Santana do Ipanema

Santana do Ipanema-AL
banner

Bem-vindo a Santana do Ipanema!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Santana do Ipanema, fotos de internautas e informaes atualizadas da cidade Santana do Ipanema. Clicando em mais informaes, voc ter de locadoras de veculos at hotis em Santana do Ipanema para programar a sua viagem.

Informaes de Santana do Ipanema

Roteiros do Brasil

Região do Sertão Alagoano

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história de Santana do Ipanema conta que, no final do século XVIII, a atual cidade não passava de um arraial, habitado por índios e mestiços.  Com a chegada do padre Francisco José Correia de Albuquerque à região (vindo de Pernambuco), os índios foram catequizados e a primeira igreja construída.
Em 1815,  os irmãos Martins e Pedro  Vieira  Rêgo, descendentes de portugueses e vindos da Bahia, foram beneficiados pelo rei com uma sesmaria, instalando-se perto da Ribeira do Panema  (próxima às   serras da Camonga, Caiçara e Gugy), transformando suas terras em grandes fazendas e tornando-se os primeiros colonizadores.
A freguesia data de 24 de fevereiro de 1836, sob invocação de Santana. Em 1875 passou a ser vila, desmembrada do território de Traipu. A lei 893, de 1921, elevou Santana à categoria de cidade.
O município tem na fé à Nossa Senhora Santana seus maiores atrativos, onde destacam-se como pontos para visitação os Altos da Fé e do Cruzeiro. A Serra da Microondas e a Ponte da Barragem completam o cenário turístico da cidade.  

Significado do Nome:

Foi primitivamente chamado Santana da Ribeira do Ipanema, por estar situado à margem do rio Panema ou Ipanema. Ipanema é palavra indígena: ypanema - água ruim, imprestável. Passou a se chamar, depois, Santana do Ipanema.

Aniversário da Cidade:

24 de Abril 

Gentílico:

santanense

População:

44. 949 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um povo acolhedor, as festas folclóricas e o Rio Ipanema banhando a cidade deixa Santana do Ipanema muito atraente.

Clima:

Quente 

Temperatura Média:

39° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microrregião de Batalha 

Limites:

Poço das Tricheiras, Canapi, Inhapi, São José da Tapera, Carneiros, Olivença e Dois Riachos. 

Acesso Rodoviário:

BR-316 e AL-130 

Distâncias:

Da Capital:

168 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Seu principal curso d´água é o rio Ipanema, que faz divisa com Poço das Trincheiras, Olivença e Batalha. Tem sua nascente em Pernambuco e sua foz na Barra do Ipanema formada pelo rio São Francisco na altura de Traipu. Seguem-se em importância o rio Camuxinga e os riachos Grande e do Bode.
Destaque ainda para as lagoas Grande e João Gomes e para o açude do Bode. Como acidentes orográficos encontram-se as serras do Poço (700 metros de altura), Lagoa, o da Camonga. 

Praça

Localizada na frente do Colegio CENECISTA Santana, a praça Dr. Adelson Isaac de Miranda foi inaugurada no dia 31 de Julho de 2008. O ambiente conta com amplo espaço de lazer, lanchonetes que servem desde churrasquinhos, tapiocas, pizzas, sorvetes, sanduiches, dentre outros para melhor servir os clientes. Encontra-se na praça também a charmosa Igrejinha Nossa Senhora da Assunção. Periodicamente são realizadas atividades no local como serestas, apresentação de capoeira, grupos de danças.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril

24 - Emancipação Política do Município

 Junho

- Festejos Juninos

 Julho

25 - Comemoração do dia da padroeira Nossa Senhora Santana

- Festa da Juventude ( realizada no primeiro Domingo anterior à festa da padroeira )

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA

E-mail:

Telefones: (82) 3621-1367 / 1824 / 3280

Sites: http://www.santanadoipanema.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E PESS. JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (82) 3621-1233

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.maisalagoas.uol.com.br

www.cnm.org.br

www.maltanet.com.br

www.guianet.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentrios de Santana do Ipanema

Sou nascido em Santana, e moro em macei.Guardo boas lembranas da minha infncia em Santana.Principalmente do Rio Ipanema, onde aos domingos ia com meu pai lavar nosso Jeep Williams/ano 56.me orgulho de ser santanense.
Por: Lizamar Alves de Almeida

hoje estive triste e alegre vendo imagem da minha cidade matei saudades vivo no R.grande do sul.
Por: janio barbosa silva

Essa cidade ela muito maravilhosa! eu particulamente visito todos os anos logico que vale muito a pena! pode conferir.............
Por: emersson allysson

adorei as fotos eu morei a minha infancia nesta cidade maravilhosa tenho muitas saudades mais construi a minha vida en outro estado em sp. mais estou trabalhando para voltar air novamente beijos para todos os santanenses..........
Por: ana sabino de lima

gosto da festa da juventude e essa praa q fizeran no monumento ficou linda.bjssssssssss
Por: Ana Marcia Pereira Gomes

sou sataneci e alagoano adoro miasidadi satana do ipenema
Por: rodolfo barros dos santos

santana do ipanema e um lugar maravilhoso , e um otimo lugar pra se morar , com um povo hospitaleiro
Por: libni murillo

No sou santanense, sou de macei mais passei a minha juventude em santana onde deixei muitos amigos como Remir Basto, Midinho, Jos Barberinho, Jos Chagas, Abilho Chagas Miguel Chagas, Erasmo, Pedrinho de t e muitos outros os saudosos Pep, Juca alfaiate, Valte de marinheiro, que saudades das nossas serestas, tenho orgulho de ter mim casado com uma santanense filha do saudoso Otavio machante. hoje moro em aracaju onde tenho uma linda familia.
Por: Maurinio Arlindo Esteves

Nasci em santana nessa cidade boa, atualmente moro em macei, lembro-me dos meus tempos de infacia, quando ia tomar banho no rio ipanema
Por: ladimar

Sou um Santanense e adoro esta terra hospitaleira, por isso posso comentar sobre esta maravilhosa Cidade que fia 210 km da Capital - Macei. Festas Principais : Carnaval - So Joo - Festa da Padroeira e Festa da Juventude em julho - Esposio Agropecuria e Caprino. Temos varios pontos turisticos e uma . populao mas ou menos 48.000 mil habitantes e rica flocore nordestino, como Reizado, Pastoril, Coco de Roda, Bumba meu boi e outros
Por: Antonio Euclides

sou de santana do ipanema sou feliz por ter nascido em santana se nao fosse a falta de empregos que tem em santana ja mais teria saido da minha terra pois a jente so sabe dar valou a uma terra tao boa depois que esta longe dela.
Por: jonathan tavares neto

Oiiiiiiii, sou de Santana, mas faz 4 anos que fui embora, esta ciadede est cada vez mais bonita, principalmente agora neste periodo de festa da nossa Padroeira, a cidade fica mais bomita, alegre e florida com muitod jovens.Deus abene a tds e que festaseja com muita paz, tanto as missas que so lindas, como a festa de rua.bjsssssss.
Por: marai do socorro soares damasceno

SANTANA DO IPANEMA AL UMA CIDADE MUITO ACOLHEDORA E TEM O RIO IPANEMA QUE LINDO,E QUANDO AS CHUVAS SO MUITA O RIO TRANSBORDA POR SOBRE APONTE E AS PESSOAS ATRAVESSAM A PONTE QUASE SENDO ARRASTADAS NOSSA MUITO INTERESANTE TEM A PRAA DA BANDEIRA A PRAA DE ALIMENTAO NOSSA TUDO DE BOM A FESTA DA JUVENTUDE DESFILES EM SETE DE SETEMBRO CORRIDA DE BICICLETAS A PRAA DO JEGUE RESUMINDO EU BADOREI SANTANA E TODAS SUAS RIQUESAS E TODA POPULAO BEM HUMILDE,VALEU SANTANA BEIJOS!!!!!
Por: maria luciana da silva

E um cidade onde eu morava quando garoto e coisa mas legal que eu fazia era tomar banho no rio Ipanema essa uma recordaao mais bacana
Por: luiz mario oliveira

Oi!! falar de Santana, um praser imenso, pois amo essa cidade, apesar de no morar ai. Moro em Santa Catarina. A minha familia mora ai. Sempre q posso os visitos uma satisfao enorme. Um beijo para tdos Santanenses.
Por: Luzia

Quem visitou sabe! um lugar maravilhoso, onde a populao acolhedora e pacfica. Existe um ditado que diz que quem toma gua do Rio Ipanema nunca mais deixa de voltar a Santana. Eu me orgulho muito de ser santanense de corao e alma. Meu lugar tem encantos que s aqueles que so naturais daqui ou que passaram por aqui sabem. Falar de Santana do Ipanema nos faz encher os olhos de lgrimas e acreditar que ela continua da forma como os que aqui viveram, muito linda! Fao aqui um apelo aos que esto distantes dela: programen-se para visitar-nos, estamos com muitas saudades. Um abrao a todos os SANTANENSES DE CORAO que moram nos mais longnquos recantos deste pas, e por que no dizer do mundo.
Por: ROSSONE

Dizer que hoje, conheo Santana do Ipanema, no posso. Pois a ltimavez que estive em Santana do Ipanema, foi em 1961, quando trabalhava na Fox Film do Brasil, e leveiaipra Satana, o filme, o Suplicio de Uma Saudade,quefoi exibido ai noCine Brasilia, se no me engano, e quebem na frente do cinema, tinha um local coberto onde dizia-se queeli, era a Rdio Candieiro. Aliais, a propria Rdio na poca, era movida por motor, pois na poca a cidade, no tinha energia eletrica ainda. Eu me hospedei noHotelLopes, de Dona Maria Lopes. Uma senhora muito atenciosa, e eprestativa. Na epoca, eusome hospedava no Hotel Lopes, Ohotel tinha em seu muro, azulezos azuis e branco, pregado nas paredes. Passei uma semana em Santana do|panema. Uma das coisas que eu gostava muito, era as Pinhas.Pinhas maravilhosas.Grandes e doces. No dia que tinha queviajar, sai do hotel umas 4 da manha, e tudo no escuro. Dona MariaLopes, mandou um encarregadodohotel comigo, ate o Onibus. Hoje tenho muitas recordaes e tenho saudades dessa terinha das Alagoas. Que todosai, estejam em paz, o que desejo. A todos. Aquiem Recife, guado minhas recordaes. Teham todos uma boa tarde. Paulo Martins
Por: Paulo Martins Primo

Tenho saudade da cidade de Santana do Ipanema faz uns 17 anos que no vou a minha cidade natal. Como disse o Rossone "quem bebe das guas do rio ipanema nunca mais esquece". Um beijo a todos os santanense principalmente aos que estudaram no colegio estadual.
Por: Joseana

sou filha de santana sou alagoana e tenho muito orgulho de ser alagoana e santanene quem conhece alagoas nunca mais se esquecer.e voe javeio em alagoas em santana?
Por: vandilma de souza carvalho

Sou santanense,vivo no Rio de Janeiro ha 37 anos mais sempre que possivel visito esta cidade maravilhosa,para matar um pouco a saudade desta terra e gente hospitaleira.Um abrao amigos e ate breve...
Por: renaldo

Cidade maravilhosa, hospitaleira, as festa so sem comentrios, no h igual no serto alagoano, h 7 anos vim para So Paulo ms sempre vou em Santana para matar saudades de tudo.
Por: Juarez Pereira Jnior

Demaais Santana shou pessoas maravilhosas e acolhedoras oswaldo _ Rio de janeiro
Por: oswaldo jose elias moraes

ola meu nome e beto sou de recife estou passando as ferias aki em santana estou gostando muito dessa cidade das festas e o ki a de bom nela pessoas maravilhosas uma cidade nota 1000 espero voltar sempre um abrao para todos.
Por: adalberto lima melo

ol tudo bem?o que posso falar que santana uma cidade maravilhosa que mim deixou muitas saudades:sou pocence mais hoje estou morando em Aparecida-SP um grande abrao aos santanences
Por: jocassia rodrigues

AI ESSA CIDADE TEM TUDO DE BOM PRINCIPALMENTE A FESTA DA PADROEIRA E A FESTA DA JUVENTUDE EU AMO ESSA CIDADE QUEM BEBE DA AGUA DO RIO IPANEMA NUNCA DEIXA DE IR NESSA CIDADE MARAVILHOSA AS PESSOAS DAI SAO MUITO LEGAIS QUE PENA EU MORA MAIS AI NESSA LINDA CIDADE MAIS VOLTAREI SE DEUS QUISER FINAL DE ANO VOU VOLTAR PARA MORAR AI ESTOU MORRENDO DE SAUDADE DESSA CIDADE E DESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS BEIJUUUUUSSSSSSS PARA TODOS SANTANENSES MICIELLY SP
Por: VALMICIELE GOMES

muita saudade dos meus pais e de todos, em especial ao sr.alberto da farmacia vera cruz.moro no rio mas quando posso vou comer um bode assado..abrao a todos.
Por: luis carlos

SINTO MUITA SAUDADE DE SANTANA E DE TODOS OS MEUS AMIGOS E FAMILIARES QUE MORAM LA, JA FAZ MAIS DE 5 ANOS Q NAO VOLTO EM SANTANA, U ABRAO ATODOS OS SANTANENSES!!!
Por: FLAVIO ARAUJO VANDERLEI

ola sou de santana .mais moro em santa barbara deste sp.um abrao a todos os santanense.meus primos e amigos.fik com Deus.
Por: gringo

sou natural de santana do ipanema .nasci no bairro bebedouro.estudei no grupo escolar padre francisco correia e no ginasio com16 anos vim morrar em paulo afonso ba onde continu mas sempre aue posso vou a santana reveralguns familiar que ainda destao por la. so tenho boas recordacoes.
Por: joao batista alves

Santana uma cidade maravilhosa,sou de maravilha mas meu corao santanense.
Por: Marcio Lemos

Parabens santana do ipanema pelo seu aniversario!!!!!de um itaibense de coraao e santanense de paixao.
Por: lau

adorei estes lugares qwen saber sir eu nao posso visitar..
Por: iracema da silva

No conheo santana, mas pelos videos acho esta cidade o mximo, em breve farei uma visita pra comparti-lhar os histricos desta cidade. at l!!
Por: Nivaldo Avelino santos

Minha querida Cidade.Que sauades... Santana,vc esta linda! Continue cresendo! Amo esse lugar.BAY,BAY.
Por: Maria das Dores MENDES

Eu amo essa cidade! Moro em Duque de Caxias -RJ, mas considero Santana do Ipanema a Cidade Maravilhosa. Tudo bom estou com saudades!!!!
Por: Cristiana dos Prazeres g. Pereira

ja morei em santana santana e uma cidade bem atrativa para o turismo tambem e uma cidade historica e tem a melhor festa jovem do brasil a festa da juventude e linda junte uma galera e vamos juntos pra a maior festa jovem do brasil
Por: daniel julio cesario dos santos

conheo esta cidade, pois morei ai durante 4 anos tenho bastante parentes minhas tias josefa vieira meus adelmo, tia izabel. um abraos a todos.
Por: rosangela tenorio cavalcante

A dez anos que moro em sao paulo. E sempre que posso entro no cite da cidade, para ver as novidades. Sinto falta da festa da juventude, pra mim e a melhor festa da da regio.
Por: maria simone amorim de melo

santana do ipanema a quanta saudade a terra que me viu nascer um dia eu volto e volta para ficar, porque os passaros daqui cantam, mas no como os de l. a quantas saudade!!!!!!!!!!!!!!
Por: janio barbosa silva

santana do ipanema a quanta saudade a terra que me viu nascer um dia eu volto e volta para ficar, porque os passaros daqui cantam, mas no como os de l. a quantas saudade!!!!!!!!!!!!!!
Por: janio barbosa silva

ol santana do ipanema uma cidade linda,onde passei os melhores anos de minha vida,nasci nessa cidade,nunca poderia esquecer,tenho la meus amigos de infncia,e que a saudade grande.te amo santana do ipanema !!
Por: vilma lucia gabriel

Sou filho de santanense e como tal me considero tambm, de maneira que morei a parte de minha infncia e adolescencia. mora j h 23 anos na regio de Jundia-SP, mas no esqueo nunca deste lugar acolhedor, lembro-me muito das amizades cultivadas a dos grandes amigos distantes: Do, Ado, Antonio Ferreira neto, Nainha, Z carlos e muitos outros....
Por: ademilton anjos

sou dai adoro santana e minha cidade querida estou em petrolina ms minha familia esta! uma das coisas mais linda e a procisso de senhora santana e linda quem nunca foi no sabe oque esta perdendo.Visitem vos vo adorar!!!!!!!
Por: vandilma carvalho

Eu AMO essa cidade de corao! sou uma alagoana muito feliz, morei em santana na Rua Prefeito Pedro Gaia onde fiz muitas amizades. estudei no Grupo Escolar Ormindo Barros. Hoje morro em So paulo, mas meu corao com certeza alagoano,e principalmente santanensse. Beijos.... a essa cidade maravilhosa!!! E muita sade e paz para todos que l habitam. Especialmente a minhas irms: Evaneide e Edivania. Beijos.... Marta Simone
Por: marta simone vieira

Adoro minha terra natal! Falar de Santana do Ipanema simplismente tudo. Foi nessa cidade onde nasceram os meus sonhos e objetivos. Hoje moro em So Paulo. Mas meu corao nunca deixou de ser alagoano, ou melhor, Santanense. Adoro as festas da padroeira Senhora Santana e de So Cristovo.Deus abenoe todos os santanenses.Pois uma das melhor coisa que existe morarmos em nossa terra natal. BEIJOS todos que ai deixei. Em especial as minhas queridas irms: Evaneide e Edvania.
Por: Marta Simone Vieira

eu moro em santana e um lugar muito bom eu estou en goias mais logologo eu vou visita aminha familia e meus amigos que eu estou com muita soudades.
Por: eduar raone dos samtos.

uma cidade bonita repleta de pessoas comunicativas tem o rio ipanema que passa dividindo a cidade ao meio embora so muito cheio em tempos de chuva tem um artesanato fantastico barzinhos bem frequentados e ponto turistico com restaurante no alto da f como conhecida a montanha de frente pra cidade e tem um por do sol maravilhoso.
Por: alberto nobre wanderley

Conheo Santana do Ipanema desde criana porque meus pais so de l.Adoro passar as frias na cidade,sem falar da festa da juventude que uma maravilha!!!A Regio rural belssima tanto no vero quanto no inverno e tem o pr do sol mais belo do mundo!!!
Por: Eduardo Alves Maciel

Santana do Ipanema - Al Voc estar sempre em meu corao!!! Beijos a todos que habitam em Santana, principalmente o pessoal da Casa dos Parafusos (Especialmente a Evaneide Vieira, Minha querida Irm).
Por: Marta Simone Vieira

SANTANADO IPANEMA UM CIDADE MUITO LINDA .JAIBEM =SITIO SERROTE DOS BOIS
Por: JAIBEM DOS SANTOS RAMOS

uma maravilhosa cidade principalmente em poca de carnaval,muito animado,sem falar na festa da juventude q acontece todos os anos q atrai milhares de pessoas de todos os lugares uma lindissima festa vale apena conferir sinta-se em casa moro em arapiraca mais sou filha natural de santana do ipanema
Por: ana celma ferreira

eu nasci em santana e tenho muita sudades de l, principalmente do rio ipanema e das festas...
Por: rosivaldo

Sou de Santana, mas faz um ano que no moro mais... Posso dizer que essa cidade muito maravilhosa. Amo minha cidade pois foi nela existe coisas maravilhosas como: Festa da juventude, Carnaval e mais outras festas. E tambm os shows que Flvio Henrique promove. Saudades da escola Laura Chagas onde conclui o ensino mdio. Ento por isso que nunca esqueo minha cidade!!! POR : Joseane
Por: joseane

sou desta cidade maravilhosa, sai de l com 5 anos mas nunca deixei de estar presente . lugar esse cheio de riquezas, pessoas muito bm educadas amigas, deixei por l primos, tios , e amigos. da uma passadinha l e vers que lugar lindo. como esquecer: santana do ipanema alagoas, minha cidade,d uma passadinha l! vc vai amar.
Por: marcia

sou desta cidade maravilhosa, sai de l com 5 anos mas nunca deixei de estar presente . lugar esse cheio de riquezas, pessoas muito bm educadas amigas, deixei por l primos, tios , e amigos. da uma passadinha l e vers que lugar lindo. como esquecer: santana do ipanema alagoas, minha cidade,d uma passadinha l! vc vai amar.
Por: marcia

uma cidade muito bonita ja morei la dez anos tenho muita vontade de ir pra festa da juventude......
Por: Jessica

Eu amo essa cidade, ai eu narci e mim criei...tenho muito orgulho de disser q sou alagoana. no momento moro em so paulo mais sempre que posso eu vool passar minhas ferias ai em sanatana do ipanema com minha familias. eu fao parte dessa cidade.
Por: Meiry alves da silva

oiiiii sou de barra de sao miguel eu tenho familia em santana do ipanema e em olivena muito bom santana porq eu todo ano eu vouu pra ir e eu sinto muitas saudades dai.adoro santana do ipanema.
Por: camila

santana e uma cidade maravilhosa eu morro aqui 15 anos eu adoro essa cidade!
Por: zaqueu gomes perreira

no conheo, esse ano sim, vou conhecer essa festa maravilhosa...
Por: joseane

Nasci na bela e pacata Santana do Ipanena na poca que bebia gua do panema conheci era meu amigo particular Candinho, os veteranos lembran dele, nesta epoca esistia nem gua nem luz s tinha um motor que nos fornecia energia que s dizia barrico barrico. Hoje moro no Alasca, vizinho da Russia, o vero aqui e 40 graus a baixo de zero, ai sinto saudade da gua do panema.
Por: Z feitofa Cavalcanti

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Santana do Ipanema

Envie seu comentrio sobre Santana do Ipanema

banner