Meruoca

Meruoca-CE
banner

Bem-vindo a Meruoca!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Meruoca, informações atualizadas sobre a cidade Meruoca, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Meruoca.

A cidade de Meruoca, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 657m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.943 habitantes. A área total de Meruoca é de 155,4km², e sua densidade demográfica é de 70,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Meruoca-CE é 62130-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Meruoca

  

Roteiros do Brasil

Região Vale do Acaraú

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam aos primeiros anos do Século, quando habitantes provindos de outras regiões aí se estabeleceram e se organizaram em termos de povoação.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila com o nome atual, deu-se conforme Lei Provincial nº 1.799, de 10 de janeiro de 1879. Sua elevação  à categoria de Município ocorreu conforme Lei nº 2.090, de 13 de novembro de 1885. Suprimido, segundo Lei nº 1.794, de 9 de outubro de 1920, e restaurado na forma da Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951.
Igreja: Em suas manifestações de apoio eclesial têm-se inicialmente, a doação patrimonial, constante de meia légua de terras em quadro, 100 vacas de cria e uma engenhoca para o fabrico de mel, feita pelo Coronel Sebastião de Sá Barroso e sua mulher Cosma Ribeiro Franca, pernambucanos de origem (1724).

Significado do Nome

O topônimo de origem indígena, quer dizer: "Casa das Moscas" de meru, mosca, e oca, casa, em suas antigas origens aqui podia se ver muita mosca e também muitas ocas de nossos primeiros habitantes.

Aniversário da Cidade:

13 de Novembro  

Gentílico:

meruoquense

População:

13.693 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações irresistíveis. Venha se deslumbrar com a opulência da natureza. As belezas naturais da cidade atraem turistas de todos os lugares.

Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

19º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense  

Limites:

Norte: Massapê; Sul: Sobral; Leste: Massapê; Oeste: Alcântaras  

Acesso Rodoviário:

CE-440, BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

248 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Temos um potencial Turistico, onde temos um grande numero de visitantes todos os finais de semana com seus banhos em cachoeira, açudes e em piscinas, temos hotéis e pousadas e restaurantes ao longe de sua via de acesso.

Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Serra da Meruoca, Riachos Meruoca, Santo Antônio

Atrativos Naturais

Bica da Itacaranha, Pedra da Bandeira, Pedra do Bocão,Sítio Quebra, Açude Quebra, Sítio Monte, Sítio Genipapo, Bica do Sabiá, Sítio Sales, Sítio Caiana.

Turismo Ecológico

Se apresenta como alternativa para quem visita a bela região serrana. Há opções de rapel, inclusive em cachoeiras; caminhadas na Trilha Ecológica Urbana, passeios ao Açude Frecheiras, à Bica dos Pintos e ao Buraco da Velha. Um passeio aos distritos revela as tradições culturais seculares nas casas de farinha, nas fábricas de doces caseiros e na comercialização do artesanato direto com os artesãos.

Santuário da Cruz Escrava Romana

Segundo a lenda, no início do século XIX, uma escrava chamada Romana morreu espancada. Visitantes da época diziam ter recebido milagres. A crendice espalhou-se e até hoje, romarias chegam ao local pedindo ou agradecendo "graças" alcançadas.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dezembro

08 - Festa da Padroeira  N.Sra. da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERUOCA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3649-1136 

Sites: http://www.meruoca.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Gontijo: (11) 2109-1333

Itapemirim: 0800 723 2121

Penha: 0800 646 2122

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO VASCONCELOS:

Av Pedro Sampaio 365 - Centro
Meruoca, CE | CEP: 62130-000
Telefone: (88) 3649-1162

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Meruoca

Lugar onde deus abençou,clima exelente ,paissagem muito bonita um lugar maravilhoso com um pouco mais de propaganda o turismo seria um granda fonte de renda.
Por: João Batista da Silva

Meruoca está muito linda. Só lamento é que quando EU morava aí não tinha tanta oportunidade quanto agora. Adorei vem que MERUOCA melhorou muito. Desejo que todos tenham a mesma oportunidade e capacidade aí.PARABÉNS A MERUOCA !
Por: RAIMUNDA

Meruoca é uma cidade maravilhosa, tanto a cidade como tbm todo o município. Venha conhecer as belezas naturais de Meruoca. Você vai se encantar!!!!!!!!!!!
Por: Edson Costa

realmente aq é bem perto do ceu e é onde os passaros cantam meruoca é show
Por: jonas mendes lucrecio

estive a dois meses em meruoca é uma cidade maravilhosa
Por: ivan

sou natural de Meruoca, moro atualmente em Forquilha-Ceará,Sou agente de saúde.mas sempre que tenho folga gosto de visitar Meruoca terra maravilhosa e aconchegante.os banhos melhor ainda, estando lá não precisa de ar condicionado.Visite você também!
Por: Rosiane Oliveira

POR SER A TERRA ONDE NASCI,TENHO PROFUNDA ADMIRAÇÃO POR TUDO QUE É RELACIONADO A MERUOCA,INCLUSIVE A NATUREZA,POR SER EXUBERANTE E ESPLENDOROSA!! AS CACHOEIRAS QUE NO INVERNO DÃO AQUELE AR DE LIBERDADE E LASER,AS PALMEIRAS QUE LEMBRAM AS SERRAS DE PERNANBUCO ONDE EXISTIAM OS PALMARES,E O CLIMA QUE A NOITE NOS ESTIMULAM A DEGUSTAR UM BOM VINHO! ENFIM NÃO MORO MAIS EM MERUOCA MAS ELA ESTÁ SAEMPRE PRESENTE NO MEU CORAÇÃO DE MEROQUENSE!
Por: CLAUDIO

Meruoca é um lugar excelente para recuperar energias. Um paraíso para quem ama a natureza, a vida simples do interior, ou quer desacelerar da agitada e estessante vida das grandes cidades. É colírio muito eficiente para olhos cansados. Passei minha primeira infancia naquela pequena e agradavel cidade, de população generosa e acolhedora; e, sempre que posso retorno para visitar parentes e deliciar-me com sua beleza, seu clima ameno e reconfortante . Vale a pena conhece-la. Meruoca é um oásis em nosso árido Ceará.
Por: Rosalia gomes dos Santos

um clima fresco, uma diversidade na natureza euma beleza inigualavwluma dadiva de deus para o homem
Por: anete

Conheci Meruoca em Fevereiro de 2010 através de amigos que tem casa lá. Cidade muito tranquila, povo hospotaleiro e um clima muito bom no final de semana que estivemos pegamos 17º graus, parece até que não estamos no Ceará. Ótima para descansar. Eu e minha família gostamos. Pablo Manaus-AM
Por: Pablo Brandão

A Serra da Meruoca é tudo, pra quem busca por tranquilidade.Durante toda minha infância sempre passei férias por lá! E só posso dizer que a Meruoca é tudo de bom!!!
Por: Regina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Meruoca
Fundação:
1951
Altitude:
657m
População:
10.943 habitantes
Área:
155,4km²
Densidade Demográfica:
70,42hab/km²
CEP:
62130-000

Envie seu comentário sobre Meruoca

banner