Massapê

Massapê-CE
banner

Bem-vindo a Massapê!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Massapê, informações e fotos da maravilhosa Massapê. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Massapê, recomendadas por internautas.

A cidade de Massapê, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1897. A localidade está em uma altitude de 83m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.553 habitantes. A área total de Massapê é de 533,4km², e sua densidade demográfica é de 49,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Massapê-CE é 62140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Massapê

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se primitivamente Serra Verde.  Suas origens datam da construção da Ferrovia Sobral-Camocim, com estação inauguada a 31 de dezembro de 1881. Deve-se o povoamento do reduto a moradores vizinhos, e sobretudo aos paroaras egressos dos seringais nortistas e especialmente das regiões acreanas, onde lá se destacara o cearense de Massapê, crismado na sua terminologia matuta com o nome de Lixandre Liveira Lima. Essa povoação, nascida sob o ciclo dos bem-afortunados, já contava nos anos de 1887/88 com duas escolas primárias, tendo como fundadores o professor João Capistrano de Vasconcelos e a professora Arminda de Araújo, respectivamente.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da lei nº 398, de 25 de setembro de 1897, com o nome de Serra Verde, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1898. A elevação à categoria de Município provém da Lei nº 1.408, de 27 de agosto de 1917  tendo como primeiro Intendente o cidadão João Adeodato Carneiro.
Igreja: Em termos de apoio eclesial, tem-se na pessoa do padre Diogo José de Sousa Lima, o edificador da primitiva capela cujo orago dedicou-se a Santa Úrsula. O patrimônio eclesiástico, contendo as dimensões exigidas nas Sacras-Ordenações, teve como doadora a senhora Úrsula Balbina, mãe do vigário-construtor. A elevação da capela à condição de Igreja-Matriz e, concomitantemente  à Freguesia, deu-se conforme Provisão de 22 de junho de 1911, assinada pelo Bispo de Fortaleza, D. Joaquim José Vieira, sendo seu primeiro vigário o padre Antônio Cândido de Melo. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

massapeense

População: 

35.201 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense

Limites:

Senador Sá, Santana do Acaraú, Sobral, Meruoca, Alcântaras e Moraújo 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

244 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSAPÊ

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3643-1963 (recados)

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Massapê

com certeza conheço massapé !! é muito show !! já morei lá !! agora estou no pará!! mas nunca esquecei da terra boa!!!!!!!!!um abraço
Por: vanderlene

Otima Cidade .Festas e curtição .clima tropical com vista para serra da meruoca venha e conheca RSNET.GAMES .GAMES & LAN HOUSE .Situada na rua Nonato Costa .379.Rodagem .Massapê-ce.
Por: Rafael Marcos

Escolher o local de nascer nao é previlégio nosso, mais o local de viver bem é. Penso e tenho vontade de voltar a morar nesta Terrinha Santa. Abraço a Todos.
Por: Ricardo Rocha

oi pessoal sou filho desta bela cidade e moro em salvador a vinte anos mas diariamente, navego tudo que aí acontece abraço; faustino
Por: Raimundo Faustino Soares

adoro massape se eu pudesse so vivia ai .moro em sao paulo , e sempre planejo de ir mais ate agora nao deu. o que eu gosto mais e do açude do mirin tenho boas recordaçoes e saudades.beijos a todos :
Por: neide

Ola sou dessa linda cidade, nomomento estou no Pará e tenho muita saudade da minha linda cidade, mantenha ela sempre linda um forte abraço.
Por: Raimundo marcelo

SIM EU CONHEÇO E SEI QUE É UMA CIDADE MARAVILHOSA MINHA FAMÍLIA TODA MORA AÍ
Por: PRISCILA

massape uma cidade hospitalera acolheadora.sou natural de massape um municipio que encanta qualque outra pessoa.linda massape.
Por: wellington santos

massape e uma bela cidade,com seus belos banhos eu moro aqui nacsi em uruoca mais nao gosto de la nao eu prefiro massape
Por: silmara

VIVO AQUI E GOSTO MUINTO DESTA CIDADE, POR QUE ELA E ACOLEDORA, PACATA, TRANQUILA ....
Por: JOSE MAURO FRANKLIN GOMES

ola! galera como conheço essa cidade maravilha aew!! sinto muita saudades desse povo desssa terra eh muito boum!! bjão muitas saudades!!!!
Por: joão paulo

Sou filha de Massapê,hj moro em Fortaleza mas nunca esqueço de onde nasci e cresci.
Por: Diane Monteiro

ô terrinha boa. Adoro Massapas rsrs. Venha conhecer e não se arrependerá. Abraços.
Por: Douglas

ja visitei este municipio ela muito bonita ,tenho parentes ai,sou da cidade de manaus em breve estarei passeando nesta linda massape.
Por: marcia daniela

O município de Massapê, no norte do Estado, tem um distrito chamado Tuína (Remédio) onde todos os anos, no mês de dezembro, é comemorada a festa da padroeira - N. Senhora dos Remédios. A bela localidade a márgem do rio Acaraú, se enfeita para receber os visitantes e seua filhos ilústres, proporcionando-lhes uma das mais bonitas festas religiosas do interior do estado. Vale a pena conferir.
Por: Ramon Parente da Cunha

SOU FILHO DA CIDADE,JA VIVO 24 ANOS LONGE,MAIS AMO MINHA CIDADE.VIVO NO INTERIOR RJ, MAIS ADORO QUANDO VOU PASSAR FERIAS,NAO DEIXO DE IR NO PE DA SERRA,ONDE FICO MARAVILHADO.SUAS COMIDAS TIPICAS,COMO A SOPA DA RAIMUNDA MATIA,OCAFE DO NEGRINHO VIOLETA,O CHA DE CAPIM SANTO DO SEU GERONIMO E PARA NAO ESQUECER DO AMIGO MEDICO (MANUEL CAMPO).PARA NAO ESQUECER DA MINHA QUERIDA MAE MARIA SABINO E SAUDOSO PAI RAIMUNDO SABINO. PARA MEU AMIGO DE INFANCIA .AMO MASSAPE,SI DUVIDA VAI VISITA-LA.
Por: RAIMUNDO SABINO FILHO

Ola galeriinha ! Já morei aew em Massapê e, é uma terra maravilhosa AMOO AMOO AMOO abraços a todos por que todos são hospitalheiros ,alegres, amigos ssem falar dos eventos daí Carnaval nem se fala é ÓTIMO ! só o q se ver é beijo na boka , e muita folia difgicil ter uma briga mais se tiver é bem levinha se sabe né! Festa junina aff é D+ amo, ir pra lá nessas festas e etc... etc.. e muitos outros ano novo ,natal AMO TODOS VCS DE MASSAPÊ E SAUDADES DE TODOS QUALQUER DIIA ESTAMOS AI EU E MINHA GALERINHA ! AMO AMO AMO
Por: jeje

ola garela dessa bela cidade sou filho dai hoje estou morando na italia mais eu nuca esquecie dessa cidade maravilhosa logo logo estarei visitando esta bela cidade di novo mais q pena q eu sò posso ficar 1 semana ai nao dar pra mi diverti suficienti mais eu dou graça a deus por pasasar pelo o - 1 semana eu tenho orgulnho di ser massapence eu gosto muito dai sem falar nos carnavais q e o evento mais tradissional dessa terre beijos pra todos dessa cidade hospitaleira.....
Por: nunes

Sim, tanto conheço como já morei, sinto muita saudades. É uma bela cidade, no meu tempo se dormia até na pça São Francisco.hoje ñ sei como está!. Minha familia mora aie: minha mãe, e meu irmão Janderval. Sem mais: Valcélio SP Capital.
Por: Valcélio Lira

Olá, moro no Pará e já tive a oportunidade de conhecer Massapê, tenho muitos amigos lá, gostei muito da cidade. Espero retornar em breve!!!
Por: LIDIANE

hummmmm.... saudades dessa minha terra natal.... das festas que iamos.. muuito bom.qualquer dia deixo fortaleza e me mando.....
Por: dalva

A MELHOR CIDADE PARA SE MORAR. TEM UM POVO ACOLHEDOR E MUITO PACATA
Por: LUIZ PEREIRA DE SOUZA

sou filho de massape, meus pais sao de massape mas moram em sobral. é aposentado da antiga refesa, trabalhou muito tempo na centenaria estação, o nome dele é rafael.
Por: jose willam lopes

Nasci nesta de Massapê,é morei por 18 anos sai com destino a Cidade de Curitiba PR,morei um 01 ano hoje moro em Rodônia,mas tenho muitas lembranças de Massapê toda a minha familia mora lar, lembro muito dos passeio na praça do centro bém dos colegio qual estudei, o monsenhor, é o Vilebaldo Aguiar etc.
Por: Joâo Batista Ferreira Martins

JÁ FUI VARIAS VEZES `A MASSAPÊ E ADORO A CIDADE TENHO PARENTES E PESSOAS ESPECIAS PRA MIM.BJS A TODOS DESSA CIDADE ACONCHEGANTE.
Por: neli

massapê é uma das cidade mais bonita do ceara já morei la, nunca esqueci de lar pois sempre vou passar ferias nessa cidade maravilhosa. e de povo hospitareiro não deixe de vizitar varzéa da cruz a 15 minuto de massapê e conhecer o balneario do totonho e comer o melhor peixe da região e tomar aquele banho no açude do mirin, é muito bom
Por: paulo roberto pará

Massapê é a minha cidade. Pacata ao sopé da serra da Meruoca. Bucólica e alegre nas festividades anuais como São João, que já foi o melhor do Brasil e hoje é a melhor festa públicado ano com a participação de todos, o carnaval que por falta de interesse político não acontecia, porém com um prefeito que gosta de ver sua cidade em desenvolvimento o carnaval está se reestruturando.Como filha da terra ,amo Massapê, sempre a visito pelo menos quatro vezes por ano."quem bebe de sua água jamais deixa de visitá-la." Um abraço a todos os massapeenses
Por: maria evany cavalcante

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Massapê
Fundação:
1897
Altitude:
83m
População:
26.553 habitantes
Área:
533,4km²
Densidade Demográfica:
49,78hab/km²
CEP:
62140-000

Envie seu comentário sobre Massapê

banner