Brazlândia

Brazlândia-DF
banner

Bem-vindo a Brazlândia!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Brazlândia e muitas outras opções de hospedagem na cidade Brazlândia. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Brazlândia.

Informações de Brazlândia

Roteiros do Brasil

Região Brasília - Patrimônio da Humanidade

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

É a cidade que tem perfil mais diferente de Brasília. Com 53 mil moradores, pode ser descrita como uma ilha de paz, história e muita tradição. Brazlândia é, no Distrito Federal, a cidade mais distante de Brasília, a 59 quilômetros do Plano Piloto. Por acaso, ou não, é também a que mais se diferencia do dia-a-dia da Capital Federal. Com um ritmo de vida interiorana e economia baseada na produção agrícola, tem história bem mais antiga do que a maioria das outras regiões administrativas do DF. Cheia de famosos nomes de famílias e pioneiros com histórias de épocas distantes. Hoje, Brazlândia é marcado por ambientes bucólicos, cachoeiras e bate-papo à beira do Lago Veredinha. Tem também grande potencial turístico, sendo muito procurado por suas festas agrícolas, como a do Morango ou a do Leite, e religiosas, caso da Festa do Divino ou o Encontro da Mãe com o Filho. Tanto a tradição agrícola quanto a religiosa tem raízes no começo do século 20, quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da chapada do Vão dos Angicos. Foram os Abreu de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz quem povoaram a terra que futuramente seria Brazlândia. O desenvolvimento foi trazido, principalmente, pelos Braz, de Carmo do Paranaíba, em Minas, e pelos Cardoso de Oliveira, de Posse, em Goiás, que já tinham tradição como agricultores e pecuaristas. Os dois clãs logo estabeleceram relação familiar e de negócios, realizando atividades agras pastorais nas três décadas seguintes. No início dos anos 30, as famílias conseguiram, por influência política, que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luiza (hoje Luziânia). Tanto os Braz quanto os Cardoso de Oliveira tinham negócios na cidade goiana. Foi quando o lugar recebeu o nome de Brazlândia, em homenagem à família mais numerosa da região. O decreto criando o distrito é de 15 de abril de 1932, sendo a data mais significativa para a cidade. Mesmo assim, o aniversário é comemorado em 5 de junho, porque foi nessa data, em 1933, que foi criada a subprefeitura de Brazlândia. 

Significado do Nome:

O nome Brazlândia originou-se em homenagem à família Braz, os primeiros habitantes do local e fundadores de um vilarejo, que em 1933 se tornaria a cidade de Brazlândia, e esta, após a inauguração de Brasília nos anos 60, foi anexada como cidade-satélite do Distrito Federal. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

52.698 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Brazlândia cidade pacata, um lago maravilhoso, muitas árvores e um ar excepcional. Quem viu aprovou!

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Brásília-DF 

Limites:

Ao Sul, Ceilândia e Taguatinga; ao Leste Brasília e Sobradinho

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

59 km do Plano Piloto.  

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Poço Azul

O Poço Azul é a cachoeira mais conhecida e visitada de Brasília. Na década de 80 o turismo de controle causou degradação ambiental. Nos anos 90, quando foi declarado monumento natural, passou a ter visitação controlada. Tem corredeiras, trechos de rio calmo e poços ideais para banho, há alguns perigos, devido à profundidade e presença de pedras.
Existem dois acessos: pela saída norte, até o balão do Posto Colorado, seguindo em direção a Padre Bernardo até o fim do asfalto e prosseguindo por 14 quilômetros de estrada de terra até uma pequena placa que indica a entrada à esquerda; ou pela Via Estrutural, em direção a Brazlândia, até a estrada para a estação da Radiobrás. Entrar à direita, seguir até uma bifurcação até o Texas Montaria Contry Clube, entrar novamente à direita e seguir até localizar a placa indicativa. 

Lago Veredinha

Carinhosamente chamada pelos moradores de Espelho D’água, o Lago Veredinha é um dos locais mais belos da paisagem de Brazlândia. Localiza-se na parte central da cidade e atrai visitantes de todo o DF e do Entorno. Apesar de pessoas usarem o local para a prática de esportes aquáticos, como o jet-ski e canoagem, são nas margens dele que a diversão é maior.

A Rua do Lago

Na margem esquerda do Espelho D’água, com alguns quiosques, é o “point” mais badalado da região. Público jovem se concentra ali nas tardes e noites de final de semana para se divertir e paquerar. No fim da tarde, com o pôr-do-sol, as pessoas se espremem para saborear cerveja, tira-gostos e água-de-coco.

O bar do Neguinho
 
É o ponto mais disputado na hora do almoço. No cardápio de domingo, o prato principal é galinha caipira, servida com arroz, feijão, farofa, quiabo, angu de milho e salada. Fórmula testada e aprovada a mais de dez anos.

Chapada Imperial

A Chapada Imperial é a maior unidade de mata particular do Distrito Federal. Possuem diversas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, sendo cortada pelo Ribeirão Dois Irmãos. São mais de 20 pontos visitáveis, e uma extensão de 5 km, com várias trilhas diferenciadas pelo grau de dificuldade. Sempre com acompanhamento de guias. O acesso somente é possível mediante reserva antecipada. Informações: 9984 4437/ 9965 2461.

Trilhas Ecológicas

As opções de turismo ecológico em Brazlândia não param por aí. Na Cachoeira e Gruta do Rio do Sal, por exemplo, o rio forma várias quedas, que variam de seis a doze metros de altura, em uma distância média de 100 metros. A gruta possui várias galerias e salas cobertas de estalactites e estalagmites de cores impressionantes. A Cachoeira Mumunhas são formadas por cursos de água límpida que correm sobre lajeados e degraus de pedras, criando seis cachoeiras, um salto, dos poços e diversas piscinas e duchas naturais. Nas Cachoeiras das Sete Curvas, local recomendado só com acompanhamento de guia, há várias quedas  d’água e pequenos poços formados pelo Rio do Sal. A Fazenda Ecológica do Chicão, com pequenas cachoeiras do Monte Alto, com várias trilhas e belas cascatas, são procuradas pelos adeptos de mountain-bike e trekking.

Rancho Paraná 

Aprazível e produtiva propriedade transformada em Restaurante Rural com excelente e variada comida, boa cachaça, pesque-pague, comércio de doces, flores e frutas tropicais, onde a marca registrada é o atendimento proporcionado pela família do seu proprietário, o popular “Chico Paraná”, um baiano de Barra da Estiva que migrou para o sul do país nos anos 50 e lá constituiu família, mudando-se mais tarde para Brasília onde se dedica ao agroturismo. O Rancho Paraná está localizado à margem do Lago Descoberto, à altura do Km 20 da DF 180 sentido Taguatinga/Brazlândia, com entrada bem em frente à Escola Classe Incra 06, daí mais 2 km por uma estrada de terra bem conservada. 

Chapada Imperial 

Propriedade rural privada e totalmente preservada, localiza-se nas imediações da Radiobrás (acesso principal), despencando-se 400 metros até o ribeirão Dois Irmãos, formando inúmeras quedas d’água – são mais de 30 – de rara beleza. O acesso somente é possível mediante reserva antecipada. Não há hospedagem, mas, em contrapartida, oferece comida de excelente qualidade, além de guias conhecedores de todas as trilhas que atingem cerca de 08 quilômetros de extensão. 

Fazenda Ecológica do Chicão

Também uma ótima opção para o ecoturismo, com dezenas de pequenas cachoeiras e uma formação rochosa esverdeada que torna bela e exótica a paisagem, convidando para uma boa caminhada. Cobra-se taxa individual de R$ 5,00 por pessoa. Chega-se lá pelas rodovias DF 240, DF 180 e depois pela DF 205 a 19 km de Brazlândia. 

Cachoeiras do Monte Alto

Ideal para adeptos de mountain-bike e trekking, são várias trilhas e cachoeiras formadas pelos rios: Descoberto e do Sal, porém sem nenhuma infra-estrutura. Acesso pelas estradas DF 240, DF 180 e estrada para Monte Alto (GO). 

Rio Descoberto

Principal responsável pela formação do Lago Descoberto, possui excelentes trilhas para trekking e mountain-bike, mas, por ser área de proteção ambiental não é permitido o banho. Chega-se ao local pela estrada vicinal do Padre Lúcio e fica a 04 quilômetros de Brazlândia. 

Cachoeiras das Sete Curvas

Várias quedas d’água e pequenos poços formados pelo Rio do Sal. Local muito acidentado somente recomendado com acompanhamento de guia. 

Cachoeira e Gruta do Rio do Sal

O rio forma várias quedas, que variam de 6 a 12 metros de altura, em uma distância média de 100 metros. Forma também duchas e piscinas naturais com volume de água, e possui árvores de porte médio às margens do leito. A gruta possui várias galerias e salas cobertas de estalactites e estalagmites de cores impressionantes, e um grande salão com cerca de 15 metros de largura e 30 de profundidade. Fica perto de Brazlândia, a 68 quilômetros do Plano Piloto. O acesso é pela DF-002 e 003 e BR-070. Informações sobre o acesso ao local na Administração Regional de Brazlândia. 

Mumunhas 

Localiza-se a noroeste do Distrito Federal, na APA Cafuringa. É formada por cursos de água límpida que correm sobre lajeados e degraus de pedras, criando seis cachoeiras, um salto, dois poços e diversas piscinas e duchas naturais. O relevo é bastante acidentado e a vegetação é típica do cerrado: com árvores esparsas e matas ciliares ao longo do Córrego Cupins. Fica na Chapada da Vendinha, a 44 quilômetros do Plano Piloto, dentro de propriedade particular. Um dos acessos é pela saída norte, em direção a Sobradinho, até o balão do Posto Colorado. Seguir em direção a EPCT, rumo a Brazlândia, até o fim do asfalto (cerca de 13 quilômetros), e prosseguir por mais 20 quilômetros até encontrar uma entrada à direita.   

Poço Azul

O rio que percorre a Chapada da Vendinha rompe uma rocha de quartzo e forma um grande poço de águas límpidas e azuladas, cascatas, corredeiras, cachoeiras e uma caverna inundada pelas águas. O terreno é acidentado e oferece uma vista panorâmica da Chapada. Fica em propriedade particular, e cobra-se ingresso. Existem dois acessos: pela saída norte, até o balão do Posto Colorado, seguindo em direção a Padre Bernardo até o fim do asfalto e prosseguindo por 14 quilômetros de estrada de terra até uma pequena placa que indica a entrada à esquerda; ou pela Via Estrutural, em direção a Brazlândia, até a estrada para a estação da RADIOBRÁS. Entrar à direita, seguir até uma bifurcação após o Texas Montaria Country Clube, entrar novamente à direita e seguir até localizar a placa indicativa.   

Dois Irmãos

O ribeirão Dois Irmãos é uma boa opção para caminhada ecológica. Existem dois caminhos: seguir o seu curso ou subir o local em matas, rochas e pedras. Não existe infra-estrutura, (Só com guia). 

O antigo Museu Artístico e Histórico do Brazlândia

Ganhou novas missões. No início do mês foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento ao Turismo (CDT), e realizada a posse da Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Brazlândia (ADESB). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Morango - Uma festa, que este ano terá sua 11ª edição. O evento tem o objetivo de valorizar a produção da região e apresenta a cultura local com shows, parque de diversão e gincanas. Leva todo ano para cidade cerca de 50 mil turistas.
A origem da festa remete á história dos produtores que, na década de 70, trouxeram de São Paulo as primeiras mudas de morango. Mas só no início dos anos 90 é que a cultura foi expandida. Hoje existem 50 hectares/ano. Brazlândia é a 7ª maior produtora do país e a primeira da região Centro-Oeste.

- Exposição de peças Artesanais - Também na Rua do Lago, no prédio destinado ao futuro Museu Artístico e Histórico, estão instalados os Artesãos Associados de brazlândia que fundaram a ARTEBRAZ e, ali montaram a exposição onde partes do artesanal estão em placas de madeira, tecidos e outros materiais.

- Festa do Divino – Conhecida pela tradição e singularidade, a Festa do Divino é realizada em Brazlândia desde a década de 30 quando aqui chegou o Professor Benedito Carlos de Oliveira, o “Seu Bidó”. Consta de uma mistura de cultos religiosos e festejos profanos nos quais predomina a devoção religiosa. Tem como momentos principais a “folia da rua” e a “folia da roça” onde os foliões rezam, dançam o “catira” e fazem a “cantoria”. Começa com a “alvorada” na casa do “alferes” e termina com a cavalhada que tem início no último pouso da roça e termina na praça da igreja de São Sebastião, onde é feita a “entrega” da folia, ou da bandeira do Divino Espírito Santo, ao vigário da paróquia. Nesse mesmo dia realiza-se a festa de encerramento com missa campal e show sertanejo além de bingos e leilões, tudo isto envolto num clima de festa tipicamente interiorana, com barraquinhas que comercializam comidas, bebidas (apenas cervejas e refrigerantes), além de objetos de lembrança da festa.

- A “folia da roça” - é realizada na zona rural onde vários fazendeiros e pequenos produtores recebem os “foliões” para o “pouso” seguido de rezas e a dança do catira. Os donos da casa, com a ajuda dos vizinhos e amigos, servem aos convidados, ou foliões, farta alimentação no café da manhã, almoço e jantar. Os devotos, além de rezar, cantar e dançar doam animais e outros valores que são utilizados nas obras sociais da Paróquia São Sebastião. Da mesma forma.

- O encontro da Mãe com o Filho – Marcada pela presença, na cidade, da imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja peregrinação é bastante difundida em todo o mundo. Em Brazlândia, a “Mãe” encontra-se com o “Filho” representado em imagem de rara beleza do Nosso Senhor Jesus Cristo, ou  Menino Jesus de Praga, doada por uma paróquia de Praga, capital da Tchecoslováquia, em ocasião marcada, sobretudo, pela fé e emoção da comunidade católica. E é em função dessa fé que o Padre João Ignácio Perius iniciou campanha para construir o Santuário do Menino Jesus de Praga, obra que permitirá à cidade ter o segundo maior santuário do Brasil - menor apenas que o de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo.

- Festa de São Sebastião – Também de tradição mista, onde se misturam o religioso e o profano, a Festa de São Sebastião tem história de muitos anos e é realizada no Setor Tradicional da cidade, atualmente envolvendo toda a comunidade católica da cidade.

- Via Sacra – Rememora o julgamento, a via sacra, a crucificação, morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo e é encenada, desde o ano de 1976, pelo grupo de teatro Geração Nascente liderado pelo ator Ronaldo Mesquita que encarna o papel de Jesus Cristo, atraindo cerca de 10.000 pessoas à encenação pelas ruas da cidade, até o morro da torre de TV, onde ocorre o ápice do espetáculo, com muita luz, som e emoção.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

REGIÃO ADMINISTRATIVA - DF - BRAZLÂNDIA RA IV

E-mail:

Telefones: (61) 3633-1223 / 1323 / Fax: (61) 3633-1371

Sites: http://www.brazlandia.df.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário do Distrito Federal

Marco zero, s/nº

Telefone: (61) 3363-2281

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Terminal Rodoviário de Brasília

- Real Expresso

Telefone: (61) 2106-7100

- Expresso Guanabara S/A

Zona Industrial, Guará

Telefone: (61) 3234-5830

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 4º OFÍCIO BRAZLÂNDIA:

E-mail:

Telefones: (61) 3391-1239

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (61) 3479-9600 /3391-592

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Brazlândia

Olá pessoal,moro em Brazlândia ha bastante tempo,e gosto bastante. Além do espelho dágua no meio da cidade,temos várias opções para curtir a natureza,e saibam que somos grande em produção de moranguinho,pois temos a festa do morango no mês de agosto,não percam,visite-nos.
Por: Amauri F. Santos

Brazlândia cidade pacata,um lago maravilhhoso,muitas árvores eum ar excepcional quem viu aprovou!
Por: Celia

amo esse lugar foi amelhor parte da minha vida foi morando ai
Por: deusmario

Brazlândia é o lugar certo para quem gosta de calmaria, esportes radicais, e muita gente bonita!!! Amo minha cidade!!!
Por: Lais Rayanne

moro em Brazlândia á 14 anos e pra mim não tem lugae melhor para se morar.
Por: RAMILSON SOUZA MACEDO

Eu moro em Brazlandia nossa cidade a muitas coisas de bom como cachoeiras , corgos , passeios turisticos , muitas festas e etc .
Por: Natalia

oi boa tarde! esse saite do Spar,são muito bom,pq são pouco quer tem aqui em Brasilia,um abraço.
Por: dayane

Conheço, morei e amo Brazlândia. Um dia, em breve ,meu sonho é voltar para a cidade onde fui feliz, apesar de não ter ficando com meu primeiro e unico amor que ainda é morador desta maravilhosa satelite.
Por: natalicia maria do nascimento

cresci nessa cidade e pra mim não há lugar melho amo tudo isso
Por: elaine christina

Lembro muito desse lugar nos anos 80 quando eu servi no sexto comar, esta hoje muito mais moderna, mas naquele tempo era muito legal.
Por: Sergio Antonio Manzioli

morei no ano de 1985,a cidade e linda assim como os moradores.Moro no Rio de Janeiro,e estive ai servindo o quartel,fiz muito amigos mais 3 deles e que mais sinto saudade ,pois nao tenho mais contato,sao eles Abadia,Bispo,Clevisom,abraço.
Por: Ricardo frança de abreu

Bom eu moro em brazlandia ja tem 18 anos e eu amo esse lugar... aqui é um lugar bom de se morar!
Por: taiane

nossa brazlandia e como uma cidadezinha de interior...todos se conhecem. temos um lago lindo com orla que divide a cidade velha da nova. temos tambem a segunda maior igreja catolica do brasil santuario menino jesus de praga..maravilhoso. conhecer nossa cidade significa apaixonar se...
Por: dorinha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Brazlândia

Envie seu comentário sobre Brazlândia