Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte-CE
banner

Bem-vindo a Juazeiro do Norte!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Juazeiro do Norte, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Juazeiro do Norte.


O jovem Padre Cícero foi um dos responsáveis pela emancipação e independência da cidade de Juazeiro do Norte, e é hoje o maior motivo das romarias de milhares de fiéis que vão todos os anos à cidade. O motivo de tamanha fama se deve ao “milagre do Juazeiro”, quando o padre deu uma hóstia consagrada a uma beata, que se transformou em sangue. Diz-se que o episódio tornou a se repetir algumas vezes durante os próximos dois anos, daí o padre ser considerado santo por muitos fiéis.

O maior cartão postal da cidade é a estátua do Padre Cícero de 25 metros de altura, localizada na Colina do Horto, onde se tem uma vista panorâmica da cidade além de abrigar uma capela e um museu onde se encontram objetos pessoais, pinturas e fotos do padre. Nenhum evento é capaz de superar o Dia de Romeiro, comemorado no primeiro dia de novembro, com procissões, missas e os famosos “acenos com chapéu de palha”, modo particular de o religioso cumprimentar o povo.

A cidade ainda possui outras igrejas que fazem parte do roteiro obrigatório dos peregrinos, como a Matriz de Nossa Senhora das Dores, o Santuário do Coração de Jesus e a capela do Perpétuo Socorro, onde o padre está enterrado.

Mas se quiser buscar outra opção, a 18 quilômetros da cidade é possível visitar o sítio arqueológico que está entre os mais importantes do país, o Museu de Paleontologia de Santana no Cariri. Lá se reúnem mais de sete mil fósseis de peixes, répteis, anfíbios, insetos e vegetais.

Para aproveitar a cidade de Juazeiro do Norte para as compras, visite o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, que possui esculturas de barro e madeira. Se estiver buscando lembranças relacionadas ao Padre Cícero, o destino são as lojinhas próximas ao santuário mesmo.

Muito famosa pelo nordeste brasileiro é a culinária da região. O carro-chefe é o baião-de-dois com pequi, além de outras iguarias como queijo da terra, a carne de sol com macaxeira e o mugunzá salgado, feito com charque, milho, feijão e mocotó de boi.

Motivos para ir a Juazeiro do Norte não faltarão, assim como as infinidades de coisas para conhecer na região.

Informações de Juazeiro do Norte

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

"Terra do Padre Cícero"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Início do Século XIX, não em termos oficias, porém convencionalmente formadas por tropeiros originários das várias Províncias do Nordeste. Havia, então, como ponto de encontro um juazeiro, sob cuja fronde instituíra-se o que se poderia classificar de feira-livre. Ali, realizavam-se os mais variados tipos de negócios, notadamente com relação a troca de animais e de produtos elaborados nas diversas regiões, considerando que o dinheiro em espécie nem sempre engordava os bolsos de todos. A localização de Juazeiro ficava no sítio Tabuleiro Grande, onde alguns moradores tinham residência, mas nunca a interferir no procedimento daqueles que rotineiramente buscavam rancho. Nessa eventual estalagem  e a exemplo do que ocorrera com a Palma da mulher que vendia bolos e da Venda de Dna. Aurora, o juazeiro-árvore transformou-se em locativo, onde o comércio itinerante preenchia satisfatoriamente os essenciais requisitos entre a oferta e a procura. Formou-se então, o povoado e concomitantemente a casa de orações, tendo como fundador o padre Pedro Ribeiro da Silva, proprietário do sítio e a prever em breve espaço    os naturais avanços do reduto, nascendo dessa oportunidade o culto dedicado á Nossa Senhora das Dores (1827).
A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu  segundo Lei nº 1.028, de 22 de Julho de 1911, tendo sido instalada a 4 de outubro do mesmo ano. Elevou-se à categoria de Município, conforme Lei nº 1.178, de 23 de Junho de 1914, mantendo como denominação a precedente memória de sua inicial formação.
As primeiras manifestações de apoio eclesial constam do lançamento da pedra fundamental da capela, em solenidade que se registra a 15 de Setembro de 1827 e presidida pelo seu empreendedor padre Pedro Ribeiro da Silva. O patrimônio eclesiástico, também doado pelo padre Pedro Ribeiro, constou, além do sítio Tabuleiro Grande, de 12 escravos cujos valores não são mencionados (1833).
Com o falecimento do padre-fundador, ocorrido em 1833, assumiu a capelania o padre Luiz Barbosa, seguido nos anos posteriores dos padres Antônio de Almeida, Pedro Ferreira de Melo e por fim o padre Cícero Romão Batista, cuja posse registra-se a 11 de Abril de 1872.
Vigário jovem, ordenado a 30 de Novembro de 1870 e  estreante durante dois meses na Freguesia de Trairi, regressou à sua terra natal (Crato), como professor de latim, junto ao Colégio José Joaquim Teles Marrocos, até sua transferência para Juazeiro, levando em sua companhia a mãe viúva e duas irmãs.
Durante os anos iniciais do seu ministério, tratou o Padre Cícero de assistir, pedagógica e espiritualmente o seu rebanho, graneando em seu favor, confiança e retemperada dose de fanatismo. Atraiu romeiros das Alagoas aos demais Estados nordestinos, nele repousando, segundo os seus penitentes, a crença segundo a qual lhe assistiam poderes sobrenaturais.
Durante os anos de 1874/1875, cuidou da reforma e ampliação da Igreja-Matriz, contando com a efetiva colaboração dos fiéis. Com o advento da grande seca dos anos de 1877/79, paralisaram-se as obras de construção. As solenidades de sagração do templo, mesmo sem o término das respectivas obras, deu-se a 18 de Agosto de 1884, tendo como oficiante o Bispo de Fortaleza, D. Joaquim José Vieira. A Instituição da Paróquia, desvinculando a Freguesia da subordinação do Crato, ocorreu a 1º de Janeiro de 1912. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

 

juazeirense

 

População:

249.936 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É a maior cidade do interior cearense, mas a área do Município é de apenas 249 km². 

Clima:

Tropical quente semi-árido e semi-árido brando.

Temperatura Média:

Temperaturas entre 22º C e 38º C, média de 22º C e 26º C.

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

A cidade de Juazeiro do Norte está localizada no extremo sul do Estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri.

Limites:

Norte: Caririaçu; Sul: Barbalha; Leste: Missão Velha; Oeste: Crato.  

Acesso Rodoviário:

CE 292, CE 386, CE 060, BR 116, BR 122. 

Distâncias:

Da Capital:

560 km

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Centros culturais:
 
Escadaria do Edifício do CCBNBCentro Cultural Banco do Nordeste:

Mantido pelo Banco do Nordeste, possui teatro, centro de exposições e biblioteca. Realiza diariamente apresentações teatrais e musicais, além de exposições de artes plásticas, fotos e peças artesanais.

Centro Cultural Mestre Noza:

Localizado no prédio da antiga cadeia pública, abriga artesãos do município e promove exposição permanente de suas obras
 
Museus
 
Fachada do Memorial Padre Cícero.Memorial Padre Cícero:

Recria a história de Juazeiro reunindo fotos, documentos e objetos históricos. No Memorial, estão panos usados para enxugar o sangue derramado no suposto milagre da hóstia e o canhão tomado na Sedição de Juazeiro.

Museu Vivo do Padre Cícero:

Misto de museu e casa de milagres, apresenta esculturas em cera de personalidades do município e peças depositadas por romeiros como representação de milagres. No acervo, destacam-se uma camisa da seleção brasileira de futebol assinada por Djalminha e uma camisa do Clube de Regatas Flamengo assinada pelo diretor de futebol da equipe.

Museu Padre Cícero:

Localizado na casa onde o sacerdote viveu, o museu reúne seus objetos pessoais

Teatros

Teatro Marquise Branca:

Inaugurado em 2001, localiza-se em um dos prédios mais antigos de Juazeiro que estava abandonado há anos.

Existem outros dois teatros na cidade, um no Centro Cultural Banco do Nordeste e um no SESC, Teatro Patativa do Assaré.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora das Candeias (romaria) 

 Março

24 - Aniversário de Padre Cícero.

 Julho

22 - Aniversário do Município.

 Setembro

15 - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores (romaria).

 Novembro

1º - Dia do Romeiro.

02 - Romaria do Padre Cícero. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (88)3566-1007 / 1002

Sites: http://www.juazeiro.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Juazeiro do Norte:

Rua Delmiro Gouveia, s/n Centro
Telefone: (88) 3571-2868

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (88) 3511-4318 / 0088

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Juazeiro do Norte

ja conheço e vou todo ano pra mim é uma cidade de muita paz e alegria onde vc é resebido carinhosamente bem.sem falar nos pontos turisticos as igrejas,o horto,a cajuina,os engenhos de rapadura...e muitos mais que se fosse falar falaria a eternidade.
Por: ALEXSANDRO MUNIZ DE FREITAS

minha cidade e maravilhosa,e acochegante nao vejo a hora de voltar a juazeiro do norte ce
Por: cintia feitosa

nao mas gostaria de conhecer essa cidade maravilhosa sou de mombaça ce
Por: marcia cavalcante

Bonita cidade de Juazeiro do Norte, cidade que tem como padroeiro meu Santo protetor: Padre Cicero Romão Batistsa. TEnho muita vontade de morar na terra abençoada por Nossa Sra. das Dores e Pe.Cicero.
Por: Tio Borges

ja morei em juazeiro e so eu sei o quanto fui frliz!!! ai que saudades!! se podesse voltar ao passado \\\\\\\\\\\\\\\11 jamais teria deixado essa cidade pra tras amo juazeiro muito
Por: francisca cruz pimenta

Ah! Quantas saudades tenho de minha infância querida, juventude que não esqueço jamais, adoro minha terra querida, e meus pais que amo tanto ainda mora nesta cidade linda que amo! Aqui em São Paulo, a vida e corrida de mais! amo de mais minha cidade querida Sempre fico olhando na internet fotos, para matar a saudade......
Por: geraldo gomes da silva filho

nao conheço mais pretendo conhecer moro em salvador . minha mae vai todo ano .abraço.
Por: paulo pereira lima

eu estive duas veses no juaseiro pois la moram tres cunhados e tambem morava a minha sogra que faleceu em novembro de 2008,estou preste a ir pela terceira ves este ano,achei uma cidade com um movimento muito bom no centro da cidade,e um formigueiro de gente,muitos devotos do padre cicero,onibus sao muitos que vi que transportam os visitantes para pagar promessas,e uma boa cidade e muito calorenta,meus cunhados fabricam salgadinhos para vender nas lanchonetes e sao todos aqui de pernambuco,um abraço a todos desta terra e boa sorte.
Por: ivanildo leite galindo filho

eu nasci ai e a melhor cidade do mundo visite a nossa cidade
Por: jose roberto

Juazeiro do Norte simplesmente abençoada por Deus! Grandiosa linda, Oasis encravada no coraçâo do Sertão Cearence.
Por: Ednaldo Souza Silva

não só conheço como morei 18 anos de minha vida nesta cidade maravilhosa não tenho nada a falar de ruim somente coisas boas quem não conhece deveria conhecer.
Por: silvéria

Juazeiro do Norte é uma cidade simplesmente apaixonante!
Por: Conceição Galvão

O padre Cícero, não é o padroeiro do juazeiro , como alguém mencionou. É Nossa Senhora da Dores a padroeira . Tenho muito carinho pela memória do Pe. Cícero, mas ainda não pode ser padroeiro, porque não foi ainda reconhecido santo da igreja, ou seja: canonizado. É apenas um lembrete.Conheço um pouco o Juazeiro e pretendo ir em romaria outras vezes. Paz e Bem!
Por: DETINHA

Tem algo inesplicável, só cada um visitando para melhor esplicar, pois cada pesoa sente o que vai buscar, além da beleza de suas igrejas, tem a belaza natural e para me eu sinto uma paz de espirito e volto para casa mais aliviado.
Por: Givanildo Marques Jordão

e uma cidade abencoada.eu sinto muita alegria quando estou nessa cidade abencoada.pena que não pude ir esse ano mas o ano que venhe se deus quiser eu vou levar minha mae
Por: manoelfortunato

sou de juazeiro do norte mas a mais de 20 anos moro em campo limpo paulista sp. mas adoro pssar férias nessa cidade maravilhosa que é a terra do padre cicero.
Por: francisco neto

eu morei em juazeiro na minha juventude. foi muito bom. hoje moro em sao paulo ha mais de trinta anos mais eu tenho muita saudades dessa cidade maravilhosa. qui eu amo muito.
Por: lucia b. santos

Sou de Aracaju e tive a sorte de casar uma filha com um rapaz de Juazeiro, viajo pra Jua constantemente o que me da muito prazer. Primeiro pq estarei com pessoas muito amadas, segundo pq Jua é linda, gostosa, simples e acolhedora.
Por: acacia albuquerque dos santos

Juá é linda, tem um sotaque gostoso. Adoro a salada de fruta que é vendida na esquina e o suco de laranja... nem falo.Adora ir pra lá.Experimente...
Por: acacia albuquerque dos santos

Meus pais e a minha família moram em Juazeiro, eu moro em SP.Mas sempre vou visitar eles e a cidade.
Por: José Claudio Pereira

juazeiro do norte é uma cidade maravilhosa eu pretendo ir um dia conhecer esse maravilhoso lugar um diiiiia
Por: alana

Tive o previlego de conhecer uma pessoa muito maravilhosa em Juazeiro do Norte, um amigão que fez eu gosta muito desse cidade maravilhosa que é essa cidade. Meu Amigo é: Ricardo.
Por: Paulo Campos

conheco e muito e minha cidade maravilhosa com o padre cicero e a cidade do ceara mais gostosa da redondesa
Por: lucienne vieira de oliveira

O Juazeiro do Norte é uma cidade bela e maravilhosa, e para aqueles que carregam sua fá no Padre Cicero,nunca perde uma romária, voce que nunca foi vá até lá e verá o quanto é ótimo,eu sou de pernambuco e nao perco um ano. ABÇS!
Por: lucy Paula

Amo Juazeiro... Moro aquí e tenho um carinho imenso por tudo que diz respeito a essa cidade! Se quiseres entender todo encanto da minha cidade querida venha nos visitar!!!! Sua presença é sempre a nossa maior alegria !!!!!!!!!!!
Por: Neide Vieira

Juazeiro do Norte, é sem dúvidas, uma das mais belas cidades do estado do Ceará. É um lugar hospitaleiro, aconchegante e cultural... Amo a esta bela cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

sou finho dessa cidade maravilhosa vou passar minhas ferias ai adoro juazeiro do norte...
Por: robson brito da silva

tenho muito orgulho de se conteranha de juazeiro do norte porque ela e uma cidade linda e maravilhosa
Por: cicera regilane

Eu, viagei para juazeiro do norte,adorei a cidade e fiquei de retornar em janeiro de 2011, tudo indica com os romeiros porque viagar com os romeiros é uma historia de penitencia de você ficar maravilhado com as pessoas de bom coração. Adorei tu Juazeiro do Norte Ceará.....amei de verdade...
Por: Djalma Cosme de Oliveira

Ja visitei várias vezes, me seinto em casa ao chegar em Juazeiro do Norte. Pedaço turistico do Ceará e que tem um comercio esuberante. Chagas. Betania do Piaui PI
Por: Francisco das Chagas Rodrigues

Esta é uma cidade que traz uma paz interior para todos que a visitam, eu e toda minha familia viajamos todo ano no período do natal.
Por: Fábio Bruno de Oliveira

CIDADE MARAVILHOSA SEM EXPLICAÇÕES,QUEM Ñ CONHECE,VA CORENDO VOCÉ NUCA MAIS VAI ESQUECER SOU TURISTA DAI VOU TODOS OS ANOS SOU APAIXONADA. CECILIA SANTA LUZIA PB
Por: MARIA CECILIA GOMES

eu gosto muito de viajar para juazeiro e vou viajar ese ano goto muito de e para o passeiu das igrejas e de e para a estatua e tambem as pouzadas sao muito boa
Por: maria

vizito sempre essa cidade e fico encantado com tanta beleza vizite a estatua do pe cicero e fike de bem com a vida
Por: nery

o juazeiro e o lugar mais bonito que eu ja vir no dia que eu chegei eu se encantei logo nem sabia de nada eu gosto de mais do juazeiro principalmente as igreja a casa do padre çiso rumao e o orto pra onde eu for eu sempre vou lembra do juazeiro eu quando chegei em casa disse tudo a minha familia ei nos todo ano nos vai depois desse dia eu nunca vou se esquecer desar cidade se eu podeser eu moravar lar
Por: joao antonio alves silva

terra do meu padim e de oração amo juazeiro.cidade linda
Por: raimundo santos

melhor terra do mundo iguao a essa so outra dessa.
Por: hugo da cruz vieira

Eu nascie e me criei nesta cidade maravilhosa não moro mais nesta cidade que me trás recordações ótimas sempre que posso vou visitar a minha familia e fazer visitas aos pontos turisticos, ela é localizada em um região que é muito boa um grande abreço a todos que fazem parte da população de Juazeiro do Norte Ce.
Por: Maria Evania Martins Moraes

juazeiro foi ie tudo pra mim terra de gemte agolhedora maravilhoza colinaria teadoro juazeiro roberto sao tome rn.
Por: robertomateus

EU ACHO JUAZEIRO MUITOLINDO E ESTOU INDO INDO AI EN CETEBRO CON FE EN DEUS FI QUENHI CON DEUS
Por: ATILAS MATEUS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Juazeiro do Norte

Envie seu comentário sobre Juazeiro do Norte