Lavras da Mangabeira

Lavras da Mangabeira-CE
banner

Bem-vindo a Lavras da Mangabeira!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Lavras da Mangabeira e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Lavras da Mangabeira.

Informações de Lavras da Mangabeira

Roteiros do Brasil

Região Vale do Salgado

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam ao Século XVIII, quando na região de São José dos Cariris (Missão Velha) estabeleceu-se a febre do ouro, abrangendo vastas regiões, dentre estas o Rio das Lavras ou local onde através da lavagem das escórias obtinham-se fragmentos auríferos (1712). Diante da propagação das ricas jazidas, Pernambuco assumiu a preeminência das lavras, nomeando como Superintendente das minas o Sargento-Mor Jerônimo Mendes da Paz (1751). Deu-se, então, o conflito de interesses. Em 1752 e acompanhado do Ouvidor Proença de Lemos, o Capitão-Mor do Ceará, Luiz Quaresma Dourado, buscou a região caririense, estabelecendo-se às margens do rio já conhecido por Lavras. Nessa aventura, compreendendo os sítios Fortuna, Barreiros e Morros Dourados, várias prospecções se realizaram, porém em vão, uma vez que a produção não compensava o volume das despesas. Quaresma Dourado retornou à Capital em 1758, levando de volta sua corte e deixando apenas como referência a denominação que já de início patentearia o reduto.
Evolução Política: No curso dos anos seguintes, o lugarejo foi assumindo características populacionais, até chegar ao estágio de povoado. Nessa época, então,  e de acordo com a resolução Régia de 20 de maio de  1816, criou-se o Município com a denominação de Vila de são Vicente das Lavras da Mangabeira, vindo a instalar-se a 8 de janeiro de 1818. O título de cidade provém da lei nº 2.075, de 20 de agosto de 1884.
Igreja: Em termos eclesiais havia como projeção subordinante a freguesia do Icó, situada em terreno próprio e constante de meia légua de terras ao lado do rio Salgado. Essa dependência vigeu até 30 de agosto de 1814, oportunidade em que se deu o respectivo desmembramento. Em 1814, consoante ato do Bispado de Pernambuco, instituiu-se a Paróquia, sob a invocação de São Vicente de Férrer, constando como seu primeiro vigário o padre José Joaquim Xavier Sobreira. 

Significado do Nome

Pedra Quebrada 

Aniversário da Cidade:

20 de Maio 

Gentílico:

Lavrense

População: 

31.096 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro-Sul Cearense 

Limites:

N: Cedro, Icó, Umari; L: Baixio, Ipaumirim; S: Aurora, Caririaçu; O: Granjeiro, Várzea Alegre. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

434 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rio Salgado, Riacho do Mês, Extremo de Lima e Unha de Gato. 

Atrativos Naturais

Serra do Boqueirão, Gruta do Boqueirão, Rio Salgado, Açude da Extrema, Açude Três Irmãos

Estação Ferroviária

Rede de Viação Cearense (1917-1975)
RFFSA (1975-1997) 
LAVRAS DA MANGABEIRA
Município de Lavras da Mangabeira, CE
Linha-tronco - km 491,036 (1960)   CE-3150
Inauguração: 01.12.1917
Uso atual: n/d    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul até o dia 16 de novembro de 1989, quando pararam. Sobraram somente os trens metropolitanos em Fortaleza..
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lavras, hoje Lavras da Mangabeira, foi inaugurada em 1917. A cidade surgiu no século XVIII e passou a município ainda no século XIX. Ela foi a terminal da linha da E. F. Baturité até 1920, quando a linha foi prolongada até Aurora. Antes, porém, seus habitantes tinham de ir até Iguatu, mais ao norte, para embarcarem. O prolongamento até Lavras ocorreu por influência política, depois dos 7 anos de espera em Iguatu: Em 1914 (dona Fideralina) reuniu cabras, armas e munições, e enviou, aos cuidados do filho Gustavo, como ajuda a sues partidários, numa tentativa de retomar o poder, apoiando a Revolução de 14. O episódio, vitorioso, chamado pelos rebelistas A Cedição de Juazeiro, devolveu o poder às oligarquias antigas, dele alijadas após o movimento popular ocorrido por volta de 1911. Essa participação foi imortalizada em folheto de cordel. Nós íamos relando o chão/Temendo a bala ferina/Mas quando ele conheceu/Que lá havia ruína/Correu com medo dos cabras/Da dona Fideralina. Dois anos antes de morrer, a sua grande influência fez chegar a Lavras a via férrea que tornaria mais fáceis e menos lentas as viagens à capital. No dia da inauguração da estação, a velha mostrava-se alegre, forte; com seu vasto corpo jogado numa cadeira de balanço conversava em altos brados. Sempre gritou. Na primeira vez em que baixou a voz, teve-se a certeza de que realmente chegara a doença que a levaria à morte, aos 87 anos. Em agosto de 1919 termina a história de Federalina, mas não a do seu reinado. Gustavo substituiu a mãe, dando lugar a seus próprios filhos, João Augusto e Raimundo Augusto, fortes e violentos. A oligarquia só largou o poder - e por força dos acontecimentos - mais de meio século após a morte da matriarca (Matriarcas do Ceará - D. Fideralina de Lavras, de Rachel de Queiroz e Heloisa Buarque de Hollanda). (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Matriarcas do Ceará - D. Fideralina de Lavras, de Rachel de Queiroz e Heloisa Buarque de Hollanda). 
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril

- Padroeiro São Vicente Ferrer 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAVRAS DA MANGABEIRA

E-mail:

Telefones: (85) 9919-2222 

Sites: http://lavrense.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3536-3108

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Lavras da Mangabeira

mha mae nasceu nessa cidade gostaria de ver mas fotos para conhecer melhor mha historia
Por: joelson fernandes

lavras é minha terra querida, dez para o site. jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Por: adelmo

Lavras da Mangabeira foi e é a melhor cidade que já conheci.gostaria de receber sempre noticia,tenho amigos aí e faz 10 anos que não volto aí.sou filho de Maria Domingos, que mora na rua melquíades pinto.lembranças a Dudé,Cicero(Caboclo)e toda a galéra.
Por: suzidam domingos

lavras é a cidade natal de minha mãe e quase a minha pos naci em são paulo mas me criei em lavras a cidade que eu amo!!!!!!!!!!!!! ela é pequena mas pacata e legal poriso goso muito dela. os pontos turisticos dela são poucos mas todos são muitos legais principaumente o buqueirão ele é muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! quem poder vim a laras tem que ver o buqueirão. venha a lavras ela é muito legal,voce não vai se arepende
Por: maria gabrielly

Ja morei em Lavras era tudo de bom, hohe com certeza bem melhor, mais linda ainda. amo minha terra querida.
Por: Rejane

essa cidade é demais sinto saudades um dia irei até la. abraços e beijos a todos de lavras da mangabeira é ai que tem uma das igrejas mas linda do brasil
Por: maria aldina furtado

lavras da mangabeira é uma cidade maravilhosa e q me traz muita saudade peço a deus todos os dias q ilumine essa cidade maravilhosa e todos os moradores e visitantes q por lá passam,já fui morador daí e pretendo um dia voltar se deus quiser,sinto muita saudade de td daí. a única coisa q me fez sair daí foi a falta de emprego parabens a todos q tão fazendo com q essa cidade maravilhosa cresça. um grande abraço a todos.
Por: ronaldo ferreira

amo minha cidade e meu povo lugar de gente ospilaleiro e onde mora minha familia lugar de belas paisagens quero taambem deixar aqui muitos beijos e abraços aqui para toda minha familia que amo de paixão.
Por: vilar

Cidade querida onde nasci, como bom falar desta cidade maravilhosa, hospitaleira,onde forró corre na VEIA.
Por: Martrins Paulino

LAVRAS é a minha terra preferida um grande abraço a todos lavreses..... desejo a voces tudo de bom são os meus votos de amizade por LAVRAS JVICENTE..
Por: jose vicente

é claro que eu conheco. é uma cidade maravilhosa; fico emocionado´só em falar ela. uma abraco pessoal; nao deixe de visita-la.
Por: givanio pinheiro

conheço lavras da mangabeira , afinal eu nascir ai . desde 2004 eu vir pra sao paulo , olhando pela a internet é tao bom ver que a minha cidade mudou tá linda nao é mais a mesma cidade de antes lavras meu orgulho..........
Por: tiago roberto beserra da silva

falar de lavras e coisa cidade que eu amo muito tive o previlegio de morar por oito anos em lavras sinto muita saudade??
Por: helenildo souza

,sai de lavras no ano de 1953 .meus pais compraram terra no maranhâo em 1976 vim morar em sâo paulo,más a saudade nâo acaba apesar do tem sinto muitas saudades de minha querida lavras ceare
Por: jaime pinheiro de sousa

adorei esta cidade estive ai o ano passado minha avô mora ai moro em sp pretendo voltar em breve os peixes dai sao maravilhosos uma cultura diferente muitos lugares para nadar cidade muito boa.
Por: jobson

nasci em lavras mas a anos que nao vo la mas fico feliz em saber que muita coisa mudou pra melhor é claro espero ir por ai este ano pois sinto muita falta de tudo e de todos amigos lavrences thal
Por: PAULO SERGIO CANDIDO DA SILVA

esa cidade e de premeira cheia de de alegria e sem violençia parabens lavras
Por: cicero rivaldo

Lavras da Mangabeira Terra natal da minha mãe. Amo-a de coração. Resido aqui na cidade de Irecê Bahia mas tenho muitas saudades dos dias que passei em Lavras. É uma cidade acolhedora, educadora, quem não conhece é bom conhecer não irá se arrepender.
Por: Lana Sobreira Menezes de Sousa

mangabeira é muito linda la é bastante legal charmosa e elegante o clima é muito bom.
Por: thamires

eu amo lavas da mangabeira eu sou de la nasci me criei não so eu como tambem meu maridu e minha filha .lavras e bonita maravilhosa por isso amo lavras.
Por: ivoneide alves feitosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lavras da Mangabeira

Envie seu comentário sobre Lavras da Mangabeira