Tururu

Tururu-CE
banner

Bem-vindo a Tururu!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Tururu, fotos, informações, os principais hotéis de Tururu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Tururu, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 103m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.059 habitantes. A área total de Tururu é de 203,2km², e sua densidade demográfica é de 54,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tururu-CE é 62655-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tururu

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens datam do  Século XIX e têm como precedente gregário as famílias Moreira e Freitas, em torno das quais se formaria a povoação.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila provêm da Lei nº 2.070, de 2 de agosto de1884, e a Município conforme Lei nº 6.383, de 4 de julho de 1963 e suprimido antes de sua instalação (Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965). Sua restauração se deu de acordo com a Lei nº 11.334, de 19 de junho de 1987.
Igreja: Pouco se sabe a respeito, a não ser que a primitiva capela teve como idealizador e construtor um senhor de sobrenome Saraiva, porém sem referencial de data. 

Significado do Nome:

Tururu é uma palavra originária do tupi, que significa lugar do caracóis. 

Aniversário da Cidade:

02 de Agosto 

Gentílico:

tururuense

População: 

14.415 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Cearense 

Limites

Norte: Trairi; Sul: Umirim e Uruburetama; Leste: Trairi e Umirim; Oeste: Itapipoca. 

Acesso Rodoviário

CE 354

Distâncias

100 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rios 

Mundaú e Trairi

Lagoa do Inácio 

Estação Ferroviária

Rede de Viação Cearense (1940-1975)
RFFSA (1975-1997) 
TURURU
Município de 
Linha Norte - km 115,280 (1960)   CE-3272
Inauguração: 04.07.1940
Uso atual: abandonada    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação ferroviária de Tururu foi inaugurada em 1940. Hoje está abandonada.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dezembro

08 - Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TURURU

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.tururu.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (85) 3358-1132

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Tururu

SOU DE TURURU NASCIDA E CRIADA.MAS MORO EM FORTALEZA.ADORO MINHA CIDADE;QUANDO POSSO SEMPRE VOU VISITAR MINHA FAMILIA AI,A MINHA INFANCIA FOI MARAVILHOSA,MINHA ADOLECENCIA TAMBEM ,VIVI MUITOS MOMENTOS BOM EM TURURU.SO POSSO DIZER QUE AMO MINHA CIDADE.
Por: JULIANA FARIAS SALES

nao conheço tururu,mas tenho um elo muito forte com essa cidade pois ha muitos anos me relacionei com uma moça e desse relaiconamento possivelmente surgiu um fruto,mas pela açao do destino nao consegui,mais nenhum contato
Por: assis mendes

tururu e uma cidade belissima inclusive tenho amigos de la e sao pessoas muto legais super gente boa.
Por: giliane silveira

não sou natural do tururu, mas adoro esta cidade, pois moro lá e sou casado com alguem de lá. tururu é pequeno, mas tem um encanto, as pessoas de lá.
Por: pedro da sucam

...E quem não conhece Tururu? Uma cidade pacata, harmoniosa, hospitaleira... Na verdade eu sou meio suspeita em ter que falar de minhas raízes. Nasci lá, e se Deus permitir, cumprirei minhas obrigações aqui, e alegremente, terminarei lá! Minha cidade,meu cantinho, na verdade meu xodó!
Por: Ana Paula

venha conhecer tururu vc vai gostar é uma cidade linda txau bjus
Por: gabriel

morei ai ate meus 14 anos, ate hoje nao voltei mais, nao por falta de vontade, mais sim por falta de condicoes, moro em Brasilia, mais ainda com fe em nossa senhora da conceicao um dia voltarei ai, acidade esta linda
Por: maria ozenir paixao rosa

oi, nao me canso de olhar as fotos de tururu, ainda mais algumas k era do tempo em k eu morava air, a igreja ta linda imagino o resto da cidade eu kero muito voltar air.minha familia mora toda air, quando eu voltar air vou tirar muitas fotos para enriquecer este portal, ai omundo inteiro vai saber mais sobre esse lugar tao especial. muitos bjssss para acidade inteira.
Por: maria ozenir paixao rosa

tururu e uma cidade bela com muitas belezas naturais
Por: reginaldo

voce tem que visitar tururu para ver o que essa cidade tem de melhor
Por: reginaldo

sou daquí ,e não quero sair , pois essa cidade e muito bela por natureza e tem muitas belezas...........
Por: reginaldo

Estive sábado dia 04/06, aorei voltar a minha terra natal, lá encontrei meus amigos de infancia adolescencia e mais povo mais velho de sta cidade. Nasci, cresci a´tr aos 14 anos, ador a noite, tomar uma cerveja, dançar, me divertir avontade, esta cidade está crescendo e me orgulho dela. Na proximo vou mandar umas fotos para ilustrar esta página. elias sales (mocozinho).
Por: francisco elia sales moura

moro aqui em Tururu desde sempre e posso dizer que é uma cidade ótima para se morar, tudo aqui é tranquilo, cheio de paz, sem muita criminalidade, ótimo para quem quer viver uma vida tranquila.
Por: giselly

Nasci em Tururu e moro em Fortaleza. Meus familiares residem nessa cidade tranquila e acolhedora. Tururu, muito vem crescendo.Quero dizer; que Tururu não tem só uma via férrea ou uma casa de estação em ruinas. Além de uma bela igreja matriz, temos praças, escolas, hospitais, areas de lazer etc... Há muita coisa bonita pra se ver.
Por: alice

conheço tururu e minha familia mora nessa cideade gostosa e muito ospitaleira. Quem tiver fotos mais rescente da cidade, por favor, divulgue!!! Não temos só uma casa de estação férrea em ruinas não. viu!!!
Por: alice

Bom, estive em Tururu na sexta-feira, passei um final de semana muito bom, visitei parentes,amigos, tomei umas cervejas antes do jogo do brasil, depois fui curtir a derrota. Visitei algins lugares, como Tamboatá, lá fui a um leilão, com a organização da Vilani Farias, emeu amigo Leiloeiro Jo´se Nilson, fui a Cemoaba Visista\r um vereador que é Zé Moreira, mais não o enconteri, Fui a madalena que parte era do meu Pai. Bom vou terminar com muita saudade, e mandarei uma foto da nossa casa. abraços Mocozinho.
Por: francisco elias sales moura

sim! eu ja morei em tururu.um lugar onde eu passei os melhores tempos da minha vida de criança onde ñ vai voltar jamais. + levarei tururu pra sempre dentro do meu coração agora só deixou grande lebranças e muitas saudades!!
Por: paulohenrique

O comentário que vou fazer é somente para falar sobre segurança. Estou muito feliz com os colegas militares que estão atuando dentro desta cidade. Não se ouve falar em violencia, em assaltos, por nós termos uma policiamento ostensivo. Queria ressaltar e agradecer essa turma que quase não dorme cuidado das familias turuense. obrigado por colocar e aprovar meu comentário. Mocozinho. 15/07/2010 Me agarde que amanhã estarei ai.
Por: francisco elias s moura

o tururu é muito lindo,adoro ir ao tururu nas minhas ferias. minha familia mora na estação perto do campo,conhce algumas pessoas e posso dizer q as pessoas de tururu são maravilhosas!!!
Por: magna

Dia 28/08 foi a festa de São Manoel, festa esta que foi feita pela primeira vez pelo meu Avó Joaquim Escossia Sales, após a mrte dele o povo de Tururu continuou essa festa que foi muita bonita. Queria a agrdecer o Pe. Chaguinha que está dando continuidade a festa de São Manoel. Foi muita bonita, O leilão, as novenas e o final eu pude está lá que a procissão. Agrdeço Elias Sales(Mocozinho) 31/08/2010
Por: francisco elias ales moura

TURURU É 100% TRANQUILIDADE, É UMA CIDADE ÓTIMA PARA SI VIVER PRINCIPALMENTE PARA VISITAR NÃO ESQUEÇO JAMAIS DE TURURU.
Por: RAIMUNDO ÁVILA DESOUSA

tururu essta cada vez mais bonito; parabéns tururu municipio tranquilo e calmo!!!
Por: raimundo avila de sousa

RESUMINDO A PALAVRA [TURURU]É SIMPLISMENTE ÓTIMO DE SE MORAR E MELHOR AINDA DE SE VISITAR,GOSTO MUITO DE FORTALEZA ONDE MORO ATUALMENTE MAS ASSIM Q PUDER VOU PARA MINHA TERRA NATAL{TURURU}
Por: Roberto oliveira

Moro em Fortaleza, nasci em Itapipoca e me criei em Tururu, o que posso dizer desta cidade linda e maravilhosa é que além do seu povo acolhedor e sábio é uma cidade de muitas belezas naturais e Histórias interessantes e digo mais mais que quem não conhece não se arrependerá de conhecer, Amo Tururu !!!
Por: Francisco Andre Franklin Farias de Moraes

eu amo tururu pois meus pais mora la e ate minha familia fica la eu vou gosta
Por: ceciliam

gostei muito de tururu, a cidade é bonita e bem aprasível
Por: Paulo Antonio da Silva

a pequena tururu é um lugar muito agradável de se passar as férias,lugar de gente hospitaleira e gentil,clima agradável.É claro que eu sou suspeita em comentar pois meus amados pais são filhos desse lugar e na minha infancia pude curtir agradáveis férias e sempre que dá levo minha filha e ela adora.Um grande abraço para todos de tururu.
Por: Roberta F.Martins

Tururu é uma cidade de pouvo acolhedor e muito alegre.O clima é muito agradavel pois o vento é constante e as muitas arvores permitem sombra e um ar puro e fresco. Os rios são calmos e de aguas frias, o que no dia quente nos proporciona um banho maravilhoso.
Por: DAYANE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tururu
Fundação:
1989
Altitude:
103m
População:
11.059 habitantes
Área:
203,2km²
Densidade Demográfica:
54,42hab/km²
CEP:
62655-000

Envie seu comentário sobre Tururu