Saboeiro

Saboeiro-CE
banner

Bem-vindo a Saboeiro!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Saboeiro, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Saboeiro. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Saboeiro para programar a sua viagem.

A cidade de Saboeiro, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 291m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.966 habitantes. A área total de Saboeiro é de 1.354,2km², e sua densidade demográfica é de 12,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Saboeiro-CE é 63590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Saboeiro

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao início do Século XVIII, quando aí se estabeleceram os primeiros habitantes, identificados historicamente, constam como sendo Domingos Rodrigues e seu companheiro Ventura Rodrigues de Souza. A esses pioneiros concedeu o então Capitão-Mor Manuel da Fonseca Jaime, três léguas de terras, compreendendo áreas encravadas entre os sítios Santa Cruz e Santo Antônio. Os registros de Sesmarias estão consignados em livro próprio e datam de 4 de Junho de 1718. Três anos mais tarde o Capitão-Mor Salvador Alves da Silva,atendendo ao que lhe havia requerido Lourenço Alves Feitosa, concedeu-lhe uma légua de terras entre os sítios Camaleões e Santa Cruz de Cima (21/08/1721).
Moravam igualmente na região sete irmãos portugueses, originários do Icó, constando desse grupo seis mulheres e um homem, cujos nomes são: 1) Domingos Sancho de Carvalho; 2) Eugênia Gonçalves de Carvalho; 3) Agostinha da Silva Carvalho; 4) Anacleta da Silva Carvalho; 5) Antônia Franca de Carvalho; 6) Susana da Silva Carvalho; 7) Altamira da Silva Carvalho.
Desse setenário familiar, Antônia contraiu núpcias com o português José de Oliveira Bastos, passando   a residir na fazenda Santa Cruz, chamada posteriormente   de Carcará (Caracará). Desse casal bem-sucedido e de prole numerosa, nasceriam os Feitosas Carcarás, tradicionalmente conhecidos na Província.
A esse conjunto de pioneiros juntaram-se moradores vindos de outras regiões e formou-se o Arraial de Santa Cruz do Caracará, legendariamente próspero e a adotar costumes domésticos que outros redutos não possuíam. Como forma de opulência e exibicionismo, as redes atadas nos alpendres residenciais o eram em armadores de ouro e correntes trabalhadas no mesmo metal.
A elevação do arraial à categoria de Vila ocorreu segundo Resolução Imperial de 3 de Fevereiro de 1823, com instalação no Arraial de São Mateus (Jucás). Sua transferência para Saboeiro ocorreu segundo Lei Provincial nº 558, de 27 de Novembro de 1851. Suprimida na forma da Lei nº 1.084, de 19 de Abril de 1913, e anexada ao Distrito de Tauá. Sua restauração e consequente retorno ao ponto de origem provêm de Lei nº 1.181, de 23 de Julho de 1914. Suprimida em segundo turno, consoante Lei nº 2.634, de 6 de Outubro de 1928 e restaurada finalmente, na forma do Decreto nº 1.591, de 23 de Maio de 1935. A elevação do Distrito à categoria de Município ocorreu segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938.
As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como referência de tempo o ano de 1851, em que foram transferidos de São Mateus para Saboeiro o Distrito e a Freguesia. Em data posterior e contida em requerimento de autoria do Dr. Manuel Fernandes Vieira e seu pai Francisco Fernandes Vieira (Visconde de Icó), solicita-se autorização para construir no povoado uma capela da qual constaria como padroeiro o Santíssimo Sacramento (24/12/1856). Em resposta a esse petitório pronunciou-se favoravelmente o Bispo de Pernambuco, a quem caberia o poder decisório (04/01/1857).
Essa nova casa de orações, cuja pedra fundamental consta de 9 de Janeiro de 1857, e a ter como oficiante do solene ato o padre Luiz do Rego Lima, viria em substituição ao templo anterior, considerando a insuficiência de espaço físico e a não satisfação aos reclamos dos fiéis. Os trabalhos preliminares, gerenciados pelo vigário da Freguesia, Padre Diogo José de Sousa Lima, constam igualmente de 1857. Em 1869, com as obras parcialmente concluídas, afastou-se da Freguesia o seu padre-construtor, tendo por substituto o padre Manuel Filipe dos Santos. Com o falecimento deste, ocorrido em 1871, houve como substituto o padre Germano Antenor de Araújo, cuja permanência se estendeu até 1877. Por  não suportar os rigores da grande seca, retirou-se o padre Germano para o Piauí, deixando como substituto o irmão e padre Manuel Lima de Araújo, a quem coube reerguer a Capela-Mor, acidentalmente derruída em 1876. Em 1886, assumiu como substituto do anterior o padre Antônio de Souza Rego, vigário de Arneiroz, permanecendo até o final do ano. Em 1887, assumiu retomando a iniciativa de levar adiante as obras até então interrompidas e mais uma vez danificadas. Ruíra parcialmente a torre.
Em campanha da qual participaram fazendeiros do Município e moradores da Vila, instituiu-se uma comissão especialmente destinada a angariar esmolas. Dessa iniciativa seriam obtidos fundos, certamente aquém do necessário, de sorte que mais uma vez as obras foram paralisadas. A Igreja-Matriz, finalmente e resultante da primitiva capela, tem sua conclusão assinalada no final do Século XVIII. 

Significado do Nome: 

Nome dado a um grupo de árvores e arbustos que produzem frutos contendo uma substância saponácea, a saponina. 

Aniversário da Cidade:

03 de Fevereiro 

Gentílico:

Saboeirense

População: 

15.754 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima: 

Tropical quente semi-árido 

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense.

Limites

Norte – Catarina e Acopiara; Sul – Antonina do Norte e Tarrafas. Leste – Jucás e Tarrafas; Oeste – Aiuaba.                                         

Acesso Rodoviário

CE-284, CE-375, CE-060, BR-116, BR-122.   

Distâncias

363 km 

Outras:  

Juazeiro do Norte 144 Km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Balneário Caldeiões

Igreja matriz 

Praça da Matriz 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SABOEIRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3526-1268

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3526-1352

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://saboeiroexiste.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Leal

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Francisco César Leal (Saboeiro, 20 de março de 1924) é um jornalista, professor, crítico literário e poeta brasileiro.

Graduado pela Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Idealizou e fundou o curso de pós-graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco.

Outros cargos:

Membro do Conselho Diretor da Fundação Joaquim Nabuco
Membro do Conselho Federal de Cultura
Editor da revista Estudos Universitários 

Acadêmico: 

Eleito para a cadeira 23 da Academia Pernambucana de Letras, em 27 de agosto de 2007, na vaga aberta com o falecimento de Evaldo Bezerra Coutinho.

Prêmios:

Prêmio Menendez y Pelayo do Instituto de Cultura Hispânica, 1956;
Prêmio Othon Bezerra de Mello, da Academia Pernambucana de Letras, 1964;
Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras, 1987;
Medalha de Ouro Joaquim Cardozo, de Honra ao Mérito, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 1999;
Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, 2006; 

Livros publicados:

Alturas (1997)
O arranha-céu e outros poemas (1994)
Os cavaleiros de Júpiter (1968)
Constelações (1986)
Dimensões temporais da poesia & outros ensaios
Entre o leão e o tigre
Os heróis (1983)
Invenções da noite menor (1957)
Minha amante em Leipzig
Quatro poemas & quatro estudos (1998)
Quinta estação (1972)
Romance do Pantaju (1962)
Tambor cósmico (1978)
Tempo e vida na Terra (1998)
O trunfo das águas (1968)  

   

 

 

 

 

 

- Francisco Fernandes Vieira, o Barão e Visconde de Icó. Nasceu na Vila de Saboeiro, Província do Ceará, em 20 de maio de 1784 e morreu em 09 de Julho de 1862. Era latifundiário, grande criador de gado e muito influente na região do sertão central do Ceará. Era sogro do Barão de Aquiraz Gonçalo Batista Vieira, que foi um influente político,tendo feito parte do Governo Provisório empossado em 23 de Janeiro de 1823. Era Oficial da Imperial Ordem do Cruzeiro. Foi agraciado com o título de Barão de Icó através do Decreto de 14.03.1826, título de origem toponímica utilizando-se do termo Icó, hoje município do Estado do Ceará.  

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

 

Comentários de Saboeiro

bom tenho tias e avó que moram ai.já fiquei 3 meses ai.o que mais gostei foi os calderões.achei além de lindo,é maravilhoso.
Por: janaina ferreira dos santos

novas fotos de outras areas e pessoas mais conhecidas ñ precisamente mais jovem, um pouco mais conceituadas.
Por: aurisnete

Moro em são paulo mas o meu coração esta em saboeir. E uma cidade maravilhosa de um pouvo hospitaleiro alegri e cimpaticos porém os politicos precizão parar de brigas e se unirem para um bem maior que e seu povo tão acolhedor mas atão sofrido.Muito bem o que os cidadães e os politicos precisa entender é que politico é um empregado publico colocado pelo povo e pode ser destituido do cargo caso não trabalhe com horrades carater e honestidade.
Por: Antonio Simond Alencar da Silva

nasci em sabopiro no sitio tapera e moro em são paulo á 15 anos mas morro de saldades desta pos tudo que á de bom estar aí meu pai raimundo chico e minha mãe dó e meus irmãos antonio alves luseildo aparecida joã rosa etodos os meus amigos
Por: francisco alves almeida

Eita saboeirinho de açuca bom menino !!(que um conselho vem pra ca)
Por: magda diniz de sousa

Claro que conheço saboeiro afinal é minha terra natal. Estou dislumbrada em ver que a minha cidade mudou muito.
Por: Evaneide

nasce em saboeiro crece ate os 17 anos e depois vim embora para angra onde moro ate hoje mas a saudade das festas os bouneario calderoes barrinhas sao jose e riocho0 da seda
Por: carlito

Linda cidade, de povo hospitaleiro e de belezas naturais incríveis como os Caldeirões (formações rochosas) encravados no rio Jaguaribe.
Por: Antonio Rosemir

Saboeiro é uma cidade pequena, de gente simples e acolhedora. Cidade antiga, localizada no Sertão dos Inhamuns, limpa e arborizada. Tem um dos pólos de lazer mais lindos do Ceará, o Balnéario Caldeirões, piscinas naturais com formações rochosas de beleza ímpar; um paraíso quase deserto no meio do sertão; um lugar místico, cheio de lendas e mistérios.
Por: Aécia Leal

eu amo essa cidade nao é a toua q eu deixei de mora numa das maiores cidaes do brasil so pra voltar pra essa terra maravilhosa bjs saboeiro te amo
Por: landya

tenho uma irma q reside nessa localidade,essa foi a unica informaçao q tenho.o nome dela e Rudmara filha de antonieta e Rudmar.antonieta e irma de Tiburcio.Rudmara silva.se vc puder me ajudar a encontra-la,se ela quiser me conhecer eu tenho muita vontade.por favor vc pode me ajudar?
Por: saionara martins

Saboeiro é uma cidade pequena, localizada no Sertão do Inhamuns cearense, povo pacato, hospitareiro e alegre. Apresenta como cartão postal da cidade o "Balneário Caldeirões", constituído por formações rochosas naturais no leito do Rio jaguaribe. É um lugar mágico, indescritível, quem tiver a oportundade de conhecê-lo vai ficar encantado. Muitas histórias e lendas sobre esse fenômeno natural, "Os caldeirões", é contada pelo seu povo.
Por: Clodoaldo

Na verdade, Saboeiro é um dos melhores lugares do Brasil para tirar umas férias, seja dez dias, vinte dias, ou um mês. Mas o bom mesmo seria o ano inteiro.Cidade de gente humilde, de boas amizades e mulheres bonitas e o que não falta é muita cachaça. 2011 me aguarde...estarei aí...
Por: Ludogério Ramos da Silva

Ainda não vi as fotos de Caldeirões e fiquei encantada com o lugar. Registro aqui a minha admiração pelo modo como Aécia defende esse pequeno paraíso no sertão do ceará. abraços Aécia
Por: Roselanea

Nasci em Saboeiro. Recomendo!!!!!!!!. Aproveitem!!!!!!!! Ideivo Pascoal. Com muitas saudades.
Por: Francisco Ideivo Pascoal

Meu pai é natural de Saboeiro, ainda criança foi estudar fora. Lembro de Saboeiro dos tempos de criança. As ruas de calçamento, a igreja em frente a "casa das tias". A arquitetura das casas do tempo colonial, altas e de paredes grossas, com suas biqueiras em form de jacaré ou de leão. Visite Saboeiro e conheça os Caldeirões.
Por: ENEAS BRAGA JÚNIOR

Oi bom dia,essa é uma cidade depessoas maravilhosas,que cresceumuito.
Por: Ezio cavalcante

eu moro em Saboeiro tá com uns 16 anos, é realmente uma cidade maravilhosa de pessoas humildes, alegres,acolhedora e simpatica é uma cidade maravavilhosa.
Por: Jackson Nocrato

Pequenissima cidade com povo hospitaleiro e de boa acolhida, previlegiada por ter um dos melhores pontos turisto do ceara,Brasil e porque não do mundo, venham se deliciarem dessa maravilha que Deus nos presentiou, Os saboeirenses os esperam de braços abertos.
Por: Jarbas olinda

sou carioca estive na barrinha com amigos que tem parentes la vim passear com eles e gostei muito de saboeiro lugar muito bom com pessoas muito acolhedoras gostei muito sempre que eu puder vou passear em saboeiro lugar de gente feliz vlw abraços a todos ai
Por: jorge luis

Saboeiro, cidade antiga, com suas tradições, terra de pessoas trabalhadoras, mulheres honestas, povo simples, acolhedor, humilde e forte, mas carente de homens públicos, mais dignos e capazes de honrar a soberania do seu povo mais humilde.
Por: Valdizar Batista/RJ.

meu saboeiro que saudades de ti . lugar de gente feliz e hospitaleira ñ esqueço de ti´,um só momento um abraço à todos daí.falou minha terrinha .
Por: euma

eu adorei o saboeiro quando fui eu adorooo!!!!!!!!!!
Por: laura

Que saudade da minha terra querida, dos banhos nas barragens e dessa gente solidária e calorosa.Sou grato aos meus professores que me ensinaram o básico da minha educação.Como Lenilda, Margarete,Palmeiras,Socorro Braga,Vilma,Vilza,Suerda,Perpétua,muitos outros que não cito aqui, mas que fizeram parte da minha aprendizagem como aluno e como ser humano, para estar cursando a minha faculdade hoje e agradecer aos políticos que olharam por nossa cidade para dar a importância que ela tem hoje para nós.
Por: cildo andrade

gostei de ver minha velha querida saboeiro as fotos da cidade estao maravilhosa parabens a todos da vila sao jose antonio martins de curitiba parana
Por: antonio martins

GOSTO DE SABOEIRO PELA TRANQUILIDADE, E HOSPITALIDADE QUE OFERECE ESTA CIDADE ONDE NASCI
Por: FELINTO SAMPAIO NETO

Nasci em Saboeiro, infelizmente não passei a minha adolescência por ai, mas tenho saudades da minha infância. Em breve matarei saudades da minha terra natal e desse povo hospitaleiro (Saboeirence), me aguarde. Abraço a todos!!!!!!!!!!!
Por: Francisco Ideivo Pascoal

saboeiro ´r demais é uma das mais belas paisagens do ceara e do brasil ;quem nao viu pode vim q todos estao de braços abertos .uma calma cidade e muito mais
Por: westely matheus

HA MUITOS ANOS LONGE DESTA CIDADE MAIS NUNCA CONSEGUI ESQUECE-LA ADORO SABOEIRO
Por: joão

saboeiro minha terra que eu nunca vou esquecer moro em ilhéus bahia mas não te esqueço
Por: marlene duarte

o saboriro é uma pequena cidade que luta para a desengualdade e para que saboeiro tenha uma boa aparencia e que todos sejam reconhecido por todo o brasil bjos luly!!!!
Por: luzineide lima

ele é conhecido como a cidade do galo ,ele é perto de jucas procimo ao Iguatu , ele é uma cidade pequena com poucos recusos de vida mas todos lutam para que ele se transforma mas ele é um lugar lindo!!! bjos luly!!!
Por: luzineide lima

essa e a cidade k precisso conhecer ela tem tudo isso de verdade
Por: neide olinda

adorei este lugar é um verdadeiro paraiso um oásis no meio do sertão,gostei tanto que desejo retornar para apreciar mais uma vez estas paisagens.
Por: marcelino ferreira

Sou de saboeiro e moro em sao paulo estou com muita saudade desta cidade maravilhosa
Por: jackson

sou uma filha de saboeiro fui muito feliz durante o tempo que vivi air ha 20 ano que vim morar em saõ paulo sinto muita saldades mando um grande beijaõ a tos voces tchal
Por: antonia aparecida teixeira

Saboeiro e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom...
Por: Geraldo

e uma cidade muito bonita e o povo muito hospitaleiro quer conferir venha conhecer.
Por: adriany

saboeiro cidade linda de pessoas acolhedora moro atualmente em bh minas gerais ,mais tenho muuuita saudades da minha terra natal ja faz 15 anos que nao vou a saboeiro tenho familiares que mora em saboeiro .espero voltar um dia para matar a saudade de todos e de minha cidade que tanto amo abracos
Por: darcila

muito lindo essas fotos de saboeiro voces estam de parabens
Por: nete almeida

nasci e me criei nessa cidade linda maravilhosa saudades do povo de saboeiro e tds meus familhares e amigos.
Por: afonso evanglista silva

gostei das fotos da cidade parece ser bem acolhedoura gostaria de conhecer espero ir um passeio ai para conecer todas as belezas dai ok um abraço no povo cearence
Por: valdeide gonçalves

saboeiro e uma cidade muito linda e os caldeiroes e o luga lindo
Por: helio

Belíssimas fotos que só Saboeiro mesmo pode mostrar para o Brasil e para o mundo. Curtam a valer.
Por: Jarbas olinda

eu amo saboeiro! Especialmente o sitio Gales onde nasci
Por: gdiana

eu moro em ilha solteira no noroeste de sao paulo e naci em pitombeira saboeiro gosto muito de minha terrinha tenho muita vontade de ir um passeio ai em saboeiro mais e muito longe ja esta com 31 ano q vin dai mais tenho vontade de v como esta a nossa velha e boa saboeiro q deus abençoi a nossa cidade e todos
Por: valdeide gonçalves

eu moro em ilha solteira no noroeste de sao paulo e naci em pitombeira saboeiro gosto muito de minha terrinha tenho muita vontade de ir um passeio ai em saboeiro mais e muito longe ja esta com 31 ano q vin dai mais tenho vontade de v como esta a nossa velha e boa saboeiro q deus abençoi a nossa cidade e todos
Por: valdeide gonçalves

adoro saboeiro moro em irapua interio de sp a seis anos mais sou uma cearense arretada bjs pra comunidade do sitio santa clara
Por: carme

e um lugar muito lindo,adoro essa terra pois amor muito minha terra natal nasci e mim quei saboeiro vç esta no meu coração TE AMO...bjssss
Por: fernanda braga

eu adoro essa terra pois nasci ai eu amo minha terra bjsss...
Por: ayany braga

sou carioca e nunca conheci um lugar tao bom como saboeiro eu fiz amisades com uns cearences aqui no rio ai eles me chamaram pra eu ir com eles passear em saboeiro na barrinha nunca vou esquecer com certesa voltarei ai na barrinha no ceara me aguardem foi muito bom abraços a todos da barrinha municio de saboeiro mando um abraço pra familia do luis neto da barrinha onde eu fiquei e fui muito bem tratado por eles as pessoas da barrinha sao legais de + e o municipio de saboeiro esta de parabens me aguarde galera que em breve voltarei a passear nesse lugar maravilhoso municipio de saboeiro barrinha eu amo vcs o povo da barrinha me conheceu e todos gostaram ass. jorge luis carioca que ama a barrinha minicipio de saboeiro abraços a prefeitura de saboeiro e todos que luta pra fazer saboeiro um lugar feliz beijoss a todos ai da barrinha municipio de saboeiro
Por: jorge luis

eu amo esta cidade linda morro de saudade da ir sou filha natural de saboeiro moro em são paulo e meu coração em saboeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!assina evilda bom dia a todos que adora esta linda cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: evilda

pow brother nao vejo a hora de voltar a passear na barrinha municipio de saboeiro esses dois lugares marcou d+ a minha vida barrinha e saboeiro pow eu acostumado com cidade grande nunca ia imaginar que uma cidade tao pequena ia me fazer tao bem como essas duas fez pramim o povo da barrinha e de saboeiro o povo de saboeiro e da barrinha estao de parabens por morar nesses lugares tao bom estou com muita saudade de vcs em breve voltarei a passear ai.beijos e abraço a todos de saboeiro e da barrinha a prefeitura de saboeiro esta de parabens ass jorginho carioca que ama o ceara de verdade quem me conhece sabe que gostei de verdade do ceara quero deixa novamente um forte abraço a familia do luis neto da barrinha a familia dos alves que me trataram como se eu fosse da familia beijoss a todos de coraçao xauuuuuuu fuiiiiiiii
Por: jorge luis

OLA SABOEIRO E UMA CIDADE MUITO ABENÇOADA POIS EXISTE MUITOS TALENTOS COM POP SOM BEIJOS
Por: maria ivanir

Nossa!!! saboeiro e tudo de bom sou dai mais moro em angra dos reis RJ a 10 anos a cada dois anos vo visitar meus pais
Por: Flavio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Saboeiro
Fundação:
1935
Altitude:
291m
População:
16.966 habitantes
Área:
1.354,2km²
Densidade Demográfica:
12,53hab/km²
CEP:
63590-000

Envie seu comentário sobre Saboeiro