Tamboril

Tamboril-CE
banner

Bem-vindo a Tamboril!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Tamboril, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Tamboril. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Tamboril para programar a sua viagem.

A cidade de Tamboril, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 322m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.329 habitantes. A área total de Tamboril é de 2.046,6km², e sua densidade demográfica é de 13,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tamboril-CE é 63750-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tamboril

ROTEIROS DO BRASIL

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVIII, quando então por volta das décadas entre 1740 e 1760, situaram fazendas o Capitão Luiz Vieira de Sousa, juntamente com sua mulher D. Ana Feitosa. Houve prosperidade. Por ocasião da grande seca de 1777/79, viu-se o fazendeiro no iminente risco de perder os seus rebanhos. Faltava água e comida. Nessa oportunidade valeu-se ele de Nossa Senhora Santana, recebendo pronto atendimento. O nome invocado apareceu-lhe em sonho. Mostrou-lhe um local onde deveria ser retido o precioso líquido. Essa retenção deveria ser feita através de uma barragem, com desvio do rio próximo (hoje denominado Rio Acaraú o qual dá vazão ao principal açude do município), e a formar reservatório de acordo com as necessidades do momento e futuras épocas contingenciais. Construído o reservatório e salva a fazenda, houve como retribuição ao seu venerado nome de adoração a edificação de uma capela na fazenda, dedicada em sua honra e a firmar-se pelos tempos adiante como raiz precursora do povoamento. Antes do cumprimento dessa promessa faleceria o promitente. Seus familiares levariam adiante o projeto, como forma de gratidão, construindo oportunamente a capela. Desta forma temos mais um município brasileiro, cuja evolução histórica se dá através da religiosidade católica, pois a cidade se forma ao redor da capela (hoje igreja matriz de Santo Anastácio) construída pelos familiares do fazendeiro.

Significado do Nome:

É o nome vulgar dos peixes lophiiformes pertencentes aos géneros Lophius e Lophioides. O tamboril é um peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 600 metros de profundidade. 

Aniversário da Cidade:

04 de Outubro  

Gentílico:

Tamborilense

População:

25.675 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tamboril é uma pequena cidade do sertão cearense. Lá voce encontra muita liberdade para viver, ou passar férias, com um povo muito solidário.

Clima:

Tropical quente semi-árido 

Temperatura Média:

22º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / Anel Rodoviário de Belo Horizonte / BR-381 / BR-116 / BR-324 / BR-407 / BR-428 / BR-116 / CE-269 / CE-371 / CE-138 / BR-116

Localização:

-Mesorregião: Sertões Cearenses

-Microrregião: Sertão de Cratéus 

Limites:

Norte: Nova Russas e Santa Quitéria; Sul: Independência e Crateús; Leste: Monsenhor Tabosa, Boa Viagem; Oeste: Nova Russas, Ipaporanga e Cratéus  

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.810 km

-Fortaleza/CE - 286 km

-São Paulo/SP - 2.760 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Centro Espaço Nordeste

  -Antigo prédio da Câmara dos Vereadores, hoje abriga o Espaço.

-Arcos de Nossa Senhora de Fátima

  -Em homenagem à N.Sra.de Fátima centro da cidade

-Matriz de N.Sra.de Fátima

Inaugurada em 1953, celebrando a chegada da Imagem na cidade.

-Praça da Matriz ou Campos Sales

  -Inaugurada em 1990, ainda com aspecto do passado hoje reformada e modernizada.

-Praça General Sampaio

  -Antiga até 2009, hoje reformada e modernizada abrigando o Museu.

-Serra dos Matos

-Rio Acaraú

-Riachos:

  -Arara, Barbosa, Morcego , da Onça e Olho D’água.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -06 - Festa do Padroeiro Santo Anastácio

-Outubro

  -Dia 04 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAMBORIL

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3617-1408 / 1178

Sites: http://www.tamboril.ce.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Nossa Senhora da Penha

SAC: 0800 646 2122

Site: http://vendas.nspenha.com.br/

Gontijo Transportes S/A

SAC: 0800 728 0044

Site: http://www.gontijo.com.br
 
Itapemirim S/A

SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
SAC: 0800 726 0246

Site: http://www.itapemirim.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/ce_120.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E REGISTROS PUBLICOS:
 
Rua Santos Dumont, s/n - Bairro: Centro    
Tamboril-CE - CEP: 63750-000
 
Telefone: (88) 3617-1114 Fax: (88) 3617-1114

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Protesto de Títulos, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Distribuidor

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.ceara.com.br

-www.wikipedia.com.br

-http://portal.mj.gov.br

-http://www.riobrasil.net/cidades/Tamboril

-http://www.cidades.ibge.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

A cidade tem como filho mais ilustre, o Brigadeiro Antonio de Sampaio (General Sampaio), Patrono da Infantaria Brasileira. Nascido na localidade de Vitor, é o orgulho de milhares de Tamborilenses.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Tamboril

essa cidade é show la tem muitas coisa boa cidade calma e bom de se passa um dis .............
Por: emanoel

eu moro aqui no rio de janeiro sai desta cidade quando tinha 03anos de idade tenho vontade de levar minha filha ai para conhecer minha terra natal meus parentes morrao quase todos nesta cidade que pela as fotos estou vendo que esta muito bonita.um abraço marcia
Por: ana marcia gomes flor

Eu sou de Tamboril mas moro há 20 anos no Rio de Janeiro. e adoro Tamboril meu sonho é volta para mora de vez em Tamboril. a cidade esta muito mas bonita em breve vou visita-los.
Por: galgani ximenes melo

tamboril é uma cidade maravilhosa, com pessoas solidarias , onde vc tem liberdade. Tamboril é uma pequena cidade q vc pode encomtrar um pouco de tudo... Por fim eu juliana melo, tenho orgulho de dizer que tenho orgulho de ser TAMBORILESSE.
Por: JULIANA MELO

quem vai em tamboril nao quer mais sai delar por quer e muito bom va a tamboril!!!!!!!!!!!!!! sou dai mais moro no rio de janeiro hoje !!!!!
Por: elivanio lima

sou natural de Tamboril. é uma cidade que vem sendo bem cuidada. o comércio crescendo. moro em SP. mas sempre visito e vejo sempre mudança p/ melhor. ivan
Por: ivan gonçalves da silva

Minha cidade natal, cidade dos meus amores e cidade da minha saudade Naquele tempo existia a famosa vaquejada no mês de julho, hoje não sei se mais existe. Hoje moro distante não sei se ainda existe, mas a saudade é grande! Beijos... TAMBORIL!!!
Por: Antonia Martins de Freitas

oi eu ja morei ai em tamboril mais atualmente eu moro em sao paulo eu adorei ver fotos dai beijos ok
Por: patricia

tamboril a melhor cidade do mundo para se viver local onde nasci e cresci onde aprendi a amar hoje moro no rio de janeiro mas em breve estarei voltando para o meu querido TAMBORIL um abraco para todos os tamborilenses espalhados por esse brasil
Por: jose raimundo (zeca)

tamboril é a minha cidade natal nas ci e me criei lá, estou com muita saudade da minha terra querida.
Por: katiele

essa e a verdadeira cidade maravilhosa....saudades.
Por: geilinha

tamboril terra dos coqueiras que soudade eu sinto de ser chamado filho da terra do louro
Por: FRANCISCO FALCONERI

sou de Sáo Pulo Capítal, sou comerciante e sou amigo de uma qurenta pessos que moram em Tamboril e ja sou um fam, doido para conhecer esta cidade
Por: acelinomarques

Nasci e me criei em tamboril...Atualmente moro em Santa Catarina,faz 15 anos q ñ visito,se td ocorrer como espero em dezembro chego por lá. Edilene freitas
Por: Edilene O. Freitas

é a ciadade mais gostosa de se viver.muitas festas, calor humano sem contar com a gloriosa festa do padroeiro todo mês de Janeiro...... Não fique curioso. venha conhecer! quem visita uma vez nunca deixa de visitar.
Por: rosineide macario

sou filho da cidade vivo no rio á 20 anos mais gosto muito de tamboril um beijo á todos!!!
Por: antonio jacinto m simão

TAMBORIL HOJE SE ENCONTRA EM LUGAR DE DESTAQUE, DENTRE AS CIDADES DE NOSSO ESTADO. GRACAS AO NOVO PODER EXECUTIVO. O COMERCIO ESTA EM DESTAQUE, SEU POVO HOSPITALEIRO SUAS BELEZAS NATURAIS, CONCHECIDO TAMBEM HOJE COMO A TERRA DO FORRO, QUE ATRAEM VARIAS PESSOAS DE FORA, OTIMO PARA A ECONOMIA POR ISSO RECOMENDO VISITE TAMBORIL. EU TENHO ORGULHO DE SER TAMBORILENSE!!! TERRA DE POVO FELIZ.
Por: antonio soares neto

eu sou morradora de tamboril. aqui é uma cidade de muitas festas e locais para se visitar,como o espaço nordeste, o parque general e o nosso famoso carão. vem visita o nosso tamboril!!!!!!
Por: Amanda Morais

cidade linda cidade de festas terra de povo trabalhador,humilde e bonito.. te amo meu TAMBORIL
Por: AUGUSTO

Tamboril sempre será destaque em minha vida!em meus 15 anos escolhi p minha festa.Trocando por uma viagem a Disney!.Minha arvore genealogica,vem dessa terra,também de General Sampaio.e com as noticias,q tenho?!almejo voltar sempre p/minha casa:marechal deodoro.
Por: Márcia Serra Silveira

gostei muito em ver aminha cidade bem coidada bonita pois estou com muita saudade em breve vou visitar
Por: carlos andre de melo

Tamboril terrinha qridaa,terra maravilhosaa qem nunca foi qndo vai qer voltar sempre ! saudadess!
Por: cristiana alves

Muito boa cidade, mas o distrito de Sucesso é mesmo um sucesso. Acho que deve ser mesmo emancipado.
Por: Paulo Sérgio Farias Gonçalves

essa e minha cidade que eu nunca esqueso,e já mas esquecerei,vizito sempre que posso,e estarei de 16a22 de julho ma minha linda cidade que amo muito(grota verde municipio)
Por: luis araujo castro

adoro muito o meu municipio.os meus filhos.bianca e leonardo tambem
Por: morais

Adoro essa cidade. Morei muitos anos ai. Hoje moro no estado de goias,mais em breve estarei ai. Muitas saudades do meu filho lucas. A mamae te ama. Valeu pessoal,ate em breve.
Por: Patricia ferreira

meu comentario e que eu acho tamboril muito legal eu ja morei em tamboril estou com muita saudade de tamboril
Por: layane oliveira silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tamboril
Fundação:
1933
Altitude:
322m
População:
28.329 habitantes
Área:
2.046,6km²
Densidade Demográfica:
13,84hab/km²
CEP:
63750-000

Envie seu comentário sobre Tamboril

banner