Uruoca

Uruoca-CE
banner

Bem-vindo a Uruoca!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Uruoca, fotos, informações, os principais hotéis de Uruoca, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Uruoca, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 81m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.747 habitantes. A área total de Uruoca é de 687,1km², e sua densidade demográfica é de 14,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Uruoca-CE é 62460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Uruoca

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Gado Bravo e Baixio. Suas origens remontam aos primórdios do Século XVIII, quando aí se estabeleceram colonizadores originários especialmente da Paraíba e de Pernambuco. Progrediram e formaram o arraial.
No final do mesmo Século, acostou no reduto o francês Josep Aleth Douillétte, vítima de das remanescentes seguições do plenipotenciário Marquês de Pombal. Nessa oportunidade enamorou-se o francês de uma jovem moradora do lugar. Uniu-se a ela matrimonialmente. Fez progresso. Intrigado com o costume segundo o qual as pessoas que morriam eram levadas a sepultamento no cemitério de Icó, distante em aproxidamadamente cinquenta quilômetros, tratou de mover campanha através da qual seriam adquiridos fundos para construção de um cemitério e uma capela.
A elevação do arraial à categoria de Vila e Município, simultaneamente, ocorreu segundo Lei nº 2.046, de 12 de novembro de 1883, desmembrado da jurisdição de Lavras da Mangabeira. Supressão na forma da Lei nº 1.794, de 9 de outubro de 1920, e restauração, somente na categoria de Vila, consoante Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931, com a denominação de Baixio. Passou a Município na forma da Lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, sendo instalado a 22 de outubro seguinte. As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente a doação do patrimônio constante de meia légua de terras, situada na Fazenda Umari e destinada à edificação da primitiva capela, cujo orago dedicava-se em honra de São Gonçalo do Amarante. Consta como doador o fazendeiro e Tenente-Coronel Manuel Ribeiro Campos, e como referencial no tocante à ereção do primitivo templo o ano de 1765, havendo como subordinante a jurisdição paroquial de Crato.
Reconstruída essa capela, em trabalhos que se realizam no ano de 1870, veio a sua transformação em Igreja-Matriz e instituição da Paróquia, apoiada esta na Lei nº 1.686, de 12 de setembro de 1875, sendo canonicamente reconhecida a 18 de agosto de 1882.  

Significado do Nome:

Designação comum das árvores da família das Icacináceas 

Aniversário da Cidade:

26 de Março 

Gentílico:

uruoquense

População: 

12.894 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Semi-árido 

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Cearense 

Limites

Norte: Icó; Sul: Baixio; Leste: Paraíba; Oeste: Cedro e Lavras da Mangabeira 

Acesso Rodoviário

CE 151, CE 286, BR 116

Distâncias

437 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Serra do Padre e Riacho dos Pombos e Urubús.

Açude Premuoca

Tanto que foi criado o balneário Premuoca de um lado do açude, e o balneário José Iso Pessoa do outro. Nos finais de semana, principalmente na época chuvosa, quando o açude está sangrando, parte da população vem para um desses pontos para se divertir e ver este espetáculo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

- Festa do Padroeiro -  São Gonçalo   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUOCA

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.uruoca.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS - 1º e 2º OFICIO:

E-mail:

Telefones: (88) 3648-1014

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Uruoca

Falar sobre Uruoca, não é difício pois já morei na cidade. Mas há 30 anos estou fora. Hoje considerando o avanço, acho que deveria ter mais para oferecer. Por ex.: o nome do açude devem divulgar abaixo da foto, na praça, na igreja, a estação dizer o tempo que funcionou e desde quando não funciona mais. Mostrar mais fotos da cidade como: prédio da PMU, agência do bb, escolas, mercado, clube(s), danceteria(antonio do nel conhecida como "CANTINHO DA NOITE"), hospital/posto de saúde, etc... Também mostrar um pouquinho do há no campanário. Afinal de contas faz parte do município. Ñão estou destruindo, e sim construindo. Abraços a todos que trabalham emprol da cidade de Uruoca. Atenciosamente, Francisco das Chagas de Souza - ex-morador de Uruoca.
Por: Francisco das Chagas de Souza

muinto bom reve minha cidade quantas fotos bonita.principalment á da praça da igreja.tudo isso so faz lembrar da minha juventud. amigos Val.araujo Derley Deir piu barata Antelmo e muintos outros ags.rezido e s~ benedito serra grand.
Por: Raimundo Cândido

uruoca uma cidade hospitalera acolheadora conheci uruoca mim encantei.
Por: wellington santos

uruoca é uma ciade muito boa no periodo do festival;
Por: maria clara

A família do meu pai, quase toda é de Uruoca, procedentes de Granja e Camocim. Da família Cunha Dias. Sou sobrinho da Sra. Inácia Cunha Dias, que morara ao lado da Igreja Matriz, pois era ela a responsável pela conservação daquela Igreja. Meu pai, o João Patriolino, filho de José Patriolino Dias e Francisca Cunha Dias, nos levava toda época de férias de julho e janeiro em seu jipe 63 e quando chagavamos lá iamos todos lavá-lo em um açude do outro lado da linha férrea, isso há mais ou menos uns 38 anos atrás. A minha tia Inácia faleceu no último dia 24 de setembro, véspera de completar seus 100 anos de vida, foi uma perda muito grande para a família e para a cidade de Uruoca, pois ela era quase que um patrimonio tombado dessa bela cidade. Hoje moro no Rio de Janeiro. Quem sabe um dia volto a Uruoca para visitar meus parentes que ainda residem por aí. Um grande ao todo pessoal uruquense.
Por: Antonio José de Pinho Dias

Uruóca-Ce, Brasil. Situada ao norte do Ceará, encravada dentro das serras, servindo de divisor entre o sertão e a caatinga, e mais ao norte pode-se notar o início de campos de areias e plantações de muitos Cajueiros, das dunas que vão se encostar as práias do litoral oeste do Ceará. Cidade pacata de povo muito acolhedor e amigo... Sua fonte de renda é o poder público, ajudado por alguns comerciários e uns agricultores, e até apicultores, sua formação educacional evoluiu, pois, até o final da década de 1980, só existia até à quinta (5), série primária, enquanto que hoje, alguns, possui pós graduação... que se adquire, não na cidade, más próximo: que é Sobral, então, deduz-se que o povo está mais educado. E assim sendo, com certeza imfluência pára, uma nova geração de pessoas humildes e educadas, pára: plantar e colher prosperidade de uma bôa Civilização. Muito Obrigado.
Por: ibério Moreira da Silva

Eu só do paracuá,que faz parte de uruoca. A CIDADE É ÓTIMA
Por: Marilene Alves de Sousa

Eu só do paracuá,que faz parte de uruoca. A CIDADE É ÓTIMA
Por: Marilene Alves de Sousa

Conheci Uruoca nos idos anos 80. É uma cidade graciosa!
Por: Luiza de Marillac Pedrosa

NOSSA ACHO ESSA CIDADE LINDA. SEMPRE QUANDO POSSO VOU VISITAR A CIDADE.
Por: ERICA FREIRE DE BARROS

realmente é um lugar bonito e tranquilo socegado lugar de pessoas hospitaléira
Por: junior

Cidade boa de farra!! tenho boas recordações de Uruoca, fiz bons amigos e já me diverti muito lá, pessoas agradáveis e divertidas.
Por: Lia araujo

quero deixar aqui o meu comentário sobre URUOCA-CE, é uma cidade ótima de povo acolhedor, nasci em URUOCA, tenho muito boas recordações de minha cidade. deixei também muitos amigo: DEIR, DELEY, AURICEVONIO, FILHO DO AQUILES, JANIO, ADAITON RODRIGUES PAULINHA RODRIGUES JOÃO BATISTA, MORA HOJE EM DIA EM PARNAIBA-PI, SELMA, SUZINHA E OUTROS TANTOS AMIGOS ABRAÇO A TODOS.
Por: EZEQUIAS RODRIGUES FERREIRA

tranguila,hospitaleira e tem o melhor festival da zona norte do ceara e tudo nas ferias e semana santa então!!!
Por: clovis

eu amo uruoca ....tenho tem ceterza q um dia vou ver uruoca crecer cada vez mais
Por: samuel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Uruoca
Fundação:
1957
Altitude:
81m
População:
9.747 habitantes
Área:
687,1km²
Densidade Demográfica:
14,19hab/km²
CEP:
62460-000

Envie seu comentário sobre Uruoca