Mauriti

Mauriti-CE
banner

Bem-vindo a Mauriti!

banner

Comece planejando a sua viagem para Mauriti utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Mauriti e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Mauriti.

A cidade de Mauriti, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 373m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.986 habitantes. A área total de Mauriti é de 1.045,5km², e sua densidade demográfica é de 37,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mauriti-CE é 63210-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mauriti

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam às décadas finais do Século XVII, quando se identificaram tribos nativas e inteiramente cearenses, ocupando vasta região agricultável. Nessa ocupação originariamente cearense ocorreu a invasão de Índios Tupiniquins, naturais do litoral baiano e regiões de Sergipe. Deu-se então vigoroso conflito, resultando como solução parcial para o armísticio de nove meses, tempo durante o qual seria o bastante para que se decifrassem os caracteres existentes na Pedra do Letreiro, localizada no Sítio Coité. Dessas inscrições que certamente envolviam interesses dos invasores, não restariam informações posteriores, sabendo-se apenas quanto ao fim das hostilidades.
Em tempos imediatamente posteriores, nova invasão de tapuias ocorreu, sendo estes índios rapineiros e vinculados aos Guanacés. Como, porém, nessa época já haviam acostados os primeiros colonizadores brancos, deram-se vários conflitos armados, dos quais os invasores lograram a menor quinhão da fortuna, posto que rechaçados e a contar com a morte do seu chefe. Houve como consequência o abandono da região por parte do remanescente. Constam como participantes desse conflito, lutando em favor das hostes colonialistas, Berlamino Cabeção e Antônio Menino.
Com a defecção dos nativos, sesmeiros localizados na Ribeira do Riacho dos Porcos estenderam suas lavouras e adquiriram novos lotes, ocupando glebas de maior rentabilidade agropastoril. Consta desses o Coronel João de Barros Braga, requerente sesmeiro dos sítios Podimirim, Mauriti e Marautizinho.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu em virtude do Decreto nº 51, de 27 de agosto de 1890, tendo sido instalada a 21 de outubro do mesmo ano. Suprimida conforme Lei nº 257, de 20 de setembro de 1895, e restaurada na forma da Lei nº 2,211, de 28 de outubro de 1924. Extinta, finalmente, conforme Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, mantendo a denominação atual.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm caráter místico e constam que por ocasião do cólera, o Capitão Miguel Dantas fizera uma promessa segundo a qual se a epidemia não afetasse os moradores de sua propriedade, doaria o patrimônio e edificaria uma capela em honra de Nossa senhora da Imaculada Conceição. Deu-se o suposto milagre. Em 1872, quando se aprestava para dar cumprimento ao prometido, com o lançamento da pedra fundamental, houve opinião contrária por parte do padre José Maria Ibiapina, oficiante que seria dos respectivos atos inaugurais. Ibiapina achou inadequado o local. Mantidos novos entendimentos, transferiu-se o projeto de construção para o sítio Mombaça, desaparecendo a responsabilidade do promitente doador do patrimônio. Nessa hipótese, houve como doadores substitutos João Martins de Moraes, José Estrela e D. Florinda da Fonseca.
Iniciadas e concluídas as obras, realizaram-se os atos formais da sagração, em solenidade cujo registro data de 8 de dezembro de 1876, tendo como oficiante o padre Mota, vigário itinerante em suas operações de desobriga. Dessa capela nasceriam arespectiva Freguesia, transformada em Paróquia, e a Igreja-Matriz cuja sagração se daria oportunamente. 

Significado do Nome 

Palavra originária do tupi, que denominava uma palmeira humburity, que significa árvore que dá sumo, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Mauritiense

População: 

44.217 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Quente Semi-árido 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Ao NORTE: Barro - CE e Estado da Paraíba; ao SUL: Brejo Santo – CE, Estado da Paraíba e Estado do Pernambuco; ao LESTE: Estado da Paraíba e ao OESTE: Milagres – CE e Brejo Santo - CE. 

Acesso Rodoviário:

CE-284, BR-116 

Distâncias:

Da Capital:

491 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição 

Localizada na praça principal da cidade de Mauriti, ponto de parada obrigatória daqueles que passam por ali, por sua beleza e formato torna-se uma das mais belas igreja do estado do Ceará. O início da construção se deu no ano de 1944 sendo concluída em 1949 pelo Padre Macedo, 1º vigário paroquial.

Capela de Sra. Santana 

O Distrito de Umburanas localizado a 9Km da sede do município, nos oferece a Capela de Senhora Santana, construída em 1896 pelo Major Joaquim Antonio Furtado, guarda até hoje suas características da época. 

Açude Quixabinha 

Localizado a 15Km da sede, açude construído na década de 70 pelo DNOSC para amenizar os problemas da seca, hoje muito usado por banhistas e na criação de peixes. 

Queda dágua do açude Quixabinha

Localizada no açude Quixabinha, além de ter um visual maravilhoso é mais um atrativo do açude. 

Capela Imaculada Conceição 

Localizada no Distrito do Coité, foi inaugurada no dia 08/12/1866, foi celebrada a primeira missa pelo o Padre Ibiapino. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAURITI

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3552-1333 / 1477 / 1450

Sites: http://www.mauriti.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3552-1390

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Mauriti

Sou desta cidade maravilhosa, e atualmente resido no estado do São Paulo.
Por: José Adriano Moura

eu nasci ai mais a muito tempo não vou visitalo qem sabe qualquer dia desce devo ir rever parentes e amigos obrigado.
Por: ANTONIO JOCÉLIO LACERDA DE MOURA

uh!!!! Me mudei apouco tempo de Mauriti.....esta cidade é maravilhosa e se desenvolve a cada dia....tem tudo pra ser mais bela.... eu adoruuu esta cidade... o meu pai é natural dai(sítio Brejo Grande) agora moramos em Osório-RS mas sempre stou entrando no site de Mauriti........ Quem quizer conferir o q comentei é só fazer 1 vizitinha.... 1 grande abraço..
Por: Aline Santos

mauriti e uma grende cidade eu amor esse lugar onde mi criei mais nao estou mais mais quero o melhor pra mauriti empregos hospitais resumido mais contruçao em mauriti
Por: maria roseane da silva costa

Eu entrei por acaso neste Siti a procura de fotos da Cidade de Maurititi, para matar a saudade. À muitos anos atras Eu estudei nesta Cidade e sinto muita saudade dos amigos da minha época Rubismar Marcelo de Demar Lucio e muitos outros amigos que aí deixei. Hoje moro em São Paulo desde de 1975 ja fui varias vezes no Ceará mas nunca mais encontrei as pessoas que convivi na época. Grande Abraço a este povo Maravilhoso desta Cidade. Bosco Santana
Por: Joao Bosco Alves santana

Uma linda cidade de homens e mulheres gostam de receber bem os turistas. abraços aos Muaritienses
Por: Raimundo Brilhante

Amuuuuuuuu essa cidade!!!!! Ela tem muito acrescer e a se desenvolver....... Vale a pena conhecer essa cidade maravilhosa!! Eu recomendo!!!!!!!!!
Por: Aline

moro em são paulo,mas fui criado em mauriti,uma cidade maravilhosa,meu sonho é voltar a morar ai novamente.
Por: antonio barbosa da silva

Eu gostei muito dessa cidade. xauxau..
Por: walter

oiee sou de monte horebe na paraiba pertinho de mauiriti ja morei la , traballhei na pousada mauriti é na bela menina!!gosto muito dessa cidade ,hoje estou morando em joao pessoa mais tenho varios amigos em mauriti !cidade maravilhosa mim concidero metade horebence e metade mauritience!!saudades!!
Por: dayse

é uma bela cidade, de pesoas acolhedoras e amigas!!
Por: samuel lacerda

Mauriti minha terra minha vida; Me orgulho pois aí eu fui gerado; No sufoco mas lá eu fui criado, Em 69 fiz a minha despedida; Foi difícil deixar minhas prendas mais queridas, Há quarenta anos moro fora daí, Deus é bom e um dia eu voltarei, Prá ajudar nosso povo em Mauriti
Por: Francisco Juca da Silva

Desculpe o repente. Amo minha terra e mesmo morando no Rio de Janeiro depois de estudar 3 anos em Juazeiro do Norte (69 a 71), sinto que está cada vez mais próxima a minha volta. São 40 anos de idas e vindas a Mauriti.
Por: Francisco Juca da Silva

ja conheço, adoroooooo. terra boa de povo animado e hospitaleiro.moro em brasilia a 23 anos e a dois anos atras voltei a mauriti em ferias. cidade bonita, limpa,tranquila em fim FELOMENAL. bjos.
Por: mirtes gomes

eu fui em mauriti e foi munto bom gosteie munto e munto bonito meu pai mora ai e acidade ta ficondo cada feis mas bonita.
Por: Francisco T. Oliveira Filho

Mauriti e uma cidade espetacular,adoro viver nesse lugar,uma cidade calma é um bom lugar pra curti. Em fim amo Mauriti-Ce!!! quem nao conhece precisa conhecer.
Por: janayne oliveira

Nasci em Mauriti, onde passei os melhores dias deminha infância. O banho nos Dantas; a pescaria na Lagoa; as traquinices de menino. A escola da Profa Auristela, minha carríssima cunhada. As férias no "Descanso"; os passeios no Coité da Nãe Có (Zé Dionísio). Só saudades.
Por: Itapuan de V. Sobral

Não so conheço Mauriti como já morei la, uma cidade gostosa, cheia de pessoas acolhedora. Maravilhosa quem for até lá não vai se arrepender.
Por: Luci

EU AMO MAURITI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: jordania

O melhor lugar para descansar,apreciar e farrar, é a maravilhosa UMBURANAS, distrito de Mauriti.
Por: nilanny

sou filho natural de mauriti, vivo em são paulo á 21 anos, mas não esqueço a minha terra natal. voltarei omais breve possivel.
Por: francisco claudeci de souza

amo esta cidade,pois sou filho natural dela,e toda minha família reside aqui.
Por: marcelino sousa oliveira

Não conheço esta linda cidade pessoalmente mais meu desejo é conhecelo. E desfrutar de suas maravilhosa paisagem!
Por: Cheile Adegilda

gosto d+ desta Cidade natal , especialment o açude da quixabinha, e da umburanas
Por: José Clevilson Cavalcanti Braga

O que diferencia Mauriti dasdemais cidades é que seus habitantes é um povo hospitaleiro, acolhedor. Viva Mauriti
Por: socorro montoril

sou filho natural desta cidade maravilhosa,estou distante mas pretendo voltar em breve um abraço a todos mauritienses!!!
Por: sebastiao jose de sousa

e uma Cidade maravilhosa.!!!!!!!!!!.em que eu vivo pra sempre
Por: denilson

EU AMO DE PAIXÃO A MINHA TERRA NATAL, ULTIMAMANTE MORO EM FORTALEA +++ O CORAÇÃO É NESTA CIDADE QUE VEM SE TRANSFORMANDO A CADA DIA PELOS SEU GESTORES CONTUDO ISSO EU ACREDITO MUI NESTE POVO HOSPITALEIRO E CRIATIVO RECOMENDO ESTE LUGAR A QUALQUER PESSOA DO MUNDO. DEVEM ME CONHECER SOU FILHA DE UM GRANDE PINTOR, CONHECIDO POR JOÃO PINTOR, ENTÃO É ISSO AMO VCS POVO DE MAURITIIIII.....
Por: Lília Silva De Andrade Sindeaux

ja visitei mauriti algum tempo pelas as imagem parece ser agora uma cidade bem melhor.
Por: maria do socorro mariano

boa noite eu sou um filho de mauriti que vivo longe de minha amada terra mas isto,e a penas um detalhe que tudo pode muda no momento estamos naquela que um dia foi o sohno de todos sao paulo capital
Por: antonio maciel dos santos

Conhece esta bela cidade de um povo hospitaleiro e de rica cultura. ao ir a Mauriti o visitante irá se deparar com muitas manifestações culturais. E lugares históricos.
Por: ANA PAULA MONTEIRO MARTINS

eu amo essa cidade sou paraense mas morei nessa linda cidade e ja mais a esquerci . mas queria ver mas fotos dela suas beleza o acude de quixabinha por exemplo e outros muitos felicidades para todos dai ........
Por: jacsondiego

Mauriti é uma cidade de grande desenvolvimento, que ao longo do tempo vem se modernizando; dispõe de uma beleza memoravel, com pontos turisticos muito bom.
Por: Marcos Moura

amo mauriti pq é minha cidade, e nela tem muita gente boa acolheidora e hospitaleira.
Por: aparecida barbosa

conheci mauriti me apaixonei saudades !das amizades e da cidade que e aconxegante
Por: ANINHA

Mauriti é uma das mais lindas cidades, do sertão cearense. Sempre relembro a tão lindas paisagens...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

conheço esta pedra como conheço a pauma da minha mão, passei mutas vez por ai quando vinha do cajueiro do coite. essa pedra conhecida com pedra da letra é muito bonita. wendell victor
Por: wendell Victor: Projeto curaça NH1

Mauriti e a melhor cidade da regiao do cariri , e bom de mais.
Por: cicero

muitoo muitoo bom gosto de mais de maurite cidade boua de festa
Por: julianna viana

soude sao miguel ai proximo a mauriti gostaria saber noticia sobre sao miguel sou filho de toto lau
Por: francisco

tenho muita de sao miguel e mauriti um grande abraço a todos de mauriti a saudade nao tem braços mas a vez ela aperta
Por: francisco

Nossa, Mauriti é um lugar bem aconchegante, quem a conhece quer voltar sempre, sem falar em Umburanas que é bom de farra...
Por: janete

moro em Brasilia , mais amo minha cidade. Mauriti do meu coração.
Por: flaviano

Ola.pessoal. sou filho desta cidade.tenho muit saudade.faz 28 anos.moro em são paulo.ja estive mais uo menos 5 ferias curtindo a cidade e sitios proximos. um beijo no coração.de todos voces.
Por: Damião francisco de figueiredo

esta cidade e poreta e bom d++++++ por isso que ela e ha melhor do carriri
Por: rafa

sou filho dora andrade e tico gato meus pais pais falam muito a respeito desta cidade tenho muita vontade de conhecer . beijos familia andrade tios primas tia fransquinha e tio neco amo muito voces.
Por: joao paulo andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mauriti
Fundação:
1933
Altitude:
373m
População:
38.986 habitantes
Área:
1.045,5km²
Densidade Demográfica:
37,29hab/km²
CEP:
63210-000

Envie seu comentário sobre Mauriti