Quixeramobim

Quixeramobim-CE
banner

Bem-vindo a Quixeramobim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Quixeramobim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Quixeramobim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Quixeramobim.

A cidade de Quixeramobim, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1856. A localidade está em uma altitude de 191m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.574 habitantes. A área total de Quixeramobim é de 3.275,0km², e sua densidade demográfica é de 16,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quixeramobim-CE é 63800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Quixeramobim

Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Capela de Nossa Senhora Senhora da Conceição (1903), Mosteiro da Santa Cruz (1903), Casa de Repouso São José (1903), Igreja Matriz, Açude do Cedro.
História: Suas origens remontam  ao Século XVII, quando em 1968, Sesmarias marginais do rio Sitiá foram concedidas a fazendeiros originários do Rio Grande  do Norte, Paraíba e Pernambuco. Índios, entretanto, representados pelos Tapuias Canindés e Jenipapos, exerceram pressão contrária, forçando a deserção desses investidores, o que resultaria no realdeamento dos relutantes nativos para a Missão de Nossa Senhora da Palma (Baturité).
Com o abandono dessas terras, novas Sesmarias foram concedidas no mesmo local, desta vez os fazendeiros Manuel Gomes de Oliveira e seu companheiro André Moreira Barros (1705).
Em operação de compra e venda, realizada a 18 de dezembro de 1728, o Coronel Carlos Azevedo adquiriu terras no lugar denominado Quixadá. Em Segunda operação, realizada pelos herdeiros de Carlos Azevedo, essas mesmas terras foram vendidas a José Barros Ferreira (1747). E este, utilizando-se dos recursos materiais e humanos de que dispunha, situou fazenda e edificou capela, dedicando esta, ao orago de Jesus, Maria e José, gerando-se desse primitivo estágio a povoação.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.347, de 27 de outubro de 1870, sendo instalada no ano seguinte. A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 2.166, de 17 de agosto de 1889.
Igreja: As primeiras manifestações eclesiais provêm dos trabalhos e doação patrimonial, constante esta, de meia légua de terras em quadro, além de 100 palmos onde deveria ser edificada a respectiva capela, tendo como doador José de Barros Ferreira. Construída a capela, dedicada ao padroado antes referido, tem-se como referencial de conclusão o ano de 1774. A Freguesia, instalada na primitiva capela e posteriormente ampliada, tem como instrumento de criação a Lei nº 1.305, de 5 de novembro de 1869, constando como seu primeiro vigário o padre Cláudio Pereira de Faria. Sua nomeação data de 4 de fevereiro de 1870, tendo como registro de posse 13 de fevereiro do mesmo ano, permanecendo até 10 de janeiro de 1873. Desse esboço eclesiástico nasceriam a Igreja-Matriz, colégio regido por freiras e a famosa Casa de Repouso da Serra do Estêvam, cuja finura de trato dispensa comentários. 

Significado do Nome:

A origem da palavra Quixeramobim tem várias versões gramaticais e dentre elas a Carne Gorda por ser a única tradicional, significando como corruptela de quixá, gorda e mobim, carne. Por sua vez, Pompeu Sobrinho, historiador cearense, menciona que primitivamente a palavra Quixeramobim se aplicava não ao rio, mas a uma serrota da atual cidade. A antiga grafia era kieramobim, sendo Kierá corruptela de prirá ou Kirá (pássaro) e obim, verde. Julga-se ser um nome de dicção indígena. 

Aniversário da Cidade:

14 de Agosto 

Gentílico:

quixeramobinense

População: 

71.912 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade bonita do sertão central, Quixeramobim está cada vez mais se desenvolvendo através da economia, o que atrai uma grande demanda turística para a cidade. Está cheia de maravilhas históricas e turísticas.

Clima:

Tropical quente semi-árido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Fortaleza: CE-359, BR-116, BR-112

Localização

Sertão Cearense

Limites

Norte: Madalena; Sul: Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca; Leste: Quixadá, Banabuiú e Choró; Oeste: Boa Viagem.

Acesso Rodoviário

CE-359, BR-116, BR-112

Distâncias

154 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Paço Municipal

Barragem de Quixeramobim

Pedra do Letreiro(Sítio Arqueológico)  

Acidentes Geográficos

Serra dos Macacos e da Independência, Morro do Urubu, Rios Banabuiú, Choró e Sitiá; Riacho Guaratibas. Açudes Pedra Branca, Cedro e Choró.

Atrativos Naturais 

Serra do Estêvão, Açude do Cedro, Pedra da Galinha Choca, Pedra do Cruzeiro, Pedra Falante, Gruta do Pajé.

Casa de Câmara e Cadeia

Iniciados em 1818, os trabalhos de construção da Câmara Municipal de Quixeramobim foram concluídos em 1856, quando passou a sediar os poderes Executivos e Legislativos municipais Tombada pelo patrimônio Histórico, em 09/02/1972, no andar térreo funcionou a antiga cadeia pública local e, sob um alpendre, no alto da escadaria de dois lances que dá acesso ao pavimento superior, um sino de bronze funcionou até o final dos anos 50, para chamar o povo para ás sessões da Câmara e do tribunal do júri e aos horários de expediente do comercio local.Hoje a Câmara Municipal de Quixeramobim continua em atividades no prédio sendo suas sessões realizadas todas as quartas.

Ponte Metálica

Inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 metros, pesa 488 toneladas e já foi a terceira maior do gênero em todo a América do Sul. Depois de desativada, a velha ponte metálica despertou o interesse quanto à sua importância histórica e turística, sendo restaurada em suas cores originais, dotada de grades laterais e passarela de madeira afixada sobre os trilhos e colocada ao tráfego regular de pedestres. Caracterizando-se como um dos mais interessantes destaques do catálogo de atrações turísticas da cidade.

Marco do Centro Geográfico do Ceará

Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de eqüidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira. Quixeramobim portanto, é conheicida como a cidade Coração do Ceará.

Casa de Antônio Conselheiro

Antiga Casa Comercial e Residencial de Antônio Vicente Mendes Maciel, o ilustre Antônio Conselheiro. Este patrimônio histórico apresenta uma frente com cinco portas, numa construção sólida e ampla, que sofreu apenas algumas modificações na parte interna. Onde também morou o Compositor e arquiteto Fausto Nilo Costa, foi comprada pelo o governo do estado do Ceará e tombada pelo patrimônio histórico estadual no dia 11 de Janeiro de 2006 com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, hoje estar aberta à visitação com uma exposição fotográfica  sobre a guerra e de canudos.

Igreja Matriz de Santo Antonio

Tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antonio Dias Ferreira. Compleição externa da arquitetura do templo, sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, a última das quais realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), sendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, com fachada em frontispício neoclássico. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.

Igreja de Santana

construção desta Igreja data de 1870 e foi edificada pelo Dr. Francisco de Assis Bezerra. O Desembargador Francisco de Assis Bezerra de Menezes, construiu a atual Capela de Santana, em homenagem a sua genitora que se chamava Ana, fazendo vir da Itália a belíssima imagem que ainda é venerada na Igreja matriz de Quixeramobim. A imagem de Nossa Senhora de Santana, segundo consta, é esculpida em um só bloco de madeira, foliado a ouro, constituindo-se uma raridade em termo de arte e história. Aquela riqueza sacra, foi transferida para a Igreja matriz em razão de seu valor e desativamento da Igrejinha de Santana, que atualmente está cedida ao movimento dos Alcoólicos Anônimos (AA), que a conserva.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Teve sua construção iniciada em 1810. Entretanto, antecedendo à Igreja, no local existia um nicho onde os fiéis se reuniam à noite e sob a luz de velas, recitavam o terço e a ladainha. A Igreja do Bonfim, como a de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz, serviu, por algum tempo de campo santo. Ali, entre outras pessoas, foi sepultado em 05 de abril de 1855, Vicente Mendes Maciel, o pai de Antonio Vicente Maciel -o Antonio Conselheiro. Em 1902 começa o período de maior destaque desta Igreja, quando passa a funcionar como matriz, até 15 de agosto de 1916, por ocasião de uma reforma do principal templo da Cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Folia dos Reis

 Maio

- Coroação de Nossa Senhora 

 Junho

- Festa do Padroeiro Santo Antônio 

 Setembro

-Vaquejada

 Outubro

- Festa de São Francisco

 Novembro

-Os Sertões

 Dezembro

- Festival internacional de Trovadores e Repentistas 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3441-1326

Sites: http://www.quixeramobim.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REG. DE IMÓVEIS TÍT. E DOC. E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3441-0026

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Quixeramobim

só posso dizer q e uma cidade muito linda.sempre quando posso vou ai..
Por: marcos cavalcante

quixeramobim existe bom alguns pontos turisticos e a hospitalidade de um povo muito generoso
Por: claudia maciel

È a cidade mais linda do sertão central e está cada vez se desenvolvendo através da economia o que atrai uma grande demanda turistica para a cidade especialmente no carnaval pois temos a Via Aquática sendo um local de diversão para toda a população!
Por: Emanuela Araújo

estou morrendo de saudades da minha terra natal!!!!!!!!
Por: keyd kally felicio de oliveira

e uma cidade maravilhosa estudei ai em1993 foi super maravilhoso
Por: antonio da silva

Conheço sim essa cidade maravilhosa, pois eu moro aqui.
Por: Terezinha

Moro em Quixeramobim. Adoro minha cidade, pois é cheia de maravilhas históricas, lindas, e turísticas. Amo minha cidade, e preservo ela da maneira que eu puder e estiver ao meu alcance. beijussssssssss
Por: Maiza Nara

Quixeramobim tem muitas riqueza ,para apfeciar bela cidade
Por: paulosergio

minha mae e de Quixeramobim eu fui passiar ai adorei esse lugar da hora muito legal bjs
Por: viviane da silva

Sou filho dessa terra maravilhosa, moro em Natal mas sempre que posso visito a terrinha e em breve estarei morando de vez ai.
Por: Eliardo Batista do Nascimento

essa cidade e maravilhosa pois eu vou pra ir todas as ferias e eu ñ deixo de ir a essa cidade tão maravilhosa
Por: flavia

não nasci em quixeramobim, mas conheço desde criança, tenho um encanto muito grande por ela. é uma cidade belissima.
Por: amelia

É COM MUITO ORGULHO QUE EU SOU NATURAL DESSA CIDADE, ESPERO QUE ELA CONTINUE CRESCENDO PARA MELHOR. UM ABRAÇO PARA TODOS.
Por: ILVAN AUVERICIO MILITAO

Quixeramobim está no centro geográfico do Ceará e no centro do meu coração, pois sou apaixonado por esta cidade.
Por: Jusiê Monteiro

Os açudes Quixeramobim, Fogareiro, Pirabibu, via paisagística, entre outros belos pontos turísticos.
Por: Jusiê Monteiro

muito bonita e ospitaleira com um povo muito ospitaleiro e educado !
Por: Gustavo jose souto

Minha cidade ,como cresceu,esta linda ...que saudade da minha terra !!! Lembrança a todo povo da !! ASS,Antonia
Por: Antonia

eu ja visitei esta linda cidade, e gostei muito e tenho planos de visitar mais vezes, pois e uma cidade que oferece boas opçoes de lazer.
Por: carlos gabriel

Sou filho desta terra tão maravilhosa, mas ha dez anos sai da cidade atualmente moro em São Paulo mas não me esqueço da minha cidade natal, que para mim agora esta taõ linda quanto algumas cidades modelo de São Paulo. A saudade e muito grande e não vejo a hora de voutar
Por: CLAUDENILTON PEREIRA AIRES

Morei em quixeramobim em 1983 amo meu cearà e minha cidade preferida è quixeramobim, tenho familiares em quixeramobim com muita saudades deixo um abraço á todos de quixeramobim.
Por: Cida Cosme

quixeramobim é uma cidade linda eu sou de são paulo
Por: kaio medeiros

ja tive o privilegio de conhecer essa belicima cidade e as festas são maravilhosa.
Por: luciene

Quixeramobim é uma cidade maravilhosa, eu amo Quixeramobim.Todos os anos vou aí umas duas ou três vezes e sempre vou na barragem, na via paisagística, na igreja matriz, na casa de Antonio Conselheiro, no açude fogareiro, no açude pirabibu e passo os outros dias na casa da minha sogra e do meu sogro, Núbia e Lídio que residem no assentamento Pedras Altas.Viva a QUIXERAMOBIM!
Por: Jusiê Monteiro

Quixeramobim é uma cidade encantadora.Eu amo mora aqui em quixeramobim
Por: jullie

quixeramogim dos meus sonhos , quixeramobim amado amo muito por isso moro aqui a 34 anos , nunca odiei essa cidade amada mateus
Por: mateus melo rocha

sou portugues conheci a cidade em abril de 2009 e amei as pessoas ,local bastante tranquilo e um hotel modesto mas muito muito bom adorei parabens pela hospitalidade e espero visitar mais vezes
Por: alexandre arsenio

Em Quixeramobim podemos encontrar uma diversidade na Cultura Nordestina. Inumeros pontos turisticos, que oferecem atrativos e conhecimentos regionais. Esse lugar disponibiliza de hoteis e pousadas com um excelente atendimento. Acreditem muitos são os que visitam Quixeramobim, e todos desejam voltar.
Por: Kamila Mara

eu sou natural de quixeramobim, cidade maravilhosa; estou em são paulo a 35 anos, mas ainda retornarei para a minha querida terra natal
Por: Martins

tenho orgulho de ser filho dessa cidade maravilhosa ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Por: marcos antonio

Moro em SP a 35 anos, mais nunca esqueço minha terra natal, que é êsse maravilhoso quixeramobim!!! Estou sempre entrando no site para ver fotos, lêr as nuticias, e acompanhar mesmo de longe, o crescimento dessa cidade... Quando saí daí,(1976) tudo éra muito simples ainda, mais nem por isso deixava de ter seu encanto próprio... Em todo êsse tempo, só retornei uma vez foi quando perdi minha referência maior, (minha mãe) e nunca mais voltei... Mais umdia tenho certeza, voltarei ainda que seja para um breve passeio... Deixo aqui meu caloroso abraço, e que Deus abençõe gransdemente os quixeramobienses povo de alma transparente, e coração caliente... Amo VOCÊS!!!! BEIJOS!
Por: Eliude Nogueira

CONHEÇO É UMA CIDADE MUITO BONITA E QUE MAIS EU ADMIRO É A BACIA LEITEIRA.
Por: JACKSON

sou de quixeramobim e moro em são bernardo do campo a dois anos ....amo essa terra e esse povo....e morro de saudades de meu povo e minha cultura reg~ional...um abraço quixeramobim.
Por: joao gomes

È uma cidade muito linda,cheia de cultura,com paisaigens fantasticas,amei conhece-la e quero voltar novamente..............
Por: ana patricia

estive um pequeno perildo nesta cidade acheei bastante formidável povo hospitaleiro de bom coração amei este lugar e em particular umas amiga chamada aline,Erica,Ester e a pousada libanesa um grande abraço a todos desse lugar
Por: joselito bispo dos santos

Gostaria muito de conhecer, pela foto possui muitas igrejas, ponte metalica e muito mais.
Por: Adonias Francisco de Abreu

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quixeramobim
Fundação:
1856
Altitude:
191m
População:
55.574 habitantes
Área:
3.275,0km²
Densidade Demográfica:
16,97hab/km²
CEP:
63800-000

Envie seu comentário sobre Quixeramobim