Senador Pompeu

Senador Pompeu-CE
banner

Bem-vindo a Senador Pompeu!

banner

Comece planejando a sua viagem para Senador Pompeu utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Senador Pompeu e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Senador Pompeu.

A cidade de Senador Pompeu, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1896. A localidade está em uma altitude de 177m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.375 habitantes. A área total de Senador Pompeu é de 1.043,9km², e sua densidade demográfica é de 23,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Senador Pompeu-CE é 63600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Senador Pompeu

Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam  ao Século XVIII, quando por Sesmaria obtiveram terras os colonizadores Tomé Calado Galvão e Nicolau de Souza, consoante escritura datada de 23 de março de 1723. Essas terras constavam, individualmente, de dois lotes encravados nas margens do rio Codiá, contendo cada uma três léguas de fundo por uma de frente.
As primeiras residências formam-se em torno da Casa-Grande, na fazenda pertencente a Tomé Carvalho, nascendo dessas moradias o Arraial do Codiá. Com o desenvolvimento das atividades agropastoris, evoluiu igualmente a estrutura urbana, assumindo o reduto proporções de avançadas perspectivas.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu segundo Lei nº 332, de 3 de setembro de 1896, criando-se também o Termo Judiciário. A elevação à categoria de Município deu-se conforme Lei nº 659, de 22 de agosto de 1901.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente a edificação da primitiva capela cujo orago dedicou-se em honra de Nossa Senhora das Dores. Freguesia e Paróquia, respectivamente, datam de 2 de junho de 1919, consoante Ato firmado por D. Manuel da Silva  Gomes, Bispo de Fortaleza, sendo seu primeiro vigário o padre Lino Aderaldo. 

Significado do Nome:

É uma homenagem ao Pe. Tomaz Pompeu de Souza Brasil 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

senador pompeuense ou senadorense

População: 

26.494 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

caracteriza-se,pelas depressões sertanejas. A cidade é uma das principais
do Estado,
recentemente passou a ser denominada cidade cultural do Ceará, seu clima e
quietação
tem atraido turistas de todo Brasil, que em períodos de alta ou baixas
estações tem
destino certo. A cidade guarda de tempos remotos preservar antigos
casarões, que
marcam a História de um campo de concentração no ano de 1932, o local
é muito
visitado por pessoas de todo Norte e Nordeste do Brasil.

Clima: 

Tropical quente, semi-árido, tem clima com variações

Temperatura Média

26ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Senador Pompeu, cidade situada no Sertão Central do Ceará, está distante da capital

Limites

Norte: Quixeramobim; Sul: Mombaça e Piquet Carneiro; Leste: Milhã; Oeste: Pedra Branca

Acesso Rodoviário

BR-226, BR-122, BR-116, CE-060, CE-359

Distâncias

273 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rio Banabuiú              

Atrativos Naturais

Rio Banabuiú, Rio Patú, Barragem do Açude Patú.

Senador Pompeu tem como ponto turístico de lazer a Barragem do rio Patú, que atrai banhista e adeptos de uma bebidinha , além de um balneário que fica na ribeirinha do açude, que oferece uma boa comida a moda setaneja, e o famoso tambaqui.
Em seu calendário de festividades religiosas temos ás comemorações da padroeira da cidade, caminhadas das almas e os louvores a são sebastião, padroeiro do Bairro
Patú, durante nove dias são feita caminhadas, ovenas, recitações de terços e quermesses.

A biblioteca publica da cidade instala grandes coleções de livros, para uso público ou particular.
A associação Banco do Brasil AABB, dispõe de vários tipos de esportes, e maravilho- sas piscinas com tubos água onde a meninada fazem a festa, ambiente familiar aberto ao público, perfeito para festas e eventos.
A cidade tem varios hotéis, pousas, churrascarias, estádios de infra-estrutura invejável. Portanto em suas féria coloque em seu roteiro: SENADOR POMPEU, CAPITAL CULTURAL DO CEARÁ. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

15 - Padroeira Nossa Senhora das Dores  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR POMPEU

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://www.senadorpompeu.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL TAB. DE NOTAS E REG. DE TÍTULOS E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones (88) 3449-0275 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Senador Pompeu

A BARRAGEM DO PATÚ É UM LUGAR MARAVILHOSO, VOCÊIS PRECISA CONHECER.
Por: IOLANDA

é uma cidade linda e encantadora por ter uma história encrivel
Por: maria da conceição de souza silva

alguem que conhece uma familia muito antiga de senador pompeu, não sei seus nomes mais, eram tratados pelo apilido de massaroca. pretendo conhecer senador pompeu no final do ano, se alguem souber da informações sobre essa familia ao qual são meus parentes, ficarei muito grato pelas informações, pois sou de porto velho rondônia.
Por: sebastião gomes da silva

Nunca visitei a cidade de Senador Pompeu-ce, Mais tenho acompanhado através de fotos diversas. inclusive férias tur, que a cidade deve ser uma maravilha, parabens povo de Senador Pompeu. Fátima Carvalho Fortaleza-ce
Por: Maria Fátima de Carvalho

Sou de Quixeramobim, mas morei em Senador Pompeu, hoje moro em Manaus Am, gostaria de ver mais fotos de minha cidade, inclusive dos colegios
Por: Antonia do Nascimento Barbosa

Lugar melhor não há... por isso q moro lá hoje mas estou de passeio em sampa mas logo estarei de volta, na terrinha da minha familia.
Por: Edion

Cidade linda meu senador pompeu moro aqui à mais de 30 anos venham vocês conhece-la e irão ter certeza do que estou falando, adoro senador pompeu no ceára.
Por: carlos cesar

Sou natural de Senador Pompeu e adoro essa cidade. Gostaria muito de algum dia voltar a morar lá. Por enquanto não posso, pois moro e trabalho em Fortaleza. Sempre que tenho um tempinho dou um pulinho por lá. Meu pequeno Senador, " vivo só pensando em ti, ai que saudade dessas terras, entre as serras. doce terra onde nasci." Relembro a casa onde morei, o muro alto, o laranjal, recordo a minha escola, meus colegas, a rua grande, etc...
Por: Fco. Humberto Brasil Soares

a cidade mais bela do mundo!!!!!!!!!!!!!!! minha cidade natal !!!!!!!!!!!!!! so podia ser linda ,nao era ? como eu!!!!!!!!!!!! bjs !!!!!! amo vcs meus fãs
Por: rubi

Ó TERRA QUERIDA !!!!! LINDA E CHEIA DE ENCANTOS. Q SDDES DESSE LUGAR, UM FORTE ABRAÇO A TDS DESSA TERRA QERIDA !!!!!!!
Por: hermivan

quero dizer que amo essa cidade, e nessa minha última viagem me apaixonei.
Por: GEORGE GG

Essa cidade maravilhosa que é Senador Pompeu, cidade onde nasci, em 19/12/1966, no sítio catolé dos Bezerras, as margens do rio Banabuiú, vou sempre que posso. Locais mais visisitados e que posso recomendar aos visitantes e viajantes seria a Barragen e o seu veu de noiva, agua paru e cristalina para um belo banho, outros lugares seria as praças agora reformadas com om belo visual, noites lindas para tomar umas geladinhas e a igreja com sua arquitetura histótica. Visite Senador Pompeu, seja bem Vindo.
Por: pedro antonio bezerra neto

senador é uma lugar maravilhso,sou de la mais atualmente mora em são paulo mais logo tó indo de ferias.
Por: paulinho

É sempre bom lembrar das suas origens pois nasci e me criei nesta cidade bela cheia de pessoas que hospitaleiras PARABENS gonvernante deste municipio logo logo estarei ai pra visitalos
Por: welvison martins gonzaga

ja marei ai por varios anos rever essas fotos foi muito legal, obrigado estarei ai nas ferias vou tirar muitas fotos com certeza vou eviar pro site.
Por: pedro silva oliveira

Ainda não,mas tenho vontade de conhecer,gostaria de saber as épocas q tem mais festejos,e se agora em semana santa terá algum.
Por: Dayana

ESSA CIDADE E MARAVILHOSA ELA MIM RECORDA TODA MINHA ENFANSIA.PARABENS AOS GOVERNATES DESSA BELA CIDADE
Por: FRANCISCA MARTINS

Merece especial destaque o bonito lugar chamado Encantado, tendo na entrada um grande açúde e o Rio Banabuiú, apresenta ao fundo suas belas serras divinamente decoradas, terra de gente simples e hospitaleira, pena não dispor hotel ou pousada para receber visitantes.
Por: júlio

Minha cidade natal, linda e maravilhosa, apesar de fazer 34 anos que saí ainda amo...
Por: Antonio Maciel

amo este lugar,adoro o povo,vivi 18 anos neste lugar etenho boas recordaçoes.
Por: demontie

nasci ai amo essa cidade estou morrendo de saudades dai estou louca pra retornar a essa cidade maravilhosa
Por: greice

NASCI NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS NO INTERIOR DE SENADOR.ADORO MEU ESTADO. MOREI PARTE DA MINHA VIDA NA CIDADE DE SENADOR POMPEU E HOJE MORO EM SÃO PAULO,APESAR DE ESTAR AQUÍ A 17 ANOS NUNCA ME ACOSTUMEI.ME ORGULHO DE FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE UMA DAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DESTA CIDADE QUE FOI O NOSSO INESQUECÍVEL,AURÉLIO VITORIANO. ELE ERA MEU TIO E TROUXE-O COMO UM EXEMPLO DE VIDA PARA MIM. ELE SE FOI.MAS DEIXOU SEU EXEMPLO DE DIGNIDADE E AMOR AO PRÓXIMO. FELICIDADES PARA O PREFEITO E TODA A SUA EQUIPE.ABRAÇOS.
Por: ANTONIA ZENEIDA DE OLIVEIRA

eh menino q eu quero conhecer esta cidadizinha!! pode me esperar q vou ai no fim do ano!!
Por: francisco junior

amo minha linda cidade,de senador faz anos q sai de la tenho mto vontade de volta pra la mi orgulho de ser uma filha de senador pompeu cidade mravilhosa moro na paraiba sousa
Por: francisca tavares de abrantes

Sou nascida em Senador Pompeu,sair da cidade em 1992 e nunca mais retornei,tenho muita SAUDADE de tudo,a praça do centro da cidade é maravilhosa,as vaquejadas...etc
Por: Francisca Celiana Do Carmo Souza

amo minha cidade natal senador pompeu,recordo muito bem da rua q morava franco magalhaes,onde passei minha infancia e adolecencia ainda vou volta pra minha terra querida q amo sai de la em 81 sinto mta saudade
Por: francisca tavares de abrantes

senador pompeu jamais sairá de minha lembrança pois foi onde vivi os melhores momentos de minha vida; sou de Acopiara, mas foi o melhor tempo de minha vida,foi o que vivi em senador pompeu,pois o grande amor de minha vida vive neste lugar....
Por: maria de lourdes alves de castro

Minha cidade natal que amo muito,pode muito pequininha como alguns dizem fim do mundo mais eu amo essa cidade...Não saiu daqui....Senador Pompeu é maravilhoso
Por: Luiz noberto

cidade maravilhosa, não quero outro lugar melhor para curtir as ferias,se deus permiti todos anos estarei ai
Por: oliveira

Senador Pompeu é uma cidade maravilhosa, desenvolvida, de grande animação , um povo acolhedor, DESTAQUE NO SERTÃO cENTRAL
Por: MARLENE ALVES PINHEIRO

E UMA CIDADE MUIMTA LINDA OK OSASCO 06/04/2011
Por: FRANCISCO ALBERTO FARIAS

minha cidade natal linda de mais queria muito ver meu barrio a rua e sao francisco
Por: evandro rodrigues

sou de senador. moro em fortaleza. mas sinto muita saudade de minha terrinha . falta oportunidade p\. volta ate la. abrs aos meus oclegas de infancia
Por: luiz gilner

tenho dfa minha infancia em senador. dos banhos que tomei no rio patu abrs a todos daminha terra querida
Por: luiz gilner

Minha primeira escola foi em senador pompeu, hoje sou muito grato pois moro em Leme São Paulo e aqui terminei o ensino médio e hoje faço engenharia de produção mecânica,eu agradeço a minha cidade senador pois foi nesta linda cidade que tudo teve inicio
Por: Jose Carlos de Barros

nasci nesta cidade e fazem 28 anos que sai de la entao concluo que nao a conheço mais..........mudou muito.
Por: francisco jose de oliveira

Amo de Paixão. Nasci e morei 20 anos da minha vida. Qdo me aposentar, penso em retornar. Bjs aos q me compreenderem.
Por: Maria das GrAÇAS tORRES

Senador Pompeu, Cidade onde nasci, e moro longe a mais de 20 anos, mesmo voltando "de vez em quando" sinto saudades.
Por: Vilani Silva

eu já morei em senador ,e amo sempre que dar vou visitar os amigos que vivi ai, beijos p todos..
Por: antonia eriane aves

eu amo o interiou de senador pompeu olha prima logo eu estaria ai viu bj tiau
Por: francisca rosania

sou cearence,moro no rio de janeiro,mais amo senador pompeu
Por: regina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Senador Pompeu
Fundação:
1896
Altitude:
177m
População:
24.375 habitantes
Área:
1.043,9km²
Densidade Demográfica:
23,35hab/km²
CEP:
63600-000

Envie seu comentário sobre Senador Pompeu