Paramoti

Paramoti-CE
banner

Bem-vindo a Paramoti!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Paramoti, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Paramoti.

A cidade de Paramoti, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 90m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.696 habitantes. A área total de Paramoti é de 514,8km², e sua densidade demográfica é de 22,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paramoti-CE é 62736-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paramoti

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Santana e Saldanha, sucessivamente. Suas origens datam do Século andante, quando moradores da região se estabeleceram e passaram a cultivar terras margeantes do rio que deu nome ao Município.
A elevação do povoado à categoria de Vila provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, e a Município segundo Lei nº 3.962, de 10 de dezembro de 1957, tendo sido instalado a 25 de janeiro do ano seguinte.
Em termos de apoio eclesiástico tem-se como precedente a edificação da respectiva capela, cujo orago se dedica à Senhora Santana. Dessa capela gerou-se a Igreja-Matriz, da qual consta como seu primeiro vigário o padre Geraldo Gremers.  

Significado do Nome:

Palavra originária do tupi, que significa rio seco ou rio que se estreita.  

Aniversário da Cidade:

25 de Janeiro 

Gentílico:

paramotiense

População:

11.308 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Quente Semiárido, Tropical Quente Semiárido Brando, Tropical Quente Sub-úmido. 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Canindé 

Limites:

Norte: General Sampaio, Apuiarés

Sul: Canindé Leste: Caridade, Pentecoste Oeste: Canindé 

Acesso Rodoviário:

CE-053, BR-020, BR-222  

Distâncias:

Da Capital:

104 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz 

A construção, iniciada em 1960, sofreu algumas paralisações, por falta de recursos, até ser concluída cinco anos depois. O empenho de frei Diogo Hauptmann e de alguns paramotienses foi determinante para que a obra se concretizasse. Os restos mortais do missionário alemão encontram-se no interior da igreja. 

Em 2007, foram inaugurados o coro e a segunda torre, obras executadas sob o comando do atual pároco de Paramoti, padre Dimas Gonçalves Lima. A igreja, elevada à categoria de paróquia em 1986, está situada entre as praças Osório Feijó e Frei Diogo, centro da cidade; tem como padroeira Senhora Sant'Ana, a avó de Jesus.
 
Praças 

A preservação das praças é uma tradição no município. A principal delas é a Frei Cirilo, localizada no centro de Paramoti. Reúne, todas as noites, pessoas das mais diferentes faixas etárias que mantêm viva a tradição das cidades interioranas. O nome do espaço público homenageia o missionário capuchinho frei Cirilo de Bérgamo, que, de 1914 a 1918, esteve à frente do santuário franciscano de Canindé. 

No centro, também existem as praças cel. Epifânio, Frei Diogo e Osório Feijó. As outras praças do município estão localizadas no bairro Bela Vista e na comunidade de Água Boa.
 
Espaço Luís Catirina 

A área abrigou a primeira capela do município, demolida posteriormente. Localizado na praça Cel. Epifânio, centro da cidade, o espaço foi inaugurado pelo prefeito Marcos Aurélio. Homenageia Luís Bernardo dos Santos, conhecido popularmente como Luís Catirina por causa do sobrenome de sua mãe. A trajetória dele é marcada por diversos acontecimentos, muitos deles surpreendentes. Falecido em 1996, aos 81 anos, Luís Catirina é um dos principais ícones da cultura local. Por isso, dá nome à praça de eventos da cidade.
 
Rio Canindé 

Durante suas cheias, na primeira metade do ano, transforma-se em ponto de encontro para muitas pessoas que procuram por diversão. Além disso, nesse período, pular de cima da ponte deputado Gomes da silva, que integra o bairro Arrudas à região central da cidade, é um desafio apreciado pelos mais corajosos.
 
Açude Porcinato

O nome faz referência ao casal Porcina e Honorato Feijó. O reservatório localiza-se entre o bairro Bela Vista e o centro da cidade. A urbanização das faixas oeste e norte do açude, acontecida em 2008, deu nova vida ao local. Além de ser ideal para a prática de exercícios físicos, a área é bastante propícia para os que admiram o pôr-do-sol. 

Prédio da antiga Prefeitura

Foi a primeira sede do Poder Executivo Municipal. No local, situado na região central da cidade, funciona atualmente o banco Frei Diogo, instituição financeira responsável pelo gerenciamento da Moeda Paz, dinheiro comunitário que é válido, somente, no território paramotiense.
 
Mercado Público Municipal Prefeito Araci Santos

Construído e inaugurado durante a gestão do ex-prefeito Araci Santos, o espaço, localizado na área central da cidade, mantém suas peculiaridades. No local, funcionam diferentes tipos de estabelecimentos comerciais, entre eles: bares, mercadinhos, frigoríficos, restaurantes e mercearias. Outra tradição mantida é a realização da feirinha popular, que acontece todas as sextas-feiras. Nela, são comercializados produtos que variam de frutas e verduras até confecções e calçados.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

26 - Festa da Padroeira -  Nossa Senhora de Santana 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAMOTI

E-mail:

Telefones: (85) 3320-1338 

Sites: http://www.paramoti.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Paramoti

Boa tarde a todos, Meu nome é Raquel Aleves, sou neta do Antonio presidente 9falecido) e da maria pia (falecida), sobrinha do Zé pia, prima da Benedita Vieira,todos moradores de Paramoti, fui moradora deste lindo paraíso durante 10 anos, foi o lugar aonde fui mais feliz na minha vida, Paramoti é ainda um pequeno paraíso escondido de tantas coisa ruins que acontece neste mudão. Peço a vocês, realizadores deste site, praa divulgarem fotos desta linda cidade, tenho muitas saudades do meu cantinho que ficou eternamente guardado em meu coração, hoje moro em São Paulo, mas estou planejando visitar e levar minha filha para compartilhar um pouquinho deste paraíso comigo. Abraços a todos e muito obrigada.
Por: Raquel Alves Mendes

Nasci nesta cidade que é belissima,mas moro no RS,sinto falta do carinho e simplicidade dos moradores de lá.
Por: Antonia Gama

vivi anos de minha infancia nesta cidade e sonho em reve-la principalmente a igreja de santana
Por: izabelcristina

adoooooooooooooooooro paramoti... cidade linda terra de gente boa e da paz!!! vamo lá galera....bjos galera de paramoti.....
Por: dayannie kelly alves gomes

paramoti ainda é uma cidade muito calma para si morar e também para passar férias com a família voce que ainda não conhece venha conhecer
Por: fabio

PARAMOTI É UMA CIDADE LINDA,EU PRETENDO IR CONHECER. CIDADE MARAVILHOSA.
Por: samara cristina

hoje moro em sobral, mas nasci em paramoti, e tenho muitas saudades dos tempos de infancia que vivi por lá. mim lembro de uma menina chamada teuliane que eu era fascinado por ela coisa de criança rs. quero saber se ela ainda mora lá. um dia ainda vou ai so pra decobrir. abraços a todas as pessoas de paramoti terra boa.
Por: davi

paramoti para mim é tudo esse é o interio mais lega e seguro que eu já fui ñ vou todos os feriados eu amo de verdade esse paramoti de todos beijos espero que elle sempre egista.!
Por: dara

PARAMOTI E UM LUGAR MUITO MARAVILHOSO E O CANTO Q EU MAIS GOSTO DE PASSAR AS FERIAS PARAMOTI E OTIMO E DEZZZZZZZZZZZ REGYNNAH DE FORTALEZA-CE
Por: REGYNNAH

EU CONHECO PARAMOTI E UM LUGAR DE BELAS PAISAGENS TUDO EM PARAMOTI E MARAVILHOSO NAO TENHO NADA A FALAR DE PARAMOTI ESSE LUGAR E 1000 MILLLLLLLL
Por: REGYNNAH

paramoti e uma otima sidade eu moro em santa barbara d oeste em sao paulo mas tenho saudade da minha cidade
Por: cesar santoa rocha

morei em uma fazenda no bairro maracaja nas proximidades do rio,pretendo visitalos nesse ano de 2011 pois tenho parentes na cidade moro em balneario camboriu sc.
Por: francisco de assis

paramoti.ce. e uma cidade muita bonita. minha terra natal.
Por: eloi

paramoti é uma cidade tranquila bom para passar as férias de julho rever os familiares repousar e ser feliz as crianças podem brincar nas calçadas nas praças coisa que nao tem esta tranquilidade.
Por: leuda

eu conheço muito paramoti. vivi la até meus vinte e poucos anos.na época era uma cidade pequena , hoje se tornou uma bela cidade.só esta faltando um piscinão comunitário para melhorar a parte do laser .ainda falta muito para crescer em termo de trabalho. paramoti é minha cidade querida ,se deus quizer,vou visitar meus parentes e amigos este ano de 2011.um beijo para todos paramotienses.obrigada...
Por: leuda rocha

RAMONY KELLY... Eu amo paramoti e sempre vou amar de todo meu coração até morrer! Recadinho quem não conhece está cidade venha conhecer eu digo isso com todo orgulho!.
Por: RamonyKelly Pentecoste

oi gente!!a festa tá chegando né? espero ke seja otimá eu tô e lá
Por: larissa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paramoti
Fundação:
1957
Altitude:
90m
População:
11.696 habitantes
Área:
514,8km²
Densidade Demográfica:
22,72hab/km²
CEP:
62736-000

Envie seu comentário sobre Paramoti