Ubajara

Ubajara-CE
banner

Bem-vindo a Ubajara!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ubajara, informações e fotos da maravilhosa Ubajara. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ubajara, recomendadas por internautas.


Vai viajar para descansar? Seu próximo destino pode ser a encantadora Ubajara, no Ceará.

O município de Ubajara, no Ceará, oferece belas paisagens e atrativos turísticos. Terra rica em história, foi primeiramente habitada por índios tabajaras. É o local ideal para quem gosta de tranquilidade e deseja uma maior proximidade com a natureza.

O Parque Nacional de Ubajara é a atração mais conhecida e visitada da região. É considerado um dos menores parques do Brasil, porém, um dos mais ricos e exuberantes. Ocupa uma extensão territorial de 563 hectares, com uma fauna que contém uma diversidade de espécies, entre elas, predominantemente insetos, aves (como gavião-casaca de couro, cara-cará, acauã), répteis (como iguana, teiú, cascavel) e animais de porte médio (como onça parda, onça vermelha, veado).

A Gruta de Ubajara, uma das maiores riquezas, também localizada dentro do Parque, proporciona um momento incrível para os visitantes. Possui 1.120 metros, mas somente 420 metros podem ser explorados, e em companhia dos guias do parque. Há duas formas de acesso à gruta. Uma delas é pelo teleférico, que vai até a entrada percorrendo 500 metros, onde o visitante pode vislumbrar uma paisagem incrível, passando por uma vista panorâmica da Floresta de Babaçus. Para os mais aventureiros, é possível também chegar a pé, pois há também o caminho pela Trilha Ecológica do Araticum, dentro do parque, onde é possível também banhar-se nas cachoeiras do Gavião, Muribeca e Cafundó, com incríveis quedas d’água, uma verdadeira forma de contato direto com a natureza.

Os desbravadores chegam à gruta e tem a oportunidade de passar por galerias e também salas com diversos atrativos. O passeio por dentro da gruta pode durar até meia hora, e são oito salões para conhecer com toda segurança e acompanhamento dos guias do local, profissionais treinados e preparados para oferecer o melhor nesse passeio incrível. A Cachoeira do Frade também é uma ótima opção, localizada há apenas 30 km do Parque Nacional de Ubajara.

O agradável clima e as belezas do Ceará estão reunidos em um passeio incrível para sua próxima viagem. Encante-se e viva experiências inesquecíveis em Ubajara, o local ideal para relaxar e passear!

Informações de Ubajara

Roteiros do Brasil

Região Serra da Ibiapaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se primitivamente Jacaré e Jacaré Queimado. Suas origens remontam ao início do Século XVII, quando em 1604 o aventureiro Pero Coelho de Souza assumiu o domínio da então florescente Ibiapaba ou reduto dos irmãos Tabajaras Irapuã e Jurupariaçu. Em sua projeção rumo ao Rio Arabê, tomou conhecimento da existência do Morubixaba Ulbaúna, um dos mais respeitáveis clãs da grei silvícola. De seu quartel-general, montado às margens do Rio Arabê, não somente a este subjugou como igualmente aos demais chefes indígenas da região.
A partir do malogro expedicionário de Pero Coelho, e sobrevindo a ação benemérita dos missionários Francisco Pinto e Luiz Figueira, as aldeias deflagradas se reorganizaram e readquiriram o seu antigo destágio de florescimento. Veio, então, o que não estava previsto nos destinos da Missão. Na manhã fatídica de 11 de janeiro de 1608, Índios Tucurujus assassinaram o padre Francisco Pinto, chefe do empreendimento catequético e novamente a Grande-Serra entra no desamparo. Não há exatamente identificação do local onde se deu o trucidamento, a não ser em versões que se dividem entre os limites territoriais dos Municípios posteriormente denominados de Tianguá e Ubajara.
Em anos cujos registros se perdem nas dobras do tempo, acostou no local o padre Mamede Antônio de Lima, tendo como finalidade reconstruir o reduto indígena. Conseguiu de fato, reconquistar a confiança nativa, e desenvolveu valioso trabalho em prol do gentio abandonado.
Em outubro de 1884, quando o arraial já se achava em franco desenvolvimento, surge o imprevisto e tudo volta ao ponto de origem. Clamoroso incêndio reduz a cinzas  casario. Os moradores, entretanto, não se dão por vencidos. Reúnem-se, analisam em detalhes a ocorrência e decidem pela reconstrução de suas moradias, situando-as na banda norte da lagoa, porém sem os arranjos da palhoça. Plantaram suas edificações em taipa e cobertura de telhas, recuperando em pouco tempo o almejado índice de progresso. Nasceria dessa mudança de local a denominação de Jacaré Queimado.
Evolução Política: Os primeiros indícios de evolução do arraial têm como precedente a criação do Distrito de Paz, conforme Decreto nº 123, de 24 de dezembro de 1890, assumindo como primeiro titular José Inácio de Sá. Em sua Segunda evolução detaca-se a elevação do reduto à categoria de Vila e a Ter como instrumento de apoio a Lei nº 1.279, de 24 de agosto de 1915, sendo igualmente criado o Legislativo Municipal.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial, no estágio posterior às primitivas referências missionárias, provêm inicialmente de doação do patrimônio eclesiástico, cujos beneméritos doadores constam como sendo os moradores José Lopes Freire, José Rufino Pereira e Joaquim Mulato. Os trabalhos iniciais da capela, logo em seguida transformada em Igreja-Matriz e dedicada em honra de São José, datam do ano de 1886, realizando-se os atos inaugurais no ano seguinte. Presidiu às solenidades o padre Manuel Lima de Araújo, vigário de São Pedro da Ibiapina. 

Significado do Nome

Ubajara é topônimo de origem indígena cuja origem está relacionada com a Gruta de mesmo nome. Dentre as suas diversas traduções para a língua portuguesa a que prevalece é “Senhor da Canoa”, de Ubá = canoa e Jara = Senhor. O nome teria surgido da lenda de um cacique que, vindo do litoral, teria habitado a gruta por muitos anos, inclusive na bandeira do município consta a imagem de um cacique remando em uma canoa. Outra tradução citada na Revista Comemorativa do Cinqüentenário da Cidade de Ubajara, publicada em 31 de dezembro de 1965, página 8 : como sendo “Canoa da mãe – d’água”, de Ubá = canoa e Yara = mãe d’água.  

Aniversário da Cidade:

31 de Dezembro 

Gentílico:

ubajarense

População:

31.792 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um oásis no sertão do Ceará. Ubajara é conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País (563 hectares). O Parque Nacional de Ubajara, a 3 km da cidade e 847m acima do mar.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

32º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ibiapaba  

Limites:

Norte: Tianguá e Frecheirinhas; Sul: Ibiapina e Mucambo; Leste: Coreaú; Oeste: Piauí.   

Acesso Rodoviário:

BR-222, CE-187 

Distâncias:

Da Capital:

329 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de bonde.

Principais Pontos Turísticos: 

Acidentes Geográficos

Serra da Ibiapina, Rio Jaburu e Açude Jaburu.

Atrativos Naturais

Cachoeira do Boi Morto, Bica do Cafundó, Cachoeira do Frade, Rio das Minas.

Belezas Naturais

A chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde. A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o marmeleiro. É incrível: uma mistura de várias vegetações. Só em Ubajara isso é possível.
A atração principal do Parque Nacional de Ubajara é a gruta de Ubajara, localizada em meio à encosta, a 535 metros de altura. À direita de sua entrada principal está a Pedra do Sino, que produz um som semelhante ao deste objeto quando tocada com força. A gruta possui várias salas de formatos pitorescos, como a da Rosa, do Cavalo e dos Retratos.

Grutas

Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta com outras grutas como a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima, a Gruta do Urso Fóssil e a Gruta do Pendurado, que estão atualmente fechadas para visitação. 

Gruta de Ubajara

O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi.

Como chegar - Teleférico 

Parque Nacional Ubajara 

O Parque Nacional de Ubajara está localizado na Serra da Ibiapaba, no noroeste do Ceará, pertencendo ao município de Ubajara.
Ubajara, conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País, é um oasis verde com clima fresco (17-28ºC) a quase 900 m acima do nível do mar na Serra da Ibiapaba ou Serra Grande. Esta se levanta abruptamente do sertão quente a 300 km a oeste de Fortaleza no caminho de Teresina (200km de Jericoacoara, 500 km de Canoa Quebrada). Muitos dias começam com neblina o que favorece uma vegetação de mata atlântica com predominância da palmeira babaçu. Além da famosa gruta para onde leva um teleférico, tem muitas trilhas e cachoeiras também fora do Parque Nacional. A cidade mais antiga da região, Viçosa-do-Ceará, situada esplendidamente nas encostas da Serra, fica a 50 km, a Bica do Ipú (120 m de altura) a 75 km e o Parque Nacional de Sete Cidades no Piauí com formações rochosas fantásticas e pinturas rupestres a 130 km - os três servindo muito bem para excursões de um dia. Tem também muitos mirantes com vistas sobre o sertão e outras montanhas até o horizonte longínquo. 

De Carro: a partir de Fortaleza ou Teresina, o visitante deve seguir pela CE 187 chegando em Ubajara depois de 18 km. A entrada do Parque Nacional fica a 3 km do centro. O acesso também é possível por Mucambo e Ibiapina ou por Canindé e Ipú.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

19 - Festa do Padroeiro -  São José    

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBAJARA

E-mail:

Telefones: (88) 3634-1451

Sites: http://www.ubajara.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Gontijo Transportes

SAC: 0800 728 0044

Site: http://www.gontijo.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

56ª ZONA ELEITORAL

Av Coronel Francisco Cavalcante 149 - Centro
Ubajara, CE | CEP: 62350-000
Telefone: (88) 3634-1519

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.portalubajara.com.br/

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Ubajara

Ubajara é uma cidade maravilhosa com grandes riquezas,...
Por: Wilton

eu conheço a cidade de ubajara,porque nasci ai,moro atualmente no rio de Jneiro, mas estou sempre dando uma olhadinha nas fotos pra matar a saudade da minha cidade natal,e um orgulho ser bajarence, uma cidade pequena mas acolhedora ao seus visitantantes,alem da beleza ainda tem sua parte turistica que envolve um clima totalmente natural e gostoso,parabéns ao administrador atual da cidade de ubajara
Por: Francisco Lima da silva

Chamo Ubajara de suiça Brasileira, com esse clima temperado e um povo aconchegante. A natureza da chapada da Ibiapaba, não pode ser destruida, tem que ser preservada oa máximo. Nasci aí e tenho mais de 30 anos que moro no DF. Sempre que vou no Ceará, Ubajara e ibiapina são meus pontos prediletos.
Por: Manuel de J Cesar

nascir em ubajara, já moro em brasilia ha 40 anos, ano este lugar, gostaria de saber e ter fotos dos sitios que trabalham com verdura e legumes, pois guando falo que onde nasci parece o sul do pais não acreditam, gostaria de mostra.
Por: maria do carmo da conceição lima

Falar desta cidade maravilhosa é facil,pois é minha cidade natal onde passei os melhores anos de minha vida.visita a gruta,tomar banho de cachoeira,açude boi morto,park nacional.saudades imensa.
Por: José Mendes Cavalcante

eu sou dr ubajara, mas estou rm são paulo. Eu acho muito legal as fotos que tem de ubajara, são muito bonitas. quendo eu falo do cesrá aqui muitas pessoas penson que ai é um lugar seco com muto calor.eles tem um visão que o cearé é uma seca braba.
Por: micilene

amo D+ essa cidade, sou dai mas estou morando em Sao Paulo fazem quatro anos.Cidade linda,maravilhosa,explendida rica.Rica em cultura ,lazer e artezanato.Muitas Sauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudades
Por: claudiones rodrigues da costa

saudades de minha querida terra saudades de minha mae, em breve estarei ai para andar nesse bondinho.é uma terra bonita cheia de oportunidades.
Por: EDNA DE SAOUZA PEREIRA DE LIMA

Já visitei Ubajara, não consigo passar um semestre sem voltar lá. Gostei de tudo, mais o clima é que vai fazer eu me mudar em breva para a cidade ou proximidades; moro em São luis-Ma. Minha familia toda adorou também.
Por: Isaac Costa

é a coisa mais linda do mundo e a pisina é otmo qem qiserconhecer va qe vc vai adora
Por: debora

Conheci Ubajara em 2006 gostei muito do clima e das pessoas, já fizemos muitas amizades por lá. Estou indo uma média de tres vezes por ano; desci no bondinho, banhei na cahueira do boi morto, visitei a casa da Mâe Rainha. Moro em São Luis-Ma.
Por: Niraci Costa

e uma cidadde muito maravilhosa ,sou nascido em ubajara nv veneza, moro em sao paulo , estou com muita saudades da minha terra natal ,por ser to linda e maravilhosa por cachoeiras trilhas grutas e parques protegidos pl ibama ,,
Por: joao paulo pereira gomes

sim,sou de lá.conheço todas as opões de turismo de á.
Por: andré yago

tem uns 10 anos que viajo para o ubajara e um local muito bom para relaxar ficar proximo a natureza e uma diversidade de lazer do forro, a noite a missa, gruta, o bonde, a feira, adorei tudo ,só experimentando sem fala na comida, nas pessoas que são bem receptivas e hospitaleiras ...
Por: kátia cristine

Ubajara e uma cidade que eu nunca vou equeser ...tu es lida de natureza!!!!!
Por: marcos garcia de sousa

NASCI EM UBAJARA MORO EM BRASILIA /VISITEI UBAJARA EM MAIO DE 2008 /JA ESTOU COM SAUDADES DE MEUS AMIGOS/PARENTES /ADORO ESTE LUGAR /QUE PENA QUE UM DIA TIVE QUE SAIR DAI.ELEVO ESTE NOME UBAJARA /SEMPRE /
Por: ANTONIO NERIS CAMPOS

nao conheco a cidade mas, pelas fotografias que vi.. reconheco que e uma cidade linda. tenho um tio que mora nessa cidade ele sempre falava que era linda entao mandei minha camera para fazerem umas fotografias para mim, e me surpreendi com tanta beleza que esta cidade carrega.. so me resta fazer uma viajem a essa cidade assim que consegui ferias. esta em meu roteiro de ferias. e a todos parabens pela cidade, que todos conservem essas riquezas naturais que nela existe.. beijos Eliene Quixeramobim/Ce
Por: Eliene

minha cidade espero vela mais rapido posivel amo essa cidae apesar de ser muita linda sa pesouas são muito alegres
Por: FABIANO

gostaria muitoo de conhecer todasos pontos turisticos
Por: vandadasilvasousa

o lugar é maravilhoso quero voltar e fixar residencia bye bye
Por: CRISTIANE

amaior produtora de acelora do mundo com a chegada da fazenda nutrilite minha vida mudou
Por: rafael vicente fernandes

Saudades da minha terrinha... Bjos p minha família.. Amo vcs..
Por: Carolina Moreira

um oasis em pleno sertão,, uma dadiva divina as olhos de quem nunca esperava ver tanta beleza encravada num sertão aspero do interior do ceará. talvez pela névoa que pintas as manhas de branco, alguns denominam ubajara de veneza brasileira, mais acho errado, pois veneza nunca será tão linda e misteriosa feito ubajara. que e simples porem de uma sutileza que parece que foi feita para deus daqui discansar eternamente.
Por: adail silva costa

sim conheco sim e sou filha dessa linda cidade que e ubajara!!!!nasce e me criei ai ate os meus 15 anos de idade!pois casei e tive que sair dai e vim morar em petrolina-pe!!!!!mas sempre que eu posso eu vou pra minha lindissima cidade!!!! que e chamada de ubajara! amo demais ubajara!!!!!!
Por: izandrea

amo Ubajara, mato as saudades vendo as fotos. moro no interior de sp.
Por: apoliana s. camacho

Amei essa maravilha de cidade que gostosa essa serra tão linda dentre os outros lugares também lindo,aconchegante e pessoas maravihosas tudo de ótimo amooooooo!!!
Por: Amanda Keuly Barcelos

Amigos q ja foram passar ferias na cidade ubajara no ceara mi falaram das maravilhas do lugar ,fiquei curioso.
Por: joao rodrgues de oliveira

É UMA CIDADE MARAVILHOSA O CLIMA é 10 AQUELE PERCURSO DO MONTE CASTELO ATÉ O BONDINHO AS 05HORAS DA MANHÃ, AQUELA FRESCURINHA BATENDO NO PEITO, NÃO TEM NADA IGUAL. LOGO LOGO VOLTAREI DE VEZ.AI E´MEU LUGAR.
Por: FRANSQUINHO BASILIO

Nasci em ubajara mas moro em sao vicente sp 30 anos, Eu sinto muita saudade desta cidade maravilhsa ,estou contando os dias pois estou pensando em dar um passeio em qulquer dia.
Por: joao oliveira

amooooo de mas essa cidade ubajaraaa ceara estou no acre mas se deus quiser ano q vem estarei ai de novo na minha cidade maravilhosa...te amo ubajara..ai so tem gente boa
Por: kellyta sousa

essa cidade e o fim do mundo mais e muito bao de se mora
Por: nenem gomes

NOSSA UBAJARA REALMENTE É MUITO LINDO ENCANTADOR!!! ESSE ANO ESTAREI LA DE NOVO EM!!! RSRSRS E AGRUTA QUE COISA MAIS INCRIVEL.. VALE APENA VC CONFERIR!!
Por: AMANDA FERREIRA BARROS

muito lindo!!! ô climazinho gostoso!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: cicero cardoso de brito

ubajara e muito bom meus avós moram la,la e o paraiso todo final do ano vou pra la
Por: guilherme

sou cearense,e tenho muito orgulho de poder falar desta linda cidade onde nasce, chamada ubajara! sou filho de dona Antonia ribeiro do Nascimento!
Por: antonio jose ribeiro do nascimento

É realmente à cidade de Ubajara é maravilhosa, sou de lá, mas moro em Brasília vai fazer seis anos. A saudade é muito grande. Um abraço a todos ubajarenses.
Por: ALCINA

Realmente Ubajara e uma cidade maravilhosa, tem um clima muito agradavel, e as pessoas sao legais, e muitohospitaleira.Eu moro no litoral de Sao Paulo na cidade de Sao Vicente-SP,EU ja fui em Ubajara adorei.
Por: Joao Rodrigue deOliveira

essa cidade e maravilhosa,os moradores dessa cidade são privilegiados com banhos e turismo que la nos dispõe: trilhas banhos culturas pousadas. Tudo isso enrriquece esse cidade maravilhosa venha passar ferias aqui voco vai se encantar abraço uma moradora que ama sua cidade
Por: Livia Holanda Parente

não há nada melhor do acidade maravilhosa de ubaja minha terra maravilhosa é um pedaço do céu com toda certeza podis cré... é nóis que tá
Por: wanderlan

o que tem de melhor em ubajara, e o clima agradavel do destrito de nova veneza.
Por: patricia costa macedo

JA MOREI EM UBAJARA E GOSTO MUITO DA CIDADE DE UBAJARA MUITO LINDA LUGAR PARA MORAR MARARAVILHOSO. OLHA EU VOU MORAR LA DE NOVO !!!!!!!.
Por: margareth

Olá, conheci Ubajara em maio de 2011. Acreditem, foi amor a primeira vista. Eu e meu esposo passamos um dia em Ubajara e ficamos encantados com tanta beleza!! Aconselho a quem gosta d paisagens naturais, visitem Ubajara, e encante-se.
Por: Ana Dália

já sou dai,desta cidade linda por natureza. visite-a.
Por: jose claudio

Amuh a minha cidade!!!!!!!!!! Agradeço por morrar aki!!!!!!!!!! E
Por: lucassia

Em Ubajara há muitas bicas , cachoeiras,tudo de bom ...... venha conhecer é bom D+!!!!!!!!!!!!Venha conferir!!!!!!
Por: lucasssia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ubajara

Envie seu comentário sobre Ubajara

banner