Jaguaretama

Jaguaretama-CE
banner

Bem-vindo a Jaguaretama!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Jaguaretama, informações atualizadas sobre a cidade Jaguaretama, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Jaguaretama.

A cidade de Jaguaretama, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 120m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.767 habitantes. A área total de Jaguaretama é de 1.870,8km², e sua densidade demográfica é de 8,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaguaretama-CE é 63480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaguaretama

Roteiros do Brasil

Região Vale do Jaguaribe

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens datam de tempos remotos, quando no local habitavam os Tapuias Jaguaribaras. Em termos coloniais, tem-se no seu nascimento e evolução a segunda metade do Século XVIII, chamando-se inicialmente  Riacho do Sangue, Riacho das Pedras, Riachuelo, Oriabedu, Frade e o nome atual.
O nome frade merece destaque. Segundo a tradição oral, morava no Riacho do Sangue o fazendeiro Cristóvão Soares Carvalho que, por motivos ignorados, resolvera abandonar a convivência rural e internar-se num claustro, tendo por objetivo espiritual receber o hábito de frade.  Ignora-se, igualmente, se esse objetivo terá sido alcançado, sabendo-se,  entretanto, que desse procedimento resultaria o nome ou apodológico que por algum tempo chegaria a permanecer em evidência.
Evolução Política: Provém, inicialmente, de sua elevação à categoria de Vila, com o nome de Riachuelo, conforme Lei nº 1.179, de 29 de agosto de 1865. A partir de então, verificaram-se as seguintes alterações: 1) supressão conforme Lei nº 1.567, de 9 de setembro de 1873; 2) restaurado na forma da Lei nº 1.822, de 1º de setembro de 1879; 3) suprimido em virtude de Lei nº 1.794, de 9 de outubro de 1920 e restaurado conforme Lei nº 2.392, de 8 de outubro de 1926; 4) suprimido, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931 e restaurado e elevado à categoria de Município, com o nome de Frade, consoante Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial constam da ereção da primitiva capela, tendo por benemérito construtor o casal Antônio de Oliveira Silva e sua mulher D. Eugênia Maria Maciel e por padroeira Nossa Senhora da Conceição. Essa capela, antes subordinada à jurisdição eclesiástica do Icó, teve o seu desmembramento e transformação em Freguesia conforme Provisão de 6 de abril de 1784, constando como seu primeiro vigário o padre Francisco da Fonseca Jaime, empossado a 18 de junho   do mesmo ano. Essa Freguesia, cuja capela inicial converteu-se em Igreja-Matriz, tem como órgão subordinante o Bispado de Limoeiro do Norte.  

Significado do Nome:

O nome da localidade já foi Riacho do Sangue, Riachuelo e Frade. A palavra jaguaretama é uma composição artificial, donde yaguar = onça; e retama = a terra natal, a pátria, pretendendo significar lugar ou região de jaguar ou onça, em tupi.

Aniversário da Cidade:

29 de Agosto 

Gentílico:

 

jaguaretamense

 

População:

17.867 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe 

Limites:

Norte: Morada Nova e Banabuiú; Sul: Jaguaribe; Leste: Jaguaribara e Alto Santo; Oeste: Solonópole e Banabuiú 

Acesso Rodoviário:

BR-116 e CE-263 

Distâncias:

Da Capital:

201 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Riachos Santana, Santa Rosa, do Ferreira, Timbaúba, das Pedras, Fundo, dos Cavalos, da Cruz, Livramento e Desterro. Açude Boa Esperança. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

08 - Padroeira Nossa Senhora da Conceição 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARETAMA

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (88) 3576-1315     

Sites: http://www.jaguaretama.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

EMPRESA SÃO BENEDITO

Telefone: 3452-1999 / 3444-9999

Email: [email protected]

Site: http://www.gruposaobenedito.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTROS CIVIL, TAB. DE NOTAS, PROTESTOS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3576-1114

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Jaguaretama

JAGUAR; ÉS MORADA DA BELEZA ,CALMA, SIMPLICIDADE E BELEZA.ÉS MUI AMADA PELOS SEUS FILHOS DISTANTES.
Por: VANDO LEMOS

BEIJOS AO MESU AVOS; LUIZ E NILZETE E TIAS SUELISUERLENE E NANANA.
Por: ANA KEZIA S. LEMOS

Que saudade. Me traz desta linda cidade que para mim foi um beco da minha infancia que representa sonhos de luta e muita garra visando buscar meus objetivos.atodos que fazem parte da administracao desta cidade. Peco tenham um pouco mais de cuidado com este patrimonio desta lida cidade que deus ulumine ao senhor prefeito e vereadores. Desta cidade para que tenham todos sabedoria para administrar esta linda cidade. Grato willamy tonoico
Por: willamy tonico

Essa terra maravilhosa muito bonita gente boa essa e minha jaguaretama querida onde nasci e fui feliz por muito tempo.
Por: Ricardo

Esta cidade é realmente 10. Meus pais moram aí. Eu moro em são paulo, sempre que posso dou um pulo aí em jaguaretama. um abraço á todos daí.
Por: Francisco Neto da Silva

sou filha de Jaguaretama amo minha cdade de coração pena que não mora air .Sair dair em 77 mas não esqueço meu povo estou sempre indo air e adoro ver todo mundo principalmente meus amigos parentes profesores bjs a todos logo estarei air se deus quizer.São Paulo 03-07-2010.
Por: Lucia Lima Dos Santos

SOU DE JAGUARETAMA,MORO EM SÃO PAULO A 14 ANOS E MORRO DE SAUDADES DA MINHA TERRINHA,CALMA E MUITO ACOLHEDORA BJSSSSSS
Por: marileide borges ferreira

adoro essa cidade linda!!!!!!!!!! sou dai e moro em vitoria espirito santo mas passo ferias ai !! tudo esse lugar adorooooo.
Por: edevaldo matias de freitas

eu amo minha cidade de coraçao,aqui é muiito legal,adoro jaguaretama
Por: hortencia

Amo jaguaretama, visito sempre em minha férias. Moro em Brasilia Df. há 20 anos. Minha família continua nesta cidade simples mas acolhedora. Jaguaretama você merece o melhor. Bjim á família Lins de Albuquerque
Por: nivea

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaguaretama
Fundação:
1935
Altitude:
120m
População:
16.767 habitantes
Área:
1.870,8km²
Densidade Demográfica:
8,96hab/km²
CEP:
63480-000

Envie seu comentário sobre Jaguaretama