Itapiúna

Itapiúna-CE
banner

Bem-vindo a Itapiúna!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Itapiúna, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Itapiúna. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Itapiúna para programar a sua viagem.

A cidade de Itapiúna, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 133m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.195 habitantes. A área total de Itapiúna é de 592,9km², e sua densidade demográfica é de 25,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapiúna-CE é 62740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapiúna

 

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanha e Baturité

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Castro. Suas origens datam do Século andante e têm como instrumento evolutivo a então R.V.C. (Rede de Viação Cearense), sob cuja operacionalidade nasceu a povação.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila ocorreu segundo Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. A mudança de nome, para a atual denominação, ocorreu em função do Dec-Lei nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943. Sua elevação à categoria de Município ocorreu conforme Lei nº 3.599, de 20 de maio de 1957, com instalação a 24 de junho do mesmo ano.
Igreja: Em suas manifestações de apoio eclesial, tem-se a capela, dedicada ao padroado de Nossa Senhora da Conceição e edificada no início de sua formação urbana. 

Significado do Nome:

Itapiúna, palavra de origem tupi, têm recebido muitos e confusos significados. O Dicionário Aurélio - Século XXI (software versão 3.0, 1999) define Itapiúna como "árvore da família das voquisiáceas (Callisthene major), comum nos cerrados e matas secas do Brasil" [Do tupi; s.f.Bras.Bot.].
Todavia, o nome que batiza a cidade deriva de itaúna, seu nome até 1958, alterado após a emancipação do município. Segundo o Aurélio, itaúna é "designação comum a várias rochas negras, como o basalto, o diabásio, o diorito, etc". Para Silveira Bueno (s/f), itaúna significa a pedra negra, o lajeado preto.
Nos anos 80, o advogado Aprígio Silva - morador da cidade - traduziu itapiúna como "pedra pequena preta" (ita = pedra, pi = pequena, úna = petra). A tradução chegou a ser questionada, mas a confiar no Mini-Dicionário Tupi-Guarani (reproduzido no blog Povo de Aruanda) 'pi' apresenta dois significados : miúdo e caminho. Nesse sentido, poderíamos traduzir o nome Itapiúna como "pedra pequena petra" ou "caminho da pedra preta". 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Itapiunense

População:

18.626 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

tropical quente semi-árido 

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense 

Limites:

Norte: Capistrano; Sul: Quixadá; Leste: Capistrano e Baturité; Oeste: Canindé.     

Acesso Rodoviário:

CE-060 

Distâncias:

Da Capital:

99 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rio Choró e Riacho do Castro

Atrativos Naturais

Barragem Castro com Véu de Noiva, Bica na Serra dos Cajuás

Estação Ferroviária

E. F. de Baturité (1891-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) 
ITAPIÚNA (antiga ITAÚNA)
Município de 
Linha-tronco - km 135,205 (1960)   CE-3496
Inauguração: 01.06.1891
Uso atual: n/d    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itaúna foi inaugurada em 1891. Não sei o atual situação da estação. Mais tarde seu nome foi alterado para Itapiúna. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Ilustração Brasileira, 2145 Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro, 1922; Guias Levi, 1932-1980).   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

08 - Padroeira Nossa Senhora da Conceição

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIÚNA

E-mail:

Telefones: (88)  3431-1133

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DUCUMENTOS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 9926-9463

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Itapiúna

Cidade linda! Povo hospitaleiro, merece ser visitada, pincipalmente por quem não conhece.Ao visitar itapiúna, não esquecer de ir até o açude do castro, pode dar uma estiradinha até palmatória, lá também tem três belos açudes, não deixe de visitar a capelinha de São Felix. Lembre-se de tirar foto da região, lembrete: Fique de "costas" para igreja, tire foto para o seu lado direto, depois para op centro, depois mais para esqueda! Você verar que passagem: Serra: cajuás, catolé, serrinha e serra verde.
Por: Antonio Alves Lima

eu acho a itapiuna muito linda uma cidade boa e traquela de mais so mora que quem tem respeito valeu estudante!!!!!
Por: rafael alvesde sousa

conheço itapiuna é um lugar muito bonito para passea se diverti a barragem nem se fala e show de bola sem do povoado que são muito legais
Por: rose

a itapiuna é muito bom mais de mora !!!!! vem passa um tempo na itapiuna é bom mesmo .....
Por: Evaristo filho

E MUITO LINDA FOI A CIDADE ONDE EU NASCI MAIS SÓ TIVE O PRAZER DE NASCER ! E MUITO LINDA
Por: LIZIANE

adorei a cidade de itapiuna mais, faz muito tempo q não vou a itapiuna! a utima vez que eu fui foi em 2002! recomendo a todos.
Por: andro (soró)

CONHECER ITAPIUNA É COMO RECEBER AS BENÇÃOS DE DEUS, UM POVO HUMILDE MAS CORAJOSO, BATALHADOR POR NATUREZA, E MAIS... UM POVO INTELIGENTE, TERRA DE ARTISTA..ITAPIUNA REUNE AS MARAVILHAS QUE SÓ EXISTE NA REGIÃO DO MACIÇO. POVO BONDOSO, ACOLHEDOR, SINCERO E CARINHOSO PARA COM OS VISITANTES...ADOREI CONHECER A SOCORRO, IRMA DE UM DOS MAIORES ARTISTAS DO NORDESTE, SANFONEIRO CABRA MACHO CHAMADO CHIQUINHO PESQUEIRO, NÃO SEI A ORIGEM DO SOBRE NOME, MAS O HOMEM É BOM COM OS DEDOS DIANTE DE UM SANFONA. A CIDADE É CONVIDATIVA, PRECISAMOS ENALTECER MAIS O POTENCIAL DE ITAPIUNA E DE SUA GENTE.
Por: RIBEIRO JUNIOR

O QUE NÃO DIRIA OS GRANDES HISTORIADORES SOB A CIDADE DE RAQUEL DE QUEIROZ, SIMBOLO MAXIMO DA CULTURA DESTE PAIS...PODEM ATÉ NÃO DIZER QUE ELA NÃO NASCEU EM ITAPIUNA, E SIM EM DANIEL DE QUEIROZ, MAS REPRESENTA A REGIÃO COMO SE FOSSE A SUJA PROPRIA TERRA NATAL. O CEARÁ TEM ORGULHO DE TE ITAPIUNA, TODOS NÓS CEARENSES TE AMAMOS, SOU DE QUIXADÁ, SEU VISINHO, MAS ME ORGULHO DA ALTANEIRA E PROGRESSISTA ITAPIUNA. POVO BOM..DESTEMIDO..
Por: RIBEIRO JUNIOR

Adóro Itpiúna sempre vou principalmente nas féris
Por: inara kercia

moro em curitiba,mas sou nascida em itapiuna e lá é uma cidade ótima.Quando estou de ferias sempre passo lá.
Por: joana darc

Mesmo distante, admiro Itapiúna. Itaíúna "ai que saudades de te"!!!!!
Por: Antonio Alves Lima

Em Itapiúna, também encontramos patrimônios históricos: a segunda igreja mais velha do Ceará, (const. pelos índios).
Por: renato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapiúna
Fundação:
1957
Altitude:
133m
População:
15.195 habitantes
Área:
592,9km²
Densidade Demográfica:
25,63hab/km²
CEP:
62740-000

Envie seu comentário sobre Itapiúna