Santa Quitéria

Santa Quitéria-CE
banner

Bem-vindo a Santa Quitéria!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santa Quitéria, informações atualizadas sobre a cidade Santa Quitéria, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santa Quitéria.

A cidade de Santa Quitéria, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1856. A localidade está em uma altitude de 197m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.703 habitantes. A área total de Santa Quitéria é de 4.270,5km², e sua densidade demográfica é de 9,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santa Quitéria-CE é 62280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santa Quitéria

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVIII, quando os irmãos José e Miguel Machado Freire, requereram e obtiveram seis léguas de terras ao comprido e a medir uma para cada banda do Riacho das Groaíras, local onde situaram fazendas (09/02/1708). Não foram, entretanto, esses os precedentes gregários do reduto, mas o português João Pinto de Mesquita e Souza, na qualidade de sesmeiro e ocupante de terras no lugar denominado Cascavel (posteriormente Cidade de Santa Quitéria) e nome igualmente do riacho cujas águas eram tributárias do rio Jacurutu. João Pinto, fundador do reduto e interessado no seu desenvolvimento, doou aos filhos Capitão Antônio Pinto de Mesquita, D. Geracina Pinto de Mesquita e João de Mesquita Pinto, o terreno encravado na curva do Riacho Cascavel, estabelecendo a condição segundo a qual deveriam os beneficiários situar no local suas respectivas habitações (19/09/1723). A partir desse estágio, em que a Casa-Grande reunia em seu derredor considerável número de habitantes, definiu-se o reduto, vindo em seguida seu complemento eclesial.
A elevação do arraial à categoria de Vila, com o nome de Santa Quitéria, ocorreu em virtude de Lei nº 782, de 27 de Agosto de 1856, tendo sido instalada a 5 de Outubro de 1857. Sua elevação à categoria de Município, advém do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938. As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o desejo do patriarca João Pinto de Mesquita edificar no reduto uma capela, tendo contribuído para tanto com a doação do respectivo patrimônio. Esse patrimônio, no qual deveria ser edificada a capela, constou das terras situadas na fazenda denominada Santa Clara, havendo como complemento a doação de gado por diversos moradores, cabendo ao Coronel Vicente Alves da Fonseca a maior contribuição. Iniciadas as obras, estas foram concluídas pelo padre Miguel Francisco de Oliveira, mantendo-se no padroado  o sacro objeto de primitiva escolha. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

O nome da cidade é uma homenagem a Santa Quitéria, mártir do século II e habitante da Lusitânia. 

Gentílico:

Quiteriense

População:

42.759 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte: Cariré, Groaíras, Forquilha, Sobral e Irauçuba, Leste: Canindé e Itatira, Sul: Boa Viagem, Monsenhor Tabosa e Catunda, Oeste: Hidrolândia, Pires Ferreira e Varjota. 

Acesso Rodoviário:

CE-257, BR-020, BR-222 

Distâncias:

Da Capital: 

222 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA QUITÉRIA

E-mail:

Telefones: (88) 3628-2849 

Sites: http://www.santaquiteria.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1ª OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3628-2169

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Quitéria

hoje vivo no rio de raneiro, mas nao esqueço a minha cidade natal aonde vivi 16 anos.o q eu mas gosto, sao as morenas todas muitas simpaticas e quando esta na epoca de chuva tudo é muito farto,e de tomar banho nos rios. beijos a tds q ler ste recado.e em maio estou eu air mais uma vez se deuquiser !!!!!!!!!fui.........
Por: maxi costa

santa quiteria um cidade maravilhosa tem um q durante o mes de maio e comenorado a festa da padroeira da cidade q começa no dia 12 e vai ate o dia 22de maio
Por: francisco de assis pinto foilho

oh terrinha amada!!!!! que conhece jamais esquece,terra de gente boa! vem nos conhece!!!!
Por: Camila Silva Lima

LINDA CIDADE UM DIA SEI QUE CVOU CONHECER. MEU NAMORADO É DAI LINDO E MARAVILHOSO .SÓ PODIA SER DE UMA CIDADE LINDA.
Por: TOINHA

Sou de Santa Quitéria, moro no DF e tenho muita admiração pela cidade, seu povo hospitaleiro, suas estórias de UFOS, seu solo rico em minerais, gente bonita, festas, as melhores, cultura, esporte, um cantinho do ceará que todos deveriam conhecer, sou filho do Luiz da Sinhá, uma figura importante na cidade, mas lembrada por muitos. Sou Gomes de França, nome herdado dos judeus novos, que vieram da espanha e portugal, mas só quando cheguei em brasília-df, é que descobri que a minha família ou os gomes de frança, tem até brasões, pricipalmente os gomes que tem umha história muito importante para portugal e brasil. Santa Quitéria é tudo de bom, tem cultura, história e a cada dia eu descubro que o futuro do brasil está nas terras secas e áridas do ceará e especialmente em Santa Quitéria. Vá a Santa Quitéria, curta suas festas, a alegria de seu povo, olha quem fala tudo isso é um cabra que nasceu em 1958, em plena seca, bem gordo e cheio de vida. Santa Quitéria tem também seus mistérios, suas esquinas cheias de garotas e garotos, suas calçadas cheias de senhoras naquele bate-papo que vemos em poucos locais do brasil, esta cidade bem que poderia um modelo para israel em pleno direito de ir e vir com alegria do povo estampado no rosto. Tudo isso é Santa Quitéria, dos filhos inlustres, com muita vontade de aparecer de verdade no cenário nacional, com tudo que tem de bom. Parabéns ao atual prefeito que deve ter sido amigo de infância, mas não lembro-me, fica aqui o meu telefone para contato - 61-9682-1497. Eu ia me esquecendo, também de dizer que eu sou filho de Pêdra Gomes Lira de França, olha o nome, Pedra é espanhol, Lira é italiano (moeda), e é por este nome Lira que meu irmão há 20 anos morando na itália pode se naturalizar cidadão italiano, viu que Santa Quitéria, além de já famosa, pelas famílias catunda, lobo, cavalcante, parente, também pode orgulhar-se dos liras, gomes, galdinos, ferreiras, franças, sousas, e muitas outras... prabéns Santa Quitéria pelo seu passado glorioso, e seu presente nas minas do rei......,digo, nas minas de urânio, granito branco, e por falar em granito branco, a mina parece uma geleira em pleno agreste cearense, por tudo isto é que devemos visitar Santa Quitéria dos Catundas, ou melhor das minas...o nosso querido prefeito deveria pensar no turismo mineral, olha que coisa inovadora e moderna...obrigado e vão à Santa Quitéria no Ceará.
Por: Antonio Candido Gomes de França

oi e uma cidade muito boa tem de tudo sou de perto mas faz treze anos que moro no canada mas sempre volto.beijos.
Por: maria

Sou de santa quitéria e amo muito minha cidade morro de saudades dai não vejo a hora de volta.Essa cidade é tudo de bom...
Por: Eunice Reis de Sousa

Espero esta ai nas festas de santa quitéria no mês de maio adoro todas as festa dai pricipalmemte do parque de vaquejada.Estarei ai em breve...!
Por: Eunice

É um grande prazer emcontra esta cidade tão linda que eu amo tanto, aqui na minha casa, a traves da internete. Quatas saudades eu sinto, sai dair em 1990, com 16 anos, moro aqui em são paulo, á ezatamente, 19 anos, e nunca mais voltei air, como é maravilhoso ver essa praça, honde eu brinquei tanto de Bicicleta com meus irmãos. Obribado pelo ó presente que voces derãm, não só a mim, mas á todos filho de santa quiteria, que estão lonje dela, um abraço á todos conterranios que tanta falta mim fazem, e á algus parentes que eu acho que ainda tenho por air, um grande beijo no coração de cada um deles.
Por: antonio damião da silva matos pseldonimo (Daniel)

eu amo santa quiteria cidade maravilhosa estou em goias mas nao esqueço esta cidade
Por: creusalidia

Conheço e recomendo é uma cidade super acolhedora e otima para se divertir, não faltam atrações principalmente nas férias....
Por: erica de sousa

nao conheço mas meu irmao foi trabalhar ai disse que é um lugar super bacana,irei na primeira oportunide.
Por: eliane

AMO MINHA TERRA CEARÁ,CINTO MUITAS SAUDADES DA MINHA SANTA QUITERIA
Por: V ALDEMI DE SOUSA A. SANTOS

Eu moro nessa cidade, gosto muito dela, tem muita paz, vivemos livres sem medo, a violencia é pouca, já diz Santa Quitéria, é uma terra Santa Mesmo.
Por: JOÃO CLAUDENES

esta cidade é muito legal,e agora está se tornado mais importante para o desenvolvimento do país,devido a exploraçao da maior mina de uraneo do planeta.
Por: ailton gomes

Eu sou de santa quiteria mais moro em São Paulo á 14 anos cinto muita saudade da minha cidade é muito linda!!!
Por: Rosa

esta cidade tambem pode ser chamada de cidade maravilhosa;afinal é um otimo lugar para se ter lazer.
Por: mauriciana martins

Nasci em Santa Quitéria é uma cidade maravilhosa, apesar que atualmente moro em Brasília, sinto Saudades do meu Ceará.. Saudades da minha mamãe Fatima, que não 'arreda' o pé daí. Ju
Por: Juscéia Paiva

eu sou de anta quiteria eu irei pasar as minhas ferias ai en santa quiteria
Por: gabriel

Adoro Minha Cidade! Saudades...De Tudo Das Festa Da Danceteria Parafuso...Pricipalmente Das Minhas Amigas! etc... Mayarinha
Por: Mayarinha

MOREI EM SANTA QUITERIA 7 ANOS E TENHO MUITA SAUDADE.ESPERO EM BREVE PODER VISITÁ-LA
Por: joselaine tereza

santa quiteria para mim e um lugar maravilhoso.pois sua beleza e encantadora assim como as pessoas maravilhosas q la existem.
Por: Alessandra e gerardo

" Orgulho-me de morar em Santa Quitéria, cidade de pessoas hospitaleiras e de coração expandido! Amo minha cidade!
Por: Gleicyanne

atualmente estou morando em posse goias mais adoro minha cidade breve estarei voltando, tenho amor por santa quiteria
Por: angela

amo esta cidade . onde nasci...........e quero retornar um dia .
Por: francisco-rodrigues

amo esta cidade onde nasci. cresci.e migrei para o rio de janeiro. fiquei e me ocustumei. mais tenho meu pai que amo. em santa quiteria. tambem muitos amigos e parentes.
Por: francisco-rodrigues

Adro santa quiteria , tenho saudades da mh terra onde nasci e da mh familia , moro pertinho mas devido o trabalho quase não vou lá.
Por: sonaira

Minha Cidade natal adoro este lugar, moro fora já alguns anos mas sempre volto, este ano quero ir na epoca da vaqueijada.
Por: LUSMARINA

óla meus amigos como esta cidade mudo eu vendo as fotos da cidade mais nem pareci a q eu conheci a 12 ano
Por: ze ivan s o

Uma cidade maravilhosa, terra religiosa de um povo hospitaleiro, com muitas riquesas para serem conhecidas
Por: Lia Soares

Santa Quitéria cidade maravilhosa....eu amo essa cidade,pense numa cidadizinha arretada,moro em SQ e se deus permitir sempre vou morar.... Beijos ah todo povo de Santa Quitéria!!!!
Por: Dayanne Sousa

Sou de santa quiteria e adoro esta cidade, sempre posso viajo para la, abraço a todos quiterienses.
Por: Antonio Paiva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Quitéria
Fundação:
1856
Altitude:
197m
População:
38.703 habitantes
Área:
4.270,5km²
Densidade Demográfica:
9,06hab/km²
CEP:
62280-000

Envie seu comentário sobre Santa Quitéria

banner