Trairi

Trairi-CE
banner

Bem-vindo a Trairi!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Trairi, informações e fotos da maravilhosa Trairi. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Trairi, recomendadas por internautas.

A cidade de Trairi, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 9m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.818 habitantes. A área total de Trairi é de 943,2km², e sua densidade demográfica é de 43,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Trairi-CE é 62690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Trairi

Roteiros do Brasil

Região Litoral Oeste/ Vale do Curu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVIII, quando na região estabeleceram fazendas os colonos Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, Antônio Barroso de Souza. Além desses e na qualidade de fundador do reduto destaca-se João Verônica, cujos registros de propriedade datam de meado do Século referenciado. Todos prosperaram. João Verônica, no entanto, aparece como bem afortunado colono, edificando moradia condigna e promovendo o agregamento do qual nasceria a povoação.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila e a Município sucessivamente, possui trajetória de impertinente instabilidade, vindo a sofrer as seguintes alterações: 1) – Lei nº 1.068, de 12 de novembro de 1863; 2) – supressão conforme Lei nº 1.110, de 10 de novembro de 1864; 3) – restauração, na qualidade de Vila, conforme Lei nº 1.235, de 27 de novembro de 1868; 4) – restauração do Município conforme Lei nº 1.604, de 14 de agosto de 1874; 5) – supressão na forma da Lei nº 1.084, de 19 de abril de 1913; 6) – restauração com a Lei nº 1.181, de 23 de julho de 1914; 7) – supressão provinda da Lei nº 1.794, de 9 de outubro de 1920; 8) restauração conforme Lei nº 2.022, de 16 de outubro de 1922; 9) – supressão de acordo com o Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931; 10) – restauração, em definitivo, na forma da Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, com instalação a 25 de março de 1955.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o padre João Francisco Nepomuceno Rocha, doador do patrimônio, construtor da primitiva capela e seu primeiro vigário. A Freguesia, através da qual seria edificada a Igreja-Matriz, tem como instrumento de apoio a Lei nº 1.020, de 14 de dezembro de 1862, localizando-se no reduto de Alto Alegre (Paracuru).
Inconformados com o sediamento da Freguesia e considerando que o reduto de Trairi superava em número de fiéis e condições de estabilidade o aleatório jurisdicionalmento, resolveram protestar e pugnar pela sua remoção segundo os gerais interesses. Concorreu em favor desse desiderato D. Maria Furtado de Mendonça, detentora de vastos cabedais e partidária do que favoravelmente  viesse a beneficiar o projeto em questão.Doou novo patrimônio. Não obstante as tenazes resistências dos que defendiam o sediamento de Alto Alegre, triunfam os habitantes de Trairi. Esse triunfo está consignado em Lei nº 1.604, de 14 de agosto de 1874, se bem que a padroeira, antes Nossa Senhora dos Remédios, tenha sido substituída por Nossa Senhora do Livramento. 

Significado do Nome:

Rio das traíras  

Aniversário da Cidade:

22 de Novembro 

Gentílico:

trairiense

População: 

51.432 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente

Temperatura Média

29°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Fortaleza: CE-162 

Localização

Município da Região Norte Cearense

Limites

Norte: Oceano Atlântico; Sul: São Luis do Curu e Umarim; Leste: Paraipaba e São Gonçalo do Amarante; Oeste: Itapipoca.    

Acesso Rodoviário

CE-085, BR-222, CE-162

Distâncias

130 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rios Mundaú e Trairi, Córrego do Tamanduá, Lagoas do Feijão e do Inácio: Praias de Mundaú e Freicheiras. 

Praia de Flecheiras

O grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. A praia não oferece apenas a clama e tranquilidade aos visitantes. Quem procura diversão e agito também pode desfrutar de algumas opções oferecidas por Flexeiras. Bares, restaurantes e casas de show animam a noite. Festivais e campeonatos esportivos são realizados constantemente. O turista pode subir as dunas para apreciar o visual e visitar pequenas e grandes lagoas no meio do areal. Há também diversão, alegria, boas comidas e festas. Flexeiras ainda conta com um Reveillon incrível. Cada vez mais a festa vem crescendo ao gosto dos turistas e atraindo um público crescente. Uma festa linda em um lugar lindo!

Praia de Mundaú

Está a apenas 17 km do centro da cidade de Trairi. Ali, combinaram-se vários elementos, num encontro de rara beleza: o rio, o mar, as dunas e os coqueirais. Um passeio de barco pelo rio é uma boa maneira de conhecer as belezas do local. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral.

Praia de Guajiru

Praia a apenas 18 km do centro da cidade de Trairi, com acesso por estrada asfaltada de excelente qualidade. Tem dunas brancas e uma vasta faixa de areia emoldurada pelo coqueiral. É ideal para o lazer de famílias. O turista pode aproveitar para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças de decoração e artesanato usando algas marinhas.

Praia de Emboaca

Excelente praia a apenas 10 km do centro da cidade, com acesso por estrada asfaltada. Habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas pousadas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Vaquejada da Batalha (25 de novembro)
 
Vaquejada de Trairi (setembro)
 
Festa do Coco (dezembro)
 
Dia do município (22 de novembro)
 
Festa do Caju (outubro)
 
Festival das Algas - Flexeiras (julho)

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAIRI

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3351-1350

Sites: http://www.trairi.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE CANAÃ:

E-mail:

Telefones: (85) 3351-1201

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://canaan-ce.blogspot.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Trairi

amo esse lugar as praias são d+, qem conhece nunca sqce
Por: milena kelly

Eu estive em trairi nos meados dos anos 60, fui o primeiro locutor de radiadora a animar as festas de final de ano, quando so existia a paroquia a agencia dos correios. Ao lado da igreja tinha a praça aonde animei as festividades de final de ano, na decada dos anos 60 e logo em seguida vim para são paulo onde vivo ate hoje, provavelmente o trairi mudou muito, na quele tempo não tinha nem estrada, era uma carroçal de terra ate chegar em trairi, hoje entrei no site da prefeitura e lembrei dos velhos tempos, quantas saudades do corrego dos costas, ainda existe?
Por: Luiz Aurilio Rocha de Matos

Parte da minha familia mora no Trairi, amo esse lugar, as praias , as pessoas acolhedoras. Quem ainda não conhece. está perdendo tempo. Vale a pena.
Por: elizabeth

Trairi, minha terra natal, quem for lá conheça as lagoas, como a das almecegas, e é claro as praias, lindas...
Por: Antonio Lairis Moreira do Nascimento

minha familia mora nessa linda cidade litoranea de belas praias,dunas,lagoa de agua azul chamada criancor,otimo lugar para tirar ferias e passar final de ano quem for nao vai se arrepende povo bom e acolhedor moro em manaus mais viajo sempre que posso para pegar umas ondas em freixeiras e mundau.
Por: benedito teixeira

e muito linda e aconchegante trairi tem as praias mas linda do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: gross magna

vcs estao de perabens pelas lindas praias que ha no municipio,e exclusivamente a praia de flecheiras que por fim e a melhor e mais bonita praia do Brasil.
Por: valdeirton

sou desta cidade mas moro em brasilia,adoro todos deste lisdo municipio.beijos////
Por: cristiane m de sousa

Trairi é um dos interiores mais lindos e lindos e lindos que eu já vi . Além da maior parte de minha famil´ia morar lá é muito bom fazer parte de uma cidade qlinda que é >trairi . AMO MUIITOO estou sempre indo...amo amo amo
Por: mariana araujo sales

Adoro o nosso trairizão, até porque eu sou da terrinha.
Por: madeline neres

adoro essa cidade parte da minha família ainda mora nessa maravilhosa e paradisíaca cidade as fotos estão lindas
Por: gorete nascimento

MORO AQUI E POSSO AFIRMAR QUE TRARI UMA DESLUMBRANTE CIDADE COM UMA NATUREZA QUE ENGRANDECE SUA IMAGEM DESTACANDO SUAS BELAS PRAIAS,LOGOAS,RIOS,E CACHOEIRAS,E COM SUAS EZUBERANTES DUNAS E COQUEIRAIS.DIEGO MATIAS;MORO EM TRAIRI NA ALDEIA.
Por: DIEGO MATIAS

eu ja fui no trairi la é lindo,mais ki pena ki naum deu pra mim aproveitar muito.
Por: nat

Adorei estar em Trairi. Pacata,doce,charmosa e com um povo muito humilde. Lógico falta alguma coisa de infra-estrutura,mais nada que o tempo não resolva. Uma pena que não pude desfrutar de jogar uma bola redondinha no estádio da cidade,pois o campo que joquei pelada com amigos da cidade, parecia futebol de areia aqui no Rio de Janeiro.
Por: Sergio Henrique Gonçalves

já estive nessa maravilhosa cidade,por três semanas eu amei.quero voltar ai novamente.
Por: juliana andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Trairi
Fundação:
1951
Altitude:
9m
População:
40.818 habitantes
Área:
943,2km²
Densidade Demográfica:
43,28hab/km²
CEP:
62690-000

Envie seu comentário sobre Trairi