiência, de caráter educativo e social, que tem por fim a educação e a formação dos jovens, particularmente os mais necessitados.
O Centro de Convenções Israel Pinheiro há dez anos organiza eventos de pequeno, médio e grande porte, para grupos de todo o país e exterior. Afinal, são 300 mil metros quadrados de área e uma infra-estrutura profissional que abrange os recursos físicos e materiais necessários para a promoção dos eventos mais variados.(WEBSITE ISRAEL PINHEIRO) 

Ermida Dom Bosco

O monumento que homenageia Dom Bosco localiza-se na Estrada Parque Dom Bosco, próximo às margens do Lago Paranoá. Trata-se de uma das primeiras obras realizadas pela NOVACAP, no início da construção de Brasília. Inaugurado em 1957, é o primeiro templo religioso de Brasília construído em caráter definitivo.
Foi tombada pelo GDF em 1988. O decreto prevê que a proteção do templo é extensiva ao seu entorno, abrangendo uma área circular com raio de 100 m, a partir da construção original.
O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. A ermida está construída sobre uma plataforma de lajes, em uma elevação, às margens do Lago Paranoá, com sua abertura triangular voltada para a cidade, propiciando uma visão privilegiada de todo o Plano Piloto de Brasília, onde se destacam o Palácio da Alvorada, a Esplanada dos Ministérios e o conjunto urbano da Praça dos Três Poderes. 
A Ermida Dom Bosco é um dos elementos de referência histórica e cultural mais importantes de Brasília. Recentemente, a Ermida Dom Bosco foi incorporada à área do Parque Ecológico Dom Bosco, criado em 1999, e implantado para assegurar a proteção do monumento. (WEBSITE DA SEMARH) 

Barragem do Lago Paranoá

O edital para o concurso do plano urbanístico de Brasília foi lançado em setembro de 1956. Além da proposta urbanística para a cidade, os concorrentes deveriam propor soluções que previssem o abastecimento de água e energia elétrica, bem como outros serviços básicos à população. A existência de um lago artificial, que circundava a nova capital do país, era um dos pontos comuns a todos os projetos que participaram do concurso nacional.
No caso do Lago Paranoá, a sua função também era paisagística, pois estava proposto como elemento urbano da cidade.
Construída para represar as águas do rio Paranoá e formar o lago do mesmo nome, a Barragem está a 33 quilômetros do Plano Piloto, pela Asa Sul, e 27, pela Asa Norte. Para atingí-la deve-se fazer o contorno do Lago. Suas águas movimentam a usina hidrelétrica do Paranoá, que abastece parcialmente Brasília, com um potencial de 25 mil KW. A Barragem tem 48 metros de altura e 630 de comprimento e a capacidade do vertedouro é de 150 m3 por segundo.(WEBSITE DA SEMARH)
 
Mosteiro São Bento

A tradição diz que São Bento viveu entre 480dc e 547dc. Tornou-se monge ainda jovem e desde então aprendeu a tradição pelo contato com outros monges e lendo a literatura monástica. O Papa Paulo VI proclamou São Bento patrono principal de toda a Europa. São Bento, o monge por excelência, levou um tipo de vida monástica que o conduziu à visão de Deus. Com a escolha do nome Bento XVI pelo novo Papa, a vida e obra de São Bento estão em voga em toda comunidade religiosa do mundo.
O Mosteiro de São Bento fica na SHIS QI 29, próximo à Ermida Dom Bosco, em um local agradável e tranqüilo. A Cruz de braços longos, em frente ao mosteiro, simboliza a hospitalidade, que é a marca dos Beneditinos. A Capela para missa e orações é aberta ao público. A rica simbologia de sua decoração atrai muitos visitantes. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


REGIÃO ADMINISTRATIVA - DF - LAGO SUL RA XVI

E-mail: [email protected]

Telefones: (61) 3366-8300 

Sites: http://www.lagosul.df.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário do Distrito Federal

Marco zero, s/nº

Telefone: (61) 3363-2281

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Terminal Rodoviário de Brasília

- Real Expresso

Telefone: (61) 2106-7100

- Expresso Guanabara S/A

Zona Industrial, Guará

Telefone: (61) 3234-5830

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

18ª ZONA ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (61) 3248-1445

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Lago Sul

Boa tarde,à todos moradores,desta àrea elitizada da Capital Federal ! Bom ! Lago Sul, é sem dúvida, um dos cartões postais de maior expressão do Distrito Federal e porque não também do Brasil.Nesta cidade de grande poder aquisitivo, nos orgulha porque aí residem pessoas atenciosas e hospitaleiras.Parabéns ! Quem vem à Brasília,precisa visitar esta área nobre e muito bonita. Visitem e divulguem.OK !!!! Grande abraço .......
Por: EDSON

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lago Sul

Envie seu comentário sobre Lago Sul

banner