Palhano

Palhano-CE
banner

Bem-vindo a Palhano!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Palhano, informações atualizadas sobre a cidade Palhano, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Palhano.

A cidade de Palhano, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 14m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.447 habitantes. A área total de Palhano é de 438,8km², e sua densidade demográfica é de 16,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palhano-CE é 62910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palhano

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Documentos históricos mostram que a cidade de Palhano entra para a história do Ceará na primeira metade do século XVIII, quando em 24 de outubro de 1733 foi feita a doação de uma Sesmaria de três léguas de terra (Datas e Fatos para História do Ceará, página 188) ao Coronel Manuel Gonçalves de Souza e ao Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, à margem do Riacho da Cruz, por serem descobridores do mesmo. A sesmaria denominada Cruz do Palhano, do Sr. Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano, foi o primeiro povoado registrado na história do Ceará, na região onde hoje localiza-se o município de Palhano.
Na segunda metade do século XIX, em 18 de Agosto de 1882 um Ato provincial transforma a sesmaria do Sr. Estêvão em distrito, com a denominação de Cruz do Palhano subordinado ao município de São Bernardo de Russas. Pela lei provincial nº 2155, de 12 de agosto de 1889, transfere-se o distrito para município de União; E pelo decreto nº 58, de 4 de setembro de 1890, o distrito de Cruz do Palhano volta a pertencer ao município de São Bernardo das Éguas Russas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o distrito de Cruz de Palhano, figura no município de São Bernardo das Éguas Russas. E Pelo decreto nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Cruz de Palhano passou a denominar-se Palhano e o município de São Bernardo das Éguas Russas a denominar-se simplesmente Russas. Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1950, o distrito de Palhano, figura no município de Russas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1 de julho de 1955.
O distrito de Palhano foi elevado à categoria de município com a denominação de Palhano, pela lei estadual nº 4076, de 08 -05 -1958, desmembrando-se de Russas.

Significado do Nome:

Há uma grande duvida sobre a origem do nome Palhano que vem do antigo nome “Cruz do Palhano”, pode ser uma homenagem ao riacho (Riacho da Cruz) e ao sobrenome do primeiro morador (Sr. Tenente-Coronel Estêvão de Souza Palhano) ou pelo mito popular do Sr. José Palhano e o Cruzeiro por ele encravado e bento pelo Frei Davi, numa de suas missões no ano 1901. Muitos atribuem o nome do município à palha oriunda da carnaubeira, vegetal de existência abundante na região. Outros que apontam a passagem da família Palhano pela região como a causa da nomenclatura. 

Aniversário da Cidade:

08 de Maio 

Gentílico:

palhanense

População:

8.869 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade simples e pacata, mas que tem seus atrativos como um bom forró, uma noite convidativa e um carnaval bem familiar.

Clima:

Tropical Quente Semi-árido Brando/Tropical Quente Semi-árido

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Jaguaribe 

Limites:

Aracati, Beberibe, Itaiçaba, Jaguaruana e Russas. 

Acesso Rodoviário:

Vias de Acesso: BR -116/CE -371

Distâncias:

Da Capital:

127 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz

Com a maior torre do vale do Jaguaribe e imagem de Nossa Senhora da Conceição na Praça da Matriz.

Atrativos

Rio Palhano, Açude Boi Morto, Monumento da Paz.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval

Maio

08 - Festa do Municipio.

Dezembro

Festav da Padroeira 8 de dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Palhano

sim conheço e meu pai e familiares moram em palhano
Por: socorro

uma cidade com o meu sobrenome...que maravilha...um dia quero ir pra lá...será que tenho parentes por lá
Por: roselene palhano

esta otimo as postagens de palhano espero que vcs continuen principalmente sobre as maravilhas como enchetes gostaria de ver as colhetas de caju
Por: mica da ba

moro aqui em palhano e nunca pensei em sair .adoro essa cidade que foi onde nasci e pretendo ficar a vida toda .quem conhece palhano sempre quer voltar outro dia.
Por: francisco daniel lima

palhano cidade maravilhosa! adoro passar minhas ferias em palhano.
Por: adolfo silva

palhano e uma cidade maravilhosa banhada pelo rio com seu mesmo nome tem varios pontos de lazer como o açude boi do boi morto e o polo de lazer no rio sua igreja no estilo conteporaneo e uma das mais lindas do ceara e uma cidade localiza a 150 km aprox. de fortaleza capital do ceara .terrra de gente acolhedoura e batalhadores .sou palhanense e tenho muitas saudades de minha terra!!!grato
Por: ricardo da ba

sou nascida em palhano mais moro (infelismente) em fortaleza. adoro a cidade, sempre q tenho ferias, e posso estou por lá. tenho 4 filhas (1 adotiva) nascidas em fortaleza, mais quando chega ferias, carnaval, perguntem onde elas 4 querem ir? resposta certa: palhano. o bar do luiz é o point preferido.
Por: Jacyara Regina Reinaldo de Oliveira

adoro palhano me endetifiquei com a cidade, conhese em 2001, mas demorei a voltar mas vou quando posso, visito a familia da minha noiva. pennssseee na cidade showwwwww
Por: jose josimar rodrigues filho

e eu estou indo para o melhor carnalval do ceara que a aí no palhano . ja ate adesivei meu carro com a foto da entrada da cidade no vidro do carro
Por: jose josimar rodrigues filho

Esta cidadizinha é muito sipatica porisso em breve vou revela
Por: João Batista Ferreira da Silva

Uma cidade simples e pacata mas que tem seus atrativos como um bom forró, uma noite convidativa e um carnaval bem familiar. Povo hospitaleiro e muita mulher bonita. Uma cidade religiosa, organizada, pequena na sua área, porém grande na sua boa administração e receptividade.
Por: Eurício Santana

bem q vc falo igor éssa cidade é linda mesmo...adorei ver as fotos dessa cidade
Por: jessica

Palhano é minha cidade...temos o melhor carnaval...traquilo,gostoso...venha conherce e traga sua familia,nosso carnaval é para todas as idades...
Por: Neuma

sou filho da terra! palhano é tudo de bom gosto muito da minha cidade, melhor carnaval é do palhano...
Por: sebastiao monteiro gomes

PALHANO,SIM COMO ESTA CIDADE E MARAVILHOSA ONDE NASCI INFELIZMENTE MEUS PAIS ME LEVARAM PRA BEM LONGE ONDE HOJE ATUALMENTE MORO,PORTO VELHO-RONDONIA.BREVE IREI A MINHA CIDADE NATAL
Por: ANA LUCIA

palhano esta entre as melhores cidade para morar, porgue e calma gesemir recife-pe
Por: gesemir da silva lima

nos nao conhecemos ainda mas temos um sonho de conhecer, pois meu avo paterno nasceu ai. Familia Palhano Mossoro/RN
Por: Palhano

gosto muito de palhano,palhano ea minha terra de origem ,sou filho do carlinho do dimas beijos calera de palho e um beijao,p/ minha mae,maria dalva,simto muitas saudades,bjsssss,tiamo mae...
Por: carlos amandio de oliveira lima

Palhano, cidade M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A. Só conhecendo pra saber.... Adoro minha cidade!
Por: Paula Cristina

conheço gosto muito.todo ano eu curto o carnaval aiii mutio show sou de fortaleza
Por: robson

adora minha cidade onde mora meus pais irmaoes,adoro todo que moram em palhano-ceara
Por: maria helena da silva

amo o palhano, minha terra natal moro em ribeirao pires SP e costumo falar que gosto daqui . mas nao esquerço o palhano .E por isso que vou e volto. estou aqui porque preciso e volto porque á amo palhano e minha familia.
Por: Nubia amaral

eu particularmente adoro essa cidade. amoooo de maissss!
Por: Katiane Barreto de Matos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palhano
Fundação:
1958
Altitude:
14m
População:
7.447 habitantes
Área:
438,8km²
Densidade Demográfica:
16,97hab/km²
CEP:
62910-000

Envie seu comentário sobre Palhano

banner